Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ssjrafael

Potência Rms Não Significa Maior Força Da Batida

Recommended Posts

Postado em

Então pessoal, não estou dizendo que isso é verdade, apenas estou retirando esse texto do Mercado Livre... vindo do Portal Vox da Bravox... resumindamente ele diz que se ultrapassarmos a potência RMS que vem especificado para o Sub ele irá queimar e que a força da batida não esta relacionada a potência RMS. O.O

Tenho lido em muitos tópicos que é aconselhado passar uns 30% da potência do sub para ele obter um bom rendimento...

Então vai a pergunta aí para a galera que entende, o que esta no texto é verdade ?? :huh:

Um alto-falante de 50 Watts RMS pode receber até 50 Watts RMS sem queimar , explica Sérgio Pires, diretor industrial da Bravox. Portanto, a potência especificada para um alto-falante é a que ele suporta sem danos e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece , completa.

Um alto-falante mais potente não toca mais alto que os outros, pois quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto um alto-falante de 100 Watts, quando alimentado por um amplificador de 50 Watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 Watts - se tiverem o mesmo SPL. Comprar um alto-falante mais potente na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração , completa Pires.

A potência que um alto-falante suporta é, geralmente, determinada pela máxima temperatura que sua bobina móvel pode suportar sem queimar. Essa temperatura depende dos materiais empregados na fabricação da bobina, e principalmente do seu tamanho. Segundo o diretor, é por este motivo que alto-falantes de grande potência utilizam bobinas móveis de grande diâmetro.

Sendo que, quem gera e fornece a potência elétrica é o toca-fitas ou o amplificador, a potência elétrica máxima que podem fornecer depende de sua construção e não da potência do alto-falante. Assim, um amplificador de 100 W RMS, fornecerá 100 W RMS tanto a um alto-falante de 100 W RMS com a um de 1.000 W RMS. Portanto o fato de usarmos um alto-falante de potência maior, explica, não nos trará nenhum acréscimo de intensidade sonora, podendo muito provavelmente ocorrer o inverso .

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Fonte: PortaVox - Bravox

Link do texto original: Mercado Livre

Falo Galera

:mac1

Postado em
Então pessoal, não estou dizendo que isso é verdade, apenas estou retirando esse texto do Mercado Livre... vindo do Portal Vox da Bravox... resumindamente ele diz que se ultrapassarmos a potência RMS que vem especificado para o Sub ele irá queimar e que a força da batida não esta relacionada a potência RMS. O.O

Tenho lido em muitos tópicos que é aconselhado passar uns 30% da potência do sub para ele obter um bom rendimento...

Então vai a pergunta aí para a galera que entende, o que esta no texto é verdade ?? :huh:

Um alto-falante de 50 Watts RMS pode receber até 50 Watts RMS sem queimar , explica Sérgio Pires, diretor industrial da Bravox. Portanto, a potência especificada para um alto-falante é a que ele suporta sem danos e não deve ser confundida com a intensidade de som que ele fornece , completa.

Um alto-falante mais potente não toca mais alto que os outros, pois quem determina a intensidade do som é o SPL do alto-falante e não a sua potência. De acordo com a sua eficiência (SPL), o alto-falante produzirá mais ou menos energia sonora para uma determinada potência a ele fornecida.

Portanto um alto-falante de 100 Watts, quando alimentado por um amplificador de 50 Watts, fornecerá a mesma intensidade de som que outro de 200 Watts - se tiverem o mesmo SPL. Comprar um alto-falante mais potente na expectativa de obter maior intensidade sonora é o caminho mais curto para a frustração , completa Pires.

A potência que um alto-falante suporta é, geralmente, determinada pela máxima temperatura que sua bobina móvel pode suportar sem queimar. Essa temperatura depende dos materiais empregados na fabricação da bobina, e principalmente do seu tamanho. Segundo o diretor, é por este motivo que alto-falantes de grande potência utilizam bobinas móveis de grande diâmetro.

