Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

Escrevendo Artigos: Bateria

Recommended Posts

Pessoal pretendo iniciar uma séria de artigos a serem escritos com a ajuda da comunidade

 

Pensei em começar com o assunto de baterias, que é a usina de força para nossa paixão, pois sem bateria, sem som, sem carro...

 

 

Mandem links para artigos, textos, informação, etc sobre baterias

 

como é a especificação

como é fabricado

composição

como identificar problemas

etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha a aula de quimica voltando! :vts

obviamente p/ excelente motivo!

apoiado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, eu não tenho fontes escritas, mas conheço um cara que manja tudo de baterias, vou ver com ele se ele não está afim de escrever um artigo.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ae peagaah tu coinseguiu pega a manha de usa aquela tua bateria??

ou não deu problema nenhum qaunto carrega ela no alternador...

axo q seria uma boa tu mostrar como feis, como esta usando, e se fico bom ou não...

pq cá entre nós... aquela tua bateria é show pelo q ouvi vc fala no tópico q tu monto o seu som!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, eu não tenho fontes escritas, mas conheço um cara que manja tudo de baterias, vou ver com ele se ele não está afim de escrever um artigo.

 

:legal:

Opa, seria interessante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
upp

 

 

poderia incluir as baterias com gel. :vts

Opa, claro, um comparativo entre as baterias seria interessante.

 

Mas o principal do artigo seriam os diagnosticos e como cuidar de uma bateria

e menos sobre seu funcionamento.

 

Eu já tive 2 baterias a agua que foram pro saco e pra quem tem bateria a agua, é super importante saber como dar manutenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E as estacionárias... seriam citadas, nem q por curiosidade?! :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

realmente... bateria a água é complicado...

até hoje nunca encontrei alguém q realmente entendesse de como cuidar delas...

 

perdi uma de 70ah... mas a água estava boa... falaram q é de descarrega e carrega...

 

mas tenho outra q ta na ativa até hoje... da mesma marca... e usadas quase q paralelamente...

 

e a água dela estava bem baixa da ultima vez q abri... e até hoje problema algum...

 

to no aguardo pelo artigo pra ver se descubro o pq desse ocorrido...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ae marcelo

concerteza você ja tenha dado uma olhada nesse post...

mas como aqui é pra reunir informações ae está

http://stforum.com.br/index.php?act=ST&f=5&t=19916

 

edit:

 

não sei se é util... é mais voltado a pilhas... xD mas tb tem a cohecida bateria de chumbo q creio q seja a automotiva :legal:

http://www.hobbys.com.br/16umpoucobaterias.htm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E as estacionárias... seriam citadas, nem q por curiosidade?! :rolleyes:

esse eu nem conheço

que tal voce fazer uma pesquisa e postar aqui um texto sobre isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já comecei eheheh.

 

Aqui vai um link em PDF sobre conceito de uma bateria elétrica:

 

http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/circuitos...tos_simples.pdf

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Armazenamento_da_energia

Valeu

 

mas tente se aprofundar mais em baterias automotivas e informações baseadas na prática

 

Não estamos aqui pra montar uma bateria, mas entender o funcionamento básico para que não ocorra problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e ae marcelo

concerteza você ja tenha dado uma olhada nesse post...

mas como aqui é pra reunir informações ae está

http://stforum.com.br/index.php?act=ST&f=5&t=19916

 

edit:

 

não sei se é util... é mais voltado a pilhas... xD mas tb tem a cohecida bateria de chumbo q creio q seja a automotiva :legal:

http://www.hobbys.com.br/16umpoucobaterias.htm

Maravilha!

 

Excelente dica.

 

começarei compilando as informações

 

Quem puder buscar informações sobre baterias alternativas

de gel, de nobreak, etc. Agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

marcelo, não seria o caso de transferir agora esse tópico pro sub elétrica??

axo q o pessoal q gosta daria mais atenção pra ele lá...

e não fica perdido nessa infinidade de posts... pelo menos espero q não

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quem puder buscar informações sobre baterias alternativas

de gel, de nobreak, etc. Agradeço

Posso estar citando besteira Moti... mas o que me falaram é que esta "gel" é comumente utilizada pelos fabricantes de No Break pois não necessita estar "em movimento".

