Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

oozi

Super Problema... New Cruzader 2.5 Malucao!

Recommended Posts

bom, adquiri um novo cruzader... porem acho que os parametros dele sao meio doidos!

fiz a simulaçao da caixa no winisd, colocando 320W de Input da bridge de um banda 3.2

a caixa ficou em 60L com sintonia de 23,98hz

o problema é:

o Xmax do sub é ultrapassado ate pela caixa que o fabricante determina... e passa em muito coisa de 8mm a mais do que o Xmax

a pergunta é: tem problema???

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguns programas usam ponto como separador decimal, e outros usam vírgula. Veja se não foi isto...

Outra coisa que às vezes atrapalha é que você tem que converter medidas como m³ pra cu³, ou algumas medidas para polegadas...

Compartilhar este post

Link para o post
Alguns programas usam ponto como separador decimal, e outros usam vírgula. Veja se não foi isto...

Outra coisa que às vezes atrapalha é que você tem que converter medidas como m³ pra cu³, ou algumas medidas para polegadas...

esse falante tem desse poblema pois ele e mais indicado para caixa selada de pequeno tamanho seu EPB e bem abaixo de 50.

quanto ao execsso de deslocamento em relação ao seu xmax tem problema sim com essa potencia que vc vai colocar ele vai dar cheiro de queimado e ir para o seu dos falantes bem rapidinho,pois como ele e indicado mais para caixas seladas e band pass de 4 orden em dutadas ele fica muito descontrolado nas baixas frequencias.

Compartilhar este post

Link para o post

Po, meu Cruzader 600, na simulação também deu isso, porém dava muito acima...

A minha solução: usar ele como quebra-galho e quando for montar algo maior, vender ele, porque pra evitar qualquer tentativa de fuga do cone, to usando o bridge do mey pyramid, o que nunca dá os 600 RMS que ele, teoricamente, resiste.

Flw aeeee

Compartilhar este post

Link para o post

as medidas tao certinhas! o winisd converte as medidas altomatico clicando do lado delas... entao nao tem esse problema... o problema é que o Xmax cone excurcion dele ta em 15mm e o Xmax é 6mm o Xlim é 9mm entao ta bem acima! masssss vou sentar fogo mesmo assim e fazer a caixa com 60L 23hz! se ele queimar... azar, usei um dos velhos nessa config mais de 1 ano!

porem esse som é pra ficar pra mais de ano comigo... entao esse eu tenho de preocupar... o cara falou de BP 4º ordem ali... mas as simulaçaoes de BP's 4º ordem ficam mais loucas do que na dutada! a unica que eu consegui um bom limite foi numa caixa com radiador passivo com os mesmos parametros do cruzader, porem com a adiçao de 250g de massa no conjunto movel

ta osso esse novo cruzader, nao tem como fazer caixa pra ele! to achando que vou troca-lo num UXP!

Compartilhar este post

Link para o post

so pra mostrar a doidera

parametros meticulosamente checados e rechecados!

cruzaderdoidoya7.jpg

outra coisa que me chamou muita a atençao nesse novo cruzader... alem da beleza dele é Obvio!

as 2 caixas citadas pelo fabricante como certas, ultrapassam o Xmax e o Xlim do sub...

aonde na caixa selada de 20L o CXcur fica em torno dos 11mm aplicando 250W e 13mm aplicando 320W

e na dutada da 13mm aplicando 250hz e 15mm aplicando 320W

na BP 4º ordem isso ja sobe pra casa dos 21mm o que nao deve ser nada inressante para o sub!

os parametros utilizados sao os do manual fornecido pela Hinor... nao todos, poque alguns deles estao errados e o winisd os corrige mas é muito pouca coisa!

entao pressuponho que de duas uma... ou o cruzader vem de fabrica com dados super mega master errados, OU o winsid ta doidao!

gostaria de pedir a mais alguem que trabalhe com o winisd que simulasse uma caixa nas mesmas condiçoes:

parametros T&S fornecidos pela fabrica:

parametrosyv5.jpg

simulei todos os tipos possiveis de caixa paara esse falante... POREM

vejam os dados obtidos:

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 60

QUANTIDADE DUTOS : 1

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) : 3"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 35cm

Fc: 23.97hz

PICO: 6db @ 44hz

Cone excursion: 15,7mm

-----------------------------------------------------

caixa do manual:

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 40

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) : 4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 13cm

Fc: 54hz

PICO: 10.8db @ 67hz <----- :blink: ( woofer? Trio pancadao? )

Cone excursion: 6mm

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) : 25

QUANTIDADE DUTOS : Sem Duto

PICO: 3,6db @ 56hz

Cone excursion: 12,7mm <------ :blink: ( no manual fala que é a melhor escolha )

---------------------------------------------------

BP 4º ordem:

Camara traseira: 20l (fc: 57hz )

camara dianteira dutada: 40l (fc: 50hz )

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) : 4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) : 16cm

PICO: 5db @ 40hz

Cone excursion: 12,2mm <----- :blink:

agora eu pergunto? que doidera é essa?

WTF?

como podem produzir um sub que nao se comporta bem em nenhuma caixa e de jeito nenhum!

Compartilhar este post

Link para o post

Extranho... nunca vi sub sobreexcursionar acima da Fb, e na Fb ficar dentro do limite. Normalmente (via de regra mesmo), ou ele descontrola abaixo da Fb, ou já vem totalmente descontrolado, mas nunca vi uma curva dessas. Acho que vale um e-mail confirmando os dados...

Por segurança, simula a caixa do manual e vê se isto acontece. Se acontecer relaxa.

