Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Projeto Maluco Parte 2

Recommended Posts

O seguro é bem barato... o carro tem baixíssimos índices de roubo... Não sei quanto pago de seguro... teria que tentar descobrir, pois as parcelas do seguro são debitado na C/C da empresa, junto com o seguro do imóvel e do carro da minha irmã...

Quanto ao carro, é disparado o popular mais confortável e estável... em estabilidade, pra carros pequenos, só o 206 da primeira geração e o ford ka que me agradaram mais.

Bom saber! :)

Agora só falta ela aceitar o carro já que acha feio pra caramba. Mas é ele completo ou Gol 03 pelado.

Fora do tópico, mas como o Hellmind perguntou...

Como o Kleber disse, o seguro é bem barato, pois o Fiesta tem um indice de roubo bem pequeno, alem de manutenção barata, principalmente o Street, que possui motor Zetec Rocam. no caso do Kleber, o o motor é o Endura, algumas peças são mais caras. Sou suspeito para falar, pois sempre fui um Fordista convicto, mas o fiesta é um ótimo carro. Bom de curva, um bom motor, pouquissima manutenção, é só cuidar direito e fazer as preventivas. Tenho o meu a dois anos e meio, um modelo 2000, e nunca me deixou na mão. Mecanico só para trocar peças que depois de uma certa quilometragem, e os buracos de São Paulo, não tem jeito mesmo. Mas ficar parado na rua, nunca. Um Street 1.0 é um bom carro, agora se quizer ter diversão, pega um com motor 1.6, como o meu... :mac1

E entre um Gol 03 pelado e um Fiesta pelado, sou um fiesta sem nem olhar pro lado... hehehe

Caso queira tirar mais duvidas antes de comprar, dá uma olhada no Forum FordHP:

http://www.fiestahp.com.br/Forum/phpBB2/index.php

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala Kleber, beleza? Já colocou os tweeters ai pra tocar? Pelo menos em teste?

É, realmente eles são enormes mesmo. Como vai fazer para instalar? Vai colocar ali na coluna mesmo junto com os fulls? Ou vai readaptar o lugar onde iria ficar o Tang Band?

Abração!

Ontem liguei os mids nas portas rapidinho, mas ainda não botei pra tocar... quem sabe hoje dá pra escutar alguma coisa...

Ontem à noite bateu aquela curiosidade, então liguei os tweeters direto na saída das cxs de som do PC, sem corte mesmo (menos de 1W, pode tocar fullrange sem risco algum)... o bicho sobe, viu! E olha que as minhas caixinhas são uma porcaria.

Compartilhar este post

Link para o post

Novidades...

Instalei os tweeters, enjambrados mesmo. prendi com fita adesiva ao painel, coloquei 2 capacitores de 1uF em paralelo pra cada tweeter e liguei os CS50B nas portas. Quem tá tocando é o HPA550.

Tô sem médios, mas o FDP do tweeter sobe, viu! Impressionante mesmo. Detalhadíssimo, arejadíssimo... puta upgrade!

Agora é ajeitar o setup.

Compartilhar este post

Link para o post
Novidades...

Instalei os tweeters, enjambrados mesmo. prendi com fita adesiva ao painel, coloquei 2 capacitores de 1uF em paralelo pra cada tweeter e liguei os CS50B nas portas. Quem tá tocando é o HPA550.

Tô sem médios, mas o FDP do tweeter sobe, viu! Impressionante mesmo. Detalhadíssimo, arejadíssimo... puta upgrade!

Agora é ajeitar o setup.

Fala Kleber, na paz?

Quando for fazer ai o esquema de instalação dos tweeters, definitiva mesmo, me chama pô. Preciso ver como é que se faz isso. Os meus ainda estão do mesmo jeito, do jeito que a gente colocou lá com fita isolante o-o-

Como vai fazer o esquema dos tweeters? Coluna mesmo? Tipo aqueles reloginhos de carros tunados para marcar pressão de suspensão à ar? hehehe!

Abraço velhote, boa semana!

Compartilhar este post

Link para o post
Novidades...

Agora é ajeitar o setup.

Fala Kleber, na paz?

