Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luco

Instalação Para Hi-fi

Recommended Posts

Postado em

Então galera...

Estou começando agora com esse negocio de Hi-fi..

Já li todos os tópicos umas 20x pra entender mais do assunto !

Notei claramente que pezinhos são “essenciais” para alta fidelidade...

Mais tenho um problema heheh

N tem como colocar pezinhos do lado direito do carro (muitos passageiros, tenho medo de estragar)

O que vcs acham de colocar pezinhos só do lado esquerdo (motorista) e no lado direito o kit em porta tratada, fica bom será ou perde qualidade (só em relação ao motorista) !?

E um doorpod...

é a mesma coisa que pezinho ou diminui a qualidade ?

quando chove n tem perigo de molhar o kit !?

Bom, agora quanto a Caixa do sub...

Sem duvida uma caixa de fibra moldada no porta-malas fica mais bonito e tudo mais, mais qual tem mais qualidade, uma caixa normal (madeira “cubica”) ou uma moldade na lateral do malas !?

Com um sub de 8” da Jl, da pra ter Alta fidelidade !?

Eu acho os de 10” exagerados, mais nunca ouvi um de 8” tbm hehehe

Quanto ao modulo...

Qual a diferença de colocar um 4 canais.. dois para o kit e 1 para e um pro sub

e um modulo so pro sub e um so pra esterio !?

Agradeço a ajuda

Abraço

Postado em

Que bom q vc está lendo bastante. É sempre bom. Até os q sabem muito fazem isso!

Os mids devem estar acondicionados da mesma forma. Caso contrário, haverá diferença sim. Se ñ fosse assim, poderia dizer q tanto faz usar em porta como pezinho.

Tenta fazer um door-pod (selado) c/direcionamento. Qual o teu carro?

Eu gosto de sub de 8" sim. São rápidos, dão SPL necessário e sem exagero.

Eu mesmo já pensei em trocar meu 10w0 por um par de 8w0 :rolleyes: Porém, recomendo ouvir um sub de 8" antes (tem gente q ñ gosta pq acha pouco).

A caixa, precisa ser rígida, seja ela de madeira ou fibra. Isso é o q mais importa. Tente ñ fazer uma caixa quadrada (cúbica na verdade :P ). Se vc quer uma caixa simples, tente pelo menos a forma de trapézio (para evitar ondas estacionárias).

"Ondas Estacionárias: - São ondas que se formam devido ao uso de paredes paralelas e ângulos iguais, as quais causam defasagens e inversões de fase, dentro da caixa acústica". Fonte: Artigos AutoSom.net

A diferença entre ter 1 amp de 4 canais ou 2 de 2 canais é o casamento de potências.

Exemplo usando amps Fosgate:

1 kit de 50wrms, 1 sub de 400wrms e 1 amp RF400.4 (4x50 ou 2x200). Nesse caso, o sub "passará fome", como costumam dizer.

Seria melhor usar 1 RF100.2 (2x50) e 1 RF200.2 (2x100 ou 1x400).

Há tb a diferença quanto a indicação dos amps. Nem sempre o amp é bom em todas as faixas de frequência. Alguns amps são mais indicados p/subs, como é o caso dos Fosgate. Enquanto q outros são mais indicados p/médios e agudos (kits).

Posso ter esquecido de alguma coisa, mas acho q dá p/resumir nisso. :legal:

Postado em
Que bom q vc está lendo bastante. É sempre bom. Até os q sabem muito fazem isso!

Os mids devem estar acondicionados da mesma forma. Caso contrário, haverá diferença sim. Se ñ fosse assim, poderia dizer q tanto faz usar em porta como pezinho.

Eu gosto de sub de 8" sim. São rápidos, dão SPL necessário e sem exagero.

Eu mesmo já pensei em trocar meu 10w0 por um par de 8w0 :rolleyes: Porém, recomendo ouvir um sub de 8" antes (tem gente q ñ gosta pq acha pouco).

A caixa, precisa ser rígida, seja ela de madeira ou fibra. Isso é o q mais importa. Tente ñ fazer uma caixa quadrada (cúbica na verdade :P ). Se vc quer uma caixa simples, tente pelo menos a forma de trapézio (para evitar ondas estacionárias).

"Ondas Estacionárias: - São ondas que se formam devido ao uso de paredes paralelas e ângulos iguais, as quais causam defasagens e inversões de fase, dentro da caixa acústica". Fonte: Artigos AutoSom.net

A diferença entre ter 1 amp de 4 canais ou 2 de 2 canais é o casamento de potências.

