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rammingpiston

[SQ] Tecnicas de gravacao para audiofilos

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Ola Pessoal,

 

ando curioso em saber como sao feitas as gravacoes "para audiofilos"...

entao estou colocando algumas perguntas:

 

Quais sao as tecnicas empregadas em gravacoes para audiofilos ?

 

E Equipamentos ? O que diferem das tecnicas "comerciais" de gravacao ?

 

Gravacao Binaural ainda eh utilizada ou eh coisa do passado ?

 

Valeus!

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Excelente tópico!!! Parabéns!!

 

Especialmente pq estamos falando do produto final, aquele que vamos ouvir em nossas casas e carros...rs

 

As gravações audiófilas normalmente são feitas em tempo real, ou seja, sem remixes, sem sobreposições de instrumentos ou efeitos, sem edição, compressão ou equalização em nenhuma das suas etapas.

 

Não é aquele tipo de gravação que se faz "em prestações" onde os músicos podem voltar ao estúdio quantas vezes quiserem para finalizar o projeto.

 

Normalmente são feitas em estúdios especiais ou salas de concerto.

 

Atenção especial deve ser dada a captação dos instrumentos e voz.

Por isso essas gravações são usados os melhores microfones, cabos, amplificadores, filtros para a "limpeza" da rede elétrica, etc

 

E em especial necessita-se de um microfone para captar a ambiência. Isso é que vai proporcionar aquilo que tanto almejamos nos nossos sistemas, o PALCO SONORO!

 

Depois disso ainda vem a mixagem e a masterização sendo que esta última faz parte do processo final de produção do Cd.

 

Tudo deve ser feito com muito critério, acompanhado por pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, adaptado de acordo com cada estilo de música.

 

É bem diferente da gravação de um Cd comercial onde até a voz do suposto cantor ou cantora é modificado eletronicamente. <_<

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Exato... qdo falamos em cds "comerciais", utiliza-se inumeros artificios de processamento do som... ao contrario dos audiofilos, q visa a maior realidade e naturalidade possivel...

 

** grande "()"s

nada contra quem curte sertanejo, mas Chitaozinho & Xororo e etc utilizam ate recursos real-time pra corrigir "pequenas" desafinadas... ja ouvi quem diga q com um pouco de vontade usando o equipamento que eles utilizam a voz de qquer um sai com timbre e tom bem proximo ao deles...

**

 

Infelizmente ainda nao consegui reunir material para um bom estudo, mas aparentemente, fora a necessidade de equipamentos de alta fidelidade e qualidade para a gravacao (ou captacao como parece ser o termo tecnico, fazendo um paralelo eh algo como "revelar foto", que na verdade em termos do ramo eh ampliacao...revelacao eh soh de negativo e nao produz papel... :) )

a tecnica e tipo de microfone parecem ser o mais critico com relacao a posterior reproducao de palco e ambiencia.... em geral, as tecnicas utilizam 2 ou mais microfones em disposicoes especificas...

 

a tal captacao Binaural q citei, aparentemente tem seu maior ganho qdo reproduzida em fones de ouvido... consiste na utilizacao de um manequim em tamanho real com os microfones situados no local dos ouvidos.

 

obs: vou continuar a estudar no tempo vago... quem sabe nao sai um bom artigo ? :)

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Exato... qdo falamos em cds "comerciais", utiliza-se inumeros artificios de processamento do som... ao contrario dos audiofilos, q visa a maior realidade e naturalidade possivel...

 

** grande "()"s

nada contra quem curte sertanejo, mas Chitaozinho & Xororo e etc utilizam ate recursos real-time pra corrigir "pequenas" desafinadas... ja ouvi quem diga q com um pouco de vontade usando o equipamento que eles utilizam a voz de qquer um sai com timbre e tom bem proximo ao deles...

**

 

Infelizmente ainda nao consegui reunir material para um bom estudo, mas aparentemente, fora a necessidade de equipamentos de alta fidelidade e qualidade para a gravacao (ou captacao como parece ser o termo tecnico, fazendo um paralelo eh algo como "revelar foto", que na verdade em termos do ramo eh ampliacao...revelacao eh soh de negativo e nao produz papel... :) )

a tecnica e tipo de microfone parecem ser o mais critico com relacao a posterior reproducao de palco e ambiencia.... em geral, as tecnicas utilizam 2 ou mais microfones em disposicoes especificas...

