Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bramer

Isobarica!

Recommended Posts

Bem, o RenanLopes tinha um tópico, falando sobre o uso de caixas isobaricas para os Street Bass de 15', sendo essa uma solução beeem atraente ao probleminha de espaço, devido as Humildes caixas que os street pedem para decer.

Enfim, revirando a busca eu Encontrei o topíco (o link dele), porem ja ta deletado :( . O link era esse: http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=82247&hl=

Não sei se é possivel reativar ele ou o que..mais caso alguem possa fazer esse milagre :rolleyes:

Ai hj do nada eu lembrei desse topico, que seria uma solução bacana para os streets que estão comigo, ja que eu tava me desanimado em acabar com a caçamba toda e talvez não conseguir aquele grave que eu queria..

Só ficam algumass duvidas? Seria realmente uma solução VIAVEL ? A perda de SPL (notavelmente concideravel em simulações) seria tanta assim na pratica?

Se alguem poder comentar algo a mais, por favor fale, eu não so um estudioso, sei la uma ou duas coisas, mais talvez a isobarica seja uma solução boa..

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra trio a isobárica é perda de tempo. Vc vai precisar aplicar o dobro da potência pra tirar o mesmo SPL.

Talvez Band Pass possa fazer mais por você que isobárica.

Compartilhar este post

Link para o post
Pra trio a isobárica é perda de tempo. Vc vai precisar aplicar o dobro da potência pra tirar o mesmo SPL.

:(

Na band pass não me achei muito bem, street bass é fo**!

Sim, reparei na perda de SPL que existe, com 2 auto falantes ele mantem o mesmo SPL de como se fosse somente 1, porem creio que ja ia servir, o street tem um spl alto (96 se nao me engano).

EM resumo, não achei outra maneira a não ser a isobarica pra por esses 4 street sem acabar com TODA a caçamba. Meu gosto musical é um problema.

Na isobarica o street deceu muito bem, da pra se controlar aquele pico natural que o sub possui, tem uma curva bem bonita e parece ser controlado.

Fazendo uma comparação meio braba, mas, 2 street em isobarica teria um SPL superior a 2 pioneer 307 em dutada normal, e isso pra mim ja taria muito bom. Pra quem (assim como eu) curte trio usando subwoofers, isso é animador..

sera mesmo que é total perda de tempo ?? pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

2 Street em isobarica, com 100 litros sintonizado em 35hz, 2 dutos 3" por 15.7cm.

streetfinalrt9.jpg

Tentador não?

Compartilhar este post

Link para o post

kra, acho melhor pra vc Bandpass......

a Band pass é o bombril da parada, se dá bem com todos os estilos e tem rendimento muito melhor que isobárica, as vezes melhor até que dutada simples....

Compartilhar este post

Link para o post
kra, acho melhor pra vc Bandpass......

a Band pass é o bombril da parada, se dá bem com todos os estilos e tem rendimento muito melhor que isobárica, as vezes melhor até que dutada simples....

cara, na band pass não consegui achar nada que preste, alem que a caixa ficou gigante!

a questão aqui não é como tirar o melhor rendimento do street, e sim como tirar um BOM rendimento do street sem gastar 200 litros pra cada um.. <_<

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá em.. eu iria preferir colocar dois extremes.. afinal o investimento em sub seria o mesmo.. a potencia aplicada seria a mesma, mas vc teria um sub bem melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Sei lá em.. eu iria preferir colocar dois extremes.. afinal o investimento em sub seria o mesmo.. a potencia aplicada seria a mesma, mas vc teria um sub bem melhor.

pelo que eu paguei nos 4 street eu não compro nem 1 extreme de 15'..

e outra, creio que ele nao se sairia melhor no sistema trio não, é um falante bem forte, gosto deles, porem são coisas diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Isobárica não vai dar certo não viu ..... pra trio vai ser total desperdício de falantes, espaço, e de SPL. Dutadinha bem querida é bem mais fácil de acertar e tem melhor aproveitamento.

Compartilhar este post

Link para o post

fazendo uma busca pelo google achei um link aqui do forum, sobre um topico no DIY, uma pena as fotos ja estarem OFF, mais segue o link abaixo:

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=68727

"...Particularmente eu gosto de isobáricas ( por isto utilizo no meu carro) , pois apesar da menor eficiência ( - 3 db ), normalmente apresenta um melhor controle e maior resposta de impulso !

