Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

chitola

Fa (damping Factor)

Recommended Posts

Postado em

aos entendidos, oque significa esse dado do amplificador ?

por exemplo: no SD1000.1D esse damping é de 133 em 2 Ohms, e 100 em 4 Ohms.

Quanto mais baixo melhor ? ou o contrário ?

Postado em

Se eu nao me engano é o controle sobre a excursão do cone do sub.......

Quanto menor o FA melhor o controle sobre a excursão do cone...

Me corrijam ai se estiver errado .......

Quem pode explicar melhor e o Juliano que é o fabricante dos SDs ....

Um Abraço ......

Postado em

opa...

Damping factor é fator de amortecimento....

é a "capacidade" do amplificador de controlar a excurssão do sub....como o amigo aí d cima falou...

só q quanto maior o valor, melhor é.... :legal:

Postado em

bom então pelo jeito quanto maior o damping factor, melhor é, pois no google achei um amplificadore profissional onde esse numero era de simples 4.800.

Postado em

mas os ampli de PA são assim mesmo... headroom na fonte, em mts outros estagios, damping factor elevado e etc... Como num PA o pessoal não se importa mt com tamanho do ampli nem detalhes como dissipação passiva e alimentação eles podem caprichar na fabricação! :legal:

Postado em
bom então pelo jeito quanto maior o damping factor, melhor é, pois no google achei um amplificadore profissional onde esse numero era de simples 4.800.

O.O manda o link da criança ae...

Postado em

jah q o assunto reacendeu a curiosidade do pessoal, quando pesquisei a respeito guardei esses links:

http://www.audioholics.com/techtips/audiop...mpingfactor.php

http://www.bcae1.com/dampfact.htm

http://www.classic-audio.com/marantz/mdamp...pingfactor.html

o 3o link nao ta abrindo agora e tem um do H7 se nao me engano (em pdf no site da selenium?) q eh bem didático :legal:

Postado em
opa...

Damping factor é fator de amortecimento....

é a "capacidade" do amplificador de controlar a excurssão do sub....como o amigo aí d cima falou...

só q quanto maior o valor, melhor é.... :legal:

A gente aqui no forum aprende pacas ...!!

Esse negocio de damping factor aprendi aqui, mais achei que quando menor melhor ..... :huh: .....

Caramba meu ... 4800 ......ta doidooo !!!

Floww ....

Postado em

EM linhas gerais, toda vez que vc tem um indutor e um ímã, se movendo perto um do outro, vc gera energia.

Quando vc aplica um sinal num falante, o falante transforma a energia que recebe em movimento, mas também, e menor grau, transforma parte do movimento em energia. O ideal é que esta energia que sobra seja facilmente dissipada, pois interfere no funcionamento do falante.

O Damping Factor é, então, uma medida que te diz se há alguma resistência na passagem da energia pelo estágio de saída. Quando mais alto, menor é esta resistência, então mais fácil é dissipar essa sobra de energia do falante.

Por isto que maior FA = Sub mais controlado.

Outra relação é que FA mais alto = custo maior.

Postado em
Por ser potência de PA , acredito que foi em 1Khz mesmo , todas de PA são full ... medida quase sempre é em 1Khz !

É, aí todos os amps de PA vão apresentar valores parecidos .... brabo mesmo é padronizar e setar uma freqüência usada normalmente.

Tem um JBL automotivo que diz ter 6000 no FA tbem.

Postado em

poxa... o Damping Factor do meu amplificador é @ 4ohms > 200

esse valor é bom?

Postado em

poxa... o Damping Factor do meu amplificador é @ 4ohms > 200

esse valor é bom?

Os RF sempre foram conhecidos por seu bom FA, vc pode perceber se o seu é bom ou não escutando outros sets parecidos com amplis diferentes, mas posso adiantar que o seu amp é bom não só nesse sentido.

Postado em
Olá Guto!

Dizias no tópico line array:

Postado em Dec 2 2006, 10:31 PM 

é que o Elias da MEA está bolando esse teste cego ... pq sempre tem treta entre os tecnicos sobre TAL é melhor , TAL num sei o que , como eu tb tenho minha preferencias , eu ADORO as potências Ciclotron linha TIP ...

Acima dizias:

Por ser potência de PA , acredito que foi em 1Khz mesmo , todas de PA são full ... medida quase sempre é em 1Khz !

Relembrando:

4800 é o FA da TIP3000 classe H medida em 50hz em carga de 8ohms especificada pelo fabricante. Valor alto assim como a capacitância instalada (132.000mF).

Abaixo texto de Chuck McGregor da Community Professional Loudspeakers:

WHAT IS LOUDSPEAKER DAMPING AND DAMPING FACTOR (DF)?

By Chuck McGregor

WHAT DAMPING DOES:

The main effect of damping in a loudspeaker is to reduce the SPL produced by the loudspeaker's diaphragm moving because of its own inertia after the signal stops. The frequency of the sound it produces with this movement will be at the resonant frequency of the moving system. A common term for this is "overhang".

TYPES OF LOUDSPEAKER DAMPING:

There are two types of damping: mechanical and electrical. The loudspeaker's suspension and the air load on the diaphragm determines the amount of mechanical damping. This cannot be determined except by sophisticated measurement. Electrical damping is determined by the resistance load on the loudspeaker, which is the sum of the loudspeaker cable resistance, and the amplifier output impedance. This can be determined by a simple calculation.