Sendo que, quem gera e fornece a potência elétrica é o toca-fitas ou o amplificador, a potência elétrica máxima que podem fornecer depende de sua construção e não da potência do alto-falante. Assim, um amplificador de 100 W RMS, fornecerá 100 W RMS tanto a um alto-falante de 100 W RMS com a um de 1.000 W RMS. Portanto o fato de usarmos um alto-falante de potência maior, explica, não nos trará nenhum acréscimo de intensidade sonora, podendo muito provavelmente ocorrer o inverso .

Para evitar danos devemos seguir algumas regras como, não usar um alto-falante com potêcia menor do que o amplificador ao qual ele será ligado, porque com isso estaremos sobrecarregando-o, podendo até provocar sua queima , aconselha. Por outro lado, usar um alto-falante com potência muito maior do que o amplificador ou toca-fitas, não trará nenhuma vantagem.

Falo Galera

Putz, foi mal por postar 2 tópicos, é que fico carregando e eu cliquei denovo, vamos usar esse aqui....

Postado em

Aew...

Eu tenho em mente que nenhum módulo é 100% eficiente principalmente se falando em 12v pra baixo.

Sendo assim, é preferível ter um amplificador que diz ter 1500rms em um sub de 1000 rms sendo que ele deve mandar uns 1200rms em 14v e 1000 em 12v ou menos, do que instalar um amplificador de 1000rms e jogar menos do que o falante suporta.

Em relação a RMSxBatida em certo ponto tem razão, uma forma clara de se ver é botar lado a lado um sub IMPP da pioneer com menos de 200rms do lado de um 306DVC com 400rms.

O IMPP toca muito bem mesmo tendo menos da metade da potência do outro sub. Em condições apropriada o IMPP é capaz de tocar mais que o 306DVC.

Mas tudo vai da instalação e bom projeto.

:legal:

Seja bem vindo ao fórum.

Raphael

Postado em

:rolleyes: Ah, bons tempos do pioneer IMPP, aquilo eh que era sub. Eu tinha um par de 10` desde 1997, ate um filho da p-t- me arrombar o meu carro em 2005, eles ainda tocavam perfeito, so a suspensao que tava comecando a ressecar, mas nao afetava.

Hoje tenho um 306 cara preta de 12`, muito bom por sinal, mas nao se compara :rolleyes:

Postado em

O user peagaah disse tudo.... mandou bem.

Sei lá, para não entrar no mérito da causa do "Wrms modulo X falante" de ter que explicar vários fatores como pontência, pico, volts, instalação adequada, etc, etc.... fora os "estaladores" por aí.... acharam mais fácil indicar o "igual" para o "igual".

Postado em
Eu tenho em mente que nenhum módulo é 100% eficiente principalmente se falando em 12v pra baixo.

Sendo assim, é preferível ter um amplificador que diz ter 1500rms em um sub de 1000 rms sendo que ele deve mandar uns 1200rms em 14v e 1000 em 12v ou menos, do que instalar um amplificador de 1000rms e jogar menos do que o falante suporta

concordo plenamente....

por isso, e somente por isso.... é aconselhavel um módulo mais potente que o sub.. potencia em excesso no falante.. tipo o dobro de potencia.. eu acho desperdicio.. se quer mais SPL aumente a quantidade de subs...

Postado em

Falo Galera

opa... esse artigo fui eu que postei o/

eu fiz algumas mudanças no original, mas mesmo assim eh dificil a galera intender...

a ideia de usar um modulo "mais forte" eh que os nossos modulos comumente usados e comprados não atingem bem os seus limites, até mesmo um Audio Bank quando chega proximo a potencia maxima em bridge aumenta muito a distorção (o que compromete e muitooooo o sub), sem contar que programa musical não consegue tirar tudo de um modulo... pra se ter uma ideia, tem um artigo do Prof. Homero Sete que diz que um modulo de 100 watts RMS ao ser reproduzido bem reguladamente com um programa musical ele emite em torno de 20 watts, somente em uma senoide limpa ele dah conta de emitir os 100 watts (se compra pra ouvi senoides ou musica?!?!)...

ou seja... quando vc comprar um modulo com potencia RMS especificada que seja o dobro da potencia RMS especificada do falante, NÃO SIGNIFICA, que você vai "mandar" constantemente essa potencia para o sub, ateh mesmo pq, como eu expliquei acima, o modulo não dah conta de atingir o limite dele com uma simples musica!!

intaum o que vale ter em mente eh que: se vc comprar um modulo que esteja muito perto ou abaixo da potencia que o sub suporta, vc vai estar "disperdiçando sub e/ou superaquecendo ele com altas distorções nos picos musicais", intaum não adianta vc colocar um sub de 200 watts, um modulo capaz de fornecer 100 watts, 180 watts e depois sair chorando que o sub fritou sem potencia, pq isso acontece pela distorção e eh a maior causa de queimas no mercado (tirando a bomber desses calculos, a queima deles eh por falta de engenharia mesmo)!!