Uma das vantagens das caixas isobáricas eh a diminuição do VAS resultante o que teóricamente diminuiria o tamanho da caixa ( na prática às vezes não acontece devido ao aumento do volume do falante).

Na configuração Push-pull ( apenas) existe uma outra vantagem que eh a diminuição das distorções de 3ª ordem causadas pela variação do campo magnético do falante !

resumindo o que seria isto: na configuração Push-Pull , um falante está invertido do outro, por isto enquanto uma bobina está entrando o campo magnético, a outra está saindo, e isto diminui pela metade a distorção causada ela variação do campo BL !

Abraços,

Giovanni "

"...Já a isobária se apóia na vantagem, como disse o próprio Gio, da redução de distorções de 3a. ordem além de precisar basicamente da metade do volume de uma caixa bass reflex para um sub apenas. As desvantagens também foram explicitadas, baixa eficiência e o dobro do custo-potência para que trabalhe decentemente..."

É complicado, meu gosto musical faz com que eu queira que ele deça bem, tenho um street de 15' aqui no quarto numa caixa dutada de 100 litros, toca legal? Toca, dece bem? é..até dece, mais poderia ser bem melhor..

Se eu tivesse fio sobrando aqui e minha parafusadeira (ta no sitio) eu faria uns testes :P

Só preciso que alguem explique melhor essa ligação, um dos subs deve estar com a ligação invertida certo?

tipo do módulo vem o fio (+) que vai até o + do primeiro sub e depois segue pro - do outro sub. E vice versa.

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

:(

Na band pass não me achei muito bem, street bass é fo**!

Sim, reparei na perda de SPL que existe, com 2 auto falantes ele mantem o mesmo SPL de como se fosse somente 1, porem creio que ja ia servir, o street tem um spl alto (96 se nao me engano).

EM resumo, não achei outra maneira a não ser a isobarica pra por esses 4 street sem acabar com TODA a caçamba. Meu gosto musical é um problema.

Na isobarica o street deceu muito bem, da pra se controlar aquele pico natural que o sub possui, tem uma curva bem bonita e parece ser controlado.

Fazendo uma comparação meio braba, mas, 2 street em isobarica teria um SPL superior a 2 pioneer 307 em dutada normal, e isso pra mim ja taria muito bom. Pra quem (assim como eu) curte trio usando subwoofers, isso é animador..

sera mesmo que é total perda de tempo ?? pasmafaute

Bom, vamos aos cálculos. Digamos que o Street tenha 90dB sensibilidade...

Um par de streets te renderia 3dB pelo acoplamento, mais 3dB pelo aumento da potência aplicada. Então o conjunto rende 96dB/W.

Já um par em isobárica vai render 87dB. Se você dobra a quantidade de falantes e dobra a potência, vai render apenas 93dB. Metade do SPL que você teria antes.

Aí, pra compensar, você poderia dobrar a quantidade de falantes, sem dobrar a potência. Chegaria aos 96dB, com 4 falantes na frente da caixa e num total de 400L. O mesmo que você teria antes, usando a caixa recomendada de 100L, com 4 falantes, e rendendo 99dB/W na mesma situação.

Uma Bandpass de 6a ordem pode até chegar perto desses 400L, mas em compensação o SPL final vai ser muito maior, e se bem projetada vai descer mais que uma isobárica.

Compartilhar este post

Link para o post

Essas caixinhas isobáricas são complicadinhas viu! Mas afinal de contas qual a finalidade de um isobárica, já que ela perde SPL e Vas???

Compartilhar este post

Link para o post
Essas caixinhas isobáricas são complicadinhas viu! Mas afinal de contas qual a finalidade de um isobárica, já que ela perde SPL e Vas???

e a diminuição da VAS não é vantagem?

como ja foi dito

"..normalmente apresenta um melhor controle e maior resposta de impulso !

Uma das vantagens das caixas isobáricas eh a diminuição do VAS resultante o que teóricamente diminuiria o tamanho da caixa.."

A grosso modo, uma caixa com 100 litros usada em configuração isobarica representaria 200 litros para o conjunto, assim, auto falantes com uma VAS alta (tipo o street bass de 15') deceria bem mais e com menos litragem

Ja visse qual a litragem que um street precisa pra decer legal?