Existem correntes a favor e contra essa gel....

Tinha um brother que fez facu comigo que sacava muito do assunto.... preciso ver ser arrumo o e-mail do dito.

 

falaram q é de descarrega e carrega

Reza a lenda que precisou empurrar o carro mais que 4 vezes, já está detonando a bat.... sei lá, ditados de mecânicos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comentário interessante que achei no forum "Jeep 4X4" :

Galera, trabalhei na antiga Durex, lembram das famosas ? Hoje não são mais as mesmas, infelizmente....por isso entendo um pouquinho de baterias e creio poder ajudar....

Desde que Alexandre Volta inventou a pilha, muito pouco mudou.....por melhor que sejam, baterias são extremamente ineficiêntes e poluidoras....

Regra básica: Bateria + Eficiência = Tamanho reduzido

Sabem hoje quais são as baterias mais eficiêntes do mercado ? As de celular....mas infelizmente precisaríamos de uma ton delas pra ligar um carro....

Curiosidades a parte, voltemos a questão....

As melhores baterias pra aplicação que a galera discute aqui, e que podemos encontrar no Brasil são as de veleiros e lanchas...além de terem uma proteção contra corrosão muito maior, possuem um regime de carga e descarga muito melhor. Mas são caras....

Existem as Optma que são uma boa opção e acho que no ML devem ser encontradas....a galera do som automotivo, usam umas bem legais, mas sem as curvas técnicas de cada modelo, fica difícil dizer qual é melhor que qual....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

as baterias spyder nitro são um exemplo q a eficiencia ta aumentado no mercado, o tamanho delas 'e reduzido e com grande correntes nominais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
as baterias spyder nitro são um exemplo q a eficiencia ta aumentado no mercado, o tamanho delas 'e reduzido e com grande correntes nominais.

Opa, poderia postar dados que comprovem essa afirmação?

é bom pra ilustrar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no site nao tem monstrando muitas informações, mas vou comparar com a outra que existe no mercado

 

Bateria Impact SPL700 90ah

 

 

 

Tensão Nominal = 12 Volts

Capacidade Nominal = 90 Amp. hr

Capacidade de Pico = 700 Amp. hr

Reserva de Capacidade = 130 min.

Comprimento = 286mm

Largura = 173mm

Altura = 180mm

 

 

Bateria nitro 750 90ah

 

 

- Tensão Nominal: 12 v

- Capacidade Nominal 90A/h

- Corrente de Pico 750 A

- Capacidade de Reserva 135 min.

 

DIMENSÕES

A - 175mm

B - 172mm

C - 265mm

 

 

 

comparando a correnTe de pico, capacidade de reserva e as dimensões ja da pra Ter ideia, não é grande coisa mais ja é o primeiro passo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara,,, eu queria informações sobre as estacionarias,, u que as torna diferente,, tava aguardando alguem posta,,mais ja que vc teve iniciativa,,,vo procura me informa,, e posto tudo aqui,,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema dessas baterias "de som" é que a capacidade de pico é menor que uma boa bateria comum. Além de dependerem de manutenção.

 

Creio que a maior diferença esteja nas medidas dos vasos, mas não tenho certeza.

 

Quanto às estacionárias, pelo que sei, são baterias comuns, porém muito maiores, feitas para máquinas elétricas ou que dependam de muita carga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... depois de alguma pesquisa, aí vão meus 10 centavos (algumas partes escritas por mim, outras copiadas dos sites relacionados, com adaptações).

 

marcelomoti também editando

 

bateria.jpg

 

DEFINIÇÕES

 

A bateria é um acumulador Chumbo-Ácido capaz de transformar energia química em energia elétrica e vice-versa, em reações quase completamente reversíveis, destinada a armazenar, sob forma de energia química, a energia elétrica que lhe tenha sido fornecida e restituí-la em condições determinadas. Utiliza materiais ativos nas reações químicas, que são o chumbo (nas placas) e o eletrólito, que é uma solução de ácido sulfúrico.

