Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabillrp

Fenólico Ou Titânio?

Recommended Posts

Ola Pessoal

Estou com uma dúvida, qual a diferença entre driver fenólico e titânio? tenho 2 HDI320 (titanio) ligados em 1 saída num PR3100, desliguei 1 HDI320 e no lugar liguei uma HDI400 (fenolico) e o som neste driver ficou mto baixo, ambos estavam com o mesmo tipo de corneta (longa). O que pode ter acontecido? Será que estou com problemas no meu driver fenolico mesmo sendo zerado?

Obrigado pelas dicas até o momento pessoal.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

pesquisar

Ola Pessoal

Estou com uma dúvida, qual a diferença entre driver fenólico e titânio? tenho 2 HDI320 (titanio) ligados em 1 saída num PR3100, desliguei 1 HDI320 e no lugar liguei uma HDI400 (fenolico) e o som neste driver ficou mto baixo, ambos estavam com o mesmo tipo de corneta (longa). O que pode ter acontecido? Será que estou com problemas no meu driver fenolico mesmo sendo zerado?

Abraços!

outro??? dinovo???

pesquisar

Compartilhar este post

Link para o post
pesquisar
Ola Pessoal

Abraços!

outro??? dinovo???

pesquisar

:+1

Compartilhar este post

Link para o post

cara.. resumindo.. titanio tem mais sensibilidade ("toca" mais forte) e tem um 'range' maior (dispensa tweeters). Mas em compensação, os fenólicos são mais resistentes (às barbeiragens dos estaladores) e tocam num range mais 'médio' (pegam de 800hz, contra 1.2khz (mínimos) dos ti). :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
cara.. resumindo.. titanio tem mais sensibilidade ("toca" mais forte) e tem um 'range' maior (dispensa tweeters). Mas em compensação, os fenólicos são mais resistentes (às barbeiragens dos estaladores) e tocam num range mais 'médio' (pegam de 800hz, contra 1.2khz (mínimos) dos ti). :legal:

existe ti's e ti's.... minhas D405Ti eu uso cross hp em no minimo 1000hz, ja minhas snake tanto as sd3050 quanto as 3100 uso em 800hz e não distorcem, existem drivers JBL que a potencia vem especificada para tocar com hp de 500hz!!!

mas creio que para ser um corte hp de 500hz para estes JBL teria que ser de no minimo 24db, ja minhas selenium e snake eu uso hp de 12db/8ª. e nunca tive problema algum, mas para quem quiser comprar uma TI, pode ir se preparando para comprar um cross ativo, ou um passivo bem planejado, pq se a ideia for colocar so capacitor igual eu ja vi fazendo, pode comprar um estoque de reparo!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpa a ignorancia, mas eu posso montar no meu trio os dois tipos de drivers? ou pelo fato da TI ser mais sensível que a fenolica esta não fará diferença nenhuma?

Pergunto pq estou fazendo um up no meu mini-trio onde ja tenho duas TI Hinor HDI 320 e ganhei uma Hinor fenolica, daí gostaria de saber se tenho como aproveitar esta fenolica na ampliação do meu mini-trio. Pretendo montar o Trio com 4 ou 6 drivers.

Valeu pelas dicas pessoal.

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Desculpa a ignorancia, mas eu posso montar no meu trio os dois tipos de drivers? ou pelo fato da TI ser mais sensível que a fenolica esta não fará diferença nenhuma?

Pergunto pq estou fazendo um up no meu mini-trio onde ja tenho duas TI Hinor HDI 320 e ganhei uma Hinor fenolica, daí gostaria de saber se tenho como aproveitar esta fenolica na ampliação do meu mini-trio. Pretendo montar o Trio com 4 ou 6 drivers.

Abraços!!

Tranquilamente...

Eu já usei em um sistema 2 fenólico e 2 Ti... cheguei a usar tb 2 ST pra tentar consertar um pouco da curva nas altas, mas isso é dispensável, foi muito perfeccionismo da minha parte! hehehehe...

Usava os fenólico de 800Hz~2KHz e as Ti acima disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!!

Tranquilamente...

Eu já usei em um sistema 2 fenólico e 2 Ti... cheguei a usar tb 2 ST pra tentar consertar um pouco da curva nas altas, mas isso é dispensável, foi muito perfeccionismo da minha parte! hehehehe...

fenolico + st = mais qualidade

particularmente!

mais se for espaço pega drive ti bom com boca de ovo

Compartilhar este post

Link para o post

só não coloque 2 tipos diferentes de drivers pra tocar a mesma faixa de frequencia!

Compartilhar este post

Link para o post
só não coloque 2 tipos diferentes de drivers pra tocar a mesma faixa de frequencia!

exato! ao ler o comentário do renan, já ia comentar sobre a redundancia em certas frequencias.. mas reparei q ele usava fenólicos apenas pra 'cobrir' o que as ti não pegavam.. então tá blz! Agora toma cuidado com as sensibilidades, pra tentar deixar no mínimo ''próximo de equilibrado''

Compartilhar este post

Link para o post
Ola Pessoal

Abraços!