Olha só as recomendações do RodrigoCarvalho:

LINHA :STREET BASS

MODELO :15W1A

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :205

QUANTIDADE DUTOS :2

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) :4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :4,2

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :TRIO EM SISTEMA DE 4 VIAS/SUBGRAVE

F3 :42 HZ

SPL PICO :121,7

Tudo bem que se fosse usado os street em dutadas normais, eu teria um SPL BEEEM maior, mais po***, ia precisar de no minimo 400 litros (e mesmo assim não teria o resultado esperado). 820 litros segundo o rodrigo carvalho, ja penso no tamanho disso?

Ja fizemos uns testes com o Street Bass de 15', em caixa de 70 litros fica ruim, 90 litros fica melhorzinho, mais continua ruim, em 100 litros melhora, em 120 melhor ainda, em 140 fica bacana. Infelizmente a maior caixa era de 140 litros pasmafaute

Complicado querer usar um falante que tem uma VAS alta para ouvir musicas que decem bastante..

Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta, como fica a ligação dos falantes em isobarica? Qual a impedancia final dos 4 street?

Compartilhar este post

Link para o post
Pergunta, como fica a ligação dos falantes em isobarica? Qual a impedancia final dos 4 street?

Isobárica você liga normalmente. Se for uma isobárica push-pull (onde um dos falantes fica de costas ou de frente para o outro) um dos falantes é ligado invertido.

A impedância final é a da ligação mesmo... 8 ohms em série, 2 em paralelo.

Compartilhar este post

Link para o post

certo..

creio que segunda eu faça alguns testes la no meu quarto mesmo (sistema da assinatura)..

uma pena eu nao ter tanto fio sobrando para poder puxar 1 falante em cada bridge, então vo força meu B52 a 2ohm mesmo e ver o qq rola. Queria eu ter mais umas fontes tambem :P

Se o grave na isobarica me agradar e se mostrar "fortinho", creio eu que isso va ser bastante interessante pra mim..

Se nao me agradar e eu achar muito fraco, ai eu realmente so obrigado a pedir desculpas pela minha teimosia e vo ver se vendo os street.

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Se vc for um bom vendedor faria dinheiro com esses 4 estret e comprava um falante q sirva para sua finalidade... olha pega 2 nitros de 12" com seus teoricos 700rms, são baratos e dão muito SPL com bem menos espaço.

Ñ perca tempo tentando fazer uma caixa dessas, eu acho q vc vai só colocar dinheiro fora.

Mas como gosto ñ se discute, e vc quer colocar os 4 de 15" na mala, nem sei q carro vc tem, mas faça ela com o maior tamanho possivel, só simula o duto no bassbox, pq nem faço ideia de qual usar.

Outra coisa cuide pra ñ passar muito do X-max, pois o streetbass bate bobina de barbada...

Abraço

Josias Bauer

Compartilhar este post

Link para o post
e a diminuição da VAS não é vantagem?

como ja foi dito

"..normalmente apresenta um melhor controle e maior resposta de impulso !

Uma das vantagens das caixas isobáricas eh a diminuição do VAS resultante o que teóricamente diminuiria o tamanho da caixa.."

A grosso modo, uma caixa com 100 litros usada em configuração isobarica representaria 200 litros para o conjunto, assim, auto falantes com uma VAS alta (tipo o street bass de 15') deceria bem mais e com menos litragem

Ja visse qual a litragem que um street precisa pra decer legal?

Olha só as recomendações do RodrigoCarvalho:

LINHA :STREET BASS

MODELO :15W1A

TAMANHO DO CAIXA (EM LITROS) :205

QUANTIDADE DUTOS :2

DIÂMETRO DOS DUTOS (POLEGADAS) :4"

COMPRIMENTO DUTOS (EM CM) :4,2

FINALIDADE CAIXA PROJETADA :TRIO EM SISTEMA DE 4 VIAS/SUBGRAVE

F3 :42 HZ

SPL PICO :121,7

Tudo bem que se fosse usado os street em dutadas normais, eu teria um SPL BEEEM maior, mais po***, ia precisar de no minimo 400 litros (e mesmo assim não teria o resultado esperado). 820 litros segundo o rodrigo carvalho, ja penso no tamanho disso?

Ja fizemos uns testes com o Street Bass de 15', em caixa de 70 litros fica ruim, 90 litros fica melhorzinho, mais continua ruim, em 100 litros melhora, em 120 melhor ainda, em 140 fica bacana. Infelizmente a maior caixa era de 140 litros pasmafaute

Complicado querer usar um falante que tem uma VAS alta para ouvir musicas que decem bastante..

Não mano não é ao contrário não??? Se na caixa isobarica diminui o Vas então essa caixa do exemplo ficaria com 50 litros não?

