Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edusortidos

Tips 35c E 36c Fritando!

Recommended Posts

Postado em

Oi pessoal, tudo bem?

Estou aqui com um Pyramid Super Pro 1000W meio problemático. Ele queimou faz tempo, e agora estou tentando consertá-lo. Troquei os 8 IRFZ34N da fonte, e finalmente, o módulo ligou(testei auqi em casa com uma fonte AT modificada de acordo com o artigo do autosom.net). Mas agora, os 2 pares TIP 35C e 36C de um lado do módulo(de apenas 2 canais) estão ficando em uma temperatura muito alta. lembrando que apenas liguei o módulo, sem colocar sinal de áudio algum na entrada, nem mesmo alto-falantes nas saídas...

Alguma luz pessoal? :unsure:

Agradeço antecipadamente a ajuda :legal:

Postado em
Oi pessoal, tudo bem?

Estou aqui com um Pyramid Super Pro 1000W meio problemático. Ele queimou faz tempo, e agora estou tentando consertá-lo. Troquei os 8 IRFZ34N da fonte, e finalmente, o módulo ligou(testei auqi em casa com uma fonte AT modificada de acordo com o artigo do autosom.net). Mas agora, os 2 pares TIP 35C e 36C de um lado do módulo(de apenas 2 canais) estão ficando em uma temperatura muito alta. lembrando que apenas liguei o módulo, sem colocar sinal de áudio algum na entrada, nem mesmo alto-falantes nas saídas...

-Verifique se os capacitores de filtragem da fonte estão em boas condições...

-Confira a corrente de repouso desses transistores que estão fervendo e compare com os que estão normais.

-Verifique se o pré não está mandando DC pra essas saídas.

-Retire esses transistores de saída e verifique com um bom multimetro se não tem alguma fuga em algum deles, bem como os excitadores tbm...

Postado em
Oi pessoal, tudo bem?

-Verifique se os capacitores de filtragem da fonte estão em boas condições...

-Confira a corrente de repouso desses transistores que estão fervendo e compare com os que estão normais.

-Verifique se o pré não está mandando DC pra essas saídas.

-Retire esses transistores de saída e verifique com um bom multimetro se não tem alguma fuga em algum deles, bem como os excitadores tbm...

Sandro, muito obrigado pela ajuda!

Poderia lhe pedir só mais uma ajuda?

Gostaria de saber como medir a corrente de repouso(por exemplo, em quais terminais medir isso), como medir se o pré tá mandando DC e quais seriam os excitadores e como medir a fuga dos TIPs.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda e desculpe o incômodo :legal:

Postado em

Meça a tensão DC na base dos transístores (tem que olhar no datasheet qual é a base). Isto vc mede entre a base e o terra da fonte.

Essa tensão não deve estar por volta de 0,7V. Se estiver muito acima (como eu desconfio), tente ajustar um trimpot que fica perto, mas antes marque sua posição. Se não resolveu, volte-o pro mesmo lugar, e substitua uns transístores menores, que são os drivers, pois provavelmente estão em curto.

Postado em
Meça a tensão DC na base dos transístores (tem que olhar no datasheet qual é a base). Isto vc mede entre a base e o terra da fonte.

Essa tensão não deve estar por volta de 0,7V. Se estiver muito acima (como eu desconfio), tente ajustar um trimpot que fica perto, mas antes marque sua posição. Se não resolveu, volte-o pro mesmo lugar, e substitua uns transístores menores, que são os drivers, pois provavelmente estão em curto.

Kleber, medi aqui. O problema é q a fonte agora tá caindo... :banghead

Pelo datasheet (Link Aqui) a base é no terminal 1. nos TIPs que não esquentam, a tensão chega a 2,8V mais ou menos. Nos que esquentam tá chegando a 9,0V!!! O.O

O problema é que nenhum deles atenderam os 0,7V...

