Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Dudu Lima

Quem Tem O Factor Damping Melhor?

Recommended Posts

Bom dia galera, estou em dúvidas a tempos a respeito desse item que vem nos amplificadores que é o chamado "Factor Damping" (Fator de amortecimento), apesar que quando vem escrito Factor Damping= 105dB, 95dB, sei lá... Não entendo muito bem, gostaria de uma explicação bem clara do que significa isso e também gostaria de saber entre esses dois monstrinhos Classe D famosos aê que são o Roadstar RS 1200D e Banda Ice 1500D, qual dos dois tem um melhor amortecimento para o(s) subwoofer(s)??? Qual também tem mais timbre, musicalidade e qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fator de amortecimento explicando em grosso modo é o que faz o sub bater mais macio... quanto mais tem mais macio o sub irá bater.

Por exemplo meus RF, os fa deles são > 200...

Acredito que o fa do 1200d seja superior ao banda, mas não posso confirmar isso pois não sei exatamente o valor de cada. Falo isso de escutar e ver subs tocando com esses 2 amps.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, nunca escutei o Banda, mas o 1200d deve ter um FA baixo, pois os sons que ouvi, os subs ficavam bem descontrolados.

Compartilhar este post

Link para o post
Fator de amortecimento explicando em grosso modo é o que faz o sub bater mais macio... quanto mais tem mais macio o sub irá bater.

Acredito que o fa do 1200d seja superior ao banda, mas não posso confirmar isso pois não sei exatamente o valor de cada. Falo isso de escutar e ver subs tocando com esses 2 amps.

[]'s

Esses 200, no caso seria medidos como Factor Damping >200dB como vem escrito nas especificações???

Compartilhar este post

Link para o post

[]'s

Esses 200, no caso seria medidos como Factor Damping >200dB como vem escrito nas especificações???

Vou contar uma Historinha que aconteceu comigo ontem.

Até aquele momento eu nem me interessava por controle do sub não entendia oque era.

Estava brincando com minhas subwoofer que tenho aqui para ver qual tocava mais;

1- duas de 8" pioneer 100W rms cada 4 ohms

2- duas de 10" IMPP pioneer 150w rms cada 4 ohms

3- Endurence 2K 12" 500W rms bubina dupla 2 ohms ( serie 4 paralelo 1 ohm)

4 Extreme 15" 650W rms bubina dupla de 2 ohms (serie 4 paralelo 1ohm)

amplificadores banda ICE 1800W rms a 2 ohms 900w rms a 4 ohms 12,6V , Banda 4.8 4x 120w rms 2 ohms, 4x60w rms a 4ohms, 2x 240W rms a 4 ohms 14,4V

teste 1 qual subwoofer toca mais extreme ou 2K só no ice a 4 ohms;

resultado eu axo que deu empate fora que a extreme tava descendo mais ( achei macabro msm afinal a 2K era para descer mais)

teste 2 extreme e 2K junto no ICE em paralelo 2ohms ;

resultado SPL ANIMAL mas musicalidade prejudicada , foi quando eu reparei que os subs estavam escursionando d+, me dando conta do "FA" , depois testei os dois subs no bridge do 4.8 só com 240 w rms em cada sub e fica muito fraco, distorce e o controle de excurcionamento em volumes altos é prejudicadissimo

Moral da HISTORIA o controle do ICE a 4 ohms é muito satisfatorio (pela resposta da BANDA por e-mail acima de 200 a 4 ohms e 133 a 2 ohms), coisa bem perceptivel pois com o 4.8 o sub chegava a bater a bobina em volumes altos e o ICE não batia nem com o ganho em 50% e volume no talo. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro Não existe VXICE 1500D, o ICE é classe H e não D.

Dois dois para sub gosto mais do 1200D (controla melhor os falantes e é mais silencioso o ICE é muito barulhento e tem timbre estranho)

Mas não compraria nenhum dos dois, se precisasse de um amp do Genero compraria um Sound Digital.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro Não existe VXICE 1500D, o ICE é classe H e não D.

Dois dois para sub gosto mais do 1200D (controla melhor os falantes e é mais silencioso o ICE é muito barulhento e tem timbre estranho)

Mas não compraria nenhum dos dois, se precisasse de um amp do Genero compraria um Sound Digital.

[]

Sandro

Bom saber que um dos Mestres do forum indica o SD

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro Não existe VXICE 1500D,  o ICE é classe H e não D.

[]

Sandro

Olha não puxo brasa pra sardinha de ninguem, mas o Juliano fez um Belissimo trabalho, vale a pena, eu não gosto muito de amp Classe D, mas quando é necessidade... tem coisa melhor, tem, mas custa BEM mais caro.

Quanto a Specificação de DAMP CUIDADO em que frequencia é medido, quanto mais alta mais facil sairem valores altos de DAMP.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

Olha não puxo brasa pra sardinha de ninguem, mas o Juliano fez um Belissimo trabalho, vale a pena, eu não gosto muito de amp Classe D, mas quando é necessidade... tem coisa melhor, tem, mas custa BEM mais caro.

Quanto a Specificação de DAMP CUIDADO em que frequencia é medido, quanto mais alta mais facil sairem valores altos de DAMP.

[]

Sandro

Não pense que eu fiz algum tipo de ironia a sobre o seu posicionamento com relação ao SD, Muito pelo contrario respeito muito sua opinião, já li alguns artigos seus e sei da sua importancia no forum!

É quanto ao Taramps vc já chegou a analisar o projeto desses modulos?

caso sim; qual a conclusão a respeto da polemica fonte deste modulo?

Compartilhar este post

Link para o post

[]

Sandro

[]

Sandro

Não pense que eu fiz algum tipo de ironia a sobre o seu posicionamento com relação ao SD, Muito pelo contrario respeito muito sua opinião, já li alguns artigos seus e sei da sua importancia no forum!

É quanto ao Taramps vc já chegou a analisar o projeto desses modulos?

caso sim; qual a conclusão a respeto da polemica fonte deste modulo?

boa pergunta, tbm estou interessado sobre o TARAMPS.

e sobre a opnião do sepacheco sobre o soundigital, alimenta ainda mais a minha vontade de possuir um SD2300.1 tbm acompanho o forum e leio muito o que vc diz sepacheco.

Compartilhar este post

Link para o post

Explicando de modo simples:

Um falante é constituído de uma bobina e um ímã. Se vc move o cone com as mãos, vc gera eletricidade. Quiando vc aplica uma corrente, ela se desloca. Até aí nada novo.

MAS durante o funcionamento normal, o falante acaba gerando eletricidade por conta do movimento do cone. Esta força contra-eletromotriz precisa ser "dissipada" pelo amplificador, para que ela não prejudique a precisão do movimento do cone (quando vc tem duas forças atuando descoordenadamente atuando sobre um objeto, o movimento também será descoordenado).

Sendo assim, amplificadores que possuem uma impedância de saída (não confundir com a impedância de trabalho. Esta impedância de saída é a impedância entre a fonte de energia e a saída do aparelho) muito alta, não conseguem "dissipar" esta energia indesejada. Pra isto se utilizam vários transístores na saída, fontes com baixa impedância de saída, etc...

Há outros fatores, mas este é um dos mais simples de considerar.

Quanto a bater macio ou não, não é mérito do damping factor do amplificador. O damping alto nos dá graves mais precisos, menos embolados. Até passa a impressão que o grave secou, já que o embolamento passa a falsa impressão de extensão nos graves.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente como o kleber citou, não é bater mais macio ou não... a diferença está no controle do cone, resultando graves mais precisos !!!

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...