Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

verdiani

Trabalhando A Porta...

Recommended Posts

Tenho visto como consenso o uso de manta asfáltica nas portas com o objetivo de tirar o máximo dos mids instalados na porta....

Fiquei fosforilando um pouco e tentando calcular (ainda que de maneira bem vaga) quantos litros "cabem" numa porta...

Meu raciocínio foi o seguinte: Numa caixa pra sub (selada ou dutada) a litragem errada pode matar o grave, a excursão , etc...

Temos (digo pelo que eu vi) usado a "mesma porta" e portanto a mesma litragem para qq mid colocado na porta...

E outra dúvida: Alguem olha o Qts antes de colocar o mid na porta (acho q a grande maioria seria free-air... Todo free-air se beneficia de uma caixa? - isso to perguntando, não sei dizer)

Alguem já se preocupou com isso, ou alé da manta usar

-fibra de silicone para "aumentar" a porta, ou

-espuma expansiva pra diminuir????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fibra de silicone?? Nunca tinha ouvido falar nisso.

A respeito do volume recomendado para os mids, é praticamente impossível acertar sempre; quem faz instalações decentes preocupa-se em deixar o melhor possível dentro das modificações permitidas (pelo dono e/ou entidade julgadora - no caso de campeonatos) ao carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Fibra de silicone é semelhante a lã de vidro (visualmente, ao toque é diferente)

Serve pra forrar internamente a caixa voce "ganha alguns litros".

O que eu quis dizer é q se gasta uma pusta grana no som, cabo , falante, etc, e por uma "litragem" errada da porta vc mata o mid...

Não to querendo uma porta com 14,34543566l, mas saber se uma porta de carro (ado meu focus, por exemplo) tem, sei la 15l (Não faço ideia, chute) e meu mid casa com 12, se vai compensar usar um pouco de espuma, por exemplo...

O quanto essa "afinação" da litragem é valida / perceptvível???

Até pq, sei la se uma porta tem 6, 7 litros, as vezes se tira melhor resposta de um mid de 5 q um de 6 (mesma marca, parametros, etc) apenas pela litragem da porta...

Entenderam minha dúvida?

Compartilhar este post

Link para o post

A manta asfáltica, ao contrário do que se pensa, não serve pra transformar a porta numa caixa selada. Nos carros, a parte interna da porta é revestida com um plástico... esse plástico é a única coisa que separa a frente do fundo do falante, o que explica a baixa eficiência nos graves. É tudo cancelamento mesmo. A manta reduz drásticamente estes cancelamentos, por fechar a frente do fundo. O que se tem de perda é por conta dos materiais, a manta e a prórpia lata, que vibram dissipando energia.

Em relação a espumas, bem, elas são absorventes. Vc pode ganhar em extensão utilizando-as pra simular um maior espaço, mas perde bastante em SPL, e pode ganhar uma resposta irregular, dependendo do material e da densidade utilizados. Além disto, utilizá-los dentro das portas não é correto, já que ali dentro corre água...

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, valeu kleber...

Fiquei com essa impressão pq no tutorial do autosom fala pra aplicar "como se fosse selar a porta" , interpretei como uma caixa selada...

Partindo desse princípio , se fosse possivel o ideal seria entao uma "lamina" de MDF (por exemplo) separando o interior da porta da parte interna do carro, com o falante nela?.....

Voce falou da questao da parte interna da porta, mas se usa também na lata (externa, pelo lado de dentro), certo? mesmo principio?

Por isso se usa 2/3 camadas na interna e apenas uma na lata?

Compartilhar este post

Link para o post

Estive pensando,uma porta depois de tratada com manta,se não ficaria melhor, passar resina por cima da manta,seria benéfico ou não surgeria efeito algum? pasmafaute

Amanhã vou atrás de comprar a manta.

Compartilhar este post

Link para o post

A quantidade de camadas de manta a ser aplicada nas portas vai conforme o dono do carro; quanto mais aplicar, melhor (em tese), porém, mais pesadas ficarão as portas, reduzindo a vida útil das dobradiças.

Não dá pra fazer milagre não; se não me engano, teve um caboclo de BSB que tascou fibra de vidro nas portas pra "vedar" (usando o mesmo princípio da manta), e disseram que ficou muito bom.

Quanto à diferença de volume das portas, dá pra aumentar ou diminuir usando espuma ou afins, mas terás os problemas citados pelo Kleber.