 

As placas são designadas pelo sinal ( + ) e ( - ), ou sejam placas positivas e placas negativas respectivamente.

 

ELEMENTO ou VASO: É um acumulador, um conjunto de duas ou mais placas de polaridades opostas, isoladas entre si e banhadas pelo mesmo eletrólito, num mesmo recipiente.

 

BATERIA: É o conjunto de elementos (vasos) interligados em série ou paralelo. Uma bateria automotiva é composta por 6 vasos internos ligados em série.

 

De acordo com sua utilização existem:

Acumuladores ESTACIONÁRIOS (ciclo profundo)

Acumuladores TRACIONÁRIOS

Acumuladores de ARRANQUE (ciclo profundo)

 

As baterias automotivas são baterias de ARRANQUE. Tanto a bateria de Arranque quanto a Estacionária (também chamada de Bateria de Ciclo Profundo) são baterias de ácido-chumbo, que usam exatamente a mesma química para sua operação. A diferença está na maneira como as baterias otimizam seu projeto.

 

Uma bateria de arranque foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente por um curto período de tempo, necessária para ligar o motor durante a

partida do carro. Depois que o motor estiver ligado, o alternador oferece toda a energia que o carro precisa e, com isso, uma bateria de carro pode passar todo o seu

tempo de duração sem ter usado mais de 20% de sua capacidade total. Usada dessa maneira, uma bateria de carro pode durar vários anos, geralmente 2 anos. Para obter uma grande quantidade de corrente, uma bateria de carro usa placas finas para aumentar sua área de superfície.

 

Uma bateria ESTACIONÁRIA (ciclo profundo) foi projetada para oferecer quantidade constante de corrente por um longo período de tempo e também foi projetada para ser descarregada completamente várias e várias vezes (algo que arruinaria uma bateria de carro rapidamente). Para conseguir isso, uma bateria de ciclo profundo usa placas mais espessas.

 

De acordo com suas características elétricas:

- Acumuladores de resistência interna normal

- Acumuladores de resistência interna baixa

- Acumuladores de resistência interna muito baixa (baterias de alta performance)

 

 

bateria.jpg

 

 

bateria.jpg

 

ESTRUTURA DAS BATERIAS

 

- Placas : Positivas e Negativas

- Separadores (entre cada placa positiva e negativa de um vaso)

- Eletrólito (Solução da bateria)

- Recipiente (Caixa que contém a estrutura da bateria, separada em 6 vasos nas - baterias de 12V)

- Conexões (Interligam as placas em série)

- Suportes (seguram as placas e conexões)

 

pg04b.jpg

 

pg05a.jpg

 

Eurobat.jpg

 

<procurar foto ilustrativa>

 

Separadores:

 

As placas devem ficar o mais próximo possível reduzindo ao mínimo a resistência interna e as dimensões dos elementos, aumentando a capacidade da bateria e

reduzindo o espaço ocupado. Para evitar um curto-circuito, entre as placas negativas e positivas, se introduz lâminas de material poroso, denominados

separadores. Assim, os separadores protegem as placas de polaridade oposta contra os curto-circuitos. Os separadores são fabricados de material isolante e anti-ácido.

 

Eletrólito:

 

O eletrólito nas baterias CHUMBO-ÁCIDO é sempre uma solução de ácido sulfúrico diluída. O eletrólito de densidade mais baixa (menor quantidade de ácido) é preferível, pois haverá menos ação local nas placas negativas, bem como vai impor menor carga nas placas positivas, e haverá menor ataque do ácido nos separadores. Já o eletrólito de densidade maior (maior quantidade de ácido) aumenta a capacidade do acumulador e amplia a característica da tensão descarga, especialmente em descargas mais rápidas.