OK!?!? :D

Postado em

Sendo assim, é preferível ter um amplificador que diz ter 1500rms em um sub de 1000 rms sendo que ele deve mandar uns 1200rms em 14v e 1000 em 12v ou menos, do que instalar um amplificador de 1000rms e jogar menos do que o falante suporta

concordo plenamente....

por isso, e somente por isso.... é aconselhavel um módulo mais potente que o sub.. potencia em excesso no falante.. tipo o dobro de potencia.. eu acho desperdicio.. se quer mais SPL aumente a quantidade de subs...

leia acima... a potencia não estará em execesso... estará na medida... a potencia dos modulos vem em RMS... um modulo de 100 watts RMS emite 20 watts em musica... um sub de 200 watts RMS suporta 400 watts musicais... use um modulo de 100 watts RMS em um sub de 200 watts RMS e vc vai estar utilizando apenas 5% do seu alto falante e levando ele a queima mais facil do que você pensa!!

Postado em

só complementando aqui galera... não to dizendo que vc não pode utilizar um modulo de menor valor e/ou que sempre que usar vai queimar... o que to dizendo eh que para pessoas que buscam um resultado no sub que valha a pena o dinheiro gasto nele tem de seguir essas regras...

um sub que seja de 1000 watts toca perfeitamente com menos de 100 watts, o que não dah eh pra colocar um modulo de 100 watts e querer chegar ateh aquele limite que vc diz... "bom se eu aumentar mais uns 3 pauzinhos no volume vai distorcer", a hora que vc pensar assim seu sub jah vai tah dando pra fritar um ovo, o ouvido humano não eh treinado e nem que fosse, conseguiria ouvir algumas distorções, ainda mais quando o sub eh de qualidade e esconde isso o maximo possivel!! quem quiser comprar um modulo mais fraco, que use o som SOH para o dia dia, se usar pra ouvir mais alto intaum vai ter que começar a ir guardando dinheiro pra reformar ou comprar outro sub!!

Postado em

mais um complemento (acho que esse assunto deveria estar pregado pelo forum inteiro, pessoal aqui do forum tah sempre voltando a esse assunto e quase ngm aprendeu ainda o pq ou como ou continua achando que não eh necessario)...

trechinho do artigo "Especificando o Amplificado" do Prof. Homero Sete (grande homem, bem conhecido no mundo inteiro, e sem duvidas, pra mim eh o melhor do nosso pais) em 25/02/2007

"Assim, um amplificador de 1000 Watts por canal, reproduzindo um programa musical típico, vai entregar apenas 100 Watts de potência média. Isto, para um falante de 500 Watts vai representar um risco de queima muito pequeno. Mas, ao tentar obter mais Watts RMS do seu amplificador ele irá distorcer severamente se os limitadores do próprio

amplificador (ou de algum periférico) não reduzirem a amplitude do sinal evitando, assim, a distorção. Se elevada distorção acontecer a vida dos alto-falantes estará sendo colocada em grande risco, pois estes irão aquecer excessivamente (devido à sobrecarga produzida pelo conteúdo harmônico, gerado pela distorção) e ficarão submetidos a enormes acelerações (pois o ceifamento do sinal aproxima-o de uma onda quadrada) o que resultará em grandes esforços mecânicos aplicados no conjunto móvel, podendo provocar a quebra do cone, dentre outros graves problemas."