Não encontrei os trimpots.. Mas agora, os drivers são uns transistors menores, que são totalmente pretos, e tem inscrição B631K e D600K?

Obrigado! :legal:

Postado em

Sandro, obrigado pela ajuda!

Pela suas ajudas olha auqi:

-Verifique se os capacitores de filtragem da fonte estão em boas condições...Acho que estão OK, pelo menos visualmente...

-Confira a corrente de repouso desses transistores que estão fervendo e compare com os que estão normais.Não to sabendo como fazer Sandro...

-Verifique se o pré não está mandando DC pra essas saídas.Tb não sei como fazer...

-Retire esses transistores de saída e verifique com um bom multimetro se não tem alguma fuga em algum deles, bem como os excitadores tbm... Preciso de ajuda tb :legal:

Postado em

Pelo datasheet (Link Aqui) a base é no terminal 1. nos TIPs que não esquentam, a tensão chega a 2,8V mais ou menos. Nos que esquentam tá chegando a 9,0V!!! O.O

Não encontrei os trimpots.. Mas agora, os drivers são uns transistors menores, que são totalmente pretos, e tem inscrição B631K e D600K?

Confira com a ponta negativa do multimetro no terra da fonte e teste a saída dos retificadores pra ver se as tensões + e - da fonte estão iguais.

Postado em

Hmmmm... 9V é coisa pra kct. Pode trocar os drivers que é praticamente certo. Antes de mais nada, meça a resistência entre o coletor e a base, e entre o emissor e a base do TIP35 e do 36... provavelmente vc vai encontrar um valor bem baixo, diferente dos outros canais. Se encontrar, pode substituir esses transístores menores, que vc citou (2SB631K e 2SD600K).

Acho que vai ser meio complicado encontrá-los no mercado... teria que vasculhar algum BC ou BD compatível.

Postado em

-Verifique se os capacitores de filtragem da fonte estão em boas condições...Acho que estão OK, pelo menos visualmente...

-Confira a corrente de repouso desses transistores que estão fervendo e compare com os que estão normais.Não to sabendo como fazer Sandro...

-Verifique se o pré não está mandando DC pra essas saídas.Tb não sei como fazer...

-Retire esses transistores de saída e verifique com um bom multimetro se não tem alguma fuga em algum deles, bem como os excitadores tbm... Preciso de ajuda tb :legal:

A corrente de repouso o Kleber já explicou como medir...

A se existe fuga nos transistores, usando um multimetro comum, coloque-o em escala de teste de diodos e faça medição entre a perna central dele ou o heatsink com as peras laterais, só pode haver condução em um sentido.

Postado em

Hmmmm... 9V é coisa pra kct. Pode trocar os drivers que é praticamente certo. Antes de mais nada, meça a resistência entre o coletor e a base, e entre o emissor e a base do TIP35 e do 36... provavelmente vc vai encontrar um valor bem baixo, diferente dos outros canais. Se encontrar, pode substituir esses transístores menores, que vc citou (2SB631K e 2SD600K).

Acho que vai ser meio complicado encontrá-los no mercado... teria que vasculhar algum BC ou BD compatível.

Vou medir Kleber. Muito obrigado pela ajuda. Amanhã vou ligar na Contato e na Cometa pra ver se eu acho...

Depois de mais testes eu posto as novidades e mais dúvidas :legal:

Postado em

A corrente de repouso o Kleber já explicou como medir...

A se existe fuga nos transistores, usando um multimetro comum, coloque-o em escala de teste de diodos e faça medição entre a perna central dele ou o heatsink com as peras laterais, só pode haver condução em um sentido.

Obrigado pelo esclarecimento Sandro!

Amanhã posto novidades :legal:

Postado em

ATUALIZANDO

Galera, não pude comprar os drivers hj mas dei uma medida aqui nos terminais número 1...