Quando for fazer ai o esquema de instalação dos tweeters, definitiva mesmo, me chama pô. Preciso ver como é que se faz isso. Os meus ainda estão do mesmo jeito, do jeito que a gente colocou lá com fita isolante o-o-

Como vai fazer o esquema dos tweeters? Coluna mesmo? Tipo aqueles reloginhos de carros tunados para marcar pressão de suspensão à ar? hehehe!

Abraço velhote, boa semana!

Pois é, rapaz... até ia tentar dar algum jeito no carro, mas a ressaca do domingo não deixou... creio que nunca tomei tanto uísque na minha vida... tanto uísque que não sei nem como cheguei em casa direito...

Resultado: Não fiz nada no FDS. Os tweeters tão ligados, mas na prática, não ouvi nem 10 minutos ainda... :vts

Vou tentar achar a espuma aqui perto, aí no próximo fds a gente faz o suporte pros tweeters.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, mudanças no projeto (de novo... tá, a cada post eu falo a mesma coisa).

Os peitinhos vão mudar. Como eu não sei quanto tempo vou ficar com o fiesta, Não quero fazer mais peitinhos "no jeito"... é muito trabalho pra durar pouco tempo. Então veio a id''eia de fazer um par de caixas "universais", quase um par de bookshelfs, pra usar sobre o painel. Os mids em push-pull, mais o tweeter.

Pra evitar surpresas negativas, fiz uma "boneca" (é a simulação de uma peça impressa, pra quem trabalha com design gráfico, pré impressão, diagramação ou publicidade)... fiz em papel mesmo, nas mesmas medidas, pra ver como ficaria no carro. Olha ele aí:

p5300014xf2.jpg

p5300016pj6.jpg

Os mids, em posição push-pull:

p5300018xz7.jpg

Os mids dentro da "caixa".

p5300019ru5.jpg

Bom, depois eu posto fotos da simulação. Se for nesse esquema mesmo, vai ser tudo em MDF, até o FDS dá pra concluir... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como você vai fazer essa parte curvada em mdf?

Compartilhar este post

Link para o post
Mas como você vai fazer essa parte curvada em mdf?

Várias tiras estreitas, igual eu fiz no suporte dos tweeters do forro de porta... lá eu usei palito de picolé. Vc coloca todos lado-a-lado, passa massa, e acerta a curva toda na lixa (usando lixadeira, claro).

O formato da caixa vai mudar... achei um jeito de deixá-la bem menor. Vou desenhar e cortar o MDF pra fazer a primeira, daqui a pouco.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom... calculando os valores pro crossover, chegeui aos seguintes resultados:

Bobinas com 75mm (3") núcleo, 20mm enrolamento.

Corte LP em 7khz 1a ordem + HP em 8KHz 2a ordem:

8 ohms, 8khz, 1a ordem: 2,5uF

4 ohms, 7KHz, 1a ordem: 29 espiras

2 camadas 13 espiras + 3

90uH

Corte LP em 6KHz 1a ordem + HP em 6,4KHz 2a ordem (recomendado pro tweeter):

4 ohms, 6k, 1a ordem: 32 espiras

2 camadas 13 espiras + 6 espiras

110uH

8 ohms 6,4khz 2a ordem: 51,5 espiras

3 camadas 13 espiras + 12,5 espiras

280uH

2,2uF

Corte LP em 6KHz 2a ordem + HP em 6,4KHz 2a ordem:

4 ohms - 6k 2a ordem: 37,5 espiras

2 camadas 13 espiras + 11,5 espiras

150uH

4.6uF

8 ohms 6,4khz 2a ordem: 51,5 espiras

3 camadas 13 espiras + 12,5 espiras

280uH

2,2uF

Estou mais tentado pra montar o primeiro, assim eu poderia alojar a bobina dentro da caixa... Ou faria o segundo, externamente.

Compartilhar este post

Link para o post

EDIT: saiu duplicado!

Compartilhar este post

Link para o post
e a simulação do resultado dos mids assim?!

Simulação? Sem parâmetros impossível. A única coisa que dá pra saber é que o SPL é 3dB menor em relação ao uso de apenas um driver.

Vantagens? Linearidade de resposta, menor distorção de 2ª ordem e em como toda configuração iso metade do volume de caixa acústica necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

e o resultado da simulação? Realmente compensa fazer isobarica pra mids?!

