Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Guto de Almeida

(((testes))) - Ingenhocas E Croos Ativo 24db/8º

Recommended Posts

Postado em
Não sei se perceberam, mas o corte a 1.2K para Drivers Ti, só se forem aqueles de 2", pois esses de 1" o corte deve ser mais alto.

Ou melhor, o corte mínimo é determinado pela corneta e esses por sua vez determinam o valor de potência máxima admitida.

É isso ou estou viajando?

Por exemplo eu tenho um par de Driver 210ti, cujo o valor de corte recomendado para a corneta utilizada é a 1.5KHz a 12 dB/8ª.

Para o cross ativo, mesmo com corte a  24 dB/8ª.

1,5khz para corte em 12db, para 24 voce pode baixar o corte, pois 24db corta melhor.

imglo1.jpg

Postado em

Cada coisa que esse Guto inventa viu :vts:vts

Em relação a campeonatos, Guto, na entidade 101% Eventos vc pode competir na categoria Profissional até 2 Drivers ( Onde é aceito qualquer tipo de protótipo ), mas na profissional vc só vera pessoas com D 405 no minimo pasmafaute

Postado em

Murilão ... Quanto ao furo , SIM , eu já ia aumentar ... achie que tava muito fechado e que pode-se abrir mais !

Agora com relação a Corneta , essa já está bom , quéro corneta com ALTO SPL , não com qualidade , é pra fazer mais barulho que puder MESMO hehehe

Bruno , antes de mais nada , vc é um TRATANTE , sumiu do MSN e deixou no ar se iria fazer ou não a po*** da caixa né seu gayzinho ??? satisfação é bom de vez em quando né vi*** ?

Mas voltando ao comentário do campeonato ... Digo que se for pra competir NISSO , prefiro nem competir hahaha Imagina só meu ??? tá doido ... ! Vou levar uma lavada lasarenta ...

Postado em
Murilão ... Quanto ao furo , SIM , eu já ia aumentar ... achie que tava muito fechado e que pode-se abrir mais !

Agora com relação a Corneta , essa já está bom , quéro corneta com ALTO SPL , não com qualidade , é pra fazer mais barulho que puder MESMO hehehe

Bruno , antes de mais nada , vc é um TRATANTE , sumiu do MSN e deixou no ar se iria fazer ou não a po*** da caixa né seu gayzinho ??? satisfação é bom de vez em quando né vi*** ?

Mas voltando ao comentário do campeonato ... Digo que se for pra competir NISSO , prefiro nem competir hahaha Imagina só meu ??? tá doido ... ! Vou levar uma lavada lasarenta ...

Carai, vc é cego ou o q??? Te mandei 3 mps e ainda no tópico sobre o encontro do pessoal lá no sitio eu te perguntei um negócio:

QUOTE (Guto de Almeida @ Mar 23 2007, 11:59 PM)

ao menos um representante do TRIO hehehe

Embaixo foi o que eu escrevi

Porr.a, ou responde a Mp ou lê o tópico baralho :vts :vts

Zueira...

Bom, eu não irei mais...

Ps.1: Guto, passa seu endereço por Mp pra mim te enviar os produtos lá

Se vc for mesmo, me avisa até 1 da tarde q qualquer coisa eu deixo os produtos com meu pai dai na volta vc passa aki e pega, blz ( Km 18 da Raposo, em frente a Reckit Benkiser ( acho q é assim q c escreve ahuaha )

:vts
Postado em

Guto sem dúvidas eh o cara dos testes alternativos!!! [-]

Pergunta pra vc e pro Junior ROOOOOSSO (Altera o nome do cara lah GUTO!!! Hauhauahuaha), Da onde vcs tiraram esse Cross!?

Abraço!

Postado em

Mas eu falei pra tocar alto mesmo! Com essas cornetinhas goela de pato tu nao vai conseguir muita coisa, porque o volume de ar deslocado na garganta é baixo demais para ter uma transformação eficiente na corneta.