 

Uma densidade maior do eletrólito permite uma utilização com menor volume do eletrólito reduzindo peso, volume e custo por elemento. Este é um dos princípios

das baterias de alta performance, conhecidas como "baterias para som".

 

Devo sempre colocar água ou solução com ácido?

- Utilize sempre solução de água destilada. Água da torneira tem elementos que podem grudar nas placas e diminuir a vida útil;

- Soluções com ácido podem danificar as placas;

- Pode-se colocar água da chuva também;

 

caplevel.jpg

Quanto de água devo colocar?

- A água núnca deve atingir a tampa da bateria, deve-se deixar um espaço de folga.

- Água demais pode vazar, e o líquido que vaza é uma mistura de água com ácido que irá corroer partes metálicas do carro.

 

O que acontece quando o nível de água esta baixo?

Dois sérios problemas ocorrem quando a água atinge um nível muito baixo. Há um aumento de calor e deterioração das placas da bateria. Isto impede a bateria de carregar e destrói as placas. Igual quando há um sobrecarregamento esta destruição irá acontecer em 5 meses.

 

 

 

CARACTERÍSTICA DOS ACUMULADORES

 

Tensão : Depende somente das propriedades físicas e químicas dos materiais ativos, e independente da quantidade de matéria ativa presente. A tensão de uma bateria é equivalente à soma da tensão dos vasos presentes nela (6 vasos, no caso das baterias de 12V automotivas).

 

Resistência interna : Influi na corrente fornecida pelo acumulador e na tensão. A resistência interna depende dos terminais, das ligações dos bornes, do material ativo, dos separadores, do eletrólito, bem como da resistência de contato do material ativo com o eletrólito.

 

Capacidade : Pode ser expressa em ampere-hora ou watts-hora, sendo universalmente adotado a unidade de ampere-hora (A/h), que podemos simplificar dizendo que é a quantidade de corrente que pode ser consumida num período de 1 hora, até que ela atinja uma tensão de 9.6V (cerca de 20% abaixo da tensão nominal de uma bateria de 12 Volts).

 

Ex: Uma bateria de 45 A/h, consegue fornecer 45A durante uma hora até que a tensão atinja 9.6Volts.

Ex: Se exigirmos 10A da bateria, e ele demorar 4 horas para chegar na tensão de 9,6Volts, indica que a bateria tem 10A*4h = 40Ah de capacidade.

Esta mesma bateria, se exigirmos 40A, vai durar apenas uma hora para que atinja 9,6 Volts. Se exigirmos 80A, vai durar apenas meia hora.

 

 

RC (Capacidade de Reserva ou Reserva Capacidade): o número de minutos que a bateria pode fornecer 25 amperes até atingir uma tensão final de 10,5 V a 27 o C.

Ex: Se uma bateria tem Capacidade de Reserva de 120 minutos. Indica que pode fornecer 25A por 120 minutos até atingir a tensão de 10,5 Volts.

 

Habilidade de Descarga (ou corrente de partida): É a habilidade da bateria fornecer uma determinada corrente sem uma queda de tensão apreciável, que também pode ser definida como a corrente em amperes que o acumulador pode fornecer partindo dele completamente carregado até a queda de tensão, num regime de descarga de 1 segundo. Serve para analisarmos a corrente de partida de um carro.

 

CCA (bateria de partida a frio): o número de amperes que a bateria pode produzir (a 0º C) durante 30 segundos.

 

 

 

Em geral, uma bateria estacionária terá duas ou três vezes a RC de uma bateria de carro (de arranque), mas fornecerá apenas metade ou três quartos dos CCAs. Além disso, uma bateria de ciclo profundo pode suportar centenas de ciclos de descarga e recarga, enquanto uma bateria de carro não foi projetada para ser totalmente descarregada.

 

 

REGIMES DE CARGA

 

- Carga com corrente constante (conhecido como "carga lenta");

- Carga com tensão constante (conhecido como "carga rápida");

- Carga com tensão constante modificada;

- Carga de compensação (flutuação);

- Carga de equalização;

 

Em um automóvel, o sistema de carga utilizado é a carga de compensação (ou regime de flutuação).

