Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RenanLopes

Caixa "mtl" Pra 10"!

Recommended Posts

Belo tópico, tomara que renda o esperado... acho que cabe um teste tbm com uma caixa dutada com 3 camaras para os bass para ver se de fato a caixa "mtl' vai ser mais eficiente e em quais frequencias...

Parte OFF topic....

um pequeno comentario.... a selenium anda decaindo no meu conceito, que coisa mais ridicula esse bass, parece falantes de marca chinesa, coi tosca mesmo... eu tenho saudade do bass antigo, o primeiro modelo, era um falante que tocava bem e era muito lindo.... espero que a selenium nao pense em remodelar o extreme e fazer uma porcaria dessas com ele... a selenium trabalha de acordo com o mercado? qual é o mercado que acha legal uma coisa com aparencia tão fragil quanto esse bass, o matador e outros?

eu sempre fui defensor e usuário de produtos selenium, no som profissional eu uso apenas selenium pq continuam sendo os velhos e bons selenium.... agora no automotivo a selenium é a minha ultima opção, nunca trocaria qualquer bravox por qualquer selenium.... no meu carro eu uso os 1tw1 e só isso de selenium, mid bass N.A.R kevlar e o futuro sub será um bravox ou outro de nivel...

Me desculpem pela parte off topic, é que vendo esse bass novo me deu uma coisa :banghead

o Bass pretinho, né?!? A primeira vez que ouvi um sub tocar um subgrave-grave gostoso de se ouvir, em volume médio, foi um par desses a exatos 7 anos atrás, quando morei em Presidente Prudente... foi paixão à primeira vista...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Belo tópico, tomara que renda o esperado... acho que cabe um teste tbm com uma caixa dutada com 3 camaras para os bass  para ver se de fato a caixa "mtl' vai ser mais eficiente e em quais frequencias...

Parte OFF topic....

um pequeno comentario.... a selenium anda decaindo no meu conceito, que coisa mais ridicula esse bass, parece falantes de marca chinesa, coi tosca mesmo... eu tenho saudade do bass antigo, o primeiro modelo, era um falante que tocava bem e era muito lindo.... espero que a selenium nao pense em remodelar o extreme e fazer uma porcaria dessas com ele... a selenium trabalha  de acordo com o mercado? qual é o mercado que acha legal uma coisa  com aparencia tão fragil quanto esse bass, o matador  e outros?

eu sempre fui defensor e usuário de produtos selenium, no som profissional eu uso apenas selenium pq  continuam sendo os velhos e bons selenium.... agora no automotivo a selenium é a minha ultima opção, nunca trocaria qualquer bravox por qualquer selenium.... no meu carro eu uso os 1tw1 e só isso de selenium, mid bass N.A.R kevlar e o futuro sub será um bravox  ou outro de nivel...

Me desculpem pela parte off topic, é que vendo esse bass novo me deu uma coisa :banghead

o Bass pretinho, né?!? A primeira vez que ouvi um sub tocar um subgrave-grave gostoso de se ouvir, em volume médio, foi um par desses a exatos 7 anos atrás, quando morei em Presidente Prudente... foi paixão à primeira vista...

Tem um amigo meu que tem 2 de 12" desse modelo antigo, e ele dix: NÃO PRESTA aehhaehaeae

Eu não sou a favor da opnião dele, porém eu quero que ele pense que n preste pra me vender e ainda cobrar barato kkkkkkkk

logo mais vai ter mais 2 de 12" parados dentro do guarda roupas ehhee

abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Belo tópico, tomara que renda o esperado... acho que cabe um teste tbm com uma caixa dutada com 3 camaras para os bass  para ver se de fato a caixa "mtl' vai ser mais eficiente e em quais frequencias...

