Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alves

Crossover Precisando De Ajuda.

Recommended Posts

Postado em

Tenho um crossover 2 vias MBquart aqui q está c/o canal do tweeter queimado.

Dei uma fuçada nele e vi q o problema é o capacitor. O pior é q procurei na minha cidade e ñ encontrei dele (3.9uF) aliás, ñ existe(!) nas eletrônicas daqui, pois ñ é comercial (só de 3.3uF ou 4.7uF).

Queria saber se alguém tem alguma dica. Se for possível, pretendo dar um up grade no x-over.

Abri esse tópico pq imaginei q outros podem já ter passado por isso e p/ver se daí surge alguma boa idéia (já q alguns preferem montar seu próprio crossover).

O sujeitinho q queimou foi esse:

capacitor.jpg

Comparação entre o crossover 3 vias com o de 2 vias (ambos MBquart).

dscf0481_1.jpg

Postado em

Bom, dá pra trocar o capacitor por um da Solen de mesmo valor ou 4 de 1uF em paralelo o que seria mais interessante para melhorar a resposta (abaixa um pouco o ponto de corte) e enrolar outro indutor para o corte do mid já o que esta no crossover tem núcleo de ferrite.

Postado em
Bom, dá pra trocar o capacitor por um da Solen de mesmo valor ou 4 de 1uF em paralelo o que seria mais interessante para melhorar a resposta (abaixa um pouco o ponto de corte) e enrolar outro indutor para o corte do mid já o que esta no crossover tem núcleo de ferrite.

Se botar 4 de poliéstes de 1uF já melhora consideravelmente, sem aumentar o custo. E cabendo dentro da caixa ainda... :vts

Postado em
Vi de 3.3 e de 2.25.

Só tem estes mesmo? Achei estranho por um não seguir a tabela comercial (RETMA). Dá pra ligar em uma configuração que fica com pouco mais do que 4uF, só que vc precisa de 6 capacitores.

assclr1.jpg

Dá por volta de 4,01uF.

Postado em
Só????

Com certeza tem mais... só procurar.

Aqui, tudo é difícil :( Levei até o crossover p/o pessoal dar uma olhada... teve gente q se espantou: "Isso ñ é comercial!" O.O Teve até umas, q liguei antes de ir lá, e quando cheguei na loja, ñ tinha o capacitor. :angry::banghead

Postado em
Só????

Aqui, tudo é difícil :( Levei até o crossover p/o pessoal dar uma olhada... teve gente q se espantou: "Isso ñ é comercial!" O.O Teve até umas, q liguei antes de ir lá, e quando cheguei na loja, ñ tinha o capacitor. :angry::banghead

Putz... vc mora onde?

Qq coisa me passa a lista de capacitores, que por dá pra encontrar tudo.

Postado em
Só????

Putz... vc mora onde?

Qq coisa me passa a lista de capacitores, que por dá pra encontrar tudo.

Sou da terrinha do Abreu (Natal/RN). Como o Original é de 3.9 e o tweeter MBquart é bastante "presente", acho q usando o de 3.3 deve ficar bom, né! Por via das dúvidas, comprei dele e vou testar. Claro, o q eu queria mesmo era aproveitar e fazer um up grade, mas pelo q vi, tá difícil.

Ia esquecendo... parece q tb há capacitor de 4.7 no mercado daki, mas achei q a diferença seria grande.

Postado em
Sou da terrinha do Abreu (Natal/RN). Como o Original é de 3.9 e o tweeter MBquart é bastante "presente", acho q usando o de 3.3 deve ficar bom, né! Por via das dúvidas, comprei dele e vou testar. Claro, o q eu queria mesmo era aproveitar e fazer um up grade, mas pelo q vi, tá difícil.

Ia esquecendo... parece q tb há capacitor de 4.7 no mercado daki, mas achei q a diferença seria grande.

Não se iluda que colocando capacitor menor vai domar o tweeter. A única coisa que vc vai conseguir é aumentar o corte, com risco até de ficar com um buraco na resposta do mid com o tweeter. Quer testar algo? Procura por zobel aqui no fórum ou l-pad para atenuação nos artigos do autosom.net.

Se vc estiver usando capacitores eletrolíticos pode montar aquela configuração que passei para vc, já que não vai ficar tão caro.

Edit: Os valores de capacitores (resistores tb, acho que indutores) comerciais são múltiplos de 10, 12, 15, 18, 22, 27, 33, 39, 47, 56, 68 e 82.

Postado em

Não se iluda que colocando capacitor menor vai domar o tweeter. A única coisa que vc vai conseguir é aumentar o corte, com risco até de ficar com um buraco na resposta do mid com o tweeter. Quer testar algo? Procura por zobel aqui no fórum ou l-pad para atenuação nos artigos do autosom.net.

Se vc estiver usando capacitores eletrolíticos pode montar aquela configuração que passei para vc, já que não vai ficar tão caro.

Edit: Os valores de capacitores (resistores tb, acho que indutores) comerciais são múltiplos de 10, 12, 15, 18, 22, 27, 33, 39, 47, 56, 68 e 82.

Tentando apenas usar o q "tenho na mão" p/ver se consigo algum resultado (satisfatório, de preferência... hehehe!). Como disse, levei até o crossover p/ver se ajudava na minha busca, mas aqui é mais difícl. O q encontrei é de poliéster.

Postado em
que legal os cross da mb tudo de ferrite,deve ser linha antiga pela aparencia

O merchan man, os indutores com núcleo de ferrite estão apenas no LP do woofer e HP do mid no caso do 3 vias e no LP do mid no caso do 2 vias. Só confirma pra mim que os novos crossovers hi-end da NAR possuem núcleo de ar para que eu possa confirmar a minha suspeita do seu post ter segundas intenções.

Postado em

Ôpa

Eu tenho umas fotinhas aqui do cross do PCE:

instalaodosompalioelxfljk9.th.jpg

instalaodosompalioelxflug5.th.jpg

E sim Rodízio de pizza, são indutores com núcleo de ferrite. Capitalista!

[]-[]

Postado em
Ôpa

Eu tenho umas fotinhas aqui do cross do PCE:

instalaodosompalioelxfljk9.th.jpg

instalaodosompalioelxflug5.th.jpg

E sim Rodízio de pizza, são indutores com núcleo de ferrite. Capitalista!

[]-[]

Queria um (par) desse... :huh:

Postado em
que legal os cross da mb tudo de ferrite,deve ser linha antiga pela aparencia

Tb achei legal!

Msm com um indutor de ferrite(se vc tivesse olhado bem a foto, veria que apenas um indutor tem ferrite) o kit ainda toca muito!

Postado em
Tb achei legal!

Msm com um indutor de ferrite(se vc tivesse olhado bem a foto, veria que apenas um indutor tem ferrite) o kit ainda toca muito!

Concordo.

Alguém poderia me ajudar a fazer um up grade no x-over 2 vias? :vts

Se possível, enviando umas peças p/mim :rolleyes: (claro q eu pago [¨] )

Postado em
Tb achei legal!

Concordo.

Alguém poderia me ajudar a fazer um up grade no x-over 2 vias? :vts

Se possível, enviando umas peças p/mim :rolleyes: (claro q eu pago [¨] )

UP! P/a pergunta :vts

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...