Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Prof. Gilberto

Ajuda Com Escolha De Médio Grave

Recommended Posts

Postado em

Bom galera antes de tudo sou usuário novo... espero que esteja postando minha dúvida no lugar correto!

Estou querendo colocar médios no meu projeto de som automotivo mas, ainda não sei que modelo escolher

e a quantidade ideal do mesmo...

EQUIPAMENTOS DO SOM:

- 2 Selenium tornados 1100 rms de 15

- 2 D250x selenium 75/100 rms

- 2 D250 TRIO selenium 200 rms

- 2 ST hinor profissional 150 rms

- 2 HDC 2000 hinor ? rms

- 1 Megacapacitor farad 6000 rms

- 1 Taramps 3.5 (grave)

- 1 POWER SYSTEM A 1200 (agudo)

- 1 Crossover stetsom stx 84

- 1 Bateria MOURA de 150 amp

- 1 Bateria ZETTA de 60 amp

- 1 fonte automotiva bivolt de 200 amp

- 1 Dvd player hbuster (à venda -> será trocado por pionner 8380)

- 1 Tela de 9 polegadas (à venda)

- 1 Voltimetro taramps

- 1 Controle de longa distancia infratron

Ok... A questão é 2 ou 4 selenium 10pw3 150 rms cada? ou 2 oversound mg10 400 rms cada?

Minha intenção seria colocar 4 10pw3 no meu projeto...

Postado em

Prof Gilberto, eu entrei em 3 tópicos antigos q vc merece essa foto mais abaixo

renascertopico.jpg

Mas zueiras a parte, te recomendaria o Over MG300, ele tem uma melhor sensibilidade q o MG400. Compare e veja.

Postado em

Bom galera antes de tudo sou usuário novo... espero que esteja postando minha dúvida no lugar correto!

Estou querendo colocar médios no meu projeto de som automotivo mas, ainda não sei que modelo escolher

EQUIPAMENTOS DO SOM:

- 2 HDC 2000 hinor ? rms

- 1 Taramps 3.5 (grave)

- 1 Voltimetro taramps

Ok... A questão é 2 ou 4 selenium 10pw3 150 rms cada? ou 2 oversound mg10 400 rms cada?

2 mg 10/300 ta de bom tamanho, uma coisa q tem q fazer é tirar 2 drivers desses dai pq é muito pro seu set.

Postado em

"...recomendaria o Over MG300, ele tem uma melhor sensibilidade q o MG400. Compare e veja."

2 db de diferença na sensibilidade contra 100 rms de potencia e R$ 20,00 no preço do mg300 para o mg400...

Não entendo muito mas, neste caso não seria melhor pegar 2 mg400? Outra... ficaria ruim 4 mg300?

Postado em (editado)

exatamente 2db contra 100rms, por isso o 10mg300 é melhor.

3 db´s = o dobro da potencia ou o dobro de área de cone.

Ql litragem seria ideal para este falante? mg 300... Caixa dutada ou selada?

Editado por Prof. Gilberto
Postado em

Pra MG normalmente usa-se selada. Não conheço esse falante, logo nao saberia te dizer a caixa :rolleyes:

PS: Acho mais vantajoso dar um UP num tópico desses do que o cara abrir um novo.

Quando abre um novo o pessoal reclama que os novatos abrem tópicos sem pesquisarem :legal:

Postado em

O ideal é pesquisar um pouco.

Quanto à diferença de rendimento do 300 para MG400, só alguém que já ouviu ou pelo menos se souber interpretar o gráfico para ver se compensa. Às vezes nem vale tanto, mas se há de diferença de sensibilidade ou um Fs mais baixo, é mais vantagem pegar o que tenha menor Fs. Assim não precisa fazer uma resposta não alta, mas isso vai depender do estilo de caixa que vai usar nas frequências mais baixas. Algumas caixas atuam numa faixa reduzida aí convém definir o tipo de caixa de grave, para depois escolher os falantes de médios e ainda tem o fato do amplificador ideal para os médios, principalmente se for u Classe A/B porque vai excigir potências maiores, ainda mais que esses MG 300 tem de 08 ohms

Postado em

EQUIPAMENTOS DO SOM:

- 2 HDC 2000 hinor ? rms

- 1 Taramps 3.5 (grave)

- 1 Voltimetro taramps

Tudo bem... considerando a hipotese de que o mg10-300 rms seja o melhor do que o mg10-400 rms

link mg10-300 ---> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-198768719-promoco-novo-mid-bass-oversound-mg10-300w-rms-_JM

link mg10-400 ---> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201623497-promoco-novo-mid-bass-oversound-mg10-400w-rms-_JM

Para quem não conhece os parametros dos falantes em questao que são da oversound...

Opinem!

Postado em

EQUIPAMENTOS DO SOM:

- 2 HDC 2000 hinor ? rms

- 1 Taramps 3.5 (grave)

- 1 Voltimetro taramps

Só um detalhe... "Farad" não é uma marca e megacapacitor não têm RMS.

Na verdade, seu megacapacitor, que serve para armazenar energia e liberar nos picos exigidos pelo sistema, deve ser de "6 Farads".

Valews. :legal:

Postado em (editado)

Só um detalhe... "Farad" não é uma marca e megacapacitor não têm RMS.

Na verdade, seu megacapacitor, que serve para armazenar energia e liberar nos picos exigidos pelo sistema, deve ser de "6 Farads".