Parte OFF topic....

um pequeno comentario.... a selenium anda decaindo no meu conceito, que coisa mais ridicula esse bass, parece falantes de marca chinesa, coi tosca mesmo... eu tenho saudade do bass antigo, o primeiro modelo, era um falante que tocava bem e era muito lindo.... espero que a selenium nao pense em remodelar o extreme e fazer uma porcaria dessas com ele... a selenium trabalha  de acordo com o mercado? qual é o mercado que acha legal uma coisa  com aparencia tão fragil quanto esse bass, o matador  e outros?

eu sempre fui defensor e usuário de produtos selenium, no som profissional eu uso apenas selenium pq  continuam sendo os velhos e bons selenium.... agora no automotivo a selenium é a minha ultima opção, nunca trocaria qualquer bravox por qualquer selenium.... no meu carro eu uso os 1tw1 e só isso de selenium, mid bass N.A.R kevlar e o futuro sub será um bravox  ou outro de nivel...

Tem um amigo meu que tem 2 de 12" desse modelo antigo, e ele dix: NÃO PRESTA aehhaehaeae

Eu não sou a favor da opnião dele, porém eu quero que ele pense que n preste pra me vender e ainda cobrar barato kkkkkkkk

logo mais vai ter mais 2 de 12" parados dentro do guarda roupas ehhee

abraços

Você é mau hein!! huieahuieahiuae

Eu tenho um desse de 12" parado aqui em casa tb. Tenho o manual dele em pdf. Se quiserem q eu passe ele pra vcs é só falar.

Até mais,

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a potencia desses bass? 200rms??

Da pra tirar a proteção do ima nao?? so pra ver como e?

Compartilhar este post

Link para o post
Qual a potencia desses bass? 200rms??

Da pra tirar a proteção do ima nao?? so pra ver como e?

o de 12" pelo menos o meu é 250wrms ;)

Compartilhar este post

Link para o post
É uma pena que o mercado automotivo faz com que apareçam coisas como estas calotas injetadas.

Saudade do selenium Hi-tech e os antigos Bass...

caracaaaa... to lendo o topico aqui e passei nessa... hi tech!?!?! achava que soh eu lembrava disso... tenho dois e nunca ouvi coisa pior!!! não ah sintonia de caixa que faça esse trem tocar legal, jah fiz umas tres caixas, num me agrado de jeito nenhum, tinha 2 deles, desmontei um pra usar a bobina dele no conserto de um bass antigo (esse sim eh gostoso)

Compartilhar este post

Link para o post

que fiação é essa que tu ta usando pra ligar o módulo?

Compartilhar este post

Link para o post
que fiação é essa que tu ta usando pra ligar o módulo?

Os cabos estão com bitolas subdimensionadas mesmo, 16mm³.

Mas é que não estamos usando toda potência dele, e era o que tinha no momento.

Compartilhar este post

Link para o post

Show de bola vio essa caixa ai.

So esperando pra ver mais.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Se tivesse retirado essa tampinha do conjunto magnético (um vício terrível que se alastrou pelas fábricas de alto-falantes automotivos) o treco não teria torrado tão facil heim Renan.

Daqui a pouco aparece o seu Paulo, daí tu vai tomar uns puxões de orelha com essa caixa doida aí, hehehe.

Olá Murilo e Renan!

Renan;

Dizias no início:

“Os três falantes usam câmaras individuais e a boca é onde temos o chamado efeito manifold.”

Não vi a divisão será quer to cego?

Que os incautos se liguem e não sigam esse modelo e observem limites; se não sabe fazer e não se garante pague para quem sabe... Mas só depois de confirmar o resultado.

Pelo que sei no passado o Bass deu tantos problemas que era sumariamente trocado por um novo até conseguirem ajustar algumas coisas; o falante até era bonzinho e surpreendia no automotivo com seu som redondinho, mas não admitia excessos...

Dizias mais tarde:

“Muita coisa eu aprendi aqui nesse fórum e jamais me exitarei em passar informações a vocês.”

Gostaria que fizesse isso respondendo o em aberto sobre o Tornado 1100 que já deve ter dado tempo de estudar a lição e pedir uma ajuda aí...

Realmente tá cheio de exemplos de como não se deve proceder no fórum, com foristas mostrando falantes destruídos, como se os falantes fossem os culpados, quando se devem a suas ações fora da boa técnica, e ainda pagando mico, confessando mais tarde que tavam etilizados e empolgados pelos anseios da torcida se excederam nos volumes...

