Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alves

Crossover Precisando De Ajuda.

Recommended Posts

Postado em
Tb achei legal!

Msm com um indutor de ferrite(se vc tivesse olhado bem a foto, veria que apenas um indutor tem ferrite) o kit ainda toca muito!

Concordo.

Alguém poderia me ajudar a fazer um up grade no x-over 2 vias? :vts

Se possível, enviando umas peças p/mim :rolleyes: (claro q eu pago [¨] )

UP! P/a pergunta :vts

Alguém pode ajudar? [¨]

Tava pensando tb em adicionar um fusível de proteção p/o tweeter (vi q tem nos crossovers mais novos da marca).

Postado em
Tb achei legal!

Msm com um indutor de ferrite(se vc tivesse olhado bem a foto, veria que apenas um indutor tem ferrite) o kit ainda toca muito!

Com certeza toca , mas poderia tocar muito mais limpo o som e melhor com nucleos de ar , até mesmo a linha PCE essa nova esta com ferrite, mudando isso melhora muito o kit , mas sem dduvidas os kits mb são bons

Postado em
Tb achei legal!

Concordo.

Alguém pode ajudar? [¨]

Tava pensando tb em adicionar um fusível de proteção p/o tweeter (vi q tem nos crossovers mais novos da marca).

o fusivel de proteção seria uma lampada , mas isso precisa ser muti bem calculado , Alvez faz o seguinte me manda 1 xover do que vc tem ai e faço cotação pra vc pra modificar eles , troca as bobinas, capacitores colcoar um PTC pra não queimar tendeu

Postado em
Tb achei legal!

Concordo.

Alguém pode ajudar? [¨]

o fusivel de proteção seria uma lampada , mas isso precisa ser muti bem calculado , Alvez faz o seguinte me manda 1 xover do que vc tem ai e faço cotação pra vc pra modificar eles , troca as bobinas, capacitores colcoar um PTC pra não queimar tendeu

Opa! Finalmente alguém!

Postado em

Rapaz... se for pra mudar tanto, embala os que vc tem e deixa no armário. Constrói outro com base nos cortes do cross original, usando bons capacitores.

Procura na sua cidade alguém que enrole transformadores, e veja se ele monta as bobinas pra vc, com os valores garantidos por indutímetro. Aí vc pede pra ele montar boas bobinas, compra bons capacitores (pede na www.multcomercial.com.br que eles enviam pelo correio. Paguei 16,40 em cada Solen de 4,9uF quando fui à SP) e monta tudo bonitinho.

A outra opção... Faz pelo ativo. É o que eu faria se fosse vc... um Biamp aí vai te economizar um trabalho imenso, com maior chance de acerto. Um canal pro woofer, um canal pro midrange + tweeter. Aí vc monta um cross apenas pro mid e tweeter...

Postado em
Kleber, dá uma força: eu teria algum ganho se trocasse o meu capacitor por um de melhor qualidade?

Depende... se for um corte LP, a melhora tende a não ser tãaaao sensível... se for um corte HP, com certeza! Vc vai sentir logo de cara como o agudo abre, ganha brilho e articulação. Se vc mandar a bosta do PTC embora também, aí é só alegria.

Postado em
Depende... se for um corte LP, a melhora tende a não ser tãaaao sensível... se for um corte HP, com certeza! Vc vai sentir logo de cara como o agudo abre, ganha brilho e articulação. Se vc mandar a bosta do PTC embora também, aí é só alegria.

Putz... o PTC é bosta memo? Ferrou. :blink:

Tô pensando em HP mesmo. Pra dar aquele detalhamento que o fjpsam, por exemplo, experimentou no outro sistema dele.

Claro, cláaaro (tipo o Fernando Vanucci bêbado) que o sistema dele é ultra top e o meu é mais pão na chapa, mas pensei no que a troca de um capacitor pra HP poderia me apresentar.

Marcas, por exemplo... Solen já daria conta do up-grade?

Postado em
Rapaz... se for pra mudar tanto, embala os que vc tem e deixa no armário. Constrói outro com base nos cortes do cross original, usando bons capacitores.

Procura na sua cidade alguém que enrole transformadores, e veja se ele monta as bobinas pra vc, com os valores garantidos por indutímetro. Aí vc pede pra ele montar boas bobinas, compra bons capacitores (pede na www.multcomercial.com.br que eles enviam pelo correio. Paguei 16,40 em cada Solen de 4,9uF quando fui à SP) e monta tudo bonitinho.

A outra opção... Faz pelo ativo. É o que eu faria se fosse vc... um Biamp aí vai te economizar um trabalho imenso, com maior chance de acerto. Um canal pro woofer, um canal pro midrange + tweeter. Aí vc monta um cross apenas pro mid e tweeter...

Bi-amp?! Só vou usar um amp de 3 canais! (2x60wrms+1x180wrms@4ohms).

O kit será de 2 vias mesmo (ñ será de 3).

O problema de "eu mesmo montar um xover por aqui" (Natal/RN) é ñ conseguir nada!!! :banghead ô cidadezinha sem opção... :( Teria q pegar tudo +/- q pronto apenas p/montar :huh: ... apenas trocar algumas coisas (como capacitor) seria mais viável. Por isso, pensei no xover da N.A.R... parece ser legal (e olha q nem foi o Rodizzi q me lafou, heim! hahaha!)

