Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Takao®

Qual Gasta Mais Combustivel

com qual jogo vcs acham qe gasta mais combustivel?  

46 votos

1. 1. com qual jogo vcs acham qe gasta mais combustivel?

• originais aro 13 pneus 165/70 pirelli
      6
    • aro 15 pneus 195/50 continental
      32

Recommended Posts

Postado em

bom estou andando a um tempo ja com as 15..........

e notei diferença no consumo do combustivel, andando sempre pelo mesmo trajeto, do mesmo jeito, as vezes na manha as vezes pé embaixo.

obs: os dois jogos de rodas são de ferro..

depois falo como foi o consumo.....

alguns acreditaram outros não.....

pode ser por causa do composto do pneu....

ou algum outro fator.

Bom antes eu andava com as 13 fazia 6,5 a 7 km/l.

agora com as 15 por incrivel que pareça ele fez 8,5 km/l

estou com meio tanque ainda para poder fazer a segunda medição.

assim que abastecer coloco o resultado.

Postado em

Não devido às rodas, mas aos pneus mais largos necessários, o 195 consome mais que 165, com certeza.

Já teste 145 e 185 em um Corsa Wind. Com 145 ele fazia 50 km a mais em média com 1 tanque de gasolina.

Postado em
Não devido às rodas, mas aos pneus mais largos necessários, o 195 consome mais que 165, com certeza.

Já teste 145 e 185 em um Corsa Wind. Com 145 ele fazia 50 km a mais em média com 1 tanque de gasolina.

com certeza, o diametro da roda, dependendo o perfil não muda... ou se muda a diferença nao eh das maiores

no meu caso eu mudei de pneu r'14 185 65 pra r16 205 50

edit: mas agora fiquei na duvida, supondo que mudo o perfil do pneu, aumentando ou diminuindo o diametro da roda, sem mudar a largura, qual ficaria mais economico?

Postado em

com certeza, o diametro da roda, dependendo o perfil não muda... ou se muda a diferença nao eh das maiores

edit: mas agora fiquei na duvida, supondo que mudo o perfil do pneu, aumentando ou diminuindo o diametro da roda, sem mudar a largura, qual ficaria mais economico?

Física pura..

Se mudar a largura, consome mais sim... se manter a largura e o diametro original, nao muda nada...

Segue a "regra":

Pneu + largo e diam original = maior consumo

Pneu + largo e diam maior = depende o quanto maior é o diametro... normalmente consome mais.. pode empatar... (e, dificilmente, consumir menos)

Pneu original e diam maior = menor consumo

Pneu original e diam menor = maior consumo

Segue a lei da alavanca... quanto maior a alavanca, menor o esforço....

Postado em

Física pura..

Se mudar a largura, consome mais sim... se manter a largura e o diametro original, nao muda nada...

Segue a "regra":

Pneu + largo e diam maior = depende o quanto maior é o diametro... normalmente consome mais.. pode empatar... (e, dificilmente, consumir menos)

Isso! Resumindo:

O diâmetro da roda (aro) propriamente dito não altera nada.

Se a largura do pneu aumentar, aumenta o consumo.

Se o diâmetro (roda+pneu) aumentar, diminui o consumo (se bem que eu acho que isso até um certo ponto, se aumentar muito o torque pode ser reduzido levando o condutor a forçar mais o carro).

Postado em

Física pura..

Segue a "regra":

Isso considerando que o conjunto roda/pneu tivesse o mesmo peso, né?

Mas na vida real não tem. Roda maior = mais ferro / menos borracha (pneu). Peso maior.

Vale a regrinha: 1kg a mais de peso nas rodas/transmissão equivale a cerca de 30kg de peso no carro. Isto explica pq nego alivia o volante, por exemplo.

Postado em

Acho que depende do motor....

Meu carro com 17" fazia 6km/l na cidade e 7,8 na estrada... rodando no Alcool.

Acho que quando o carro tem motor pra empurrar, andar de 13" é desperdício...

Quanto aos 1.0... realmente melhor mesmo é 13" ou 14"

Postado em
Acho que depende do motor....

Meu carro com 17" fazia 6km/l na cidade e 7,8 na estrada... rodando no Alcool.

Acho que quando o carro tem motor pra empurrar, andar de 13" é desperdício...

Quanto aos 1.0... realmente melhor mesmo é 13" ou 14"

O meu gasta igual ou ate um pouquinho menos com as 17" do que com as 15" !!!

Tenho que procurar em casa, mais tem uma 4 rodas que explica isso, e se nao me engano, o consumo continuava quase igual !!!!

Postado em

Troquei as originais(13" de ferro) do meu carro(1.0) por 15" liga leve.

Conjunto roda + pneu se manteve o diâmetro pois optei por 195/50/15.

Ainda não pesei pra tirar a prova real mas na mão a diferensa de peso é imperceptível.

Portanto oque mudou foi apênas o atrito pelo fato do 195 ser absurdamente largo em relação ao 175.

Quanto ao consumo, eu particularmente não percebi diferença.

Postado em

Acho até que pra fazer certinho a comparação deveria ser levado em conta o trajeto, se é cidade/estrada, se há muitas paradas, etc.

Mas de uma forma geral, não vejo possibilidade de rodas maiores, com maior peso e que geram mais atrito por conta dos pneus mais largos, fazerem o carro ficar mais ou igualmente econômico que usando as 13' com pneu mais fino.

Postado em

imperceptivel.... é igual aquele lance de por "ronco esportivo" no carro e dizer que consome mais!!! (ps.: a não ser que o ronco venha de um direto 2,5 com um caracol do outro lado kkkkkk aguenta coração )

Postado em
imperceptivel.... é igual aquele lance de por "ronco esportivo" no carro e dizer que consome mais!!!  (ps.: a não ser que o ronco venha de um direto 2,5 com um caracol do outro lado kkkkkk aguenta coração )

cade a sava turbo????

Postado em
Acho até que pra fazer certinho a comparação deveria ser levado em conta o trajeto, se é cidade/estrada, se há muitas paradas, etc.

Mas de uma forma geral, não vejo possibilidade de rodas maiores, com maior peso e que geram mais atrito por conta dos pneus mais largos, fazerem o carro ficar mais ou igualmente econômico que usando as 13' com pneu mais fino.

a roda 13" provavelmente era de ferro, muito mais pesada que uma de liga leve de 15", se não forem mto mais largas q as 13" é provavel que consuma menos mesmo...

Postado em

Pow, vejam só entao...

No meu BOX, to usando umas roda de ferro pretona, "Diz o borracheiro, ser da linha FIAT", mas sei la, tbm nao entendo, e os pneus estão com 185/60/14, será que estou gastando gasosa a toa então com essas borrachas q to usanu?

[]s

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...