Isso funciona que nem quando estamos com um peixe fisgado com linha fina; não adianta puxar forte que o peixe escapa...

Não sei como ainda não te cortaram nesses posts, pois já são mais uns para a coleção de destruídos e isso acho eu não pega bem, ainda mais quando se tem condições de laboratório na frente, bem diferente de quando se ta com a cabeça cheia de etílicos...

Tá mostrando a fragilidade do produto e ou a má pilotagem...

Veja que até o maior defensor da história Selenium tá “chiando” indignado.

Não me leve a mal, mas é o que penso.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Paulo,

O dano provavelmente ocorreu por excesso de potencia e má configuração da caixa (o projeto inicial dela os dutos tinham mais de 5 cm de comprimento) e o Renan testou sem amaciar os subs e sem colocar os dutos, causando deslocamento excessivo e aquecimento da bobina.

Em relação a divisorias elas se encontram no interior do caixa, como o Renan não tem fotografias da montagem elas não estão aparentes.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Paulo,

O dano provavelmente ocorreu por excesso de potencia e má configuração da caixa (o projeto inicial dela os dutos tinham mais de 5 cm de comprimento) e o Renan testou sem amaciar os subs e sem colocar os dutos, causando deslocamento excessivo e aquecimento da bobina.

Em relação a divisorias elas se encontram no interior do caixa, como o Renan não tem fotografias da montagem elas não estão aparentes.

Abraços

Olá Rodrigo!

Será que 5 cm de duto vão fazer tanta diferença?

Como não tenho projeto não posso dizer com certeza, mas o indicativo é de que não faz.

Faz tempo que aprendi que deixar a cara na janela...

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Paulo,

Abraços

Olá Rodrigo!

Como não tenho projeto não posso dizer com certeza, mas o indicativo é de que não faz.

Saudações,

Paulo.

Olá Rodrigo!

Tudo bem contigo?

Manifold é uma band-pass de 6ª ordem? Acho que é, né.

E falante de qts alto não é pra selada, e ou band-pass de 4ª ordem?

292 litros por fora dá uns 260 l líquidos arredondando é muito volume? Acho que é, não é?

E não vai ter controle, principalmente com pouca ex-máxima?

Devemos observar os parâmetros T/S para fazer projetos?

Acho que temos, né?

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Paulo,

Abraços

Olá Rodrigo!

Saudações,

Paulo.

Olá Rodrigo!

Tudo bem contigo?

292 litros por fora dá uns 260 l líquidos arredondando é muito volume? Acho que é, não é?

Acho que temos, né?

Saudações,

Paulo.

Olha seu Paulo

O senhor está chovendo no molhado.Tudo isso que o senhor falou, o senhor Renan conhece.Para sua informação, o projeto da caixa, teve a supervisão do senhor Homero, que como conceituado engenheiro, sabe o que faz.O Renan acabou se empolgando na potencia, e como a musica que ele usava no momento, tem baixo fator de crista, a queima das bobinas por excesso de potência é normal.Qualquer falante da mesma faixa de potencia, sofreria.

e outra: são apenas testes, e como ele tem essa função designada e os falantes estão a disposição, ele deve mesmo testar, e apontar problemas para que os mesmos sejam corrigidos.Ninguém acerta um produto de uma vez só.

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Paulo,

Abraços

Olá Rodrigo!

Saudações,

Paulo.

Olá Rodrigo!

Tudo bem contigo?

Acho que temos, né?

Saudações,

Paulo.

Grande Paulo

Por aqui ta tudo tranquilo, e por ai?

Na realidade essa caixa tem 209 litros na camara interna, dividido por 3 dá 69,66 litro totais, onde os dutos dela deveriam ser de 9,40 cm de comprimento por 3" cada. Mesmo que fosse 5 cm de comprimento com certeza faria diferença, até por tratar-se de 2 dutos por camara.