 

A melhor carga é a carga lenta.

 

CARGA DE COMPESAÇÃO ( TRICKLE CHARGE )

 

Os métodos de carregamento até agora mencionados ( 1ª, 2ª e 3ª ) são aplicáveis somente quando a bateria está desligada do carro. Atualmente se utiliza em grande amplitude deixar a bateria em paralelo com o carregador (alternador, no caso de um carro) e o consumidor (o próprio carro). A bateria fornece corrente ao consumidor em pequena quantidade ou em emergência e recebe uma corrente apenas para compensar as perdas. Mantém-se assim a bateria sempre carregada. O sistema de carregamento é do tipo de tensão constante.

 

 

P10-2s.jpg

 

CARREGADORES DE BATERIA

 

Para carregar uma bateria é necessário dispor de uma fonte de energia elétrica cuja tensão seja superior a tensão da bateria em circuito aberto (14,4V no caso de automóveis), e cuja polaridade não se inverta, ou seja uma fonte de corrente unidirecional ou contínua.

 

No processo de carga, a bateria esquenta e libera gases derivados do ácido sulfúrico, portanto é recomendável deixá-lo em local arejado.

 

A corrente de carga, em Ampéres (A), deverá corresponder a 10% da capacidade nominal da bateria, em Ah. Por exemplo, para uma bateria de 75Ah, a corrente de carga deve ser de no máximo 7,5A.

 

Quando baterias de capacidades diferentes forem carregadas em série, limitar a corrente pela bateria de menor capacidade.

 

A temperatura da bateria em carga nunca deve ultrapassar os 60ºC. Caso ocorra, reduzir à metade a corrente de carga.

 

A bateria estará plenamente carregada quando apresentar a mesma tensão em 3 leituras consecutivas, realizadas com intervalos de uma hora.

 

 

 

PRINCIPAIS DEFEITOS QUE OCORREM NAS BATERIAS

 

 

Uma bateria tende a apresentar a redução de sua capacidade com o passar do tempo. Essa redução é ocasionada por alterações em sua estrutura física ou química, que podem ser causadas pelo uso normal, ou por eventos que causam danos rápidos às baterias, como o curto-circuito, descargas excessivas (uma bateria automotiva deve ser descarregada até 20% de sua tensão nominal, no máximo), cargas fora das especificações, baixa concentração de ácido, entre outros. Os principais defeitos que surgem nos acumuladores de chumbo e causam queda na performance são os seguintes:

 

Acumuladores Atrasados

 

Todos os acumuladores de uma bateria devem trabalhar igualmente. Se um acumulador se descarrega mais rapidamente que os demais de uma mesma bateria, neste caso, a eficiência da bateria é determinada pelo acumulador atrasado.

 

Sulfataçao das Placas

 

No processo de descarga de um acumulador se forma o sulfato de chumbo nas placas positivas e negativas. Este é um fenômeno natural da descarga. Durante a

carga do acumulador, o sulfato se converte facilmente em matéria ativa. A sulfatação das placas se considera com defeito quando as placas descarregadas não se carregam mais, ao passar pelas mesmas uma corretne normal durante um determinado tempo.

 

Curto-Circuito interno

 

Os curto-circuitos internos podem ocorrer por vários motivos: por deteriorização de um ou vários separadores entre as placas positivas e negativas; por sedimentação dos materiais no fundo dos recipientes; por formação de dendritas do lado do chumbo.

 

Corrosão da Grade das Placas Positivas

 

Durante a carga de um acumulador, o sulfato de chumbo formado do material da grade (um dos componentes da placa), se transforma em peróxido de chumbo. Este processo de formação reduz o tempo de vida do acumulador. A perda prematura da placa ocorre quando entre o peróxido de chumbo e a grade de chumbo existe grandes espaços cheios de eletrólito.