Compartilhar este post

Link para o post
Simulação? Sem parâmetros impossível. A única coisa que dá pra saber é que o SPL é 3dB menor em relação ao uso de apenas um driver.

Vantagens? Linearidade de resposta, menor distorção de 2ª ordem e em como toda configuração iso metade do volume de caixa acústica necessário.

Exatamente... é aquela coisa... pior não fica, então os resultados esperados, por si só, já compensam.

Como terei algo por volta de 450-700ml livres, vai dar pra fazer esses peitinhos descerem bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, não sei se é o seu caso mas eu tenho um par de fulls genéricos de 3" que retirei de antigas caixinhas de PC que quando colocados em caixas de 500mL desciam e subiam razoavelmente bem, coisa de 180Hz até 12kHz, só que matava totalmente os médios, tocava fanho pra kct. Tinha um saco de estopa jogado aqui no escritório (não me pergunte o motivo pois eu tb não sei) e decidi colocar dentro das caixinhas para fazer alguns testes. Coloquei um pouco apenas para preencher o espaço e já deu uma melhorada. Coloquei mais até o limite da compressão do estopa dentro das caixa e os médios melhoraram absurdamente. Chuto que agora começam a responder a partir de 350Hz e sobem até 9kHz apenas, mas a diferença de resposta valeu este corte no bandwidth.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, não sei se é o seu caso mas eu tenho um par de fulls genéricos de 3" que retirei de antigas caixinhas de PC que quando colocados em caixas de 500mL desciam e subiam razoavelmente bem, coisa de 180Hz até 12kHz, só que matava totalmente os médios, tocava fanho pra kct. Tinha um saco de estopa jogado aqui no escritório (não me pergunte o motivo pois eu tb não sei) e decidi colocar dentro das caixinhas para fazer alguns testes. Coloquei um pouco apenas para preencher o espaço e já deu uma melhorada. Coloquei mais até o limite da compressão do estopa dentro das caixa e os médios melhoraram absurdamente. Chuto que agora começam a responder a partir de 350Hz e sobem até 9kHz apenas, mas a diferença de resposta valeu este corte no bandwidth.

Pois é... milagres do damping... :vts

Pretendo usar um pouco também, já que o mid vai precisar subir bastante, só pra aplinar os picos mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eai kleber kd os vus analogicos ? :mac1

Estou aguardando .

E belo trabalho cara . :vts:vts

Compartilhar este post

Link para o post

como vai ficar o alinhamento de fase com os mids em isobárica, continua em relação à bobina do mid com a "cara" exposta?

Compartilhar este post

Link para o post
como vai ficar o alinhamento de fase com os mids em isobárica, continua em relação à bobina do mid com a "cara" exposta?

Isso mesmo, pois é o ponto inicial da formação das ondas sonoras. O de trás só acompanha (no bom sentido). Como disse o Ccunha, "é a dança do maxixe". :vts

Kelvisson, os VUs estão aqui em cima da mesa... :vts . Falta trocar a escala deles, pra poder instalar. Deixa só eu despachar os peitinhos e os amps pra dentro do carro, que começo a mexer neles.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, mudando um pouco o rumo da prosa, se for trocar de carro em breve, vai manter os forros das portas do jeito que estão? Estou tentando achar uns forros (mesmo que quebrados) pra fazer umas modificações semelhantes (pois quero ter a opção de voltar ao original quando for vender o carro), mas tá difícil.

Caramba, queria poder dizer que tenho vontade de ouvir o som do teu carro quando ficar pronto, mas acho que quando ficar pronto, eu nem estarei mais escutando direito! Heheh!

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, mudando um pouco o rumo da prosa, se for trocar de carro em breve, vai manter os forros das portas do jeito que estão? Estou tentando achar uns forros (mesmo que quebrados) pra fazer umas modificações semelhantes (pois quero ter a opção de voltar ao original quando for vender o carro), mas tá difícil.

Caramba, queria poder dizer que tenho vontade de ouvir o som do teu carro quando ficar pronto, mas acho que quando ficar pronto, eu nem estarei mais escutando direito! Heheh!

Pois é... eu corri bastante atrás desses forros nos ferro-velhos... o meu tava meio detonado, então tava atrás de um par zeradinho pra deixar guardado... mas quem disse que eu achei? Achei um muito detonado, mas o cara queria 230 nos dois. Sem chance.

