Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fbdalpra

Over.. A Decepção Ou Naum!?!?!?!?!

Recommended Posts

Respondendo sobre o SD

No teste ele forneceu 1600 rms a 10, 5 volts pelo o que eu me lembro, pois as baterias não forão suficientes para estabilizar a tensão em 12,6 volts

Já usando o vaso, que elevaria a tensã pra mais de 14 volts, a tensão estabilizada foi de 12volts, gerando 2300rms a 2 ohms.

Pelo que eu me lembro o teste foi assim, caso eu esteja errado por favor me corrija Julianflor

Falow

Perfeito. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Respondendo sobre o SD

No teste ele forneceu 1600 rms a 10, 5 volts pelo o que eu me lembro, pois as baterias não forão suficientes para estabilizar a tensão em 12,6 volts

Já usando o vaso, que elevaria a tensã pra mais de 14 volts, a tensão estabilizada foi de 12volts, gerando 2300rms a 2 ohms.

Pelo que eu me lembro o teste foi assim, caso eu esteja errado por favor me corrija Julianflor

Falow

Perfeito. :legal:

ahhh ... eu naum duvido q o sd da 2300rms mesmo ... depois q comprei o meu 680MP como todos sabem saida 4V eu tenho q deixar o ganho praticamete no minimo... pq senaum ele começa a distorcer. SD foi uma coisa que falaram aki no forum eu naum conhecia e falo pra todo mundo ... naum me arrependo de ter comprado!!!! e recomendo porque éo bixo!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Tem outra do over sub 800 de 18 que alguns ja sabem. Esse negocio de fazer caixa de tamanho exorbitante de 140, 150,180. 200 ate 210 litros para cada falantes para ter o trio pancadão pura furada, só espaço desperdiçado, muito subgrave, eu tinha uma caixa de 154litros menos a litragem dos alto falantes e dutos, 5 metros do carro, morria o graves, Som automotivo é outra coisa nem se compara com aquelas caixas de PA gigantes, pra quem duvida, é só da uma olhada no site da EROS ai

http://www.eros-altofalantes.com.br/br/

os mesmo alto falantes de 18 pol aplicados em som automotivos tem 70litros a menos que o do som profissional

EX SDS de 18 pol. de 4 ohms - AUTOMOTIVO- 120litros sem Alto falantes + ou- 110 livres

SDS de 18 pol de 4ohms - SOM profissional -190 Litro sem alto falantes +ou- 180livres

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Duto...

Deixar eu ver se entendi..

você está me dizendo que minha caixa ta boa assim só teria q ter tomado cuidado com o amaciamento ??

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente fbdalpra! Vc mandou mta potencia pros falantes antes dos mesmos estarem devidamente amaciados! :(

Entao, se entendi bem, pelo comentario do Paulo (e dica do Sandro)... apenas com alguns falantes tocando a mesma frequencia conseguiriamos um sub grave eficiente num trio? =)

Compartilhar este post

Link para o post
Exatamente fbdalpra! Vc mandou mta potencia pros falantes antes dos mesmos estarem devidamente amaciados! :(

Entao, se entendi bem, pelo comentario do Paulo (e dica do Sandro)... apenas com alguns falantes tocando a mesma frequencia conseguiriamos um sub grave eficiente num trio? =)

apenas com alguns falantes ?? como assim .. alguns eh 2 ou mais que 2 ..ehehehe ..

Compartilhar este post

Link para o post
A unica coisa que me vem na cabeça agora é!!!!!!!

PORQUE EU NAUM COMPREI SELENIUM!!!  :banghead

Quem nem conhece o produto direito fica indicando, fazendo propaganda, Conselho a todos: Procurem analisar um produto aqui no fórum quando for comentado por pessoas que realmente tenham trabalhado com ele e saibam seus limites e características Ainda vamos ter muitas surpresas aqui no fórum com essa onda de modismo. Aguardem!!!!!!!!!! [^]

Sei q não sou o expert, + continuo a defender a over como bons produtos. Um amigo Xavier tem 2 trios O Metro todo montado com Selenium, e o Raça todo Oversound, são soms profissionais e quando pergunto a ele( Q é expert) sobre a qualidade dos produtos , afirma q a Selenium é melhor + a Over NÂO fica bem atraz, é uma questão custoxbeneficio.