Se for adepto de modificações extravagantes, poderá colar uns tocos de mdf por dentro do forro pra ir diminuindo (se esse for o caso) o volume das portas até chegar o mais próximo possível do desejado; pode também colar, além dos tocos de mdf, um pouco de espuma pra rezudir reflexões acústicas internas aos forros das portas.

edit: a idéia de colar tocos de mdf também acaba sendo não muito viável, pois 1 litro de mdf deve pesar um bocado!! :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:
A manta asfáltica, ao contrário do que se pensa, não serve pra transformar a porta numa caixa selada. Nos carros, a parte interna da porta é revestida com um plástico... esse plástico é a única coisa que separa a frente do fundo do falante, o que explica a baixa eficiência nos graves. É tudo cancelamento mesmo. A manta reduz drásticamente estes cancelamentos, por fechar a frente do fundo. O que se tem de perda é por conta dos materiais, a manta e a prórpia lata, que vibram dissipando energia.

Então Kleber, baseado neste princípio, mesmo nos carros com portas "seladas" como o Polo, Golf e etc, seria interessante então colocar a manta do mesmo jeito... correto ??

Só se eu entendi errado...

pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Bem lembrado... eu ia comentar/perguntar isso....

Ja vi muita gente falando q o Golf é um dos melhores carros pra som, e so quando vi uma porta desmontada entendi por que....

Agora ja que estamos elocubrando, levantaram a lebre da resina... Eu teria outra idéia: acrílico!

O.O

Dependendo da espessura, fica leve, não daria pra por uma lâmina de acrílico internamente na porta? Ou ainda compor placas pequenas de acrílico com resina ou manta ??

:pirou:

Meio estranho, acho q naum , ne? Deve vibrar muito, mas ja vi uma caixa pra sub de acrilico (mas devia ter uns 20 mm de espessura)

Ou talvez procurar um serralheiro automotivo, Cortar uma chapa de metal nas medidas da forração interna da porta (interiça, só com os furos originais) e ai usar apenas uma camada de manta??? Ficaria menos pesado?

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:

Ja vi muita gente falando q o Golf é um dos melhores carros pra som, e so quando vi uma porta desmontada entendi por que....

Golf, Polo, Audi... todas assim.

Mês que vem partirei para a manta do mesmo jeito então....

Compartilhar este post

Link para o post
  beraldo disse:
  verdiani disse:

Golf, Polo, Audi... todas assim.

Mês que vem partirei para a manta do mesmo jeito então....

Falam bem das portas dos Palio e derivados tbm. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
  cgw disse:
Falam bem das portas dos Palio e derivados tbm. :legal:

Ok... hehehe... é que eu não conheço as portas do Palio e Cia. Alguns da GM parecem queijo suíço !!

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Tive um palio antigo (1º modelo)... porta bem vazada....

Ja tive citroen (xsara), vazada

Minha mulher tem um C3... vazada

Hj tenho um Focus.... vazada (e num tem lugar pra TW no carro!)

O Golf é um belo carro, mas o valor do segura mata!!! Affffff

Compartilhar este post

Link para o post

o palio novo ta com uma porta bem legal!

na verdade com ou sem manta a porta continua infinite baffle (ou perto disso) a idéia é realmente separar as fases frotal e de trás do falante, nisso creio q selar totalmente o lado da porta com fibra seria uma idéia interessante sim... mas pra esse trampo todo, faz logo um doorpod ou pesinho e pronto!

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:

Em relação a espumas, bem, elas são absorventes. Vc pode ganhar em extensão utilizando-as pra simular um maior espaço, mas perde bastante em SPL, e pode ganhar uma resposta irregular, dependendo do material e da densidade utilizados. Além disto, utilizá-los dentro das portas não é correto, já que ali dentro corre água...

Kleber.. vc acha q seria possível um "door pod interno"? Tipo uma caixa de fibra moldada DENTRO da porta? sei q vai dar MTO trabalho.. mas.. daria certo?! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
  blOom disse:
  Kleberlpa disse:

Kleber.. vc acha q seria possível um "door pod interno"? Tipo uma caixa de fibra moldada DENTRO da porta? sei q vai dar MTO trabalho.. mas.. daria certo?! :rolleyes:

E o espaço do vidro?