 

Crescimento e Dobramento das Placas Positivas

 

A inobservância das regras, fornecidas pelos fabricantes, para utilização, processo de carga e descarga, causa e mudança das dimensões das placas positivas bem como sua curvatura.

 

Perda do Material Ativo

 

Este fenômeno é uma das causas da prematura inutilidade do acumulador de chumbo. Consiste principalmente do desprendimento do peróxido de chumbo das grades em forma de finos cristais ou grãos, cujas dimensões alcançam até 0,1 micron.

 

Impurezas no eletrólito

 

A impurificação do eletrólito com agentes extranhos, principalmente sais metálicos e substância orgânicas, aumenta em grau considerável a corrosão das grades. As medidas para evitar este fenômeno são simples e se reduzem utilizando ácido sulfúrico puro, para acumuladores, e água destilada na preparação do eletrólito. Algumas impurezas são mais nocivas tais como o cloro, o ferro e os óxidos de nitrogênio.

 

 

BATERIAS PARA SOM AUTOMOTIVO

 

Apesar de não serem ideais para esta aplicação, por não serem do tipo estacionário (que permitem um ciclo maior de carga e descarga sem dano à bateria), as baterias de som automotivo possuem capacidade de reserva maior, graças à utilização de eletrólito com maior densidade e à utilização de placas mais próximas. Com isto a bateria ganha maior capacidade de fornecimento de corrente, mas também sofre com maior desgaste. Para sistemas de trio-elétrico, o ideal é que se utilize baterias estacionárias, muito utilizadas em barcos.

 

CUIDADOS COM INSTALAÇÃO

 

Utilize sempre em locais ventilados. Por possuir ácido e sofrer reação química, gases de ácido sulfúrico podem ser eliminados pela bateria. Deve-se também evitar virar a bateria, pois o ácido pode vazar.

 

Com qual freqüência devo checar a água da bateria?

Uma vez a cada 3 a 6 meses é o suficiente para checar se o nível da água diminuiu. Locais mais quentes requerem uma checagem mais frequente.

 

Tem alguma importância usar água da torneira ou água destilada?

Você precisa usar água destilada por causa do mineral contido na água da torneira. Nossa água contém uma grande quantidade de lima. A lima impregna o compartimento da bateria causando problema nas células da bateria que inibe a correta atuação do ácido no eletrólito.

 

 

Como eu posso estender a vida da bateria?

- Faça inspeções freqüentes do nível da água.

- Tenha certeza que os pólos e as garras da bateria estejam limpos.As pontas podem ser limpas com uma escova de aço. ou um produto para limpar contato.

- Tenha certeza que sua bateria esteja instalada corretamente, Ex: as presilhas que seguram a bateria no veículo devem estar bem presas impedindo que a bateria pule ou vire de lado. Os solavancos que uma bateria recebe, especialmente quando usadas em buracos, trilhas, irá consumir 6-8 meses da vida da bateria.

- Instale uma bateria correta para atender as necessidades de energia do seu veículo, é melhor ter uma capacidade de reserva do que ter uma bateria pequena.

Quando deixar o veículo parado por longos períodos de tempo, em fez de ficar ligando o veículo por 20 minutos 1 vez por semana , você pode ligar um carregador de bateria Inteligente, que evitará da bateria perder a capacidade de armazenamento e prolongará a vida útil dela. Exemplo: Expertcharger COMPACTO C-12 http://expertcharger.com/c12.htm

- Evite de dar cargas em carregadores de Auto Elétrico, pois como eles tem sempre vários clientes, não podem deixar a bateria carregando com a amperagem ideal, forçando uma carga rápida, aquecendo as placas que irá perder em 10% o poder de armazenamento da bateria.

- Evite Fazer "chupetas" ou cabos de transferência, ou dar trancos no carro, pois o alternador é forte e quando a bateria está bem fraca ele irá carregar muito rápido a bateria, que também irá reduzir a vida da bateria. Este procedimento só deve ser usado em emergência. Veículos que por exemplo tem o alternador danificado, e o motorista dá tranco para pegar o carro (ou faz uma "chupeta") após umas 10 vezes , mesmo ele arrumando o alternador provavelmente terá que trocar a bateria. Isto é muito comum.

