Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rogerioagostinelli

Montando Um Cross Passivo

Recommended Posts

blz pessoal, vamos ver se vocês podem me ajudar:

estou querendo montar um cross PASSIVO de 3 vias com os seguintes cortes:

Cortes do cross:

canal 1 (2 pw3): Low pass em 1khz - 4Ohms

canal 2 (2 drive D250X): Band pass 1khz ~ 5khz - 4Ohms

canal 3 (2 ST Hinor): High pass em 5khz - 4Ohms

alguém poderia me ajudar a montar esse cross???

q tipo de material vou precisar ???

conto com a ajuda e dicas de todos

valew

Rogério

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce mesmo ira montar? ou comprara todo o material e mandará alguem de alguma eletronica montar?

o cross será todo 8 ohms, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem certeza desses cortes? Os driver são d-250-x correto? Para ficar bem legal nos drivers teriam que ser no maximo 1000hz o corte, se não você vai estar desperdiçando os drivers ela mandam muito bem de 1000 à +ou- 2500 hz, depois disso elas são uma negação. O tw poderia cortar em 5khz que também estariam muito bom.

Qua crossover vocÊ quer? 6, 12 ou 18 db/oitava???

Compartilhar este post

Link para o post
voce mesmo ira montar? ou comprara todo o material e mandará alguem de alguma eletronica montar?

o cross será todo 8 ohms, certo?

blz squizzyto, tinha esquecido de colocar, serão 1 par em cada canal resultando em 4Ohms...

se não for mto complicado eu mesmo estou pensando em fazer!!

Compartilhar este post

Link para o post
Tem certeza desses cortes? Os driver são d-250-x correto? Para ficar bem legal nos drivers teriam que ser no maximo 1000hz o corte, se não você vai estar desperdiçando os drivers ela mandam muito bem de 1000 à +ou- 2500 hz, depois disso elas são uma negação. O tw poderia cortar em 5khz que também estariam muito bom.

Qua crossover vocÊ quer? 6, 12 ou 18 db/oitava???

blz junior_rosso

os cortes foram sugerido por um colega, não é nada fixo, até pq quero aproveitar o maximo de cada parte do som.

Quais seriam os cortes q você me recomendaria deixar para os PW3, D250X e ST ???

Lembrando q no grave eu utilizo 2 Bicho Papão de 15"D4 ligados no Roadstar 1200D e estou cortando em 125khz.

Sobre o crossover 6, 12 ou 18 db/oitava eu não entendo, como seria isso ???

valew pela ajuda

rogério

Compartilhar este post

Link para o post
Sobre o crossover 6, 12 ou 18 db/oitava eu não entendo, como seria isso ???

um crossover de 6dB/oitava significa que uma oitava acima ou abaixo da freqüencia de corte o som vai estar com o "volume" quatro vezes mais baixo e em um crossover de 12dB/oitava significa que uma oitava acima ou abaixo da freqüencia de corte o som vai estar com o "volume" dezesseis vezes mais baixo e em um crossover de 18dB/oitava significa que uma oitava acima ou abaixo da freqüencia de corte o som vai estar vom o "volume" sessenta e quatro vezes mais baixo e assim em diante....

exemplos:

-um crossover de 6dB/oitava low pass com corte a 250Hz, o som a 500Hz vai estar quatro vezes mais baixo que a 250Hz

-um crossover de 6dB/oitava high pass com corte a 250Hz, o som a 125Hz vai estar quatro vezes mais baixo que a 250Hz

se não entendeu muito bem, entra em www.autosom.net/artigos que você vai encontrar um artigo sobre crossovers

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também estou precisando de ajuda para construir um crossover de duas vias (midbass e tweeter). O que vocês recomendam? Que eu realmente faça um ou compre desses cossovers prontos que vendem no autosom.net?

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

cara tb estou interessado nisso

to penssanso no seguinte:

montar 1 bobina passa baixa 120hz 12db oitava (morreria com 60hz certo?)

1 capacitor para d250 cortando fz abaixo de 1kz, vou precisa de outro cortando frequencia acima de uns 2,5k???

1capacito para fz acima de 5k para st

lembrando que tudo é 8ohms woofer,st,corneta

tipo a minha caixa tem resistor ligado a um capacitor para corneta e um capacitor para st.....no crossover passa teria que por ele pra não ferrar minha st e minha corneta??

desculpe rogerio aproveitar teu topico mais axo que isso tb servira de ajuda pra vc =)

Compartilhar este post

Link para o post

fala ai mav8, sem problemas, pode aproveitar o tópico sim, até pq estamos com a mesma dúvida...

e ai pessoal mas ninguém p/ nos ajudar a montar o cross ???

Cortes p/ o cross passivo 3 vias:

canal 1 (2 pw3): Low pass em 1khz - 4Ohms

canal 2 (2 drive D250X): Band pass 1khz ~ 5khz - 4Ohms

canal 3 (2 ST Hinor): High pass em 5khz - 4Ohms

valew

Compartilhar este post

Link para o post

Opá Rogerio, tudo certo?

Cara, na seção HI-FI, tem um post sobre um programinha (na verdade uma macro em excel), que calcula automaticamento o projeto do cross, inclusive tem a configuração dos circuitos, os falantes que tem que estar invertidos por causa da fase, resistores de "acoplamento" para o ajuste do Q e mais um monte de dica.