Postado em

Então, no caso eu estava pensando em comprar um:

HBM 2100

- 2 canais, mosfet

- Potência RMS de saída: 4 ohms 200Wx2

- Potência RMS de saída: 2 ohms 320Wx2

- Potência RMS de saída: 4 ohms BTL/640W (Bridge) <-----

- Resposta de freqüência: 20Hz-25KHz

- Sensibilidade de entrada: 250mV-6V

- Nível de distorção (THD): <0.2%

- Relação sinal/ruído: >95dB

- Filtro passa baixa variável: 30-180Hz/12dB/OCT

- Reforço de graves: 0/6/12dB

- Fusível: 25Ax2

e um Bicho Papão Evolution 12 650WRMS 2+2

seguindo a linha do que vocês falaram o ideal seria esse BP evolution de 650 RMS ou um BP de 550 watts RMS para o módulo especificado ?? :huh:

Postado em
leia acima... a potencia não estará em execesso... estará na medida... a potencia dos modulos vem em RMS... um modulo de 100 watts RMS emite 20 watts em musica... um sub de 200 watts RMS suporta 400 watts musicais... use um modulo de 100 watts RMS em um sub de 200 watts RMS e vc vai estar utilizando apenas 5% do seu alto falante e levando ele a queima mais facil do que você pensa!!

Se lermos os artigos que falam em aplicar o dobro da potencia nominal dos falantes... vemos que isso deve ser feito com total controle sobre o mesmo, isto-é com algum processador de sinal... simplesmente aplicar o dobro da potencia com sinal limpo.. nao garante tal controle....

existe casos e casos..... pessoas que ouvem musicas equilibradas... e outras que ouvem musicas com graves constantes por muito tempo.. praticamente senóides... esses provavelmente terão problemas... nem todo mundo tem o conhecimento de aplicar potencia acima do especificado sem ter problemas... isso é fato.... do mesmo jeito existe falantes e falantes.... aqueles que suportam mais distorção que outros.. isso é fato também... enfim.. existem muitas combinações de sucesso e de fracasso... o que não se pode é generalisar e falar que o dobro de pontencia nao queima falante.... ou que a metade da pontencia aplicada tambem queima falante....

Se formos levar em conta o exemplo citado acima.. que um modulo de 100 mandaria 20w... deveriamos ter 5 vezes a potencia do modulo e nao somente duas... é como eu disse existe casos e casos... esse assunto é muito complexo e não deve ser lavado à risca por todo mundo...

acho que o intuito do post é que........ o dobro de potencia aplicada a um falante não trará o dobro de SPL...... tenho certeza que muita gente já fez o teste...

aplique 1000watts em 4 subs que suporte 300w... e aplique os mesmos 1000w em apenas 2 subs que suporte os mesmos 300w.... e me diga o resultado...

Postado em
Se lermos os artigos que falam em aplicar o dobro da potencia nominal dos falantes... vemos que isso deve ser feito com total controle sobre o mesmo, isto-é com algum processador de sinal... simplesmente aplicar o dobro da potencia com sinal limpo.. nao garante tal controle....

existe casos e casos..... pessoas que ouvem musicas equilibradas... e outras que ouvem musicas com graves constantes por muito tempo.. praticamente senóides... esses provavelmente terão problemas... nem todo mundo tem o conhecimento de aplicar potencia acima do especificado sem ter problemas... isso é fato.... do mesmo jeito existe falantes e falantes.... aqueles que suportam mais distorção que outros.. isso é fato também... enfim.. existem muitas combinações de sucesso e de fracasso... o que não se pode é generalisar e falar que o dobro de pontencia nao queima falante.... ou que a metade da pontencia aplicada tambem queima falante....

Se formos levar em conta o exemplo citado acima.. que um modulo de 100 mandaria 20w... deveriamos ter 5 vezes a potencia do modulo e nao somente duas... é como eu disse existe casos e casos... esse assunto é muito complexo e não deve ser lavado à risca por todo mundo...

acho que o intuito do post é que........ o dobro de potencia aplicada a um falante não trará o dobro de SPL...... tenho certeza que muita gente já fez o teste...

aplique 1000watts em 4 subs que suporte 300w... e aplique os mesmos 1000w em apenas 2 subs que suporte os mesmos 300w.... e me diga o resultado...

vixi... por isso que eu digo que isso eh complicado... vou ver se posto o artigo do Prof. Homero e coloco o link aqui...