Olhe só os valores:

TIP 35C Canal 1 - 0,31V

TIP 36C Canal 1 - -0,31V

TIP 35C Canal 2 - 0,22V

TIP 36C Canal 2 - -0,38V

TIP 35C Canal 3 - 19,30V

TIP 36C Canal 3 - 19,83V

TIP 35C Canal 4 - -19,88V

TIP 36C Canal 4 - -19,39V

Lembrando que os canais 1 e 2 estão funcionando..

Posso apostar nos transistores drivers né?

Abraços

Postado em
ATUALIZANDO

Galera, não pude comprar os drivers hj mas dei uma medida aqui nos terminais número 1...

Olhe só os valores:

TIP 35C Canal 1 - 0,31V

TIP 36C Canal 1 - -0,31V

TIP 35C Canal 2 - 0,22V

TIP 36C Canal 2 - -0,38V

TIP 35C Canal 3 - 19,30V

TIP 36C Canal 3 - 19,83V

TIP 35C Canal 4 - -19,88V

TIP 36C Canal 4 - -19,39V

Lembrando que os canais 1 e 2 estão funcionando..

Posso apostar nos transistores drivers né?

Abraços

Acho que pode sim... tá bem com cara de ser, pois é um canal que já foi pro vinagre antes.

Tira os drivers da placa e testa pra ver se estão em curto de fato. Outra possibilidade é vc tirar os drivers do canal 1 e passar pro 3, por exemplo. Se esse canal "ganhar vida", vc já achou o problema.

Depois de tudo pronto é bom dar uma ajustada no Bias desse amp, pq a polarização dos transístores de saída tá muito baixa. Distorção por crossover aí deve estar falando alto. Vou procurar um tuto aqui e posto depois.

Postado em

Muito obrigado pela ajuda Kléber!

Na espera do tutorial, ainda naum achei o trimpot de regulagem... Amanhã vou tentar encontrar os transistores, se eu não achar, pra encontrar os equivalente é fuçando datasheet mesmo? Ou tem um atalho?

Abraços e obrigado!

Postado em

Na espera do tutorial, ainda naum achei o trimpot de regulagem... Amanhã vou tentar encontrar os transistores, se eu não achar, pra encontrar os equivalente é fuçando datasheet mesmo? Ou tem um atalho?

Abraços e obrigado!

De fato, os piramids não tem ajuste de BIAS... bem, vai do jeito que tá... :vts

Pra achar equivalente, vai ter que fuçar bastante sim... normalmente eu uso uma tabela que tem os parâmetros de um porrilhão de transístores, e desta lista, vou procurando os que tem a mesma sequência de terminais.

Mais tarde eu tento dar uma verificada se tem algum.

Postado em

Abraços e obrigado!

De fato, os piramids não tem ajuste de BIAS... bem, vai do jeito que tá... :vts

Pra achar equivalente, vai ter que fuçar bastante sim... normalmente eu uso uma tabela que tem os parâmetros de um porrilhão de transístores, e desta lista, vou procurando os que tem a mesma sequência de terminais.

Mais tarde eu tento dar uma verificada se tem algum.

Valew Kleber!

Desse jeito vou ficar te devendo uma garrafa de Jose Cuervo hein!! hahuauha

Voltando ao problema, eu testei os transistores de todas as formas possíveis e nada de curto... Elel pode estar defeituoso sem estar em curto, certo? Outro componente pode estar levando a esse comportamento maluco? Lembrando que troquei todos os IRFZ34N e também o TL494 da fonte.

Obrigado e desculpe pela amolação! :legal:

EDIT

Fui na Cometa eletrônica e pedi os 2SD600K e os 2SB631K... Como já suspeitava e pelo que o Kleber Falou, não tinha.. Mas a moça pegou uma tabela e pegou os equivalentes:

2SD600K - BD139

2SB631K - BD140

Hj a noite farei mais testes e posto pra vocês pessoal.

Obrigado!

Postado em

Galera, más notícias.