Compartilhar este post

Link para o post

gente... todo esse esforço não eh muito molho pra pouco peixe????

pra que gastar TANTO na porta que é um ambiente conhecidamente FALHO, sento q vc pode partir para pesinhos/doorpods q terão COM CERTEZA um rendimento mto superior???

eu me lembro de um veeeelho user, dos tempos q eu entrei no forum, que tinha um golf, e ja tinha feito DE TUDO nas portas dele e se rendeu aos pesinhos, no fim das contas ele gastou mais nas portas q nos pesinhos e as portas foram dinheiro botado fora!

acho q eh mto esforço pra não se chegar a um ponto satisfatório (eu sei, satisfação é subjetiva, mas eh TAMBEM progressiva!)

Compartilhar este post

Link para o post
  SubSonic disse:

pra que gastar TANTO na porta que é um ambiente conhecidamente FALHO, sento q vc pode partir para pesinhos/doorpods q terão COM CERTEZA um rendimento mto superior???

eu me lembro de um veeeelho user, dos tempos q eu entrei no forum, que tinha um golf, e ja tinha feito DE TUDO nas portas dele e se rendeu aos pesinhos, no fim das contas ele gastou mais nas portas q nos pesinhos e as portas foram dinheiro botado fora!

acho q eh mto esforço pra não se chegar a um ponto satisfatório (eu sei, satisfação é subjetiva, mas eh TAMBEM progressiva!)

Acho q isso acontece pq os pezinhos geralmente ocupam muito espaço... sei q isso tb é questão de costume, mas sabe como é brasileiro, né! Ñ desiste nunca!

Compartilhar este post

Link para o post
  SubSonic disse:

Acho q lembro dessa história, e inclusive disse q nem ocupou tanto espaço...

Não lembro o kit, mas nao foi um q fechou a litragem entre 2,4 e 2,8 , algo assim???

(antes do fórum mudar da era pezinho pra era bota 7 léguas :vts )

EDITADO :

Subsonic, se acabamos usando 2, 3 camadas de manta na parte interna (tipo quase 1 cm), não seria viável uma prancha de acrílico de 4mm, por exemplo? Mais leve q mdf... Só fosforilando...

Compartilhar este post

Link para o post
  Alves disse:

Ja tive uma ideia, que quase levei a cabo no Xsara, mas é inviável no focus...

Fazer o doorpod parte interno a porta, parte externo, focando...

Imagine um tubo em U , correndo metade dentro da porta, metade pra fora, focando pra posição de escuta

Dependendo se a parte interna da porta fosse algo mais fina, limitaria um pouco descer o vidro, mas por outro lado, vc economiza espaço interno do carro....

Entenderam?? :unsure:

Compartilhar este post

Link para o post
  verdiani disse:

Acho q lembro dessa história, e inclusive disse q nem ocupou tanto espaço...

Não lembro o kit, mas nao foi um q fechou a litragem entre 2,4 e 2,8 , algo assim???

(antes do fórum mudar da era pezinho pra era bota 7 léguas :vts )

EDITADO :

Subsonic, se acabamos usando 2, 3 camadas de manta na parte interna (tipo quase 1 cm), não seria viável uma prancha de acrílico de 4mm, por exemplo? Mais leve q mdf... Só fosforilando...

acho q poderia usar o MDF mesmo, ou MDF resinado pra impermeabilizar... creio q seja BEM mais facil de trabalhar que o acrilico...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa sub!... Bem pensado, tal qual caixas mistas...

So falta achar uma cobaia...

Compartilhar este post

Link para o post
  Kleberlpa disse:

Então quer dizer que na porta do fusca que já tem um duratex de 6mm vedando totalmente a parte interna do falante da parte externa do mesmo, nesse caso só teria que tratar a parte externa da pota ???? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
  thiago_mansur disse:
  Kleberlpa disse:

Então quer dizer que na porta do fusca que já tem um duratex de 6mm vedando totalmente a parte interna do falante da parte externa do mesmo, nesse caso só teria que tratar a parte externa da pota ???? :huh:

A manta no forro vai ajudar a eliminar vibrações... pode se rbem interessante utilizá-la também.

Compartilhar este post

Link para o post

eu tava com essa ideia em mente.

Estou esperando o carango ficar pronto e vou ver o que faco. (estou reformando um gol 86 GT)

A ideia do cano de PVC foi otima. Nem tinha pensado nisso.

Sexta to indo na oficina ver o carro e vou ver se levo um cano de 5" pra ver o que consigo dentro da porta.

Ate porque o carro tem quebra vendo, e embaixo dele tem um vao ate bacana. livre de maquinhas do vidro e tudo mais. Como a porta ta toda desmontada vou ver se compensa fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...