 

a tal captacao Binaural q citei, aparentemente tem seu maior ganho qdo reproduzida em fones de ouvido... consiste na utilizacao de um manequim em tamanho real com os microfones situados no local dos ouvidos.

 

obs: vou continuar a estudar no tempo vago... quem sabe nao sai um bom artigo ? :)

No Brasil já temos um selo audiófilo que se chama AUDIOPHILE RECORDS.

 

Como essa gravadora é muito recente, foram lançados apenas 3 Cds, sendo que os dois últimos são SACD.

 

O trabalho deles é de primeira e vc pode comprovar no Cd "Genuinamente Brasileiro - SOUND STAGE" que já recomendei aqui no fórum.

 

A gravação desse Cd foi feita no Teatro Alfa que é reconhecido como uma das melhores salas de concerto da America Latina.

 

Só pra ter uma idéia, o palco do Teatro tem um pé-direito de mais de 40 metros e uma concha acústica móvel, que facilita os ajustes.

 

Na gravação desse Cd, o palco foi usado de tudo que é jeito, de maneira a explorar a ambiência, desde o fosso da orquestra, o centro do palco, com cortinas fechadas, etc.

 

Para a gravação de poucos instrumentos, usou-se a sala B do Teatro que apresenta um tempo de reverberação de apenas 1,18 segundos.

 

Esses são alguns exemplos de detalhes que fazem a diferença na hora da gravação de um Cd audiófilo.

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Para ter uma idéia de alguns equipamentos usados na gravação do Cd "Genuinamente Brasileiro - SOUND STAGE":

 

- Pré Studer 19 e Jeff Rowland Coherence

- Para monitorização: Stax Lambda Pro, Dynaudio 1.3 e Confidence 5

- Power Mark Levinson nº 33H

- Cabos Van den Hul

- Microfones AKG-C 451 EB, Eletrovoice, Neumann KM84 e B&K 4006.

- Para mixagem e masterização: Elgar Purcell-DCS

- Filtros de linha Power Line by Knirsch

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muito legal.... sequer imaginava q havia um selo audiofilo brasileiro...

 

soh faltou dizer como comprar... :)

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um lugar incrivel tb eh a sala sao paulo. alem do lugar ser muito bonito, tem uma acustica mto boa....

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Excelente tópico!!! Parabéns!!

 

Especialmente pq estamos falando do produto final, aquele que vamos ouvir em nossas casas e carros...rs

 

As gravações audiófilas normalmente são feitas em tempo real, ou seja, sem remixes, sem sobreposições de instrumentos ou efeitos, sem edição, compressão ou equalização em nenhuma das suas etapas.

 

Não é aquele tipo de gravação que se faz "em prestações" onde os músicos podem voltar ao estúdio quantas vezes quiserem para finalizar o projeto.

 

Normalmente são feitas em estúdios especiais ou salas de concerto.

 

Atenção especial deve ser dada a captação dos instrumentos e voz.

Por isso essas gravações são usados os melhores microfones, cabos, amplificadores, filtros para a "limpeza" da rede elétrica, etc

 

E em especial necessita-se de um microfone para captar a ambiência. Isso é que vai proporcionar aquilo que tanto almejamos nos nossos sistemas, o PALCO SONORO!

 

Depois disso ainda vem a mixagem e a masterização sendo que esta última faz parte do processo final de produção do Cd.

 

Tudo deve ser feito com muito critério, acompanhado por pessoas que realmente sabem o que estão fazendo, adaptado de acordo com cada estilo de música.

 

É bem diferente da gravação de um Cd comercial onde até a voz do suposto cantor ou cantora é modificado eletronicamente. <_<

Além desses fatores, cada gravadora tem uma técnica diferente de gravação... tipo o posicionamento dos microfones, equipamentos...

Mas com certeza eles não utilizam artifícios eletrônicos (equalização, mixagem, etc) na hora da gravação.

 

Algumas gravadoras (Por exemplo: Opus3, Proprius) utlizam masters analógicos na hora da gravação. No caso da Opus3 ainda utilizam equipamentos valvulados nas gravações... Outras utilizam masters digitais e processos digitais é o caso dos CDs DDD.

 

Outras gravadoras utilizam um microfone estéreo para a gravação, como é o caso da Maplashade, que tb utilizam masters analógicos...

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legal pessoal

depois vou postar um material sobre SACD e XRCD2 (acho q era isso)

muito interessante

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quanto custa um microfone stereo? Tem algum que seja barato? Como fazer para gravar em stereo, sem o uso de programas, em um estudiozinho caseiro.....?