Troquei todos os capacitores da fonte, todos os 4 transistores drivers e nada de resultados: As tensões se mantém idênticas...

Já to perdendo as esperanças aqui. O que mais posso fazer?

Obrigado e abraços

Postado em
Galera, más notícias.

Troquei todos os capacitores da fonte, todos os 4 transistores drivers e nada de resultados: As tensões se mantém idênticas...

Já to perdendo as esperanças aqui. O que mais posso fazer?

Obrigado e abraços

Após a fonte vc vai achar um resistor e um zener, ou algum regulador pra 15V e -15V (ou algo por volta disto), que é responsável por alimentar os primeiros estágios do amplificador. Solte um dos terminais desse resistor, para interromper a alimentação, e ligue o amp. Se a tensão cair, a culpa tá dos drivers pra trás. Se subir, tá dos drivers pra frente.

Postado em

Obrigado pela dica Kleber, vou fazer isso hj mais tarde..

Aproveitando, tirei umas fotos parar ver se ajuda em algo. Os resistores que vc disse acima são uns de 5W(de corpo esverdeado), que dá pra ver nas fotos né?

Hj mais tarde testarei e darei notícias... Obrigado mais uma vez. :legal:

0816093125wx7.th.jpg

0816093221cl9.th.jpg

0816093231ew9.th.jpg

0816093257rc0.th.jpg

0816093321ys5.th.jpg

Postado em

Eu acho que são esses sim. Tem que ver onde eles vão ligados.

Ah, pra evitar ficar assando os transístores, é melhor tirá-los da placa, e só colocar depois que a tensão da base estiver baixa de novo.

Postado em
Eu acho que são esses sim. Tem que ver onde eles vão ligados.

Ah, pra evitar ficar assando os transístores, é melhor tirá-los da placa, e só colocar depois que a tensão da base estiver baixa de novo.

Acho q finalmente achei o problema!

Fiz vários testes aqui, e o problema da tensão elevada tá morrendo em um par de transistores TO-92: A1023 e C1027. A tensões na base e no emissor são idênticas as dos canais que estão funcionando, ma s atensão no coletro é aquela absurda que escrevi antes, em ambos os canais estragados. Assim, conclui que o problema é nele, pq do coletor de cada um deles alimenta os drivers que por sua vez alimentam os TIPs... :rever1:

Assim conclui que o problema é exatamente nesses transistores :banghead

Amanhã vou substituí-los e conto as novidades para vocês galera.

Abraços a todos que vêem acompanhando, principalmente a você Kleber, q tanto tem me ajudado!

Datasheet do A1023

Datasheet do C1027

Postado em

Pyramid 4x0 Eduardo :(

Mais uma vez peças trocadas e nada da tensão se normalizar...

Troquei hoje os transistores, e a tensão permaneceu idêntica. Só uma surpresa: ao tirar o resistor que o Kleber sugeriu para ver se a tensão baixava ou não( o resistor e o Zener ficavam bem no fundo da placa, e não são aqueles que eu imaginava... A trilha que sai da fonte com uma tensão de 20,5V para alimentar o coletor dos TIPs 35C dos canais 3 e 4 e a outra com -20,5V para alimentar o coletor dos TIPs 36C do canal 1 e 2 culminam em um resistor de 5W e um Zener) fez com que a tensão nas portas dos canais estragados ficassem da seguinte maneira:

TIP 35C Canal 3 - 20,04V

TIP 36C Canal 3 - 20,35V

TIP 35C Canal 4 - -20,12V

TIP 36C Canal 4 - -20,08V

Como podemos vem, agora todos positivos...

O que isso pode indicar?

Abraço a todos!!

Postado em

Rapaz... que coisa bizarra... Vc retirou os TIPs das saídas, pra poder medir mais livremente?

Tira, e vai medindo a tensão na base de todos os transístores. Vai comparando entre o canal bom e ruim...

Qual o modelo dele? Vou tentar achar algum esquema.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...