 

 

Bateria de GEL

 

OptimaRedTopSM.jpg

Utilizado em pickups, pois podem funcionar até deitadas.

 

 

Perguntas a serem respondidas:

qual bateria eu compro pro meu carro?

por que minha bateria não carrega mais?

de quanto em quanto tempo preciso dar manutenção?

utilizo agua ou acido?

bateria normal ou de prata?

bateria selada ou de agua?

bateria de gel é melhor?

bateria de no-break, qual a diferença?

que tipos e marcas de baterias temos no mercado?

diferença de polaridades? positivo esquerdo ou direito? o que é isso?

 

 

Baterias Optima

 

As baterias Optima são formadas por 6 vasos de alta eficiencia. Cada vaso contem o mais puro chumbo alternado com fibra de vidro absorvente enrolados em espirais.

A vida útil chega a ser duas vezes maior que uma bateria normal. E o tipo de bateria é o de ciclo profundo, indicando que a bateria pode ser descarregada totalmente e depois carregada sem perder suas propriedades químicas.

 

Devido a sua estrutura e componentes, a bateria possui uma resistência interna muito baixa, isso indica alta eficiência. Essa eficiência se dá pela grande área de placas enroladas, suportadas por placas finas e material ácido pastoso. Possibilitando realizar uma carga completa em uma hora.

 

As baterias de ciclo profundo, pode ser repetidamente descarregadas (pouco abaixo de 10,5 Volts) e carregadas repetidamente sem falhas. Baterias de ciclo profundo são recomendadas para uso em sistemas que não possuem recarga constante.

 

Algumas vantagens:

- fornece altos picos de corrente

- dura duas vezes mais que as baterias convencionais

- funciona tanto em clima quente ou frio

- funciona de lado ou de ponta cabeça

- 14 vezes mais resistente a vibração que as baterias normais

- mais corrente em uma embalagem menor

- segura a carga em longos periodos sem uso

 

Algumas observações:

- as placas de chumbo puro são fixas, impossibilitando que uma placa encoste em outra

- por ter placas mais puras, elas corroem menos

- não necessita manutenção

- utiliza solução ácida mais forte que as baterias normais

- ideal para ser utilizada em equipamentos móveis sem recarga automática

-

 

 

Baterias de Gel

 

As baterias de gel apenas trocaram o ácido líquido para uma solução pastosa do ácido, possibilitando utilizá-la de lado, evitando problemas com trepidações.

Mas isso não implica necessariamente em melhoria no desempenho ou eficiência.

 

Bibliografia:

 

http://www.altatensao2001.hpg.ig.com.br/baterias.htm

How Stuff Works - http://carros.hsw.uol.com.br/questao219.htm

 

http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produ...728_04_2007.pdf

 

http://www.bateriaimpact.com.br/index.htm

 

 

http://www.acdelco.com.br/linha.do?id=1

 

http://www.moura.com.br/site_pt/produtos.p...oduto1&sub=home

 

05/09/2007 Liberado uso do artigo EXPERT CHARGER by SPYDER SHOPP

http://guia.mercadolivre.com.br/cuidar-bat...motivo-5924-VGP

 

http://guia.mercadolivre.com.br/glossario-...kaposs-8106-VGP

 

Bom artigo sobre bateria automotiva

http://www.atel.com.br/atelhtm/info/bateria.html

 

Artigo em ingles explicando a estrutura da bateria

http://www.batterycouncil.org/made.html

 

Bateria inteligente Moura revoluciona mercado

12/08/2004 - redação

http://www.carros.com.br/icarros/noticias/...icia.jsp?id=944

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[-] fico muito bom!!!

 

esse site q tu uso how stuff works é muito bom!!!

até professor da minha faculade fala para os alunos pesquisarem lá... xD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Kleber! é um ótimo começo, assim que der tempo eu vou revisar e acrescentar algumas coisas ou fazer comentários.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...