Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

deed

Como Medir Parâmetros De Cabos?

Recommended Posts

Iae Galera,

Gostaria de saber técnicas para medição dos parâmetros de cabos, tanto os coaxiais como os paralelos normais.

Possuo acesso a um impedancímetro da Stanford Research.

Alguém aí tem alguma luz?

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom... vc vai precisar testar algumas centenas de metros pra ter precisão na medida, ou ao menos pra conseguir medir... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Em geral as medidas são por Km de cabo né?

acho q na vida real isso eh meio impossivel de fazer! [^]

hehe

Gabriel

[edit] bad spelling

Compartilhar este post

Link para o post

hehe

Gabriel

[edit] bad spelling

Bom, se vc morar numa rua longa, até dá... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

hehe

Gabriel

[edit] bad spelling

Desculpe pela ignorância, mas lá vai....

Se precisa ter 1km, pela boa matemática 1m daria, contando que em 1km vc tem 1000 metros, seria fazer a famosa regra de 3.

Tá, falei besteira :pirou:

Mas assim, me expliquem melhor então como é feito isto, e como posso comparar um bom e um ruim...

Valeu!

Raphael

Compartilhar este post

Link para o post

Provavelmente porque em 1m de cabo, o valor da capacitância ou resistencia do cabo ficaria abaixo da capacidade de medição do aparelho.

Compartilhar este post

Link para o post
Provavelmente porque em 1m de cabo, o valor da capacitância ou resistencia do cabo ficaria abaixo da capacidade de medição do aparelho.

Pra medir é somente com aparelhos?

Compartilhar este post

Link para o post

Justo.

Normalmente, pega o efeito do cabo de comprimento X, e depois divide pelo comprimento. Dando a medida como uma média em relação a unidade de comprimento.

Mas, quanto seriam estes valores normalmente?

Digo isto pois o impedancímetro de lá tem uma boa faixa de medições.

Matias, no caso, o impedancímetro é um LCR-Meter, só que mais aprimorado e sofisticado.

O que eu uso é este aqui:

SR720_FPlg.jpg

impedancimetrops2.jpg

sr715andsr720_start.gif

Stanford Research SR720 LCR Meter

http://www.thinksrs.com/products/SR715720.htm

Measurement Range

(R+Q mode)

R 0.0001 Ω to 2000 MΩ

Q 0.00001 to 50

(L+Q mode)

L 0.0001 µH to 99999 H

Q 0.00001 to 50

(C+D mode)

C 0.0001 pF to 99999 µF

D 0.00001 to 10

(C+R mode)

C 0.0001 pF to 99999 µF

R 0.00001 Ω to 99999 kΩ

Será que os valores, mesmo com cabos pequenos... 5~30m... não daão pra serem medidos? Ou a credibilidade seria ruim? Para operar o aparelho são feitas diversas calibragens e tal...

Mas, eu só queria saber técnicas de medição. Tipo... Ligo o que, e como? Malha aberta? Malha fechada? Técnica Série/Paralelo?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, capacitancia é uns 50-150pF por metro, cabos bons chegam a maisomeno 40pF/m.

Normalmente a precisão aumenta longe dos extremos, mas para 5m de cabo está bom demais este aparelho.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos "adelante":

http://www.multitecmed.com.br/Instrumentos...ICEL/lc_301.htm

Vira na casa dos 200 mangos.

Não serve como referência de laboratório, mas para medir capacitância dá (com 10 cm de cabo já dá para saber o pedigree do RCA --- resolução na escala de 2 nano: 1 pF). Medindo o RGC 59 bateu em 57 pF/m, contra 300 pF/m de um RCA Automotivo B52 "link dual shielded OFC audio cable" linha XING LING COME AGUDO hehehe... o-o-

Como se mede: uma garra no positivo, outra no negativo. Malha aberta, pq a capacitância vem do isolador do cabo, que atua como um capacitor em paralelo.

Infelizmente a resolução do mesmo não é suficiente para medir indutância em cabos de 1ª (aí sim precisaria de uns bons 20 metros, pois a resolução menor é 1 microHenry e cabos bons podem ter menos que isso). Mas com ele você enrola seus indutores para crossover numa boa.

Abraço!

dn_mosfet

[Edit para acrescentar como se mede indutância do cabo: une o positivo com negativo numa ponta do cabo --- fecha curto --- e coloca os terminais do aparelho na outra ponta do cabo.

Rafael, é isso aí, mede um pedaço pequeno do cabo se a escala do aparelho tiver resolução e faz por regra de 3, não falou besteira não rapaz.

Obs.: a exatidão deste aparelho é +- 1% + 1 dígito na faixa que se precisa para estas medições --- ou seja, quem não tem acesso a um aparelho calibrado frente a um padrão rastreável filiado à rede metrológica vai ter o erro numa magnitude pra lá de aceitável não acham?

Compartilhar este post

Link para o post

sim eh possivel... medir... diretamento com um indutimetro... e um capacimetro... mas naum confio nessas mediçoes naum... acho melhor... msm testar com gerador de sinais... e osciloscopio msm... depois... calcular... a capacitancia e a indutancia.... creio q seja o mais presciso... dos metodos... e assim podera... fazer mediçoes em cabos... curtos...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Hum! Valeu dn_mosfet!

Capacitância: Malha aberta.

Indutância: Em curto.

Isso?

Próxima semana eu mostro os resultados. :P

Compartilhar este post

Link para o post
Hum! Valeu dn_mosfet!

Capacitância: Malha aberta.

Indutância: Em curto.

Isso?

Próxima semana eu mostro os resultados. :P

Blz!

É isso aí.

Capacitânica, imagine seu cabo como um capacitor fino e comprido, aí voce mede 01 canal do cabo (polo positivo e negativo) na ponta e a outra fica livre.

A faixa de valores típicos vai girar na faixa de 30 a 300 pF/m.

Indutância é isso: curto-circuita uma ponta e mede na outra: valores típicos de 0,5 a 6 micro Henry / m.

Falow

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...