Postado em
Mas eu falei pra tocar alto mesmo! Com essas cornetinhas goela de pato tu nao vai conseguir muita coisa, porque o volume de ar deslocado na garganta é baixo demais para ter uma transformação eficiente na corneta.

huuuuuuuuuuum intendeu !

vc sugere que diametro de corneta fião ???

Postado em
oia ... vi isso não viu seu travéco !

mas e a caixa gayzinho ???

Traveco é a ( @%¨$* ) :vts:vts

Vo mais fazer a caixa não, vo ficar com Som fraco no Carro :legal: ( 1 Keybass de 400rms + 4 de 15rms )

Postado em

Guto,

Pode sugerir cortes e componentes para a construção de 1 cross passivo de 2 ordem p/ drive e outro p/ st ?????

Alias, na verdade, minha vontade é um esqueminha de cross passivo 2 ordem de 3 vias para segurar 1 MB 150w 4ohm, 1 T-250X e 1 ST.

Tem aí ?

Dicas de cortes para um bom equilibrio desses FALANTES pessoal ????

Pensei em algo como:

MB: 150-800

DRV: 1500-5000

ST: 5000 - >

ERREI FEIO ?

Vlw

Postado em

os cortes que vc escolheu estão legais só que eu faria corte de 6 DB/8º pros MB e pro drive e St com 12DB/8º . Só minha opnião !

mas infelizmente não posso lhe ajudar com a construção , manjo NADICAS disso ae brother , desculpa !

Postado em
Bramer , um cross nesse nivel dá OUTRO som sim ao drive , vc percebe que ele fica bem mais solto para trabalhar ... só não mandar distorção é claro ... fica incrivelmente melhor mesmo !

quem dera se todos os cross pra trio de carro fossem nesse nivel viu !

existiria bem menos queimas !

And ... só marca cara ...

O cross com um corte neste nivel, Iria influenciar diretamente na faixa de frequencia do drive, tornando-a menos extensa ?????

Ex.: se o driver , NORMALMENTE responde em 800 HZ à 18 KHz , com esse corte, ele poderia mudar para 11 KHz à 18Khz ?????

****Outra dúvida, com a compressao gerada entre o cone do woofer de 6 e o pequeno orifício da coneta, isso nao poderia em pouco tempo rasgar ou danificar de outra forma o woofer?????? Pois para aumentar ainda mais compressao para o woofer, ele ainda é lacrado atras !!!! pasmafaute

Postado em

Esse cross tem cortes fixos , não teria como deixar ele com o corte que vc disse ... mas Sim MUDA absurdamente o som do drive sem um corte desse nivel ... fiquei muito feliz com o resultado !

muito mesmo !

quanto ao falante de 6" , ele nem se mexe na verdade ... vc não vê escursão do mesmo ! Pois ele sendo selado como vc disse , é como se fosse uma caixa selada , esse falante é destinado pra médio MESMO não toca pra baixo de 500 hz nem se quiser ...

o corte dele está sendo em 800 hz ... então não existe esse perigo que vc mencionou ...

Mas acho que vou acabar trocando de corneta , o Morilo disse que pode-se tirar melhor resultado , estou esperando a ajuda dele !

Postado em
se vc conseguir me provar que vai funcionar e que vai dar um rendimento MELHOR , eu faço , pra não ???

Vamos lá então seu chato...

"Pesquisando, eu vi que":

Ao diminuir a área de garganta se obtem uma compressão que facilita a transfomação de pressão, aumentando entao a eficiência da corneta.

A compressão (obtida pela menor área de garganta da corneta em relação com a área de pistão do alto-falante, Sd) tem que ser maior para frequencias maiores, até o limite onde a resistencia ao movimento do cone começa a diminuir o nível de pressão sonora (NPS, SPL) fornecido.

Isto eh o tamanho do burado na madeira em relação ao Sd do falante, entao para um Sd de uns 140cm³ faz uma abertura de 100cm³.

Esta abertura seria menor para as frequencias mais altas, entao suponho que ao acoplar essa "goela de pato tiro-longo" aí (hehehe) tu cortou a intensidade dos médios, pois a área de garganta dela é diminuta.