Dê uma olhada neste topico: :legal:

http://paginas.terra.com.br/educacao/audio..._fal_horn.htm#2

Compartilhar este post

Link para o post
Tranquilamente...

Beleza Renam,

Valeu por ajudar, acredito q as minha dúvidas foram sanadas, por instantes achei q este presente tinha sido em vão rs.

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
exato! ao ler o comentário do renan, já ia comentar sobre a redundancia em certas frequencias.. mas reparei q ele usava fenólicos apenas pra 'cobrir' o que as ti não pegavam.. então tá blz! Agora toma cuidado com as sensibilidades, pra tentar deixar no mínimo ''próximo de equilibrado''

Ae Bloom,

Valeu mesmo pela paciencia desde o começo deste tópico, não deve ser nada legal ter q ficar explicando estes conceitos basicos rs.

Vou sim tomar cuidado quanto à faixa de frequencias de cada driver e procurar equilibrar a sensibilidade. Na verdade estou montando o som aos poucos pois a grana está entrando devagar, mas até final de junho quero estar com tudo pronto.

Valeu mesmo, abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

então de começo, deixa apenas 2 ti ligados com um par de woofers q já dá pra curtir um churras sem gastar mt! Na verdade, apenas 1 Ti com 2 over de 10' numa caixa bem feita já faz um 'barulinho' bom ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Por opção minha mesmo, eu não usaria 02 tipos de Drv no mesmo sistema, por causa da inviabilidade de providenciar divisor par isso, sem falar que pode haver diferenaça de sensibilidade.

Se o objetivo do fenólico é só cobrir a faixa que os Ti, não cobrem ou não atuem bem, eu providenciaria um Woofer que tivesse uma gama resposta ou então provendenciaria um Drv que tivesse uma gama de resposta maior, podendo descer mais.

Se um Woofer não chega nem aos 2K, então para mim ele não serve. Claro. Estamos falando de Woofer de 10" ou mesmo de 8". Os Woofer de 15" tem uma gama de resposta menor e se não tiver, por razões técnicas que não cabe aqui falar agora, os falantes maiores com diâmetro são bem mais pesados.

É só verificar o conceitos de Hz.

Compartilhar este post

Link para o post
então de começo, deixa apenas 2 ti ligados com um par de woofers q já dá pra curtir um churras sem gastar mt! Na verdade, apenas 1 Ti com 2 over de 10' numa caixa bem feita já faz um 'barulinho' bom ;)

Então, na verdade eu ja tenho no meu carro (gol) par 6x9 no tampão traseiro, par drive TI Hinor HDI 320, par super tw hinor 5HI 320 e um sub upgrade 12" todos empurrados por um corzus PR3100. Quebra o galho em churras ou barzinhos sem nenhum outro carro com som ligado, pq qlq outro som ja cobre o meu :banghead e por isso estou pegando bastante dicas aqui neste forum pra dar um up no meu som. Depois de ler alguns tópicos aqui estou pensando em montar meu "trio" com par de sub 15", par de woofer, uns 4 ou 6 drive e mais 2 tw. foi aí q surgiu a duvida do dr TI ou Fenolico.

Mas aqui neste tópico ja entendi a diferença e acredito que ja posso direcionar meu projeto.

Mais uma vez, valeu pelas dicas, e se surgirem novas duvidas podem esperar que volto a questionar.

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Por opção minha mesmo, eu não usaria 02 tipos de Drv no mesmo sistema, por causa da inviabilidade de providenciar divisor par isso, sem falar que pode haver diferenaça de sensibilidade.

Se o objetivo do fenólico é só cobrir a faixa que os Ti, não cobrem ou não atuem bem, eu providenciaria um Woofer que tivesse uma gama resposta ou então provendenciaria um Drv que tivesse uma gama de resposta maior, podendo descer mais.

Se um Woofer não chega nem aos 2K, então para mim ele não serve. Claro. Estamos falando de Woofer de 10" ou mesmo de 8". Os Woofer de 15" tem uma gama de resposta menor e se não tiver, por razões técnicas que não cabe aqui falar agora, os falantes maiores com diâmetro são bem mais pesados.

É só verificar o conceitos de Hz.

Então, pelas dicas que vcs estão me dando aqui, estou pensando em colocar um par de sub 15", par de woofer 10", 4 ou 6 dr TI (ate pq ja tenho duas) mais par tw. Acho q bem ajustados e com cross ativo consigo toda a gama de frequencia audível. Ainda não tenho ja definido os equipamentos e nem o amp, ou amp's (acredito q vou precisar de mais de um) então estou aberto a sugestões de todos os tipos.

Valeu pelas dicas até agora, tem ajudado bastante!! :legal:

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

ou ao invés de um par de subs de 15' mais um par de woofers de 10'.. vc podia colocar logo 4 woofers de 12' (tipo snake gtx) ou 2 wpu 15' q já tocariam mais do q 2 subs de 15' e talvez com a mesma caixa!

