Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Marcosand

Amplificador Classe Ab X D

Recommended Posts

Fala ai galerinha!

 

To com uma duvida a respeito dos amplificadores digitais, pois percebo que alguns tópicos algumas pessoas reclamam da qualidade desses amplificadores em relações aos amplificadores classe AB. Realmente tem diferenças ?

Pois tenho amplificador MTX 6004 tocando um UXP12d2 numa bridge e curto muito o grave desse conjunto. Uns tempos atras instalei um SD1000 para um colega meu tocando um E2k de 12, é lógico que comparando o grave do meu som com o dele, o dele ficou mais forte. Mas percebi que o meu tinha menos spl porem mais qualidade e mais macio, enquanto o dele tocava mais forte, e embolava um pouco e um grave mais duro. Agora resta saber se existe mesmo essa diferença ?

Pois pretendo comprar um digital.

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, no quesite de qualidade vc ta sendo injusto, pois comprar o uxp com o e2k é meio dificil, todos sabem que esse sub é otimo pra subgraves, mas que nao tem musicalidade alguma, diferente do uxp, acredito que se deva a isso a grande diferença de som!!!

 

Quanto ao amplificador digital pode comprar sucegado sim, principalmente se comprar um sd, a qualidade é mto boa tbm!!!

 

Abraços

 

By Joeyzaum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bom, no quesite de qualidade vc ta sendo injusto, pois comprar o uxp com o e2k é meio dificil, todos sabem que esse sub é otimo pra subgraves, mas que nao tem musicalidade alguma, diferente do uxp, acredito que se deva a isso a grande diferença de som!!!

 

Quanto ao amplificador digital pode comprar sucegado sim, principalmente se comprar um sd, a qualidade é mto boa tbm!!!

 

Abraços

 

By Joeyzaum

Então Joeyzaum eu sei que tem diferença do UXP para o E2k, mas a duvida é porque muita gente fala dos amplificadores classe D que perde no quesito qualidade para um AB.

Mas valeu pela resposta.

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, perdem um pouco, mas em questao de economia de energia nem se compara, ja pensou vc usar um amplificador de 5000 wrms classe ab??? na classe d ja precisa de no minimo uns 400 amperes em bateria, se fosse em classe ab acredito que precisaria de mais ou menos uns 800 amperes, no caso ficaria super inviavel, pra quem usa sistemas realmente fortes é quase impossivel isso!!!!

 

Me desculpem se falei coisa errada

 

Abraços

 

By Joeyzaum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim, perdem um pouco, mas em questao de economia de energia nem se compara, ja pensou vc usar um amplificador de 5000 wrms classe ab??? na classe d ja precisa de no minimo uns 400 amperes em bateria, se fosse em classe ab acredito que precisaria de mais ou menos uns 800 amperes, no caso ficaria super inviavel, pra quem usa sistemas realmente fortes é quase impossivel isso!!!!

 

Me desculpem se falei coisa errada

 

Abraços

 

By Joeyzaum

A classe de amplificação classe AB, que na verdade é a classe B polarizada para evitar a distorção de crossover, é sem duvida a que mais qualidade e com eficiencia aceitavel.Em termos de qualidade mesmo a melhor classe de amplificação é a classe A , mas sua eficiencia é extrremamente baixa.No meu curso tecnico chegamos a montar um classe A que consumia 20 Watts para entregar 0,5 watts rms na carga.Enquanto um classe AB chega aos seus 50 % de eficiencia tranquilo.

 

Já os classe D, são amplificadores que tem elevada eficiencia, pois trabalham com corte e saturação nos transistores (mosfets) da saida.Para se ter sinal de audio trabalhando dessa forma, é feita uma modulação do tipo PWM.Quanto maior a frequencia da modulação PWM, melhor será a resolução, com menos harmonicos no sinal audivel.Quem conhece modulação PCM ou PAM utilizado em telecom, e inclusive nas placas de audio de pc, sabe do que estou falando.

Como a qualidade do audio na amplificação classe D está ligada a frequencia do pwm, é melhor se trabalhar com uma faixa de frequencia menor nesses amplificadores.Logo eles são mais indicados para baixas frequencias, por causa dessa questão de modulação e também pela maior eficiencia, que é indispensavel na faixa dos graves e subgraves.

 

 

Temos também amplificadores de classe H.Porém são mais usados em sonorização profissional.O estagio de potencia é em classe AB, porém a tensão da fonte não é unica, e a medida de a potencia cresce, o amplfiicador vai chaveando tensões diferentes da fonte, para alimentar a etapa de potencia, aumentando assim a eficiencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha no uxp de 12', um módulo AB. inventei de colocar um classe D, de "desespero"......nunca mais!!

classe AB é muito melhor!! bate muito mais!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tinha no uxp de 12', um módulo AB. inventei de colocar um classe D, de "desespero"......nunca mais!!

classe AB é muito melhor!! bate muito mais!!!