Com certeza observamos muito bem a questão dos parametros t.s., principalmente o x-lim, e por ter observado eles chegamos ao projeto acima especificado.

Esse sub queimou por mal configuração? acho que sim né?

Renan está testando de todas as formas a caixa? acho que também né?

O Homero ter aprovado o projeto... teria algo errado? acho que não né?

Levar em consideração o fator QTS para opção de caixa é correto??? acho que não né?

Saudações

Rodrigo Carvalho

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Paulo,

Abraços

Olá Rodrigo!

Saudações,

Paulo.

Olá Rodrigo!

Tudo bem contigo?

Acho que temos, né?

Saudações,

Paulo.

Grande Paulo

Na realidade essa caixa tem 209 litros na camara interna, dividido por 3 dá 69,66 litro totais, onde os dutos dela deveriam ser de 9,40 cm de comprimento por 3" cada. Mesmo que fosse 5 cm de comprimento com certeza faria diferença, até por tratar-se de 2 dutos por camara.

Com certeza observamos muito bem a questão dos parametros t.s., principalmente o x-lim, e por ter observado eles chegamos ao projeto acima especificado.

Levar em consideração o fator QTS para opção de caixa é correto??? acho que não né?

Saudações

Rodrigo Carvalho

Olá Rodrigo!

Então acho que é pior ainda se o Sr Homero sabe que tão deixando na reta assim.

209 na câmara interna (traseira) + x da frontal + = a ?

Pq não colocas logo os Vbs e sintonia pra facilitar a interpretação e não ficar eu aqui conjecturando.

Dizias:

"Esse sub queimou por mal configuração?"

"Mesmo que fosse 5 cm de comprimento com certeza faria diferença"

É justamente isso que estou fazendo a ilação.

5cm - a parede = 3,5cm de diferença, ou mais ou menos isso; pra mim não faz tanta diferença se considerar 70 litros de Vb.

Saudações,

Paulo.

Compartilhar este post

Link para o post

parece meio infantil eu dizer isso , mas parece que estou sentindo um pingo de inveja ou algum tipo de sentimento parecido ???

Ou seria indignação em o renan fazer esta caixa ???

Compartilhar este post

Link para o post
Grande Paulo,

Abraços

Olá Rodrigo!

Saudações,

Paulo.

Olá Rodrigo!

Tudo bem contigo?

Acho que temos, né?

Saudações,

Paulo.

Grande Paulo

Saudações

Rodrigo Carvalho

Olá Rodrigo!

Então acho que é pior ainda se o Sr Homero sabe que tão deixando na reta assim.

209 na câmara interna (traseira) + x da frontal + = a ?

Pq não colocas logo os Vbs e sintonia pra facilitar a interpretação e não ficar eu aqui conjecturando.

Dizias:

"Esse sub queimou por mal configuração?"

É justamente isso que estou fazendo a ilação.

Saudações,

Paulo.

Grande Paulo,

A camara trazeira pra os 3 subs tem 50 litros livres e sintonia de 170 hz, a camara frontal tem 209 litros e 47 hz de sintonia. O projeto ainda deve constar corte subsonico de no mínimo 35 hz e corte passa baixa na casa dos 150 hz. Acredito que se a Selenium for colocar esse projeto a venda ja deverá vir com o crossover anexo ao conjunto.

Como o Renan falou acima, ele colocou pro colocar, não foi um teste oficial... e sim algo de curiosidade, como n tinha os dutos na hora colocou pra tocar pra sacar o desempenho, mesmo não sendo a configuração original... questão de curiosidade apenas

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Hehehe, Renan, vou te sacanear:

Se o pessoal da AES descobre que a caixa de pombo é obra em parte do H7 vão cair em cima do véio, ehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Renan...Td blz irmão?

Ta sumido hein cara?!

Parabéns pela iniciativa estamos ansioso pelo resultado.

Depois quero falar contigo pelo msn...

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
parece meio infantil eu dizer isso , mas parece que estou sentindo um pingo de inveja ou algum tipo de sentimento parecido ???

Ou seria indignação em o renan fazer esta caixa ???

eu tbm acho isso, na verdade eu tenho certeza disso....