Exemplo usando amps Fosgate:

1 kit de 50wrms, 1 sub de 400wrms e 1 amp RF400.4 (4x50 ou 2x200). Nesse caso, o sub "passará fome", como costumam dizer.

Seria melhor usar 1 RF100.2 (2x50) e 1 RF200.2 (2x100 ou 1x400).

Há tb a diferença quanto a indicação dos amps. Nem sempre o amp é bom em todas as faixas de frequência. Alguns amps são mais indicados p/subs, como é o caso dos Fosgate. Enquanto q outros são mais indicados p/médios e agudos (kits).

Posso ter esquecido de alguma coisa, mas acho q dá p/resumir nisso. :legal:

Como no caso do amigo Luco eu tb li POUCO (isso é muito extensão como na discusão sobre HT x carro)

Tb nao sei se sou harmonico, +0.5 :pirou:

Bem,

Começando pelo player pois ele praticamente definirá o restante.

tava pensando num Clarion DXZ775USB, je vem TA 3-way e EQ e 6ch/6V RCA Output. (http://www.clarion.com/us/en/products/2007/audio/source_unit/CD/DXZ775USB/us-en-product-pf_1165294998433.html)

Kit 2 vias como pezinho (o pessoal que MQ p/ peziho ou MTX se for porta tratada)

Precisa de coaxial + tw no porta de tras (carro 4 portas)???

pelo visto 2 amp de qualidade, no minimo o wharf clean p/ sterio e um fosgate p/ sub, esse podendo ser 1 ou 2 dependendo do SPL x SQ produzido, tipo 2x 8w ou 1 10W3V3 4+4. Ideal o modulo "'sobrar" no minimo 20% pela potencia do falante, ou seja, cada canal 70wrms e o coaxial de 50wrms.

MB Quart PCE 213, ou PDX1.600 ou MTX, quais mais indicados p/ pezinho e quais p/ porta tratada sem perder muito palco?

cabos RCA de tripla blindagem. qquer um com essa caracteristica ou marca?

Como esse é um projeto de anos (espero no maximo 2) quero ver qto tenho q tirar por mes do orçamento!!

Sei que até la ja mudou muito, mas p/ iniciar o ouvido ta de bom tamanho!! to com um pé em qualidade ja pensando em HI end!

Bom Fe_luco, se vc tiver algum set up feito, pode manda via mp!! :rolleyes:

Bom seria algo assim que fe_luco tb queira (creio)

Esse seria meu:

Clarion DXZ775USB (ou Pioneer 880pr, depende da avaliaçao que sair sobre ele)

MB Quart PCE 213 (infelizmente o pezinho é complicado por isso queria algo p/ porta traseira)

porta traseira 5" ou 6" + tw (indicações??) eu ouvi o tw de seda e gostei mais do que de neomidium (se é assim q escreve)

1 JL JL 10W3V3 4+4 (pelo volume no porta malas) na caixa trapezoidal.

Wharf Clean p/ sterio (o audiobank 4100 ta abaixo do CLEAN?)

Amp p/ sub??

Cabos RCA?

positivo 21mm

malha acustica (qquer uma?)

bateria no minimo 60amp

capacitor de 1 farad, mais ou sem?

Se concordarem Luco, ja sabe o que comprar e manda um review!! [¨]

abs!

Postado em
JL 10w3v3 é somente bobina simples.

Pode ser de 2, 4 ou 8 ohms.

Abs

Paulo

Putz.. voltei onde vc citou e realmente vc está certo,

eu tinha entendido queo W3V3 eram 2 bobinas de 4ohms e 8ohms, e nao 2ohms, etc!! [^]

vlw e desculpa a ignorancia!

abs!

Postado em

é um Peugeot 206

Qual tem melhor desempenho...

Doorpod ou Pezinhos !?

ou a qualidade dos dois é igual ?!

Abraço, vleu pela ajuda

Postado em

Acho que o pezinho tem algo a seu favor que é o direcionamento dele. Twt na coluna + pezinho acho que é o melhor do direcionamento que pode se conseguir no carro para o efeito de palco. Creio que o doorpod possa até ter direcionamento, porem você terá que colocar o twt junto com ele, deslocando um pouco o palco sonoro para frente do painel do veiculo.

Abraços

Postado em
Creio que o doorpod possa até ter direcionamento, porem você terá que colocar o twt junto com ele, deslocando um pouco o palco sonoro para frente do painel do veiculo.

Pq tenho que colocar o twt jundo..

n da pra comocar na coluna o twt e o mid no doorpod !?

Abraço

Postado em
Creio que o doorpod possa até ter direcionamento, porem você terá que colocar o twt junto com ele, deslocando um pouco o palco sonoro para frente do painel do veiculo.