mais não confunda as coisas, por mais que um musica seja comprimida o modulo chega proximo aos 25 watts (no caso do modulo de 100 watt RMS), uma senoide eh uma coisa bem diferente de um sinal musical, não chega nem proximo, se vc tentar apertar mais o modulo, os picos musicas vão a distorção e dai sim na media musical vc consegue tirar lah uns 60 watts do modulo pra mais... mais le bem o que eu digo, nos picos musicas a distorção será horrivelllllll e tremendaaa, podendo causar varios danos a longo prazo e ateh a curto prazo... qualquer pessoa eh capaz de tirar mais que 25 watts de um modulo de 100 watts RMS, mais vai tar gerando ondas bem quadradas nos picos musicais!!!

pra se operar no dobro da potencia pra mais, tem que sim se ter um controle, mais controle esse que jah se encontra em qualquer modulo, nada futuristico e que tenha que se pagar a mais (cortes passa alta e passa baixa, regulagem do ganho com extrema cautela, entre outras regulagens que um pessoal intendido da area faz normalmente)

um processador de sinais são os modulos de hoje em dia, que mais processam os sinais do que amplificam!!

e sim, por incrivel que pareça, existem pessoas que usam modulo em potencia RMS 4 vezes maior que a potencia RMS do sub....

mais vo repeti de novo, pq lah em cima eu repeti e teve gente que não leu... não eh pra meter um banda ice num premium da vida e querer tirar o folego do modulo... se estudar um pouquinho sobre as ondas musicais, verá que ela tem picos mtu altos algumas vezes e quanto maior os picos dessa musica, mais modulo de sobra vc terá que ter para que no pico ele não venha a soh de tar distorção e não o grave de verdade...

jah coloquei isso na pratica varias vezes... o proprio renanlopes aqui do forum usa um modulo da Soundigital ligado em bridge (250 watts RMS cada canal) em um kit duas vias que são não me engano eh o que tah saindo agora na selenium de 5" e 50 watts, e recomenda isso pra deus e o mundo...

eu jah montei um honda civic usando pwr 1002 pra dois pares de kit duas vias de 70 watts e ainda assim não fiquei contente, jah alimentei um bass antigo de 120 watts nesse corzus, jah montei extreme de 10" (500 watts) com roadstar 1200d e duas baterias de 60A soh pra ele...

exemplos mais praticos ainda são do pessoal profissional, que custuma alimentar um WPU com aproximados 1600 watts RMS em caixas de grave sem ter o menor problema, cv3, pw3, pw5 com 300~450 watts eh a coisa mais normal que tem!! vai lah pergunta pra esse pessoal se eles tem coragem de ligar um modulo mais fraco no projeto deles...

agora eu to meio corrido, mais assim que eu tiver um tempinho maior eu vou entrar mais a fundo ainda, vamo ver se eu do conta ateh de coloca uns graficos pra entender melhor o que eu digo (e repito, não eh pra coloca um modulo e querer tirar o maximo do modulo e sim deixar potencia sobrando pra alimentar os picos musicais que são ateh 5 vezes maiores que a media)

Postado em

HBM 2100

- 2 canais, mosfet

seguindo a linha do que vocês falaram o ideal seria esse BP evolution de 650 RMS ou um BP de 550 watts RMS para o módulo especificado ?? :huh:

cara... esse hbuster ateh que tah com uma fama mtu boa (mesmo assim ainda não confio mtu)... agora bicho papao!?!?!

tah mais pra uma bomba isso ai... vai passa a vida na garantia isso ai!!!

Postado em

HBM 2100

- 2 canais, mosfet

seguindo a linha do que vocês falaram o ideal seria esse BP evolution de 650 RMS ou um BP de 550 watts RMS para o módulo especificado ??  :huh:

cara... esse hbuster ateh que tah com uma fama mtu boa (mesmo assim ainda não confio mtu)... agora bicho papao!?!?!