Quanto pretende investir? Pretende "pérder" toda a mala? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
ou ao invés de um par de subs de 15' mais um par de woofers de 10'.. vc podia colocar logo 4 woofers de 12' (tipo snake gtx) ou 2 wpu 15' q já tocariam mais do q 2 subs de 15' e talvez com a mesma caixa!

Quanto pretende investir? Pretende "pérder" toda a mala? :legal:

Depois de ler sua resp e ler alguns outros topicos aqui decidi q vou mesmo montar com 2 woofer. O q acha de 2 wpu 1509 empurrados por um T1000 + 4 dr HDI320 e 2 tw 5HI320 (preciso de ajuda no amp pra tocar os dr e tw)? Ou ja devo partir para os dr D405 por exemplo?

Cara, to mesmo pensando em som pra fazer a festa, pra abafar mlk corneteiro...

Não estou nem um pouco com dó do porta-malas naum, meu carro eh pra curtir com a galera e naum pra viajar com a familia cheio de malas, a cxa de cerva vai no colo da galera, eh ate melhor pq da pra ja ir tomando no caminho rs.

Então, sobre a grana naum to mto preocupado com isso agora pq sei q soh vou sossegar quando o som ficar do jeito q gosto, mas tb naum pretendo gastar 5 milão...

Se puder me dar umas dicas agradeço bastante.

Aproveitando, eu estava pensando em adquirir uma MXR 4.500 para os sub e woofer (projeto antigo antes de hj) mas me aconselharam a não comprar este amp pq naum tem qualidade mto boa, alguem conhece?? estão me indicando um Taramps. Mas pelo q vi o Taramps trabalha entre 5 hz e 5 khz então não seria o ideal pros dr e tw. Qual amp eh ideal pra dr e tw?

Lembrando q com certeza vou ter um cross stx84 ou boss.

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post

Ou ja posso colocar um T1600 pros wpu1509, assim aproveito o amp se quiser um up no som futuramente... ou esse amp eh potencia demais para os wpu?

Bom, to pensando seriamente em usar uns 2 10pw3 como mg, o que acham?

Mas preciso de muita ajuda pra escolher o amp pra 4 dr e 2 tw. Por enquando vou montar 4 dr hdi320 mesmo, depois estudo a possibilidade de algo melhor.

Abraços!!

Compartilhar este post

Link para o post
Ou ja posso colocar um T1600 pros wpu1509, assim aproveito o amp se quiser um up no som futuramente... ou esse amp eh potencia demais para os wpu?

Mas preciso de muita ajuda pra escolher o amp pra 4 dr e 2 tw. Por enquando vou montar 4 dr hdi320 mesmo, depois estudo a possibilidade de algo melhor.

Abraços!!

Sim para os WPU, se for o caso de optar por eles, se fosse você, já iria de Taramps 1600, não só pela futura atualização, mas pelo fato da potência para os WPU ser recomendada, do que o T1000, que fica meio que no limite.

Quanto demais falantes, pegue uma amplificador de 04 canais, tipo o Power One, que já será suficiente, pois 02 canais serão para por exemplo um par de 10PW3 de 08 ohms, ligados em paralelo e os 02 canais restantes, para os DRV + STW se for o caso. Se optar por DRV Ti, será muito fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços!!

Sim para os WPU, se for o caso de optar por eles, se fosse você, já iria de Taramps 1600, não só pela futura atualização, mas pelo fato da potência para os WPU ser recomendada, do que o T1000, que fica meio que no limite.

Quanto demais falantes, pegue uma amplificador de 04 canais, tipo o Power One, que já será suficiente, pois 02 canais serão para por exemplo um par de 10PW3 de 08 ohms, ligados em paralelo e os 02 canais restantes, para os DRV + STW se for o caso. Se optar por DRV Ti, será muito fácil.

Desculpa, posso até estar falando besteira, mas fiquei sabendo que existe um power one da booster e um power one da roadstar. Qual vc está me indicando, booter ou roadstar??

Talvez a resposta seja obvia, mas realmente me surgiu esta dúvida, e pra não fazer besteira eh melher perguntar pasmafautepasmafaute

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando, ja tenho 2 dr hinor hdi320. A diferença entre este dr hdi320 e o d250Ti é mto grande?

Pergunto pq ainda naum tive o prazer de ver um d250Ti tocando.

To pensando em colocar este d250Ti no lugar dos meus hdi320, caso a diferença seja consideravel.

Se puder me ajudar eu agradeço.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sempre ouvi o contrário... as TI's somente são usadas quando se tem problema com espaço, amplificação ou qualquer outro fator que impeça o uso de Fenólica + ST

Se bem que eu acho que uma TI de boa qualidade como uma selenium toque melhor do que uma fen + st de uma marca genérica...

Só ouvindo mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...