Abraço

Pode sim. Sem problemas. :legal:

Postado em

Abraço

Olá pessoal estou fazendo um projeto de SQ e pegando experiência aqui no Hi-Fi... [¨]

Então a dúvida é a seguinte no e-book aqui do site está escrito em algum lugar que o tw deve estar SEMPRE junto (no maximo 6,6cm) do mid e que colocar o tw sobre o painel criaria uma separação do tipo: a palavra "ARROZ" seria produzida "ARRO..." no falante do pezinho e o "...Z" pelo tw no painel!!! Assim está no livro...

FIQUEI PERDIDO ME ESCLARESSAM ESSA DÚVIDA: PODE OU NÃO...??? :blink:

PS: vi num evento um carro de fabricante (SQ) com tw no painel e gostei... agora não sei o que fazer no meu!

Valeu, estou aprendendo muito neste forum o pessoal "manda bem"

Postado em

Abraço

Olá pessoal estou fazendo um projeto de SQ e pegando experiência aqui no Hi-Fi... [¨]

Então a dúvida é a seguinte no e-book aqui do site está escrito em algum lugar que o tw deve estar SEMPRE junto (no maximo 6,6cm) do mid e que colocar o tw sobre o painel criaria uma separação do tipo: a palavra "ARROZ" seria produzida "ARRO..." no falante do pezinho e o "...Z" pelo tw no painel!!! Assim está no livro...

PS: vi num evento um carro de fabricante (SQ) com tw no painel e gostei... agora não sei o que fazer no meu!

Acho que tem que ter muito ouvido para que isso chegue a incomodar...eu tenho o tw no painel e o mid na porta, não é nenhuma maravilha, pelo contrário. Porém as vozes saem praticamente do tw, em musica onde a voz sobre sai, vc tem a noção de palco mais aberto no painel, quando a musica tem mais graves, vc entao sente a musica mais para baixo no painel.

Mas quanto mais próximo o tw do mid melhor, pois assim as ondas sonoras estarao saindo juntas para seu ouvido. Dando mais naturalizade ao som, do que ouvir graves vindo de baixo e agudo de cima.

Postado em

Abraço

Acho que tem que ter muito ouvido para que isso chegue a incomodar...eu tenho o tw no painel e o mid na porta, não é nenhuma maravilha, pelo contrário. Porém as vozes saem praticamente do tw, em musica onde a voz sobre sai, vc tem a noção de palco mais aberto no painel, quando a musica tem mais graves, vc entao sente a musica mais para baixo no painel.

Mas quanto mais próximo o tw do mid melhor, pois assim as ondas sonoras estarao saindo juntas para seu ouvido. Dando mais naturalizade ao som, do que ouvir graves vindo de baixo e agudo de cima.

Já percebeu tb q a voz masculina "puxa" o som p/debaixo do painel enquanto a feminina vem de cima? ;)

Postado em

Vcs acham que o sub JL 12W3 pode ser usado pra quem busca fidelidade ?

Aproveitando o topico nao corro risco de queimar este sub usando um fosgate 500m ? Seria somente 1 sub JL 12W3 no set.

Postado em
Vcs acham que o sub JL 12W3 pode ser usado pra quem busca fidelidade ?

Aproveitando o topico nao corro risco de queimar este sub usando um fosgate 500m ? Seria somente 1 sub JL 12W3 no set.

Se for o 12W3V3, dá sim... desde q bem acertado, claro.

Se for o V2, fica um pouco apertado ;)

Postado em

Abraço

Olha, essa configuração de fato não é a melhor, nem é a ideal, mas até traz resultados bons. Usei cerca de 2 anos o tw no pezinho junto com o mid. Gostava bastante, exceto pelo fato do palco ficar sempre meio baixo. Já com o tw em cima, o palco dá uma quebrada mesmo. A historia do arroz acontece bastante, apesar de ser minimizável utilizando cortes baixos.

Postado em

Abraço

Olha, essa configuração de fato não é a melhor, nem é a ideal, mas até traz resultados bons. Usei cerca de 2 anos o tw no pezinho junto com o mid. Gostava bastante, exceto pelo fato do palco ficar sempre meio baixo. Já com o tw em cima, o palco dá uma quebrada mesmo. A historia do arroz acontece bastante, apesar de ser minimizável utilizando cortes baixos.

Abraço

Olá pessoal estou fazendo um projeto de SQ e pegando experiência aqui no Hi-Fi...

FIQUEI PERDIDO ME ESCLARESSAM ESSA DÚVIDA: PODE OU NÃO...???

Legal Kleber! Mas.................................

quanto é um corte baixo?!? pasmafaute[^]

Valeu!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...