Hahahahha....tipo... é que eu queria um SUB que tivesse uma força pra fora também(não só pra fora, senão compraria woofers)...

minha primeira idéia era comprar um BRAVOX UXP 12 400 Wrms 2+2, mas dizem que quando abre o porta mala ele morre... ouvi dizer que o Papão era um meio termo, mas tem esse conhecido problema de durabilidade, não sei se foi corrigido na versão Evolution....

qual você me indicaria então (Spyder Nitro, Selenium Matador, Bravox UXP, Hinor Cruzader, Swiss-esse aí ninguem opinou ainda-, ou algum outro), levando em conta essa faixa de preço, que tivesse a força comparável com o Bicho Papão e que eu gostaria além de uma batida forte, de poder abrir o porta mala e continuar com uma batida razoável... O.O

Postado em

HBM 2100

- 2 canais, mosfet

seguindo a linha do que vocês falaram o ideal seria esse BP evolution de 650 RMS ou um BP de 550 watts RMS para o módulo especificado ??  :huh:

Hahahahha....tipo... é que eu queria um SUB que tivesse uma força pra fora também(não só pra fora, senão compraria woofers)...

minha primeira idéia era comprar um BRAVOX UXP 12 400 Wrms 2+2, mas dizem que quando abre o porta mala ele morre... ouvi dizer que o Papão era um meio termo, mas tem esse conhecido problema de durabilidade, não sei se foi corrigido na versão Evolution....

qual você me indicaria então (Spyder Nitro, Selenium Matador, Bravox UXP, Hinor Cruzader, Swiss-esse aí ninguem opinou ainda-, ou algum outro), levando em conta essa faixa de preço, que tivesse a força comparável com o Bicho Papão e que eu gostaria além de uma batida forte, de poder abrir o porta mala e continuar com uma batida razoável... O.O

Usa Pioneer 307C... 2 num módulo de 1200WRMS... bate mto mas mto bonito!

Boa sorte!

Postado em

Vc pode usar o papao sim... sem problemas... é so manter o sinal limpo... que não dá nem cheiro de queimado... o que o papão não suporta é sinal clipado...coisa que um 306c suporta tranquilamente....

Eletronica Itaipu... eu uso um banda 4.8 pro meu kit cs60d.. e o modulo está em bridge... e já faz +/- uns 6 meses.... todo mundo que ouve o som fala que o falante é muito bom, toca alto.. etc... mas não sabe que estou aplicando +/- 200w em cada mid.... só que não indico pra qualquer um.. pq? pq nem todos sabem usar da maneira correta... Hora nenhuma eu discordei do seu comentario... so não se pode levar isso tão à risca... essa de pouca potencia queimar falante é fo**... isso depende mais do falante em questão do que da regulagem do som... já vi milhoes de gente com pyramid 800 tocando pioneer 12" em bridge.. nem fede... bom.. dx isso pra la... e como alguns dizem.. Eu ando fazendo minha lição de casa... estudo sobre som pra não me frustrar com certas coisas... agente nunca compara som profissional com som automotivo... não dá.. ter como base um som de PA com os caras aplicando o dobro ou mais de potencia em cada woofer e querer fazer o mesmo no carro.. visto que.. pela comparação, este tipo de som toca por horas seguidas... a qualidade dos equips é outra.... e a alimentação também.

Postado em
Vc pode usar o papao sim... sem problemas... é so manter o sinal limpo... que não dá nem cheiro de queimado... o que o papão não suporta é sinal clipado...coisa que um 306c suporta tranquilamente....

Eletronica Itaipu... eu uso um banda 4.8 pro meu kit cs60d.. e o modulo está em bridge... e já faz +/- uns 6 meses.... todo mundo que ouve o som fala que o falante é muito bom, toca alto.. etc... mas não sabe que estou aplicando +/- 200w em cada mid.... só que não indico pra qualquer um.. pq? pq nem todos sabem usar da maneira correta... Hora nenhuma eu discordei do seu comentario... so não se pode levar isso tão à risca... essa de pouca potencia queimar falante é fo**... isso depende mais do falante em questão do que da regulagem do som... já vi milhoes de gente com pyramid 800 tocando pioneer 12" em bridge.. nem fede... bom.. dx isso pra la... e como alguns dizem.. Eu ando fazendo minha lição de casa... estudo sobre som pra não me frustrar com certas coisas... agente nunca compara som profissional com som automotivo... não dá.. ter como base um som de PA com os caras aplicando o dobro ou mais de potencia em cada woofer e querer fazer o mesmo no carro.. visto que.. pela comparação, este tipo de som toca por horas seguidas... a qualidade dos equips é outra.... e a alimentação também.

