Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

Agora Com Certificação Iasca

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, participei do curso para juizes IASCA que ocorreu neste final de semana no SENAI Ipiranga em São Paulo/SP com carga de aproximadamente 19 horas e participação de 16 pessoas.

Ministrado pelo juiz americano Chris com acompanhamento do presidente mundial IASCA, senhor Paul. Com a ajuda de tradutor.

Abordou todos os aspectos teoricos do julgamento.

Muitas perguntas e discussões foram feitas e conseguimos abordar todos os pontos criticos de um julgamento de áudio.

Tivemos um pouco de prática, ouvindo o CD IASCA onde foi demonstrado o que devemos escutar num bom sistema.

Técnicas de como escutar um carro também foi abordado e dependerá da prática de cada um em se aprofundar no assunto.

Um pouco de prática em sons de instrumentos, como identificar um e o que prestar atenção nos instrumentos foi mostrado com a ajuda do programa Microsoft Musical Instruments

(tentaremos disponibilizar em breve)

Deixaram claro que o julgamento deve ser feito entre um carro e as regras e nunca comparar um carro com outro.

O juiz deve ser ético e profissional e nunca comentar as imperfeições de um sistema sonoro.

Um juiz pode auxiliar um carro participante de campeonato, mas nunca julgar um carro onde ele ajudou de alguma forma.

O competidor tem apenas uma chance de 5min para arrumar qualquer problema no carro durante todo o julgamento.

A divisão das categorias ficou mais acessível a todos os competidores.

Não há divisão por potência, apenas por experiência.

Podemos resumir em:

- Rookie

iniciantes no primeiro ano de participação

não trabalham para empresa do setor de som automotivo (loja, distribuidor, fabricante)

não receberam suporte em serviço ou produto gratuitamente

deve ser exclusivamente um cliente de loja

- Street Amateur

nao pode receber nenhum tipo de patrocinio

nao trabalha em empresa do setor

- Street Semi-pro

pode receber patrocinio em relação ao áudio

nao trabalha em empresa do setor

- Street Pro

pode trabalhar em empresa do setor

- Ultimate Amateur

não pode trabalhar em empresa do setor

não recebeu patrocinio em relação ao áudio

- Ultimate Semi-pro

- Ultimate Pro

pode receber dinheiro de empresa para construir o carro

Há medição de SPL e RTA juntos!

a medição é feita com pink noise a 110dB (não mais que isso) ou na máxima que o carro conseguir.

Se o carro conseguir 110dB, ganha 10 pontos

se conseguir 105dB, ganha 5 pontos

se conseguir 100dB ou menos, ganha 0 pontos em SPL

Com isso faz-se a medida no RTA com pontuação máxima de 30 pontos para uma curva praticamente reta, isto é, sem variações superiores a 3dB.

Legenda da foto, da esquerda pra direita:

Chris (juiz IASCA), marcelomoti (eu), Daniel (representante IASCA BR), Paul (presidente mudial IASCA)

post-26-1172593400.jpg

Postado em

Muito legal! Vais entrar pro quadro de juízes?

Quanto 'as regras, o "deve ser exclusivamente um cliente de loja" significa que não pode ser proprietário/empregado, ou no cadastro terá que ser declarado em qual loja foi feita a montagem? Se for isto, o pessoal do DIY vai sair no prejuízo... :(

Postado em

Opa.... As duas fotos que eu tirei de você serviram para "algo"...... :vts

Mas galera, agora a IASCA esta voltando, e queremos que ela volte a ser um excelente ponto para todos nós termos um excelente local para conhecemos novas pessoas, fazer amigos e novamente "escutar" bons sons ( de qualidade ).....

Acredito que no evento de acessorios, poderemos dar o punta-pé inicial nesta excelente competição que era e que é a IASCA.

Postado em
Opa.... As duas fotos que eu tirei de você serviram para "algo"...... :vts

Mas galera, agora a IASCA esta voltando, e queremos que ela volte a ser um excelente ponto para todos nós termos um excelente local para conhecemos novas pessoas, fazer amigos e novamente "escutar" bons sons ( de qualidade ).....

Acredito que no evento de acessorios, poderemos dar o punta-pé inicial nesta excelente competição que era e que é a IASCA.

Se a IASCA realmente voltar "forte" dá até pra animar em montar algum carro pra competir, nem que seja juntando equips da candangada, só pra curtição do dia.

Postado em

Quanto 'as regras, o "deve ser exclusivamente um cliente de loja" significa que não pode ser proprietário/empregado, ou no cadastro terá que ser declarado em qual loja foi feita a montagem? Se for isto, o pessoal do DIY vai sair no prejuízo... :(

Você é que cadastra Kleber.... Não há problemas algum em que você mesmo faça a instalação e vá participar.

( lembrando em que a categoria Rookie, você pode apenas participar durante um ano ( ou temporada ), depois você deverá subir para a Street ).....

Postado em

Se a IASCA realmente voltar "forte" dá até pra animar em montar algum carro pra competir, nem que seja juntando equips da candangada, só pra curtição do dia.

Justíssimo! Vai subir mesmo no dia 17, animalzinho? Vamos ver se a gente combina isso.

Postado em

para participar do Rookie, pode ter instalado as coisas em casa, sem problemas.