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. já que o custo é importante... pq n testa uns protech 15' no lugar dos street? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

JHBauer

bah velho, o local a ser instalado o som é na caçamba de uma L200..

só que nao tava afim de acabar com toda a caçamba só para os street. A caçamba da L200 nem pra isso ajuda muito

sinceramente não boto muita fé que os 2 Nitro acabem tendo um resultado mais forte que os street, são uns bons falantes mais creio que no som pra fora podem ter um resultado inferior ao street.

blOom

Certo, na verdade era o que eu queria, até coloquei meus street a venda, vamos ver o que vai acontecer agora, caso eu os venda, vou partir pro protech creio eu. Ja que creio que não existam subwoofers proficionais de 2ohms tipo os oversound.

NoiseSteel

Ainda vamo pira muito nesse MSN tentando arranjar umas soluções hahaha.

dudufuddellys

Vix, le denovo o topico, creio que em algum ponto vc teja lokiado..eu creio que expliquei certo, qq coisa da um toque.

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido, montei 2 street de 15 em isobarica, com uma camara de aproximadamente 100 litros e 2 dutos de 4' por 20cm. Sintonizando em 42hz. Queria ter uns pedaços de cano aqui para baixar essa sintonia pra 35hz, ai sim iria ficar 100%

Bem, como eu não tinha todos os parafusos compridos o suficiente pra prender os 2 juntos, prendi o primeiro com 3 parafusos curtos e depois o outro encima com 5 parafusos, troquei a fiação deles (Usei fiação residencial, um cabo tipo 35mm² que dentro possui 4 fios 2.5mm, muito bacana isso!). Liguei tudo certinho, invertendo a fase do sub que fica do lado de fora. Liguei a 2ohms na bridge do meu B52 4140 (sistema da assinatura). Otimo módulo mesmo, só tenho elogios a fazer.

Fio:

dcf0034ax5.jpg

Mesmo Mal alimentados (módulo e subs) o negocio fico MUITO bom! Nunca vi os street decendo de tal maneira, graves esticados e profundos, baita controle de cone (quase nem se mechem..), dentro do quarto só tive vantagens!

Subs:

dcf0036hs6.jpg

Pra mim valeu a pena, vo até continuar usando eles assim em casa, ja vo muda a assinatura suaheua

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Como prometido, montei 2 street de 15 em isobarica, com uma camara de aproximadamente 100 litros e 2 dutos de 4' por 20cm. Sintonizando em 42hz. Queria ter uns pedaços de cano aqui para baixar essa sintonia pra 35hz, ai sim iria ficar 100%

Bem, como eu não tinha todos os parafusos compridos o suficiente pra prender os 2 juntos, prendi o primeiro com 3 parafusos curtos e depois o outro encima com 5 parafusos, troquei a fiação deles (Usei fiação residencial, um cabo tipo 35mm² que dentro possui 4 fios 2.5mm, muito bacana isso!). Liguei tudo certinho, invertendo a fase do sub que fica do lado de fora. Liguei a 2ohms na bridge do meu B52 4140 (sistema da assinatura). Otimo módulo mesmo, só tenho elogios a fazer.

Fio:

dcf0034ax5.jpg

Mesmo Mal alimentados (módulo e subs) o negocio fico MUITO bom! Nunca vi os street decendo de tal maneira, graves esticados e profundos, baita controle de cone (quase nem se mechem..), dentro do quarto só tive vantagens!

Subs:

dcf0036hs6.jpg

Pra mim valeu a pena, vo até continuar usando eles assim em casa, ja vo muda a assinatura suaheua

:legal:

o esquema é um sub dentro da caixa e o outro fora da caixa é isso? O monitor do pc aqui em que eu estou vendo não ajuda muito, tá escura as fotos eheh. O monitor tá indo pro saco eheh.

Compartilhar este post

Link para o post
o esquema é um sub dentro da caixa e o outro fora da caixa é isso? O monitor do pc aqui em que eu estou vendo não ajuda muito, tá escura as fotos eheh. O monitor tá indo pro saco eheh.

ushauehas é, a foto fico meio escura tambem, complicado, eu abri a cortina pra entrar um pouco de luz e quando vi o dia tava nublado e chovendo, não ajudo em nada haha

É isso mesmo, na isobarica, vão 2 subs em uma mesma camara, um "normal" (dentro da caixa) e outro do lado de fora, de frente para o que ta dentro da caixa..os 2 ficam cara a cara.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...