A tah... Me ajudou muito com a minha dúvida sobre os MÉDIOS... hehehehehe

O que está em questão é... mg10-300 ou mg10-400

Mas dá uma olhada neste link ---> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200833668-mega-capacitor-blitz-6-farad-voltimetro-integrado-6000-rms-_JM

Este é o megacapacitor que utilizo... Obrigado

Postado em

Tudo bem... considerando a hipotese de que o mg10-300 rms seja o melhor do que o mg10-400 rms

link mg10-300 ---> http://produto.merca...10-300w-rms-_JM

link mg10-400 ---> http://produto.merca...10-400w-rms-_JM

Para quem não conhece os parametros dos falantes em questao que são da oversound...

Opinem!

:legal:

Postado em

A tah... Me ajudou muito com a minha dúvida sobre os MÉDIOS... hehehehehe

O que está em questão é... mg10-300 ou mg10-400

Mas dá uma olhada neste link ---> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200833668-mega-capacitor-blitz-6-farad-voltimetro-integrado-6000-rms-_JM

Este é o megacapacitor que utilizo... Obrigado

Bem, não falei sobre o MG porque o pessoal já respondeu.

Encontrei uma informação errada em suas especificações e o alertei apenas, com a melhor das intenções.

Se o senhor acha que não precisa entender sobre seu próprio equipamento, não sou eu quem vai discutir.

Postado em

A caixa para o 10-300 indicada pela over tem sintonia em 81Hz, e indica um corte muito acima disso. A intensão é uma resposta plana e usar o duto apenas para a refrigeração da bobina? É isso msm?

Postado em (editado)

Bem, não falei sobre o MG porque o pessoal já respondeu.

Encontrei uma informação errada em suas especificações e o alertei apenas, com a melhor das intenções.

Se o senhor acha que não precisa entender sobre seu próprio equipamento, não sou eu quem vai discutir.

Relaxa parceiroO... apenas não digitei corretamente quando fiz as especificações...

mas, ta ae... "Mega Capacitor Blitz 6 Farad - Voltimetro Integrado 6000 Rms" vlw

Postado em (editado)

Para médios ouvi dizer que a caixa deveria ser SELADA mas pelo arquivo

que enviaste tens somente DUTADA... É isso mesmo?

MG10-300 tenho que fazer caixa dutada ou selada?

Postado em

Para médios ouvi dizer que a caixa deveria ser SELADA mas pelo arquivo

que enviaste tens somente DUTADA... É isso mesmo?

MG10-300 tenho que fazer caixa dutada ou selada?

Já que os entendidos não aparecem pra te dar um help vou te passar uma experiência que tive.

Comprei os 450W10 tbm da over e primeiro fiz uma caixa com 17Lt selada pra testar, depois coloquei dois dutos de "2 à 110Hz e percebi um pequeno ganho nos médios graves. Fiz outra com 19Lt sintonizada à 100Hz e percebi um ganho ainda maior e a "voz" ficou mais "encorpada". Hoje uso essa segunda caixa, fiz elas com sintonia baixa me baseando nas caixa indicadas pelo fabricante. Para mim compensou usar dutadas no MG, a selada me pareceu plana demais. Estou fazendo uma caixa para um par de 10PW3 e o dono não se decidiu entre selada e dutada, então vamos começar com a selada e se não agradar vamos abrir os dutos e ir mudando a sintonia até chegar num valor que agrade mais.

Postado em

Já que os entendidos não aparecem pra te dar um help vou te passar uma experiência que tive.

Comprei os 450W10 tbm da over e primeiro fiz uma caixa com 17Lt selada pra testar, depois coloquei dois dutos de "2 à 110Hz e percebi um pequeno ganho nos médios graves. Fiz outra com 19Lt sintonizada à 100Hz e percebi um ganho ainda maior e a "voz" ficou mais "encorpada". Hoje uso essa segunda caixa, fiz elas com sintonia baixa me baseando nas caixa indicadas pelo fabricante. Para mim compensou usar dutadas no MG, a selada me pareceu plana demais. Estou fazendo uma caixa para um par de 10PW3 e o dono não se decidiu entre selada e dutada, então vamos começar com a selada e se não agradar vamos abrir os dutos e ir mudando a sintonia até chegar num valor que agrade mais.

somdopolo.jpg

Este é o som em questão... Os médios irei colocar fixado neste tampao de plastico do porta malas!

Outra duvida ake... a sintonia consegue-se com os dutos? com sua profundidade? com seu volume?

Obrigado

Postado em (editado)

Tudo na verdade, volume da caixa, o comprimento e diâmetro do(s) duto. Se for usar os 10-300 msm porque não usa a caixa do fabricante, mas tem tbm a caixa que o Rodrigo postou lá no D.I.Y.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34158

Post 25

Edit. se for fazer como falei, faz a caixa e depois posta aqui com qual volume que ela ficou e dai vamos vendo o comprimento dos dutos e sintonia. :legal:

Editado por CRIS RMS
Postado em

Tudo na verdade, volume da caixa, o comprimento e diâmetro do(s) duto. Se for usar os 10-300 msm porque não usa a caixa do fabricante, mas tem tbm a caixa que o Rodrigo postou lá no D.I.Y.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=34158

Post 25

Edit. se for fazer como falei, faz a caixa e depois posta aqui com qual volume que ela ficou e dai vamos vendo o comprimento dos dutos e sintonia. :legal:

ObrigadoO... Agora este projeto será executado somente em dezembro mas, de qualquer forma postarei os resultados no topico! Grato

Postado em (editado)

Hum... não entendi esta da OVERSOUND... Estou na dúvida entre 2 MG10-300, segue link...

I) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-206751335-promoco-novo-mid-bass-oversound-mg10-300w-rms-_JM

ou

II) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204663449-frete-gratis-oversound-insano-10-600-trio-melhor-magnum-rex-_JM

PS.: Os dois modelos são da OVERSOUND... mas, qual seria melhor para médio grave?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...