Desde que os equipamentos sejam comerciais, está claro na regra que as pessoas não podem ter alguma ajuda que o faça ter vantagem tecnologica sobre os outros competidores da mesma categoria.

isto é válido para a categoria Rookie e para a Street Amateur e Ultimate Amateur

Mas se a pessoa turbinou um amplificador, realmente tenho dúvidas em que categoria entra.

Postado em

Quanto 'as regras, o "deve ser exclusivamente um cliente de loja" significa que não pode ser proprietário/empregado, ou no cadastro terá que ser declarado em qual loja foi feita a montagem? Se for isto, o pessoal do DIY vai sair no prejuízo...  :(

Desde que os equipamentos sejam comerciais, está claro na regra que as pessoas não podem ter alguma ajuda que o faça ter vantagem tecnologica sobre os outros competidores da mesma categoria.

isto é válido para a categoria Rookie e para a Street Amateur e Ultimate Amateur

Mas se a pessoa turbinou um amplificador, realmente tenho dúvidas em que categoria entra.

Teria que ver certinho msm,por que senão o Pyramid já visto por todos, poderá levar alguma vantagem,sem desmerecer em nada.

Moti bela iniciativa pelo curso!

:legal:

Postado em

Justíssimo! Vai subir mesmo no dia 17, animalzinho? Vamos ver se a gente combina isso.

O encontro mudou pro dia 24... pra mim tá fo**... vou ter que me virar por aqui pra conseguir ir... cronograma é foooooda!

Postado em
opa..

gostei..

cara.. queria ter feito esse curso :(

aguardando resposta sobre o "deve ser exclusivamente um cliente de loja"

Opa... não precisa ser um "cliente" de loja para participar. Como o Kleber perguntou, você pode fazer a instalação e participar. A Classificação da onde você vai entrar, vai depender o acabamento utilizado no seu carro. Se tiver um acabamento considerado mais aprimorado, ai você parte para a categoria Street ou Utimate, mas....

Postado em

Quanto 'as regras, o "deve ser exclusivamente um cliente de loja" significa que não pode ser proprietário/empregado, ou no cadastro terá que ser declarado em qual loja foi feita a montagem? Se for isto, o pessoal do DIY vai sair no prejuízo...  :(

Estou conversando com o Chris.... daqui a pouco posto a resposta.....

Postado em

A menção de CLIENTE, significa que comprou equipamentos como qualquer outra pessoa.

E instalou como qualquer outra pessoa pode fazer, seja em casa ou em loja.

O importante é não ter diferencial tecnologico, seja no produto ou no serviço frente a outros.

Postado em
A menção de CLIENTE, significa que comprou equipamentos como qualquer outra pessoa.

O importante é não ter diferencial tecnologico, seja no produto ou no serviço frente a outros.

Fato..

Uma pessoa que tem o conhecimento de mandar fazer um amp não poderia competir no Rookie..

Alias, qual seria a graça?

Abraços..

Postado em

Fato..

Uma pessoa que tem o conhecimento de mandar fazer um amp não poderia competir no Rookie..

Abraços..

Particularmente, eu não eria muita graça em competir na rookie... seria brigar com carros que usam crossovers stock, cabeamento comum e players medianos...

A graça tá em competir com os mais maió di grande.

Postado em

Fato..

Abraços..

Particularmente, eu não eria muita graça em competir na rookie... seria brigar com carros que usam crossovers stock, cabeamento comum e players medianos...

A graça tá em competir com os mais maió di grande.

Kleber uma boa noticia é que fiquei sabendo de uma parte das regras muito interessante, mas não sei ao certo em qual categoria isto se encaixaria, o Moti poderia nos explicar?

Seria o fato de ser pontuado por melhorações, como exemplo, vc pegar um ampli e melhora-lo, pegar um falante e melhora-lo/modifica-lo, empenhar-se em fazer/desenvolver cabos e por ai vai, o que antigamente isto não contava pontos.

Postado em

Acho muito legal a Iasca ter voltado com nova carga, vou acompanhar os campeonatos, pois acho muito legal o empenho e o envolvimento das pessoas.

Moti, o CD vai mudar ??, tem previsão da publicação do novo manual, pois precisamos verificar as adequações necessárias.

Uma duvida importante, carro com equipamentos residenciais poderão participar?

Postado em
Acho muito legal a Iasca ter voltado com nova carga, vou acompanhar os campeonatos, pois acho muito legal o empenho e o envolvimento das pessoas.

Moti, o CD vai mudar ??, tem previsão da publicação do novo manual, pois precisamos verificar as adequações necessárias.

Uma duvida importante, carro com equipamentos residenciais poderão participar?

Óia quem vorta! []-[]

Legal isso Moti! Vai ter bastante coisa pra conversar no churras do dia 24!

Vamos lá pessoal...

Postado em
Caraio põe essa foto naquele post FOTOS DOS USERS, que você entra na competição acho hein!!

hahahahhh bicho feio!!

hahahah zuera mano.. o-o-

Abraços..

:vts

Ainda bem que você me acha feio.... se me achasse bonito, ai o bicho iria pegar....

Mas o curso foi muito bom para relembrar as regras das antigas e novamente ver a IASCA.....

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...