O Paulo sempre quis entrar na selenium mas nunca conseguiu, ele queria estar lá onde está o Homero,fazendo os projetos das caixas,sendo respeitado no mundo do audio, acontece que pra entrar na selenium nao pode ser WIN-ISD Maníaco, é preciso ser um engenheiro, coisa que ele não é.

Agora se cinismo e arrogancia fossem pré-requisitos o paulo seria o mestre dentro da selenium...

Veja que até o maior defensor da história Selenium tá “chiando” indignado.

Eu posso até ser "o maior defensor da história Selenium " pq tudo o que eu comprei da selenium prestou, nunca tive que trocar nada por falha ou defeito de fabricação, todos os produtos que uso da selenium são usados nas caixas recomendadas por eles, alguns há mais de 10 anos e SEMPRE no pau, nunca tive problemas... os unicos problemas que tive foram quando um amigo meu deixou cair uma caixa no chão e outra vez que eu coloquei som e começou a chover e acabou molando as caixas, perdi 2 15pw3 com esses eventos.

E olha, os meus 15pw3 estão na caixa de 100 litros livres da lista aquela da selenium, caixa que vc falou que nao aguntaria mais de 100W, engraçado, aplico potencia nominal nos 15pw-250w- e nunca tive problemas, devo acreditar no Homero , o engenheiro da selenium ou no "Paulo Duto", o "engenheiro de audio do forum autosom"??

Eu não acho que a selenium é a marca perfeita e que nao faz nenhuma porcaria, faz e muita, na minha opnião a maioria das porcarias estão na linha automotiva, esse bass me parece ser uma delas.

rotular os outros é facil, atgora é a minha vez de brincar disso seu RECALCADO...ah, e nao sou só eu que noto isso...

"saudaçoes"

Biga

Compartilhar este post

Link para o post

O BIGA falou tudo...

Acho que qnd falamos em BRAVOX e SELENIUM devemos medir nossos pensamentos...

Tem meia duzia de "sujeitos" querendo questionar os mega-hiper aprovados projetos selenium... Acho isso muito mal... Desde que entrei no auto-forum me deparo com essas histórias... Qua as caixas sujeridas nao prestam...

Turma, isso não existe!!!

Saudações,

Marcelo Abath

PS1: Se neguinão é tão fudedor... Pq num faz sua propria marca de AF e lança no mercado... com milhoes de caixas sujeridas...

PS2: Sobre os lixos da Selenium. Acho que não existe esse lixo não. O Fabricante tem que atender todo mercado brasileiro de som automotivo e som profissional. Se existe uma fatia enorme do mercado a procura de auto-falantes XUNING... A Selenium tem que fabrica-los sim. Ela é uma empresa que visa lucros... não é nenhuma ONG não.

Procurem entender o lado comercial da coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Marcelão ... QUANTAS vezes eu defendi de usar a caixa do Fabricante ??? QUANTAS ???

Eles fabricam os falantes , eles testam os falantes , eles sabem como ele déve se comportar para um melhor desempenho ...

Mas não , nego que nem sabe o que simulação (eu por ex. só sei mexer na po*** do bass box e do Win isd) fica torrando as paciências pra simular caixa , qual caixa é melhor por ae vai !

Eu acredito que se vc QUER fazer uma litragem exclusiva , FAÇA , mas depois num vai querer chingar a marca e dizer que o falante não présta . OK ???

Isso é pra sabe o risco que tá correndo e pra quem SABE o que está fazendo ...

E não vão pensando que eu SEI TUDO não , mas tb num fico me lamentando quando dá alguma coisa errada e DESESPERADO ...

E Paulo , vc sabe que TODOS no forum acabam aprendendo com seus conhecimentos , EU SEMPRE sou ajudado quando peço uma explicação sua ... Mas por favor , seja menos arrogante ... Ai não perderemos seus conhecimentos e vc não sairá do forum , NÃO por que vão te expulsar , mas pq vc vai ficar farto de questionamentos sobre seus tópicos e respostas !

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...