Um cara me explicou que esses acabamentos do fiesta, quando aparecem, simplesmente evaporam. Muita gente já deixa encomendado, por isto quando eles pegam uma PT de fiesta, muita coisa já é tirada e nem vai pras prateleiras. O meu eu mexi, mas não tirei a cara de original. Assim que a porcaria do curvim azulado chegar (fui comprar essa semana, e tinha acabando) e o tecido do forro (cinza, pois o azulado não existe em canto algum), ela vai ficar "original" de novo, pois aquele suporte do tweeter vai desaparecer. Na hora de vender, eu taco um par de triaxiais no lugar, e passo pra frente, ou então aabro algum tópico nos classificados oferecendo troca num par de forros originais.

Ah, quanto ao carro, bem, tá tocando. Esse FDS eu pretendo terminar as caixas-peitinhos, semana que vem botar o sub pra tocar de novo... aos poucos vai tomando jeito... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Puxa Kleber, esse seu tópico está rendendo idéias malucas aqui e queria que você me ajudasse.

O set de graves do meu Fiesta está quase pronto, e será composto por um Punch 60ix (comprado do Fabio Arisa) + 12NAR1 de 125W rms comprado do meu cunhado. Já passei todo o cabeamento, só está faltando construir a caixa dutada em definitivo, pois ele está tocando em uma selada de fibra feita para o Uno, literalmente 'jogada' dentro do porta-malas... hehehe

Estou com dúvida na parte do stereo. Andei pensando aqui e cheguei a dois sets que gostaria de discutir com você:

Set 1

- Audiobank 4060/4100

- Par de mids NAR de kevlar

- Tweeters NAR de Titanio

- Cross PRO ds NAR

Médios instalados nas portas, em bafles de MDF direcionados, e tweeters em cima do painel.

Set 2

- Audiobank 4060/4100

- 2 Full Sony/Samsung de 2,5 ou 3"

- 2 Tweeters residenciais de 8 ohms

- 2 médios NAR em pezinhos

- Corte passa-banda 63-250Hz pros NAR

- Corte passa-alta em 250Hz pros fullrange

- Corte passa alta em 8/10KHz pros tweeters, 1ª ordem

O set 1 ficaria mais discreto, porém pude observar ontem, ouvindo Pink Floyd (The Dark Side, versão SACD) que o palco fica muito baixo, devido ao posicionamento dos falantes. Parecia que o David Gilmour estava cantando no meio do volante, e o palco não era mais alto do que a altura dos tweeters das portas. Elas ainda estão com os falantes originais, então não tenho referência nenhuma de linearidade, corpo, presença, etc de que tanto ouço falar no hi-fi. Nunca tive um sistema hi-fi.

A idéia de montar um três vias apareceu quando eu estava escutando minhas caixinhas de PC sem sub (estava provisoriamente no carro) e apliquei um corte em 250 e depois em 300Hz diretamente pela placa de som (NForce 2 MCP-T, com Dolby Digital). Cara, essas caixinhas ganharam vida! Pude jogar todos os 45W rms do receiver Gradiente nelas e não ouvi qualquer tipo de distorção (são compostas por fullranges Samsung - os famosos - e um tweeter sem marca de 8 ohms e 3W rms).

Gostei muito do resultado, isso com falantes baratos, comprados na Pansom (rua Sta Ifigênia). Então gostaria de saber se o set 2, com os cortes descritos acima, tocaria melhor que o set 1.

Acredito que 300 a 400 ml por peitinho seja suficiente, e ainda dá para tratar algum pico inevitável com outros recursos (Zobel, plumante, etc).

Então camarada, em qual desses dois setups você arriscaria? Pretendo ficar com o Fiestinha por um bom tempo ainda - pelo menos uns 2 anos.

Abraço, obrigado e boa sorte com seu projeto. Está show!

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post
Puxa Kleber, esse seu tópico está rendendo idéias malucas aqui e queria que você me ajudasse.