Markto

O colega está precisando de comentarios tecnicos a respeito das classes de amplificação e não comentarios inuteis como "esse bate pra carai"ou "esse bate mais".

Sem duvida o timbre de um classe AB é melhor que qualquer classe de amplifiação em toda faixa audivel, tano graves quanto agudos.Porém devido a sua eficiencia mediana, um bom classe D pode substituir um classe AB na região de sub graves, graves e medio graves, com certa vantagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa...

 

Concordo em gênero, número e grau com o carlos...

 

Agora... não adianta falar que o classe D consome menos e o dono do carro usa uma bateria de 50A/h... e acha que vai render 1500wrms... o que se tem que pensar é que independente de vc usar AB ou D, vc precisa tomar cuidado com a alimentação... enfim... mais vale usar um AB de 200Wrms com bateria de 50A/h a usar um D de 1000wrms com bateria 50A/h... que o AB vai se sair melhor por possuir mais energia disponível...

 

Com passar dos tempos... eu já tive AB, passei pro D e voltei pro AB... pq?

 

pq o som (para quem gosta de ouvir) é mais "gostoso"... é menos metálico que o D... e claro... alimentar um classe AB de grande porte é igualmente importante a alimentar um classe D com o dobro de potência...

 

O que estou querendo dizer é que se vc vai suar um amp de 1000wrms classe AB precisa alimentá-lo corretamente e que com essa mesma alimentação vc consegue suprir a necessidade energética de um amp de 2500wrms classe D... por isso dizem que classe D não consome tanto... + é pura balela! a diferença foi essa que disse ai acima... que a energia que vc usa para alimentar 1000wrms vc consegue alimentar 2500wrms no D...

 

volto a reforçar que de nada adianta... vc ter um D pensando que vai consumir menos e nem sequer pensar em alterar o sistema elétrico do veículo...

 

Bjundas

 

Rapha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desse jeito é melhor eu usar meu MTX 6004 pra tocar 2 UXP, um em cada bridge do que um SD1000, mesmo sendo 300wrms pra cada sub não compensa a troca, e sem falar que no manual do MTX mostra que a potencia do amplificador medida é acima de 300wrms.

Pois tava pensando em pegar um T1600 e colocar 2 UXP e 2 PW5.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desse jeito é melhor eu usar meu MTX 6004 pra tocar 2 UXP, um em cada bridge do que um SD1000, mesmo sendo 300wrms pra cada sub não compensa a troca, e sem falar que no manual do MTX mostra que a potencia do amplificador medida é acima de 300wrms.

Pois tava pensando em pegar um T1600 e colocar 2 UXP e 2 PW5.

Pq nao compra um Modulo MTX para isso? ou um modulo AB? o MTX TC4002 , 400 wrms em 2 canais de 200rms, ou 400 bridge 4ohms, Certificado pela CEA 2006,

 

 

com certeza vai ter uma boa qualidade, eh dah mesma linha que o seu 6004.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desse jeito é melhor eu usar meu MTX 6004 pra tocar 2 UXP, um em cada bridge do que um SD1000, mesmo sendo 300wrms pra cada sub não compensa a troca, e sem falar que no manual do MTX mostra que a potencia do amplificador medida é acima de 300wrms.

Pois tava pensando em pegar um T1600 e colocar 2 UXP e 2 PW5.

Pq nao compra um Modulo MTX para isso? ou um modulo AB? o MTX TC4002 , 400 wrms em 2 canais de 200rms, ou 400 bridge 4ohms, Certificado pela CEA 2006,

 

 

com certeza vai ter uma boa qualidade, eh dah mesma linha que o seu 6004.

Mas o problema é que tenho 2 carros, e estou com o MTX6004 e um BLAUPUNKT GTA275, e to na duvida se coloco o GTA275 tocando um kit 2 vias e um taramps 1600 pra tocar meus UXPs e PW5, ou se uso o MTX tocando 2 PW5 e mais um UXP, e faria um crossover passivo high pass para os Woofer numa bridge.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desse jeito é melhor eu usar meu MTX 6004 pra tocar 2 UXP, um em cada bridge do que um SD1000, mesmo sendo 300wrms pra cada sub não compensa a troca, e sem falar que no manual do MTX mostra que a potencia do amplificador medida é acima de 300wrms.

Pois tava pensando em pegar um T1600 e colocar 2 UXP e 2 PW5.