Sinal Clipado ?? :huh:

O que é e como evitar ?

Postado em
Sinal Clipado ?? :huh:

O que é e como evitar ?

sinal clipado é distorção (onda quadrada).

Como evitar? hum, olha, um sistema bem dimensionado, bem alimentado e bem regulado acima de tudo, evita isso, o bom mesmo é vc ter um módulo qeu tenha o led de CLIP, que vai acender quando tiver onda quadrada no sinal (sinal clipado) que vai ser enviado para o auto falante (tipo, quando a musica der aquela batida forte por exemplo, ele vai piscar nesse momento, então vc sabe que quando da a batida o sub está distorcendo, mesmo que seja imperceptivel pelo ouvido humano, com isso vc pode baixar umpouco o ganho ou baxar 1 volume ou 2, e assim vai ter a certeza da proteção de seus auto falantes)

O ouvido humano só "percebe" que está distorcendo quando isso ja está bem alto mesmo, então fazer regulagens com base em "ouvimetro" é fod*, se fizer, regule da forma que achar que está no limite, depois vai la e abaixe umpouco..

Sabendo quando está havendo onda quadrada, vc pode mandar altas potencias para auto falantes, faze-los render ao seu limite sem o medo de queimar o auto falante (vc pode ter um auto falante de 400rms tocando com 1500rms por exemplo, basta ter um sinal limpo (não clipado)). :legal:

Postado em

eu acho isso tudo sem fundamento, uma vez que, alem de avaliar a temperatura maxima que a bobina movel suporta, deve-se avaliar, no minimo, o xmax (isso é o que faz eu nao gostar de woofers de grave da selenium, pois possuem xmax muito pequeno - aplicar 4 vezes a potencia em um wpu 1809 ou 15pw3 por exemplo sem processador eh suicidio), sensibilidade e n0 (eficiencia do alto-falante, isso é que, juntamente com a sensibilidade, faz um woofer que suporta 200wrms tocar o mesmo tanto de um que suporta 400wrms), estes 2 ultimos apresentam uma estreita relação... ja pararam pra pensar que um alto-falante é na realidade um gerador de calor, o som que é produzido é uma forma de dissipação de energia

se alguem tiver algo a modificar ou axar que falei besteira, pode falar.

Valeu

Postado em
eu acho isso tudo sem fundamento, uma vez que, alem de avaliar a temperatura maxima que a bobina movel suporta, deve-se avaliar, no minimo, o xmax (isso é o que faz eu nao gostar de woofers de grave da selenium, pois possuem xmax muito pequeno - aplicar 4 vezes a potencia em um wpu 1809 ou 15pw3 por exemplo sem processador eh suicidio), sensibilidade e n0 (eficiencia do alto-falante, isso é que, juntamente com a sensibilidade, faz um woofer que suporta 200wrms tocar o mesmo tanto de um que suporta 400wrms), estes 2 ultimos apresentam uma estreita relação... ja pararam pra pensar que um alto-falante é na realidade um gerador de calor, o som que é produzido é uma forma de dissipação de energia

Valeu

xmax eh a diferença entra a altura do gap e a altura da bobina... sei que isso eh importante, mais o que vc sabe sobre essa dado?!

cuidado, mta gente confunde mta coisa...

SPL tb não diz mtu, quando eh comparado com a facilidade de um sub ter ganhos monstrusosos em caixas simples...

isso tudo não eh sem fundamento!!! esse eh um fator mtuuuuuu bem discutido por aqui e quem tem altos fundamentos, varia conforme cada projeto e cada pingo no i... o que tou tentando fazer eh explicar que fundamentos isso tem...

não disse que não eh feito um processamento de sinais... só disse que esse processamento jah existe em qualquer lugar que você vá, os modulos hoje no mercado (tirando wharfs da vida) deveriam ser mais conhecidos como processadores de sinais do que modulos... os modulos de hoje tem todos os processadores de sinais necessarios para um controle, no minimo, indispensavel em um alto falante!!

concordo plenamente com você quando disse sobre o gerador de calor, eu mesmo jah fiz o teste!! apliquei 100 watts em uma espiral de chuveiro (resistencia) e vuaaa-la, que som incrivel :P