Compartilhar este post

Link para o post
Exatamente fbdalpra! Vc mandou mta potencia pros falantes antes dos mesmos estarem devidamente amaciados!

Fabio e Bloom, No meu ponto de vista e experiencia pratica com os over, o q aconteceu foi excesso de potencia para os falantes, q mesmo q tivessem sido amaciados viriam a sofrer avarias com pouco tempo de uso com a potencia aplicada.

Compartilhar este post

Link para o post
Se quer mais spl use a receita do Sandro que sabe que a união faz a força.

Grande Paulo. Você é um exmeplo de conhecimento aqui no fórum.

Eu nunca tentaria montar um SQTRIO (sei que não existe isso, mas você deve entender a intenção). Também sei que a maioria do pessoal aqui não tem tanto conhecimento em caixas e tals. Daí, fica complicado até de trabalhar com esses subwoofers profissionais, já que normalmente a regulagem está longe da Ideal.

Então, no final das contas, aqueles projetinhos feijão com arroz realmente são os que dão menos dores de cabeça. Já dei PAU demais nos street, sequer cheiraram queimado, nada do gênero. Sei que até já mandei distorção para eles, mas depois de tudo reguladinho não tem perigo não.

Meu trio não é nenhum exemplo de qualidade, mas estou feliz, e garanto que muitos estariam se também pensassem assim. E apesar de tudo, todo mundo que ouviu meu trio agradou, curtiu mesmo o som, achou o grave macio e o som equilibrado. Se o Paulo ouvir, como ele saca mesmo, iria ver as falhas, claro, mas difícil é discordar que a União faz a força quando nos tratamos de trio automotivo, rs.

Abraços Paulo :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Fabio e Bloom, No meu ponto de vista e experiencia pratica com os over, o q aconteceu foi excesso de potencia para os falantes, q mesmo q tivessem sido amaciados viriam a sofrer avarias com pouco tempo de uso com a potencia aplicada.

afinal... eles guentam ou naum a potencia rms nominal que o fabricante indica???

Compartilhar este post

Link para o post
Fernando,

Como está o seu projeto caixa?? quantos rms estão sendo aplicados nos over?? Cortes??

Só pra gente ter um ideia..

Valeu,

Quanto tempo você esta com eles ??

a minha caixa ta com 120 l pra cada over, to tocando os 4 over de 18 com 1SD 5000

Compartilhar este post

Link para o post

Lendo um dos posts do Juliano:

"Estava com capacitor de 10uF + crossover do amp + crossover ativo em 1Khz e mesmo assim os reparos queimam direto. To muito chateado com isso."

Vou fazer ilação: como o corte do crossover ativo tava em 1khz, e o capacitor de 10mF também em série (1987hz se em 8ohms 6dBs/oitava) teríamos sensível perda de rendimento no driver de 1000 a 2000hz, o que demandaria até 4 x mais potência do que precisaria se estivesse somente com o crossover ativo, para tocar o mesmo (seria como andar em 5ª marcha e estar com o freio de mão puxado, obrigando o motor a fazer mais força desnecessariamante).

Blz Paulo !

Deixa eu ver se entendi, voce falou que os reparos queimaram porque foi aplicado 4x mais potencia ?

Se foi isso esta errado:

Primeiro porque o amplificador que eu usei seria de 125W em 4 ohms, mas como o drive é de 8 ohms devo ter aplicado no máximo 80W em cada um e como o corte esta super alto ele deveria ter resistido a muito mais potencia. Isso tudo sem distorção.

Segundo por que antes estava com capacitor de 100uF que coloquei para garantir que não ficaria nenhum DC no drive e o resultado foi muito pior, queimou mais rápido ainda. O que fez eles durarem um pouco mais foi o capacitor de 10uF em serie.

Fora que a qualidade desses drives TI da over é sofrível.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
a deformação do kapton mencionada pelo Juliano é mais difícil e precisa de mais calor que a cola;

Nenhuma das bobinas dos reparos que retirei estavam com sinal de aquecimento. Ja vi bobinas com o verniz do fio torrado e mesmo assim o falante continua tocando. Ja tive bicho papão e wpu que por culpa minha receberam sinal distorcido varias veses a ponto de sair fumaça da bobina e a mesma ficar torrada e nem assim o falante mudou sua forma de tocar.