Pq nao compra um Modulo MTX para isso? ou um modulo AB? o MTX TC4002 , 400 wrms em 2 canais de 200rms, ou 400 bridge 4ohms, Certificado pela CEA 2006,

 

 

com certeza vai ter uma boa qualidade, eh dah mesma linha que o seu 6004.

Mas o problema é que tenho 2 carros, e estou com o MTX6004 e um BLAUPUNKT GTA275, e to na duvida se coloco o GTA275 tocando um kit 2 vias e um taramps 1600 pra tocar meus UXPs e PW5, ou se uso o MTX tocando 2 PW5 e mais um UXP, e faria um crossover passivo high pass para os Woofer numa bridge.

po***, agora vc deu um "nó" no meu cerebro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... vou ser sincero... problema de classe D são os circuitos usados.

 

A amplificação classe D não é tão bom quanto a AB, mas pra graves, não deveria ser pior. Já ouvi o soundigital, gostei... não comparei diretamente (mesmo sub / mesmo player / mesmo carro) com outro AB, mas gostei. Taramps nego já disse que é secão, ou seja, deve ter seus problemas com saturação da fonte. Aquele papo de modulação que eles usam me estranhou bastante, e pelo visto, não me enganei.

 

Bons amplificadores classe D usam circuitos discretos. Todos os outros (99,9999%, sem excessão para modelos comerciais automotivos da atualidade) usam um circuito integrado dedicado.

 

Vejam bem, estamos falando de: Oscilador de precisão + integrador + comparador diferencial + pré amplificador + driver, tudo separado. Uns 20 a 30 componentes, na média (embora eu saiba como usar BEM menos). Já os modelos comerciais usam um integrado + meia dúzia de componentes passivos, que fazem todo este serviço. A diferença? A primeira custa caro e dá um trabalho desgraçado pra chegar a um modelo que funcione 100%. A segunda funciona de qualquer jeito. Na prática a primeira, quando acertada, toca pra ca*****. A segunda, nem tanto.

 

Se a fonte não ajuda também, esqueça graves extendidos... vai ficar tudo na base do pancadão.

 

No final das contas, a topologia classe D consegue ser bem interessante, mas um bom classe D não sai de qualquer fábrica não.

 

Daqui a uns dias deve aparecer um classe D tocando os graves do meu carro... protótipo ainda, tecnologia minha, que vou patentear. Vamos ver como vai se comportar o primeiro protótipo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No meu curso tecnico chegamos a montar um classe A que consumia 20 Watts para entregar 0,5 watts rms na carga.Enquanto um classe AB chega aos seus 50 % de eficiencia tranquilo.

Rapaz... isso era um aquecedor de ambientes, não um amplificador... :vts 2,5% de eficiência é fo**. Dá pra montar uns classe A bem simples na base dos 25-30% de eficiência (sem contar fonte, claro).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Daqui a uns dias deve aparecer um classe D tocando os graves do meu carro... protótipo ainda, tecnologia minha, que vou patentear. Vamos ver como vai se comportar o primeiro protótipo.

 

opa pessoal daqui a ums dias ta saindo o klebersound hehe !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Rapaz... isso era um aquecedor de ambientes, não um amplificador... :vts 2,5% de eficiência é fo**. Dá pra montar uns classe A bem simples na base dos 25-30% de eficiência (sem contar fonte, claro).

Kleber

O negocio era fora da casinha mesmo.O amplificador era um 3 estagios, pelo o que me lembro o primeiro estagio era um coletor comum.

Só sei que consumia pra ca*****.Nem me lembro direito também porque quase rodei naquela disciplina haha.Amplificadores era um porre.Calcular ganho com os parametros hibridos, que mer**.

 

Mas voltando ao assunto.

Concordo contigo sobre a classe D.Um circuito discreto preciso vai ser bem melhor, porém em termos de custo e de projeto vai ficar algo inviavel.Por isso a preocupação do Juliano da Soundigital em largar com uma fonte eficiente, que já torna o ampplificador com boa sustentação de potencia nas baixas.

Como você falou, não levei fé também na fonte da Taramps.Pelo que foi conversado aquela fez, ficou meio no ar que a fonte trabalha de forma linear.

Sobre a precisão do sinal triangular para o comparador nos classe D, isso pode ser feito com boa precisão com microcontrolador.Basta saber fazer.

Sobre o timbre do soundigital: já escutei varios amplificadores classe AB nos graves e digo que o Sd não perde me nada , e com a vantagem da maior eficiencia.

Ah e os Soundigital classe AB, gozam de uma boa eficiencia tbm, porque não são iguais aos ab convencionais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahaha !

 

Carlos, não conta o segredo dos classe AB, hehe.

 

Abs !

