Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ssjrafael

Potência Rms Não Significa Maior Força Da Batida

Recommended Posts

Postado em

Show de bola este tópico, mas vejo 2 finais pra ele:

1 - Se estender e virar um HOT

2 - Se estender e ser fechado por intrigas, inveja de conhecimentos e/ou intriguinhas do "eu sei mais que vc"

Mas voltando ao assunto do tópico, está bem explicado, bem mesmo... Se for pra alguém contestar algo que conteste com algo significativo e não use frases irônicas pra desvirtuar o tópico.

:legal:

Postado em

Tem muita coisa a avaliar,

E antes de mais nada é preciso observar que a potência especificada pela NBR10.303 é aplicada por um filtro que restringe o sinal abaixo de 60Hz, justamente onde gostamos de "subir os leds to TOJO".

Postado em

Pera ai, deixa eu ver se entendi, se eu comprar um kicker l715 e outro falante mais fraco, porem que tenha o mesmo spl que o kicker, os dois tocaram com a mesma intensidade???? isso aplicados sobre as mesmas condiçoes de alimentaçao, desculpem se falei bobera, mas pintou essa duvida!!!

Abraços

By Joeyzaum

Postado em
Pera ai, deixa eu ver se entendi, se eu comprar um kicker l715 e outro falante mais fraco, porem que tenha o mesmo spl que o kicker, os dois tocaram com a mesma intensidade???? isso aplicados sobre as mesmas condiçoes de alimentaçao, desculpem se falei bobera, mas pintou essa duvida!!!

Abraços

By Joeyzaum

Não diretamente.... vai depender de outros parâmetros.

Mas vc pode pegar como exemplo o que escrevi no primeiro post.

IMPP x 306DVC

Um sub de 10 anos contra um zero.

Provavelmente o 306DVC toque mais alto, mas não dê o mesmo grave que um IMPP tinha.

Potência RMS não quer dizer lá muita coisa. :legal:

Postado em

to com um bomber upgrade 4+4 ligado no t-1000 a 2 ohms

ta muito bom nem sinal de queima nao fedeu queimado nem nada.

player no vol 40 de 63, loud off bass 0

aumentei o ganho ate começar a clipar depois diminiu um pouco

o som ta muito melhor q qdo era o 1002, teve um dia q aumentei o vol e o sub fedeu um poko de queimado, mas ja vendi os 2.

ah consegui disparar alarme com 1 upgrade de 12 + o t1000

vi num tópico porai o pessoal dizendo q nao disparava.

não imaginava q potência de sobra pra sub daria um resultado tao bom o sub ta tocando q eh uma beleza sem distorcer sem nada ta show mesmo meus colegas estão espantados com o desempenho de 1 upgradezinho.

070321083920th4.jpg

Postado em
to com um bomber upgrade 4+4 ligado no t-1000 a 2 ohms

ta muito bom nem sinal de queima nao fedeu queimado nem nada.

player no vol 40 de 63, loud off bass 0

aumentei o ganho ate começar a clipar depois diminiu um pouco

o som ta muito melhor q qdo era o 1002, teve um dia q aumentei o vol e o sub fedeu um poko de queimado, mas ja vendi os 2.

ah consegui disparar alarme com 1 upgrade de 12 + o t1000

vi num tópico porai o pessoal dizendo q nao disparava.

não imaginava q potência de sobra pra sub daria um resultado tao bom o sub ta tocando q eh uma beleza sem distorcer sem nada ta show mesmo meus colegas estão espantados com o desempenho de 1 upgradezinho.

070321083920th4.jpg

não viu nada ainda... subs como upgrade, bass, xrc, revenge e ainda o premium... acho que são subs que nem pensam que vão receber tanta potencia quando nascem lah na industria... espere para ver um PXW (embora eu não goste dele, jah rodei alguns teste que mostraram ser um otimo sub de qualidade) ou outro sub com qts bem baixo tocando com tamanha sobra de potencia...

depois que a galera ouve, fica tudo de queixo caido sem intender o pq!!!