Em nenhum momento os over sofreram esses abusos a ponto de cheirar a queimado nem muito menos sair fumaça da bobina. Quando troquei os reparos observei que as bobinas estavam com o verniz perfeito, mas nem isso evitou que a forma se deformasse ou que a bobina se desenrolasse do kapton. Esses defeitos para mim são material de ma qualidade, coisa que nunca se ve na selenium ou outra empresa seria.

Eu tenho meus produtos e os testo de maneira que possam receber alguns mal tratos sem sofrer danos, esta livre de defeito ? Claro que não, mas quem não tomou umas a mais e abusou no volume de vez em quando ? Os podutos devem ter uma margem de segurança para evitar panes nesses casos. Podem me falar, mas com volume excessivo quem sofre é o falante e não o amplificador. Com certeza, mas os amplificadores também recebem muito mal trato como alimentação deficiente, impedância abaixo do especificado, instaação em local sem ventilação, etc. A tempos atras isso era motivo de queima dos amplificadores, hoje ja não é mais. Não estou dizendo que não queima, nada é perfeito, mas queimar a toda hora é um saco, se o seu fabricante te da assistencia vai lá, mas se não der, tem mais é que jogar no lixo os seus produtos.

Quando tinha meus WPU ja aconteceu caso de um amigo meu tacar o volume do player no talo enquanto eu dei uma saida, os wpu federam a queimado, mas mesmo assim estão perfeitos e tocando ate hoje. Se em cada caso de descuido eu tiver que ficar sem som por um bom tempo e gastar com reparos que não são baratos eu não quero mais ter som nenhum no meu carro. É por isso que estou trocando de marca.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente é horrível ficar precisando de garantia toda hora, horrível ficar sem som e tals também.

Dá um desgosto na gente. Meu crossover stetsom queimou e estou tão desanimado que até fico sem vontade de mandar para a garantia.

Compartilhar este post

Link para o post
Não e sim respondo. Quando vamos fazer DIY devemos obrigatóriamente ter ao menos noções do que estamos fazendo sob pena de prejuízo quase certo; o ensinamento que temos nessas ocasiões, normalmente vale-nos experiência para o futuro nos mais diversos campos; quem não fez besteira na vida que atire a primeira pedra; errar, às vezes por pressa, afoiteza faz parte de nossas vidas; seguir exemplos que deram certo e usar a boa técnica é receita para chegarmos mais fácil à satisfação.

Não entendeu?

-Essa sintonia é muito alta para caixa de sub e demonstra claramente que quem fez o projeto conhece pouco da teoria de Thielle/Small e não estudou a lição e vai atrás de alguns sem ter ao menos dado uma espiada, quanto mais estudado o assunto (usando técnicas adequadas e observando os limites do equipamento temos resultados satisfatórios).

Em outras palavras faz a alegria dos vendedores de reparos.

-Não conhece os programas que reproduz no seu equipamento quanto a resposta necessária para reproduzí-los com alguma fidelidade, e como não obtêm resultado satisfatório exige o equipamento além dos limites.

Em uma linha: use fb 42 a 45hz subsônico em 40 (37 seria suficiente).

Bom Paulo,

Infelizmente quando iniciei o topico, pedindo um projeto para minhas caixas. Não apareceram tantas pessoas para me ajudar, os que apareceram me deram idéias. boas ou ruim, não vem ao caso agora.

O problema que enfrento é não ter muita experiência com isso, não é minha área mas eu sempre tive vontade de montar meu som, o problema seria uma montadora que se prese na minha região!!!! e também acho q a satisfação seria muito maior do que se levar e ir buscar tudo pronto. Sem contar na econômia $$. que pra mim ainda está saindo mais barato enviar eles pra garantia e pagar o frete do que ter levado pra montar e talvez teria dado o mesmo problema devido a falta de experiencia do pessoal da minha cidade!!!!!!

Estou pensando em mudar o projeto da caixa também. Pelo que deu pra entender minha caixa ta mais pra sim do que pra não. não é paulo.. ehehe, Se vocês tem um projeto melhor. Agora é a hora de expor.

Paulo, se puder fazer um projeto de uma caixa pra mim, ficaria muito feliz em ter um projeto seu.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

De carona no topico gostaria de saber se 83l livre e 2 ductos de 4" e 22cm de comprimento para cada falante seria o ideal? por favor vejam em quanto ta sitonizado essa caixa, obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
De carona no topico gostaria de saber se 83l livre e 2 ductos de 4" e 22cm de comprimento para cada falante seria o ideal? por favor vejam em quanto ta sitonizado essa caixa, obrigado!