 

Juliano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desse jeito é melhor eu usar meu MTX 6004 pra tocar 2 UXP, um em cada bridge do que um SD1000, mesmo sendo 300wrms pra cada sub não compensa a troca, e sem falar que no manual do MTX mostra que a potencia do amplificador medida é acima de 300wrms.

Pois tava pensando em pegar um T1600 e colocar 2 UXP e 2 PW5.

Pq nao compra um Modulo MTX para isso? ou um modulo AB? o MTX TC4002 , 400 wrms em 2 canais de 200rms, ou 400 bridge 4ohms, Certificado pela CEA 2006,

 

 

com certeza vai ter uma boa qualidade, eh dah mesma linha que o seu 6004.

Mas o problema é que tenho 2 carros, e estou com o MTX6004 e um BLAUPUNKT GTA275, e to na duvida se coloco o GTA275 tocando um kit 2 vias e um taramps 1600 pra tocar meus UXPs e PW5, ou se uso o MTX tocando 2 PW5 e mais um UXP, e faria um crossover passivo high pass para os Woofer numa bridge.

po***, agora vc deu um "nó" no meu cerebro.

Respondendo a pergunta do amigo!

 

É o seguinte eu tenho um carro que uso pro dia a dia, e estou restaurando um chevettinho tubarão e pretendo colocar nele um som interno e um trio, tenho os seguintes equipamentos.

1 Amplificador MTX 6004

1 Amplificador Blaupunkt GTA275

1 Kit 2 vias CS50B com 1Tw1

1 UXP12D2

2 12PW5

2 driver e 2 Supertweeter

 

Atualmente meu carro de uso diário está sem som, pois tirei o MTX que tava tocando o kit 2 vias e o UXP, pois pretendo trocar de carro.

Agora fiquei na duvida em qual carro coloco esses amplificadores.

Sendo que no chevette vai ter o kit 2 vias e um UXP10 e o trio. E no carro de uso diario um Kit 2 vias e mais o UXP12. Por isso estou em duvida em qual amplificador usar, estava pensando em usa o MTX pra tocar o trio e o som interno, e faria uma esquem pra usar crossover passivo e usar somente esse amplificado. Ja no outro carro usaria o Blaupunkt tocando o Kit e quem sabe um T400 tocando o UXP12.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Desse jeito é melhor eu usar meu MTX 6004 pra tocar 2 UXP, um em cada bridge do que um SD1000, mesmo sendo 300wrms pra cada sub não compensa a troca, e sem falar que no manual do MTX mostra que a potencia do amplificador medida é acima de 300wrms.

Pois tava pensando em pegar um T1600 e colocar 2 UXP e 2 PW5.

Pq nao compra um Modulo MTX para isso? ou um modulo AB? o MTX TC4002 , 400 wrms em 2 canais de 200rms, ou 400 bridge 4ohms, Certificado pela CEA 2006,

 

 

com certeza vai ter uma boa qualidade, eh dah mesma linha que o seu 6004.

Mas o problema é que tenho 2 carros, e estou com o MTX6004 e um BLAUPUNKT GTA275, e to na duvida se coloco o GTA275 tocando um kit 2 vias e um taramps 1600 pra tocar meus UXPs e PW5, ou se uso o MTX tocando 2 PW5 e mais um UXP, e faria um crossover passivo high pass para os Woofer numa bridge.

po***, agora vc deu um "nó" no meu cerebro.

Respondendo a pergunta do amigo!

 

É o seguinte eu tenho um carro que uso pro dia a dia, e estou restaurando um chevettinho tubarão e pretendo colocar nele um som interno e um trio, tenho os seguintes equipamentos.

1 Amplificador MTX 6004

1 Amplificador Blaupunkt GTA275

1 Kit 2 vias CS50B com 1Tw1

1 UXP12D2

2 12PW5

2 driver e 2 Supertweeter

 

Atualmente meu carro de uso diário está sem som, pois tirei o MTX que tava tocando o kit 2 vias e o UXP, pois pretendo trocar de carro.

Agora fiquei na duvida em qual carro coloco esses amplificadores.

Sendo que no chevette vai ter o kit 2 vias e um UXP10 e o trio. E no carro de uso diario um Kit 2 vias e mais o UXP12. Por isso estou em duvida em qual amplificador usar, estava pensando em usa o MTX pra tocar o trio e o som interno, e faria uma esquem pra usar crossover passivo e usar somente esse amplificado. Ja no outro carro usaria o Blaupunkt tocando o Kit e quem sabe um T400 tocando o UXP12.

Juliano

pode ficar tranquilo

não vo conta hein

e mais uma vez parabéns pelos pequenos monstrinhos

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera que saca mais de som ajudem a fazer uma lista dos melhores amplificadores AB e os melhores amplificadores D!!!

 

POis tem muito que ainda são leigos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...