Vamos para o formato da corneta, eu faria uma base em madeira e depois com uma folha de madeirite (aquelas madeiras fininhas) faria a inclinação exponencial, pelo menos nos lados. Em baixo e em cima ficaria com inclinação linear, constante mesmo.

Precisamos saber qual a frequencia de corte inferior, quando menor mais comprida vai ser a corneta, por exemplo ao utilizar um simulador on-line deu:

22cm para 300Hz

8cm para 500Hz

Segue uma sugestão então:

Corneta de 18cm de comprimento com laterais exponenciais (o ideal seria totalmente exponencial, não achei nenhum fator de correção para o nsso caso aqui), corte inferior em 330Hz, área de garganta = 100cm³ e área de boca = 875,7cm³ (largura de 30cm e altura de 29,2cm)

Abaixo o resultado do simulador, a cada centímetro ele mostra a área que deve ter ao longo da corneta (base x altura):

0,0 100,0

1,0 112,8

2,0 127,3

3,0 143,6

4,0 162,0

5,0 182,7

6,0 206,1

7,0 232,5

8,0 262,3

9,0 295,9

10,0 333,8

11,0 376,6

12,0 424,9

13,0 479,3

14,0 540,7

15,0 610,0

16,0 688,1

17,0 776,3

18,0 875,7

Te vira agora :vts ...

Aqui tem coisas boas: http://www.melhuish.org/audio/hornshape.html

E o melhor, a calculadora para cornetas exponenciais:

http://www.melhuish.org/audio/exphypcalc.html

Postado em
huauhauh esse guto é doido mesmo!!

daqui uns dias sai uma fábrica de produtos ai

rsrsrsrs

Projeto muuuuuuitoooo lokooo cara !!!

Parabens!!

Postado em
Esse cross tem cortes fixos , não teria como deixar ele com o corte que vc disse ... mas Sim MUDA absurdamente o som do drive sem um corte desse nivel ... fiquei muito feliz com o resultado !

muito mesmo !

quanto ao falante de 6" , ele nem se mexe na verdade ... vc não vê escursão do mesmo ! Pois ele sendo selado como vc disse , é como se fosse uma caixa selada , esse falante é destinado pra médio MESMO não toca pra baixo de 500 hz nem se quiser ...

o corte dele está sendo em 800 hz ... então não existe esse perigo que vc mencionou ...

Mas acho que vou acabar trocando de corneta , o Morilo disse que pode-se tirar melhor resultado , estou esperando a ajuda dele !

Falando em experiencias loucas ....

Olhe esta que eu pegue no www.audiodicas.com.br:

" há um outro, meu velho amigo de Petrópolis, “dom” Guilherme Werneck. Pois não é que o Guilherme me veio com uma “estória” das Arábias, de se pôr garrafas de água mineral COM GÁS ao lado das caixas de som, uma ou duas garrafas de 2 litros de cada lado, desde que, em se tocando com a ponta da unha no casco da garrafa ela vibre e emita um som agudo; isso com a finalidade de fazerem-se mais presentes as altíssimas freqüências! Eureka! e não é que o “maluco-beleza” aqui foi comprar água mineral COM GÁS da marca Schincariol, e constatou que o Guilherme arábico não é tão arábico assim, o macete FUNCIONA! “Ora, direis, ouvir estrelas! Tresloucado amigo.” :pirou:

Postado em

MURILÃO , me CONVENCEU hahaha VOU fazer hehehe

loko em ??? Mas então pra competir acho que o corte HP em 500Hz e Low passa em 8Khz tá baum demais né ??? com isso vai diminuindo o tamanho da corneta CERTO ???

po*** que doido isso mano , tô até me aminando pra competir na linha PROFISSIONAL de trio 2 cornetas hahahahahahahahaha

Trovac , hauahuahuahauhauhauhauahuaha agua mineral véio jajaja qque loko !

Posta isso no HI - FI ! hehehe

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...