83 litros seria uma economia de espaço consideravel hein!!! ..srsrsr .. até pra mim que tenho picape.

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Paulo !

Nos novos modelos ja quero colocar uma marcação mais definida que a atua que possui indicação apenas nos 20hz e 50hz. Vou acrescentar mais graus identificados.

Quanto a distorção a qual você se refere pelo alto dreno de energia fazer com que a fonte tenha uma quedo e por consequencia clipamento, os Soundigital possuem um led de indicação de clipping que auxilia muito na regulagem de todo o sistema. Mesmo depois de regulado você pode corrigir no volume do player o nivel do sinal para que se tenha potencia máxima sem distorções.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Blz Paulo !

Nos novos modelos ja quero colocar uma marcação mais definida que a atua que possui indicação apenas nos 20hz e 50hz. Vou acrescentar mais graus identificados.

Quanto a distorção a qual você se refere pelo alto dreno de energia fazer com que a fonte tenha uma quedo e por consequencia clipamento, os Soundigital possuem um led de indicação de clipping que auxilia muito na regulagem de todo o sistema. Mesmo depois de regulado você pode corrigir no volume do player o nivel do sinal para que se tenha potencia máxima sem distorções.

Abs !

Juliano.

Esse led eh Exelente !!!!!!

pra mim foi uma mão na roda...

Compartilhar este post

Link para o post

O led de clip é um simples sinal de que o sinal esta ceifado na crista, ele não faz nenhuma correção do sinal, não é um limiter, é apenas uma indicação visual. Nçao gosto de limiter pois eles "mechem" no sinal de audio e tiram a dinamica do amplificador.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá fbdalpra!

Escrevi:

"Em uma linha: use fb 42 a 45hz subsônico em 40 (37 seria suficiente)."

Não entendeste ainda? Use a mesma caixa que já está pronta afinal no alinhamento acima; já sei queres também o comprimento dos dutos: 9 a 11cm (não tens o programa que calcula isso? note que ter o programa não basta; tem que saber o que fazer); toque flat; baterias bem carregadas; respeite os limites.

Num dos seus primeiros posts colocaste que tinhas um amigo que entende muito; ele não te ajudou; que malvado hein; alerto-te que repetir feito papagaio o que se lê na net não ajuda muito, uma vez que as variáveis que colocamos nos projetos alteram os resultados, assim como os periféricos e pilotos que vão dirigir.

Ao mínimo saber o que estamos fazendo é um bom caminho a seguir, tipo uma bússola para nos orientar.

Vou perguntar ainda como isolaste falante e caixa?

Olá Juliano!

A propósito de esclarecimento poderias informar se:

-O led indicador de clipamento do ampli, me corrija se estiver errado, é um limiter, um VU que indica o nível máximo a ser observado, antes de a fonte ter chegado ao limite?

-Se eu mandar sinal pré-amplificado clipado (onda clipada = quadrada) o ampli vai detectar isso e não me deixar levantar o volume?

Saudações,

Paulo Duto.

Sim, esta intendido. problema por causa do subsonico não foi porque sempre usei ele acima de 40. Eu posso estar falando besteira mas acho que a maior causa do problema (se é que foi minha culpa eles terem dado problema) foi eu ter deixado o player em flat e fazer os cortes no amplificador. quando comecei a fazer os cortes no player o excursionamento acabou, porém eles tavam raspando já. Atualmente estou fazendo o corte no player em 125hz, pois ele não me possibilita mais. logo quero comprar um xover ativo.

Sobre meu amigo, ele me ajudou. como todos que tem vindo aqui e postado no topico e porque não no forum que tem muita coisa. o Problema é criar um senso critico das coisas pq as vezes vem um e fala uma coisa e outro fala outra. não tem como saber quem entende(como você) e quem "acha", eu fico sem saber o que fazer as vezes. Creio que deve haver mais pessoas q sentem essa dificuldade.

Eu fico na duvida de continuar com uma caixa grande demais pois muitos falam que caixas grandes podem ocasionar excurcionamento.

O Isolamento da caixa foi feita com cola de madeira deixei secar e depois apliquei massa de falafetar. foram usados parafusos (gastei 300 parafusos) como pode ver nas fotos, Acho que ficou bem isolado.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...