Quanto aos capacitores, vou tentar c/a multcomercial (obrigado pela dica :legal: ). Aqui só se encontra de 3.3uF, 4.7uF ou referências muito distante do q o meu xover tem (original) e ainda é difícil de encontrar (quando tem, tá faltando :banghead ).

Postado em
Procura na sua cidade alguém que enrole transformadores, e veja se ele monta as bobinas pra vc, com os valores garantidos por indutímetro. Aí vc pede pra ele montar boas bobinas, compra bons capacitores

:+1

Foi isso que eu fiz.

Aqui perto de casa tem um cara que mexe com transformadores e me cobrou uma ninharia pra fazer as bobinas.

Os capacitores Solen eu importei direto da Madisound, mas comprar em SP também é uma opção.

Postado em

Foi isso que eu fiz.

Aqui perto de casa tem um cara que mexe com transformadores e me cobrou uma ninharia pra fazer as bobinas.

Os capacitores Solen eu importei direto da Madisound, mas comprar em SP também é uma opção.

E os tals do MultiCap, onde acha pela internet??

Postado em
Putz... o PTC é bosta memo? Ferrou. :blink:

Tô pensando em HP mesmo. Pra dar aquele detalhamento que o fjpsam, por exemplo, experimentou no outro sistema dele.

Claro, cláaaro (tipo o Fernando Vanucci bêbado) que o sistema dele é ultra top e o meu é mais pão na chapa, mas pensei no que a troca de um capacitor pra HP poderia me apresentar.

Rapaz... o dia que eu tirei fora o PTC dos crossovers dos neopoints quase tive um orgasmo... :vts Virou outro tweeter no quesito detalhamento. Nenhuma mudança no timbre, mas ele abriu tanto que parecia que a faixa de resposta tinha se extendido.

Quanto aos solen, são excelentes. Tem coisa melhor, mas custava 64 reais, que eram os multicap. Resolvi deixar pra um futuro upgrade, depois que tudo estivesse redondo. Se vc precisar de um valor alto, pode economizar pegando um maior Solen, e pegando um pequeno (1uF, por exemplo) multicap, e ligando em paralelo.

Postado em

Foi isso que eu fiz.

Multcomercial tem tudo.

Postado em

Foi isso que eu fiz.

Multcomercial tem tudo.

Menos o capacitor de 3.9uF/100V :banghead Acho q vou testar c/um de 4.7uF e ver no q dá. [^]

Postado em
Putz... o PTC é bosta  memo? Ferrou.  :blink:

Rapaz... o dia que eu tirei fora o PTC dos crossovers dos neopoints quase tive um orgasmo... :vts Virou outro tweeter no quesito detalhamento. Nenhuma mudança no timbre, mas ele abriu tanto que parecia que a faixa de resposta tinha se extendido.

Quanto aos solen, são excelentes. Tem coisa melhor, mas custava 64 reais, que eram os multicap. Resolvi deixar pra um futuro upgrade, depois que tudo estivesse redondo. Se vc precisar de um valor alto, pode economizar pegando um maior Solen, e pegando um pequeno (1uF, por exemplo) multicap, e ligando em paralelo.

Bom, e como fecho o ciruito novamente, que o PTC fazia... soldo um fio?

Postado em
Menos o capacitor de 3.9uF/100V :banghead

Não tem de 3.5 ou 3.0 + 1.0 uF?

Aqui ñ tem! :banghead

Liguei p/a multcomercial... o capacitor de 4uF custa R$1,40, mas só envia por sedex! aí o custo vai nas alturas! O.O [""] só tinha de uma marca lá, q nem sei como é o nome direito. (@#%$&@) [^]pasmafaute

Postado em
Voltando... aquele "fusível" protetor do tweeter, que acende quando entra em sobre-carga. Dá para retirá-lo?

Tirar??? Ñ é melhor deixar ñ? (proteção):blink:

Postado em
Não tem de 3.5 ou 3.0 + 1.0 uF?

Aqui ñ tem! :banghead

Liguei p/a multcomercial... o capacitor de 4uF custa R$1,40, mas só envia por sedex! aí o custo vai nas alturas! O.O [""] só tinha de uma marca lá, q nem sei como é o nome direito. (@#%$&@) [^]pasmafaute

Por sedex fica caro mesmo... se eu fosse vc, pegaria logo capacitores bons (os solen mesmo) e pediria logo outras coisas que vc precise, como plugues ou cabos... Pelo menos dá uma aliviada no frete. Se vc não tem outra forma de comprar, então é o único jeito.

Postado em
Kleber, esse seu avatar é pinga? Ou tequila...?

E aproveitando, como que eu tiro o PTC do cross?

:vts

Tequila...

Tequila Cuervo prata... tomada em goiânia, em setembro de 2004... :vts Posteriormente tentei bater outra foto, mas nenhuma conseguiu ficar tão legal quanto esta... :vts

O PTC vc pode simplesmente unir os 2 terminais com solda, ou removê-lo e colocar um fio no lugar.

Postado em
Kleber, esse seu avatar é pinga? Ou tequila...?

E aproveitando, como que eu tiro o PTC do cross?

:vts

Tequila...

Tequila Cuervo prata... tomada em goiânia, em setembro de 2004... :vts Posteriormente tentei bater outra foto, mas nenhuma conseguiu ficar tão legal quanto esta... :vts

O PTC vc pode simplesmente unir os 2 terminais com solda, ou removê-lo e colocar um fio no lugar.

Eu preciso arrumar logo meu avatar

Vai ficar pau a pau com o seu:

monteverde2006079ne2.jpg

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...