Acho que vai te ajudar bastante, depois com o projeto já calculado, você pode usar o CalBob (baixa ele no site do autosom mesmo) pra dimensionar as bobinas.

Com o negocio mais encaminhado tenho certeza que fica mais facil pro pessoal te ajudar.

O circuito e a montagem não tem muito segredo, o principal são os ajustes no cross.

Abração.

PS: segue o link do post sobre o programinha para cross-overs Programa De Crossover Muito Bom!, Freeware com tudo incluído

Compartilhar este post

Link para o post

massa o programa,...

mas to querendo fazer um 2 vias pra medio grave e driver ti....

quero um band-pass 125hz ate 2khz

e high-pass 2khz

onde consigo fazer esse esquema?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal.

Estou querendo fazer um crossover passivo de três vias. Isso aqui vai funcionar? Os cortes estão corretos? Pretendo usar com um midbass Bravox PMB6, um tweeter Selenium 1TW1 e um midrange à comprar ainda. No caso de usar um cross desse tipo, largo o cross que vem com o tweeter de lado?

cortesqo4.jpg

diagramaxl1.jpg

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa, não tem ningém que pode opinar sobre um cross de 3 vias não???

Sobe.

Compartilhar este post

Link para o post
Poxa, não tem ningém que pode opinar sobre um cross de 3 vias não???

Sobe.

vc já postou o esquema pronto aí em cima! é só modificar os valores de acordo com os cortes que vc pretende.. e "mãos-à-obra"! :legal:

PS.: Caso tenha duvida no que mudar, dá uma conferida nos artigos! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Opá Crawling Chaos, beleza?

Cara, legal sua idéia e acho que funciona sim. Mas porque um corte de 4º ordem....Num é muita coisa não, nunca vi niguém montar algo assim, acaba ficando muito inviavel pelo custo dos componentes e pela dificuldade de ajustar (SACA SÓ A QUANTIA DE BOBINAS E CAPACITORES QUE VOCÊ TEM QUE UTILIZAR).

Um corte de 2º ordem bem feito já fica muuuuuito bacana. As frequencias de trabalho me parecem corretas, você pode usa-las tranquilamente em um corte de 2º ordem prum cross tipo Linkwitz-Riley, mas fique atento com as inversões de fase. Acho que usando o corte do player junto isso tudo pode virar uma salada.

Poque a idéia de 3º vias, será que só duas já não são suficientes? Um kit legal, como o NAR kevlar (esse com o cross novo) não seria mais facil? Porque mais barato seria certeza......heheheh....se sua ideia for de fazer o cross pra apreender a mexer e tal, acho que um par de mid NAR kevlar 6" pro médio grave, um par de 5" (tb NAR kevlar) pro médio agudo e um par destes tweeters novos de titanium (TB da NAR) já formariam um conjunto. O que acha?

PS: pessoal, puxem o programinha, ele é bem amplo no quesito de circuitos passivos, tem muito coisa mesmo....1º ordem, 2º ordem, 2 vias, 3 vias, varias configurações.....eu achei muito bom.

Compartilhar este post

Link para o post

É, imagino que além de caro, um cross de 4a ordem deve ficar grande e pesado. Mas neste caso eu faria devagarinho. Bem, eu não entendo muito bem essas coisas, então achei que o cross de 4a ordem fosse mais recomendado. Agora, se o de 2a ordem fica bom e é mais simples, acho que vou mudar de idéia e fazer o de 2a mesmo. Quanto aos falantes, não pretendo comprar mid-bass, pois já tenho um par de Bravox PMB6 na porta do carro. Eu pretendo comprar mês que vem um par de tweeters Selenium 1TW1 para colocar sobre o painel e estou ainda pensando qual mid-range comprar para colocar em pezinhos, pois não acho que os bravox respondam bem em freqüências mais altas. O programinha é massa mesmo. Ainda estou aprendendo a usá-lo, mas ele promete....

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Basicamente...

quanto menor a ordem... do cross... mais de ouvido... tem q se acertar... quanto maior.. a ordem... as chances são maiores.. de dar certo... mas mto mais problemas... e poe mto mais msm....

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, refiz os cálculos para um crossover de 2a ordem Linkwitz-Riley.

cortes2fq5.jpg

diagrama2th1.jpg

Será que assim ficará bom? Outra coisa, acho que multímetro não mede indutância. O que eu faço? Será que vale à pena comprar os indutores prontos? Se eu for fazer meus próprios indutores, será que posso utilizar 4 fios de awg23 ao invés de um fio awg11? Neste caso a soma das seções dos 4 fios awg23 seria muito próxima da seção do fio awg11, estou certo? É que eu tenho bastante fio awg23 aqui de um transformador velho.

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, estou achando uma coisa muito estranha. Estou usando o calcbob para calcular os meus indutores, só que estou achando o tamanho das bobinas muito pequeno:

bobinatr3.jpg

Esses cálculos estão corretos? Eu tenho visto nos tutoriais bobinas imensas comparadas à essas calculadas pelo calcbob. Vale à pena fazer eu mesmo as bobinas?

[]

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaiz o diametro do fio tá errado!!! Não é 2,3mm é menos que 0,3mm na tabela que eu vi só ia até 22awg... Tem uma tabela de conversão do site da autosom, http://www.autosom.net/artigos.asp, clica lá "Tabela de conversão entre mm^2 para AWG" aí vai ter as conversões das medidas!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...