O set de graves do meu Fiesta está quase pronto, e será composto por um Punch 60ix (comprado do Fabio Arisa) + 12NAR1 de 125W rms comprado do meu cunhado. Já passei todo o cabeamento, só está faltando construir a caixa dutada em definitivo, pois ele está tocando em uma selada de fibra feita para o Uno, literalmente 'jogada' dentro do porta-malas... hehehe

Estou com dúvida na parte do stereo. Andei pensando aqui e cheguei a dois sets que gostaria de discutir com você:

Set 1

- Audiobank 4060/4100

- Par de mids NAR de kevlar

- Tweeters NAR de Titanio

- Cross PRO ds NAR

Médios instalados nas portas, em bafles de MDF direcionados, e tweeters em cima do painel.

Set 2

- Audiobank 4060/4100

- 2 Full Sony/Samsung de 2,5 ou 3"

- 2 Tweeters residenciais de 8 ohms

- 2 médios NAR em pezinhos

- Corte passa-banda 63-250Hz pros NAR

- Corte passa-alta em 250Hz pros fullrange

- Corte passa alta em 8/10KHz pros tweeters, 1ª ordem

O set 1 ficaria mais discreto, porém pude observar ontem, ouvindo Pink Floyd (The Dark Side, versão SACD) que o palco fica muito baixo, devido ao posicionamento dos falantes. Parecia que o David Gilmour estava cantando no meio do volante, e o palco não era mais alto do que a altura dos tweeters das portas. Elas ainda estão com os falantes originais, então não tenho referência nenhuma de linearidade, corpo, presença, etc de que tanto ouço falar no hi-fi. Nunca tive um sistema hi-fi.

A idéia de montar um três vias apareceu quando eu estava escutando minhas caixinhas de PC sem sub (estava provisoriamente no carro) e apliquei um corte em 250 e depois em 300Hz diretamente pela placa de som (NForce 2 MCP-T, com Dolby Digital). Cara, essas caixinhas ganharam vida! Pude jogar todos os 45W rms do receiver Gradiente nelas e não ouvi qualquer tipo de distorção (são compostas por fullranges Samsung - os famosos - e um tweeter sem marca de 8 ohms e 3W rms).

Gostei muito do resultado, isso com falantes baratos, comprados na Pansom (rua Sta Ifigênia). Então gostaria de saber se o set 2, com os cortes descritos acima, tocaria melhor que o set 1.

Acredito que 300 a 400 ml por peitinho seja suficiente, e ainda dá para tratar algum pico inevitável com outros recursos (Zobel, plumante, etc).

Então camarada, em qual desses dois setups você arriscaria? Pretendo ficar com o Fiestinha por um bom tempo ainda - pelo menos uns 2 anos.

Abraço, obrigado e boa sorte com seu projeto. Está show!

Edu Nicácio

Rapaz, um sistema 3 vias, quando bem acertado, é incomparável. MAS dá muito mais trabalho. Dificuldades vão surgindo, e é aí que muita gente desiste. Basta ver a minha odisséia, a do Kaoru, do BigBota.

Sem dúvida um midzinho pequeno, acima do painel, já dá aquela levantada no palco. Mas aí entram os problemas: crossovers. Além disto, o que toca alto em casa, pode não tocar tão alto no carro. O ruído de fundo num carro é muito maior. Como em casa costuma ser mais silencioso, a nossa noção do "muito alto" é diferente. Basta ver a forma como vc assiste TV à noite. Se vc ligar a sua TV às 3 da manhã, no mesmo volume que vc usa durante o dia, vai achar muito mais alto.

Bom, é uma empreitada, que vale a pena. Basta ter sempre os pés no chão, e já se adiantar às dificuldades que irão surgir.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, a disposição está em dia sim... mesmo que leve semanas/meses para acertar tudo do jeito certo.

Concordo quanto à questão do volume, mas não é só SPL que busco... o sistema tocando bem de 80 a 110 dB para mim é mais que suficiente... não preciso mais que isso, sério.

Outra coisa que pude perceber agora que comecei a instalar o som: para que alguém quer mais do que 300W rms em som o carro? Cara, é humanamente impossível colocar o volume do player em 70% com a dupla 60ix + 12NAR1...

Bem Kleber, obrigado pela opinião. Vou me decidir por um set e fazê-lo tocar da melhor forma possível. Acho que é esse o caminho.

Abraço véio, e boa sorte com seu Fiesta.

Edu Nicácio

Compartilhar este post

Link para o post

E aí Kleber, bota mó pilha e some!!rsrsrs

Ficou pronto as caixinhas???

Pôe mais fotos aí!!

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br