Postado em
Tem muita coisa a avaliar,

E antes de mais nada é preciso observar que a potência especificada pela NBR10.303 é aplicada por um filtro que restringe o sinal abaixo de 60Hz, justamente onde gostamos de "subir os leds to TOJO".

Olá Murilo!

Permita sobre a NBR:

http://www.selenium.com.br/site2004/downlo...os/PowerLim.pdf

veja na figura 2 o que é medição NBR que o Murilo ta colocando; pense nisso como se fizesse isso num equalizador de 1/100 oitava; lembrendo que -3dBs significa metade da potência, menos 6 dBs, ¼ da potência...

Há 2 trabalhos que tocam no assunto variação da Re da bobina com a variação a temperatura:

http://www.selenium.com.br/site2004/downlo...os/AES96_AF.pdf

http://www.selenium.com.br/site2004/downlo...os/AES00_TP.pdf

outro a respeito:

http://home1.stofanet.dk/cfuttrup/dpc/powe...on#introduction

Klippel é referência nesse assunto tendo diversos papers e trabalhos:

http://www.klippel.de/pubs/default.asp

Saudações,

Paulo.

paulo... achei otimooooo seu post... assim que eu tiver tempo vou dar uma olhada nos artigos com mais calma...

mais o que eu estou buscando e queria ajuda dos mais experientes que eu para me ajudar, eh que não adianta encher de textos por aqui como jah foi feito em outros topicos... sempre o pessoal acaba aprofundando mtu e deixa a navegar os iniciantes... acho que o que precisa ser feito eh um artigo ou topic com mais informações basicas e que sejam mais faceis de serem digeridas pelo publico normal... intende e/ou concorda com o que eu digo!??!

eu tenho um artigo novo do H7 aqui, que tah bem explicado e que tah mais iniciante e facil de entender, mais acho que ele ainda precisa ficar mais basico e com alguns exemplos visuais mais faceis...

assim que puder volto aqui nesse topic, jah marquei como missão deixar isso mais claro pra galera... jah vendi um pouco no ML e intendo a tremenda dificuldade que a galera tem com esse assunto, acho que chega a ser um dos piores (ainda mais quando vem os "estaladores" e pioram ainda mais)

Postado em

Abraços

By Joeyzaum

por enquanto não dah nem pra entrar no assunto que soh vai mela mais ainda a coisa... assim que eu tiver com mais informações na mão eu passo a limpo aqui!!

Postado em
mais o que eu estou buscando e queria ajuda dos mais experientes que eu para me ajudar, eh que não adianta encher de textos por aqui como jah foi feito em outros topicos... sempre o pessoal acaba aprofundando mtu e deixa a navegar os iniciantes... acho que o que precisa ser feito eh um artigo ou topic com mais informações basicas e que sejam mais faceis de serem digeridas pelo publico normal... intende e/ou concorda com o que eu digo!??!

Cara, se fosse tudo assim... Acho que os "novatos" estão muito, nem sei como posso te dizer, mas querem tudo na hora a bate pronto.

Creio que quem saber do assunto tem que pesquisar sim, não só na pesquisa do fórum, mas como o google também.

Apenas MINHA opinião quanto a isto. Quem quer tem que correr atrás, pesquisar, perguntar pra ir adiante e ser no mínimo paciente.

;)

Postado em

Cara, se fosse tudo assim... Acho que os "novatos" estão muito, nem sei como posso te dizer, mas querem tudo na hora a bate pronto.

Creio que quem saber do assunto tem que pesquisar sim, não só na pesquisa do fórum, mas como o google também.

Apenas MINHA opinião quanto a isto. Quem quer tem que correr atrás, pesquisar, perguntar pra ir adiante e ser no mínimo paciente.