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quanto custa um microfone stereo? Tem algum que seja barato? Como fazer para gravar em stereo, sem o uso de programas, em um estudiozinho caseiro.....?

up, para ajudar o guilherme...

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Os meus parabens....este Topico está excelente...O pessoal assim aprende bastante. :legal:

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Entra no eMule a digita "audiophile" que vc vai ver quantos aparecem!

Tudo arquivo compactado de lossless rips dos CDs de testes... Bem legal!

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Show, Matias. Mas é que eu tenho uma frescura de querer ter o CD, o encarte, tudo certinho... :P

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quanto custa um microfone stereo? Tem algum que seja barato? Como fazer para gravar em stereo, sem o uso de programas, em um estudiozinho caseiro.....?

Mic estéreo é, na verdade, 2 monos, juntos, com angulação especificada de forma a se conseguir grande cobertura (largura, digamos assim), sem deixar o "centro" fora da área coberta por cada um. Vou tentar achar o e-mail da audiolist onde me explicaram isto.

 

De resto, vc não precisa de mais nada, além de uma boa placa de som, ou então, um bom gravador analógico de rolo. A-dat tb serve... :P

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NUssa, reviveu sinistro agora...

 

muito legal esse tópico! Tenho curiosidade em saber um pouco desses métodos de gravação mesmo!

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Achei a bagaça!

 

Bom, a resposta que me deram:

 

kleber Leandro Pinheiro Alves escreveu:

 

>Mas Christian... o que realmente me deixou com "a pulga atrás da

>orelha": Pra conseguir a separação entre os canais que eles

>conseguiram, acredito que na verdade, usaram 2 microfones, espaçados

>entre si por alguma distância considerável, e não apenas um microfone

>com duas cápsulas... era notável a largura do palco... instrumentos

>muito bem distribuídos... coisa de louco. MAS aquele vocal é que me

>deixou cabreiro... como poderia então soar tão bem, e tão longe dos

>microfones? Nem digo fazer gravação em multipistas, mas será que

>realmente o monomicrofone estereofônico funciona com tanta precisão?

>

>

>

Kleber,

 

Procure conhecer um pouco mais sobre técnicas de captação em stereo, que

não são apenas dois mics espaçados, há tambem mics. coincidentes (deve

ser a configuração do tal mic. stereo da gravação), M-S, 3:1... Dê uma busca no seu "search engine" - google, etc. - por Alan Dower

Blumlein (The Inventor of Stereo), por exemplo...

No seu Glossário de termos técnicos, o consultor David Distler explica

(sic):

 

*"X-Y */Técnica de microfonação em que dois microfones direcionais são

colocados com suas cápsulas sobrepostas na vertical e seus corpos

formando um ângulo de aproximadamente 90 graus. Esta técnica ajuda a

minimizar os cancelamentos por chegada de sons defasados nos microfones.

É útil na captação estereofônica de corais."

/

 

Este documento da Schoeps mostra uma comparação entre as várias técnicas

de captação em dois canais (stereo):

http://www.schoeps.de/PDFs/stereo-recordin...echniques-e.pdf

 

Boa pesquisa,

 

Luizinho Referencia - AES 56232

Recife, PE

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E apenas uma curiosidade... dentro do mesmo tópico...

 

"KVG Audio" <kvgaudio@bn.com.br> escreveu:

>

> E para complementar o detalhe da gravação de Jazz, antigamente nos

> estúdios, na hora do solo o artista levantava e andava para a frente

> da orquestra e fazia seu serviço e voltava ao seu devido lugar.

 

 

 

Mais legal ainda foi entre fim do século XIX início do século XX, na era das gravações mecãnicas. Boa parte dos registros eram árias de óperas, onde o(a) intérprete tinha de cantar próximo à campãnula (um tipo de microfone mecãnico). Eram comuns, trechos onde  se cantava muito forte, criando distorção nos sulcos gravados.

 

Para evitar esse problema, usavam um "compressor" muito especial: o técnico de gravação ficava segurando o cantor pelos ombros, e na hora do "grito", o artista era puxado para trás pelo operador, mantendo uma distãncia segura!!!

 

Tempos heróicos... 

 

Essas e outras curiosidades estão na nova seção que estou criando para o site, anexa ao Museu do Áudio. Ainda não está no ar, mas promete muita novidade. Quero dizer, muita antiguidade...  :-)

 

Edu Silva

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