Postado em

ixii... mais foi isso que eu quis dizer, o que to tentando eh explicar o pq de usar toda essa potencia, e tudo mais... acho que eu citei ai algumas varias vezes de que não eh necessario fazer isso... no meu carro eu tenho um corzus 1004 (4x50 em 4 ohms) alimentando um par de kit 2 vias de 60 watts e um sub de 200 watts, sem problema nenhum...

eh que eu to sem tempo pra posta, mais o que eu quero eh coloca o pq de se ter potencia de sobra e tudo mais, como eu vi aqui no topico e jah em varios outros lugares, mta gente acha besteira, mta gente acha que só piora, tem gente que fala que só ajuda a queima e sai na rua com modulo booster, sem bateria, tocando matador, bicho papao e coisa e talz e acha o maximo e fica puto da vida quando queima... vem loko na assistencia querendo ter razão... motivo dado pelo cliente: "esse troço não presta, queimo em booster, não tinha potencia e queimo, uma bosta, uma porcaria, passei raiva, nunca mais compro"... e queria deixar isso bem a vista aqui no forum, pra que ngm daqui tivesse a cara de pau de fala isso um dia

agora esse caso que mta gente fala que não compra modulo a mais soh pq não sabe cuida, ou por um motivo do tipo, acho que ele naum devia nem investir nessa area, jah que os falantes são estremamente sensiveis a distorção e o brasileiro parece ser tão apaixonado a ponto de querer ouvi-la absurdamente o tempo inteiro... ai amigo, sem modulo, com modulo, com processador, sem processador, mesmo com um cadeado no ganho e no volume, esses caras dão um jeito de joga uma cerveja no sub pra queima alguma coisa... ai eh eles que se danem, não tem amor pelo dinheiro!!!

me intende!?

mais uma vez desculpa a minha revolta por aqui... eh que cada dia mais me extressa quando eu ouço gente que deveria ser intendida (lojistas, estaladores e uns perdidos que dizem ser amantes de som), falando as piores que eu jah ouvi na vida e teimando com isso ateh a morte!!

Postado em

assim que eu tiver mais calma eu volto aqui e tento explicar melhor ainda... to mtu sem tempo na facul, quem sabe esse final de semana libera mais e eu escrevo um tanto por aqui...

mais fica aqui uma resenha:

se vc quer usar ao maximo seu alto falante, compre potencia sobrando, se quer usar na media, compre na media, se tah sem grana, compra poquinha mesmo... o segredo tah na regulagem, não queira comprar pouquinha e fritar o sub e nem queira comprar mtu e usar o modulo no limite... faça a media e deixa tudo bem regulado... a regulagem eh o tesouro... erro ali, esquece tudo, vai dah mer** no projeto doh por causa dela, não interresa qual seja o seu equipamento (alguns aguentam um pouco mais, outros um pouco menos, mas mais dia ou menos dia alguma coisa vai chera queimado)

Postado em

Valeu

xmax eh a diferença entra a altura do gap e a altura da bobina... sei que isso eh importante, mais o que vc sabe sobre essa dado?!

cuidado, mta gente confunde mta coisa...

SPL tb não diz mtu, quando eh comparado com a facilidade de um sub ter ganhos monstrusosos em caixas simples...

isso tudo não eh sem fundamento!!! esse eh um fator mtuuuuuu bem discutido por aqui e quem tem altos fundamentos, varia conforme cada projeto e cada pingo no i... o que tou tentando fazer eh explicar que fundamentos isso tem...

não disse que não eh feito um processamento de sinais... só disse que esse processamento jah existe em qualquer lugar que você vá, os modulos hoje no mercado (tirando wharfs da vida) deveriam ser mais conhecidos como processadores de sinais do que modulos... os modulos de hoje tem todos os processadores de sinais necessarios para um controle, no minimo, indispensavel em um alto falante!!

concordo plenamente com você quando disse sobre o gerador de calor, eu mesmo jah fiz o teste!! apliquei 100 watts em uma espiral de chuveiro (resistencia) e vuaaa-la, que som incrivel :P

boa sorte, engenheiro

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...