;)

em partes eu acho a mesma coisa... tb fui "novato" e tb pesquisei mtu durante os ultimos meses... tenho mtu a agradecer pelo pessoal do forum e pelo google...

mais acho que com tudo que eu aprendi ateh agora, pelo menos o basico acho que eu consigo colocar pra galera de maneira bem explicativa e rapida (como novatos gostam)... pra ficar mais facil pra quem tah entrando no mundo agora e quer seguir aprendendo ou para aqueles que só querem fazer um sonzinho no carro e não se arrepender de como gastaram o dinheiro!!

acho que pelo menos o basico dah pra passar por um texto curto sobre esse assunto e colocar em pratos limpos essa historia de potencia modulo x falante

sei lah... to com sono jah, tenho aula amanha cedo, como eu sempre termino dizendo... "assim que eu tiver um tempo um pouco maior, eu juro que vou passar melhor por aqui"

Postado em

Na opnição de vocês qual bate mais... o Bicho Papão Evolution 12" 650 watts RMS 2+2 ou o UXP 12" 400 watts RMS 2+2 ??

Bicho Papão:

Z: 2x2

Fs: 27

Qms: 3,64

Qes: 0,48

Qts: 0,43

Vas(L): 100

BL(T.m): 13,7

Sensib d.Bw/m:89

Re:2x1,7

Xmax(mm):8,5

Sd(cm2): 531

UXP:

Subwoofer UXP 12" D2 :: Bobina Dupla de 2 ohms.

Impedância: 2,0 + 2,0 (ohms ± 10%)

Sensibilidade: 88 (± 2dB/m/2,83v)

FReqüência Ressonância: 32 ( hz ± 15 %)

Gama de Re sposta: 25 - 1000 ( hH z)

Potência Máxima: 800 Wmax

Potência Nominal: 400 Wrms

Qts: 0,47

Qms: 5,29

Qes: 0,51

Vas: 61 litros

XMáx: 8,0 mm

Re: 1,8 + 1,8 Ohms

Sd: 0,0530 m²

12" D: 321,0 mm

H: 168 mm

[¨]

Postado em
Na opnição de vocês qual bate mais... o Bicho Papão Evolution 12" 650 watts RMS 2+2 ou o UXP 12" 400 watts RMS 2+2 ??

Bicho Papão:

UXP:

[¨]

Pelos dados técnicos, Bicho Papão, na prática agora é diferente ;)

Postado em

"Bate mais" ou tem melhor qualidade ??

Conheço o Papão "antigo", ele "bate mais" que uxp mas não tem a qualidade do mesmo nem de perto...

Postado em
Olá!

É mais ou menos como o cara que quer entrar em forma; aí ao invés de se exercitar fica comprando mil soluções fáceis pra emagrecer, cintas mágicas, aparelhos mágicos, comprimidos mágicos.

O que acontece? Nada, porque a solução não está nisso e sim na mudança de hábitos e no ´suor do exercício.

Se quer ser papagaio pegue o que os outros dizem e repita.

Se quer aprender estude; modele-se no que provou ser bom; não há outra solução.

Saudações,

Paulo.

Heheh, é verdade.

E aprender na correria e fazer uma tradução simplificada pode ser mais danoso do que benéfico, cuidado. (Não que seja o caso, usina de itaipu.)

Postado em

Bicho Papão:

UXP:

[¨]

Pelos dados técnicos, Bicho Papão, na prática agora é diferente ;)

Observem que o erro admitido pela Bravox é de 2dB, portanto pode vir um sub com 86dB/W/m de sensibilidade ou com 90dB/W/m...

Ele mediram com as bobinas em série?

Postado em
Observem que o erro admitido pela Bravox é de 2dB, portanto pode vir um sub com 86dB/W/m de sensibilidade ou com 90dB/W/m...

Murilão

Para ter dado 88dbs só pode ter sido com as bobinas em série!

Se tivessem feito isso com elas em paralelo dariam 4w, e "apenas" 88dbs com 4w, o sub seria péssimo.

Visto que eles especificam a tensão e não a potência.

Abraços

Rafael

Postado em

Murilão

Se tivessem feito isso com elas em paralelo dariam 4w, e "apenas" 88dbs com 4w, o sub seria péssimo.

Abraços

Rafael

resumindo galera, qual dos dois vocês pegariam ?? :legal:

Postado em

Murilão

Abraços

Rafael

resumindo galera, qual dos dois vocês pegariam ?? :legal:

Pelas epecs o BP, pelo ouvido pra um som interno UXP, pra um som externo BP.

:legal:

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...