Compartilhar este post

Link para o post
Extranho... nunca vi sub sobreexcursionar acima da Fb, e na Fb ficar dentro do limite. Normalmente (via de regra mesmo), ou ele descontrola abaixo da Fb, ou já vem totalmente descontrolado, mas nunca vi uma curva dessas. Acho que vale um e-mail confirmando os dados...

Por segurança, simula a caixa do manual e vê se isto acontece. Se acontecer relaxa.

curvas simuladas... no post acima... eu editei ele... da uma buzuiada!

PS: a caixa do manual nao faz isso ela fica dentro do Xmax 6mm exatos no pico, porem em 30hz ela ja vem descontrolada em 15mm, 35hz 10mm e vai melhorando ate chegar na FB, porem essa FB é la embaixo nos 55hz ... e um pico de quase 11db em 67hz, tipo caixa de trio super pancadao! nao to entendendo mais nada... o cruzader é um sub ou um woofer? nos parametros ta tipo um woofer... to entendendo é mais nada! qualquer caixa que voce faça pra esse sub ele explode ou queima ou da problema... a curva nunca é perfeita! :pirou:

para mera ilustraçao:

amarela = minha caixa

cinza = caixa do manuel

doidassodr8.jpg

repare na intercessao das duas curvas... da quase na mesma! as duas tem risco exponencial de foder com o sub! literalmente falando!

Compartilhar este post

Link para o post

Oozi, isso é típico de sub sem projeto... os caras constroem um sub, e depois nem eles mesmos conseguem achar uma caixa pra ele. Isto é muito chato, pois a Hinor é uma empresa antiga no mercado, mas infelizmente, nunca foi muito técnica nesta parte.

Se nem nos projetos deles o sub se comporta direito, relaxa, pode usar a sua desse jeito mesmo... problema eu acho qie você não vai ter.

Compartilhar este post

Link para o post

entao por via dos fatos... vou contruir a caixa com 60L setada em 23.97hz e deixar o pau comer!

valew kleber!

Compartilhar este post

Link para o post

eu ouvi dizer que amarrar uma fitinha vermelha na caracaça ajuda evitar problemas desse tipo...

auehuaehuaehueahuaheuheauheauhea

brincadeira

é uma pena mesmo q a hinor tenha feito uma caca dessas! não rola mais de trocar de Sub, oozi? seu projeto tá bem legal, podia colocar um outro falante mais facil de projetar e avaliar!

Compartilhar este post

Link para o post

liguei pra Hinor agora a pouco e conversei com um Tecnico de sonorizaçao automotiva deles, o cara me atendeu super bem ( ponto pra hinor ) bati 30 minutinhos de papo com o cara!

ele fez pra mim o grafico com o programa que a hinor usa aplicando 320W no cruzader 2.5CR na minha caixa

com 60L liquidos e 1 duto de 3" por 35cm

resultados sao estes:

cruzader25353ha5.jpg

cruzader5353tb4.jpg

ou seja... posso utilizar essa caixa que fiz sem problema nenhum... aonde a excursao alcançada foi de 5mm maximo e o Xlim ate 12mm de acordo com o fabricante!

1000 pontos ao tecnico de sonorizaçao automotiva Edson por ter me passado todos os dados que eu precisava!

pronto.. acabou o misterio!

Compartilhar este post

Link para o post
liguei pra Hinor agora a pouco e conversei com um Tecnico de sonorizaçao automotiva deles, o cara me atendeu super bem ( ponto pra hinor ) bati 30 minutinhos de papo com o cara!

ele fez pra mim o grafico com o programa que a hinor usa aplicando 320W no cruzader 2.5CR na minha caixa

resultados sao estes:

cruzader25353ha5.jpg

cruzader5353tb4.jpg

ou seja... posso utilizar essa caixa que fiz sem problema nenhum... aonde a excursao alcançada foi de 5mm maximo e o Xlim ate 12mm de acordo com o fabricante!

1000 pontos ao tecnico de sonorizaçao automotiva Edson por ter me passado todos os dados que eu precisava!

bom quero saber o resultado final desse cruzader , se ele vai ou não vai para o ceu dos subs hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

resultados sao estes:

cruzader25353ha5.jpg

Pra que serve esse "QL" que na imagem está com valor 6,86?

Se não estou enganado deve ser algo relacionado a possiveis vazamentos que a caixa possa ocorrer, mas o problema é como vou saber o valor certo desse "QL"

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Pra que serve esse "QL" que na imagem está com valor 6,86?

Se não estou enganado deve ser algo relacionado a possiveis vazamentos que a caixa possa ocorrer, mas o problema é como vou saber o valor certo desse "QL"

Abraços.

nao sei o que é esse QL... eu sei que o padrao dele pra qualquer programa é 10.00, porem ele nao tem nenhuma unidade de medida... e na maioria dos Programas é chamado de QL factor....

Compartilhar este post

Link para o post

q programa é esse? O.O

Compartilhar este post

Link para o post

nao sei... o tecnico da Hinor nao quis me contar que programa era esse ai nao! mas parece ser confiavel... diferente do winISD... que a partir de hoje eu nao confio nada nada!

Compartilhar este post

Link para o post
Esse programa é o Bass Box.

tem ctz/???? :rolleyes: (vo catar agora!) rsrss

Compartilhar este post

Link para o post

Baixei o Bass BOX pro 6... e os resultados obtidos com os drivers do cruzader que tenho em maos e com os parametros de acordo com o manual... deu a mesmissima coisa dos Graficos do WinISD

11mm de excursao maxima...

nao sei mais o que fazer, acho que a hinor anda colocando Parametros TS errados pros subs dela!

Compartilhar este post

Link para o post
tem ctz/???? :rolleyes: (vo catar agora!) rsrss

É o BassBox sim!

Bem melhor que o WinISD. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...