Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

M.Vitor

Um "vale" No Grafico Do Winisd

Recommended Posts

Postado em

Galera, Para é a seguinte tempão longe do forum, foi enferrujando minha habilidades "foristicas" (rsrs)

MAs to com um probleminha aqui, Vou refazer a caixa do meu Cruzader, da linha antiga, do modelo de 600 RMS, de bobina dupla de 2 ohms cada, o modelo é:

HSW12CRD2

Até aí beleza, resolvi seguir a caixa dutada indicada no manual, 45 litros livres, e um duto de 10x20cm.

Tudo pronto, conversando com o Marconi, resolvi simular no WinISD. Daí hoje, como estou "leigo", devido ao tempo fora, pedi ajuda a um amigo aqui do forum, que notou que o grafico do Maximum SPL tava estranho, tava dando uma especie de Vale, entre as frequencias de 48 Hz (Pico) e 86 Hz.

E Segundo o Rangel, será uma diferença significativa nessas frequencias, o que me preocupou né, porque to saindo de uma caixa ruim, e entrar em outra errada, não dá certo! rsrs

MAs então Galera, Alguém sabe me explicar isso ? =/

Abraços! e Muito Obrigado!

Link do Grafico, pra quem quiser dar uma olhada:

maximumspljw1.th.jpg

OBS: Há suspeitas de dados incorretos =/

Postado em

Ah, Se Alguém, por acaso tiver o manual do modelo atual do meu sub:

o HSW12CRD2- 8.0, e tiver como me manda, ficarei agradecido, porque já to achando que tem informação errada nos parametros, mas eu não vou arriscar nada, vou esperar opiniões...

Valeu!

Postado em

isso é pq o maximum power handling tem esse mesmo vale! e o grafico de SPL max respeita essa potencia!

se o winisd acha q seu sub só vai aguentar 300WRMS a 70Hz ele vai plotar desse jeito no grafico de SPLmax!

confere o grafico de SPL que não vai ta assim!

agora, uma coisa eu não sei, se esse max power handling é realmente confiável...

Postado em
isso é pq o maximum power handling tem esse mesmo vale! e o grafico de SPL max respeita essa potencia!

se o winisd acha q seu sub só vai aguentar 300WRMS a 70Hz ele vai plotar desse jeito no grafico de SPLmax!

confere o grafico de SPL que não vai ta assim!

agora, uma coisa eu não sei, se esse max power handling é realmente confiável...

Hum, Você tem razão, o Grafico de Max Power também tem esse vale!

MAs como o WinISD tira essa conclusão do MAx Power ?

Po, ele tá subestimando a "power" do meu Sub !? O.O kkkkkkkkkkkk

Mas, agora é sério, ele se baseia em que, pra criar esse grafico de Max Power ?

MAs voltando ao meu "problema", isso significa que não há nada demais !?

Ele somente tem esse vale, devido ao grafico de Max Power ?

E tendo o Grafico de SPL uma aparência mais comum, está correto ?

-> vou dar uns prints aqui e já posto os gráficos!

Valeu SubSonic!

Brigadão!

Postado em

Esse vale todo é culpa da sua escolha por um pico tão acentuado. São 4dB de diferença. Se for pra ouvir só dance e axé creio que não terá muito problema não, mas se for pra ouvir música de verdade, a sua caixa vai ser o melhor exemplo de caixa de uma nota só. Neste caso o ideal é baixar essa sintonia (tente valores entre 35 e 45Hz, acima disso é besteira investir em subwoofers, já que um woofer faria melhor o papel). Experimente diferentes volumes também... não sei como foi simulada, mas tá meio com cara de caixa pequena + sintonia alta.

Outra coisa, pelo "jeitão" do gráfico, se você não usar um subsônico aí, pode dar adeus a este subwoofer.

Postado em
Esse vale todo é culpa da sua escolha por um pico tão acentuado. São 4dB de diferença. Se for pra ouvir só dance e axé creio que não terá muito problema não, mas se for pra ouvir música de verdade, a sua caixa vai ser o melhor exemplo de caixa de uma nota só. Neste caso o ideal é baixar essa sintonia (tente valores entre 35 e 45Hz, acima disso é besteira investir em subwoofers, já que um woofer faria melhor o papel). Experimente diferentes volumes também... não sei como foi simulada, mas tá meio com cara de caixa pequena + sintonia alta.

Outra coisa, pelo "jeitão" do gráfico, se você não usar um subsônico aí, pode dar adeus a este subwoofer.

:+1

Postado em
Galera, Para é a seguinte tempão longe do forum, foi enferrujando minha habilidades "foristicas" (rsrs)

MAs to com um probleminha aqui, Vou refazer a caixa do meu Cruzader, da linha antiga, do modelo de 600 RMS, de bobina dupla de 2 ohms cada, o modelo é:

HSW12CRD2

Até aí beleza, resolvi seguir a caixa dutada indicada no manual, 45 litros livres, e um duto de 10x20cm.

Tudo pronto, conversando com o Marconi, resolvi simular no WinISD. Daí hoje, como estou "leigo", devido ao tempo fora, pedi ajuda a um amigo aqui do forum, que notou que o grafico do Maximum SPL tava estranho, tava dando uma especie de Vale, entre as frequencias de 48 Hz (Pico) e 86 Hz.

E Segundo o Rangel, será uma diferença significativa nessas frequencias, o que me preocupou né, porque to saindo de uma caixa ruim, e entrar em outra errada, não dá certo! rsrs

MAs então Galera, Alguém sabe me explicar isso ? =/

Abraços! e Muito Obrigado!

Link do Grafico, pra quem quiser dar uma olhada:

maximumspljw1.th.jpg

OBS: Há suspeitas de dados incorretos =/

Cadê os parametros desse sub? vas, fs, qts,x max, no, re, le, etc...

Assim fica dificil pra qualquer programa simular.

Nem no site do fabricante diz.

Se alguem tiver posta aí pra simular no JBL pró, pra gente ajudar o amigo.

Postado em

Kleber, se não me engano, esses graficos são da caixa recomendada pela fabrica...

acredite se quiser...

Postado em

Kleber, se não me engano, esses graficos são da caixa recomendada pela fabrica...

acredite se quiser...

é, No Manual que tenho aqui diz ísso aí...

Simplesmente caixa de 45 litros, com um duto de 10x20cm

E deu nisso aí!

Rangel Me Ajudou aí, ele tava junto! Estranho né...

Vou dar um printi aqui no manual que tenho dele aqui e vou postar daqui a pouco! ;)

Postado em

hinorparametrosho2.th.png

Ta aí!

Quem quiser simular, os parametros estão aí!

Valeu, Galera!

Abraços!

EDIT¹: Em relação às musicas a serem tocadas, vão tocar em sua maioria dances mesmo, e essa caixa vai ser uma "quebra-galho"...Daqui um tempo, passo o sub pra frente! Não to gostando muito não! =/

EDIT²: O unico problema que vejo é os altos indices no grafico da excursão do cone, porém, já penso no subsonico, e também não vou botar muito potencia nele, já que é um simples quebra-galho. Devo usar um Pyramid nele...=/ rs

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...