Electrical damping or Damping Factor (DF) is calculated by dividing the loudspeaker's voice coil resistance by the sum of the loudspeaker cable resistance and amplifier output impedance.

ATTENUATING "OVERHANG":

The amount of attenuation that electrical damping provides is:

DF10 = -20dB, DF20 = -26dB, DF50 = -33dB. This is added to the loudspeakers mechanical damping. Because of this addition, an electrical damping factor of 20 or more is considered adequate for live sound reinforcement systems. With an electrical DF of 20 or more, the SPL produced by the loudspeaker moving on its own inertia will be essentially inaudible.

DRIVER VARIATIONS:

The larger the driver the more import electrical damping is. Low frequency drivers and subwoofers have the most problems regarding damping. Their moving mass is quite high and their suspensions are comparatively weak compared to this mass. Because of this they have relatively poor mechanical damping and therefore electrical damping is important. High frequency drivers have much lighter mass and stiff suspensions compared to that mass. As a result electrical damping is relatively unimportant.

WIRE TABLE:

The table below shows the damping for various wire lengths and gauges for 8, 4 and 2 ohm loudspeakers. It also shows the SPL loss for the audio signals from the power loses because of the cable resistance.

Note that the SPL loss is far less important than damping factor in choosing a loudspeaker cable. For example on a 4 ohm loudspeaker a 100 length of #14 cable will only reduce the SPL by 1 dB but the damping factor is 1/3 of what is considered adequate.

AMPLIFIER DF:

An amplifier with a rated damping factor of 1000 at 8 ohms was used for the calculations. The internal impedance of such an amplifier is 0.008 ohms. Even using an amplifier with a rated damping factor of 100 Ohms, the DF numbers change surprising little. The reason is the output impedance of such an amplifier is 0.08 Ohms, which is still small compared to the cable resistance in most cases. The SPL loss is unaffected by an amplifier's output impedance.

CALCULATIONS:

If you wish to "plug in" some numbers other than those shown, here are the calculations used to make the table:

Total Cable Resistance = Cable Length / (2 x Wire Resistance per 1000 Feet)

SPL Loss = 20 x LOG(Speaker Impedance / (Speaker Impedance + Total Cable Resistance)

Damping Factor (DF) = Speaker Impedance / (Amplifier Output Impedance + Total Cable Resistance)

LOOKING AT THE TABLE:

For cable lengths the damping factor of the amplifier will have some affect on the numbers especially for 2 Ohm loudspeakers. For cable lengths over 50 feet the cable resistance, rather than the amplifier's specified DF, will determine the electrical damping factor. For runs over 50 feet (15 m) at 2 ohms, 100 feet (30 m) at 4 ohms, and 200 feet (60 m) at 8 ohms it is not practical to maintain a damping factor of 20 and still use a practical wire gauges.

Cable Length (ft)  Wire Gauge (AWG)  Cable Resistance (ohms)  8 Ohm Speaker(SPL DF Loss)  4 Ohm Speaker(SPL DF Loss)  2 Ohm Speaker(SPL DF Loss)

10  18  0.13  0.1 59  0.3 29  0.5 15

16  0.08  0.1 90  0.2 45  0.3 23

14  0.05  0.1 138  0.1 69  0.2 34

12  0.03  0.0 201  0.1 101  0.1 50

10  0.02  0.0 286  0.0 143  0.1 71

25  18  0.32  0.3 24  0.7 12  1.3 6

16  0.20  0.2 38  0.4 19  0.8 10

14  0.13  0.1 60  0.3 30  0.5 15

12  0.08  0.1 91  0.2 46  0.3 23

10  0.05  0.1 138  0.1 69  0.2 34

50  18  0.64  0.7  1.3 6  2.4 3

16  0.40  0.4 20  0.8 10  1.6 5

14  0.25  0.3 31  0.5 16  1.0 8

12  0.16  0.2 48  0.3 24  0.7 12

10  0.10  0.1 74  0.2 37  0.4 19

8  0.06  0.1 113  0.1 56  0.3 28

100  18  1.28  1.3 6  2.4 3  4.3 2

16  0.80  0.8 10  1.6 5  2.9 2

14  0.50  0.5 16  1.0 8  1.9 4

12  0.32  0.3 25  0.7 12  1.3 6

10  0.20  0.2 38  0.4 19  0.8 10

8  0.13  0.1 60  0.3 30  0.5 15

Saudações,

Paulo.

Valew paulo , dessa num sabia ... ou passei despercebido e nem notei ... Bom vc me lembrar/ensinar!

E quanto ao teste , que achou ??? Ficou sabendo ?

E ressaltando que avia até me esquecido hahaha Eu Gosto da Parrudez da linha TIP é forte pacas e pau pra toda obra , pra dizer bem a verdade nunca li o manual completo das TIP [^] hahahaha é vergonhoso mais é verdade !

Postado em
Dá pra fazer umas lâmpadas piscarem quando se liga a potência... o-o-

uahuahauhauahuahauhauha quando ligo aqui em casa a HotSound de miseros 600 RMS já pisca tudo quando só ligo ela hahahaha isso pq é potência peidinho ! :vts

Postado em

Decha ver se eu entendi, o chegado que escreveu o texto em inglês fala que o damping factor, incluindo o cabeamento, se for maior que 20 já está de bom tamanho? É isso ou o meu inglês está pior que o meu português....heheheehhe :vts

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...