Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Lucas Mazer Em: Construindo Duas Baf.

Recommended Posts

Amigos,

Estou iniciando, de efetivo, meu stereo DIY. Estou com um Cygnus PP-800 e um Cygnus PA-400 como amplificadores, e estarei adquirindo em breve um crossover ativo Behringer DCX-2496.

Fiz o pedido de quatro Keybass Phoenix 10", que deverão estar chegando em 10 a 15 dias, com a finalidade de construir duas caixas BAF.

Ontem comprei serra tico-tico e furadeira, hoje comprei uma parafusadeira 9.6 volts e tenho aqui serra circular. Todas as caixas quem construía era um amigo meu, mas comecei a me arriscar, visto que o gostoso é a construção... [¨] .

Como ainda não comprei a chapa de MDF, peguei duas caixas que eu tinha paradas aqui em casa (uma dutada e uma MTL-2), comecei a desaparafusá-las, cortá-las e selecionar as chapas utilizáveis para brincar.

dut01eg1.jpgdut02eb5.jpg

mtl01cw8.jpg1002998hd3.jpg

Levei-as para o térreo do prédio e iniciei o processo de corte. Coitados dos vizinhos...

1002994xz6.jpg

1002996yh8.jpg

Deu para cortar apenas essas quatro chapas. Algumas rebarbas tiveram que ser cortadas e jogadas fora por estarem repletas de mistura cola branca + pó-de-serra... e outras partes estavam inchadas (água e MDF realmente não combinam!).

Sinceramente? Muito melhor pagar R$ 90 numa chapa de MDF 15 mm novinha, tamanho 2.75 m x 1.83 m, do que ter que reaproveitar uma caixa, viu?! Mãe do céu, que trabalho absurdo...

Passei o dia inteiro para perceber que a MTL é impossível de ser reaproveitada (culpa minha de ter passado massa plástica para esconder os parafusos!), e que, da dutada, apenas isso foi possível ser feito:

1003002rq6.jpg

Uma (de quatro) chapa frontal;

Quatro chapas de reforço;

Duas chapas superiores;

Duas chapas inferiores.

Sem contar que não saíram tããão retas como eu gostaria por falta de esquadro à mão. Ficou complicado!...

Haja trabalho, força e costas! E este último, pra mim (hérnia de disco lombar L5-S1), falta bastante!...

A BAF está, até agora, montada da seguinte forma: uma chapa frontal + chapas superiores + chapas inferiores. As chapas bem coladas e travadérrimas com parafusos grandes e grossos (5.05).

1003010ny7.jpg

1003011uj4.jpg

As quatro chapas do travamento interno estão à mão, porém estou sem as chapas laterais. Acredito que não há mais possibilidade de continuar a construção, apenas quando eu comprar uma folha de MDF mesmo... :(.

Assim que eu tiver novidades, postarei.

Abraços,

Lucas Mazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá ai....vou acompanhar mais um topico seu.

Ter as ferramentas e fazer voce mesmo, é cansativo, dói tudo depois...mas é muito melhoorrr!

E com certeza comprar uma chapa é muito menos trabalhoso.

Sorte ai com o projeto...a proposito, vai seguir o do Renato?

Abraços,

Heber :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

oohoh já começou? :D

Cara, eu queria mto ter mais tempo pra te acompanhar.. =(

Mas to com mta coisa esses meses! Tá osso!

Mas, eu tou acompanhando!!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Tá ficando bão. Agora diz uma coisa, fazer corte com serra circular é mesmo que "dá em bebo", né não? ;)

Eu tenho urgentemente que comprar uma. Fazer corte reto com a serra tico-tico é um exercício de paciência e concentração aonde o esforço se torna proporcional à expessura da madeira. []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, Dito, vou te ser sincero... nem é como dar em bebo. Todos os meus cortes na circular saíram tortos. Eu devo estar usando um disco muito "agressivo"... vou comprar um mais smooth e experimentar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai ficar grande hein...

Lucas porque não partisse pros Akron?

Compartilhar este post

Link para o post
Tá ficando bão. Agora diz uma coisa, fazer corte com serra circular  é mesmo que "dá em bebo", né não?  ;)

Eu tenho urgentemente que comprar uma. Fazer corte reto com a serra tico-tico é um exercício de paciência e concentração aonde o esforço se torna proporcional à expessura da madeira.  []-[]

Cara, eu consigo fazer muito reto na tico tico... fica pouca coisa pra acertar depois. O esquema é ir com velocidade alta na máquina, avançar lento, forçar pouco, e deixar o cotovelo pra baixo, e não pro lado como muita gente faz. Se vc puder deslocar o tronco ao invés de deslocar o braço ainda fica melhor (em cortes grandes é bem simples).

Depois, pra deixar 100% eu uso um toco de 20 cm, enrolo a lixa nele, e vou alisando. MDF é 2 tempos! Compensado dá mais trabalho, neste caso é melhor ter uma plaina.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu as dicas, Kleber! Pô-las-ei em prática assim que possível! :rever1:

Jorge, e quem disse que eu não vou de Akron [¨] ? As BAF usam 2 Keybass 10" cada uma, subindo até 200 Hz somente. Elas serão a parte de baixo da torre. Acima delas irá o mid (Akron) e o tweeter (a decidir), e provavelmente o mid vá em open-baffle.

E não vai ficar tão grande não... a BAF mede 75 cm de altura. Somando o midbass e o tweeter acima, deve ficar beirando 1 metro, o que é normal para uma torre. :legal:

EDIT: Na reforma que estou fazendo aqui no apartamento, tive que comprar dois vasos sanitários. Um deles veio com uma tampa em MDF laqueado de branco, linda, "coisa fina" (eu não acredito que estou enaltecendo uma tampa de vaso sanitário...), extremamente impermeável e com um brilho muito legal.

Acho que vou me arriscar nessa arte-final para a caixa: laqueação. Ou laqueio ou aplico o acabamento "marfim", como na prancha em L aqui do quarto.

Compartilhar este post

Link para o post

Então ta coerente :)

Usa o tweeter que faz o conjunto com o akron, também deve ser bom.

Compartilhar este post

Link para o post

como eu queri ter uma sindica q nem a sua !! :vts

se eu fazer isso a sindica aloprada chama a ROTAM :(

cara vou acompanhar seu trampo ..gostei :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Todo mundo na Skill!

haueheauhea

Parabéns ai Lucas... vi fik legal!

os Tw... os akron prometem mto tbem!!! Eu pretendo fazer clone da Sublime aki pra mim, principalmente pq elas descem BEM e com velocidade e eu pretendo cortar o sub bem baixo!

ah... vc descobriu pq as coisas do renato ficam pretas e brancas??? é tinta q ele passa?

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

meu irmao... coitado de tua mãe... deve ta sofrendo viu?

qq coisa tu dá os toques que eu te ajudo nas montagens

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

08-10-2006, 15:29

Ressucitando o tópico:

Como havia sido meu primeiro "trabalho" com serra tico-tico e, para agravar, utilizando madeira que já havia sido usada, a coisa parou como descrito na foto acima. Resolvi jogar fora, comprar uma chapa de MDF 15 mm e uma chapa de MDF 6 mm, e fazer a coisa direito.

As chapas já estão aqui. Amanhã levarei para a marcenaria de um colega para que este as corte no esquadro, utilizando serra de bancada. Terça ou quarta-feira eu iniciarei a montagem da caixa. Utilizarei dois N.A.R.-1 10".

09-10-2006, 12:33

Prontinho: acabo de pegar as chapas devidamente cortadas na marcenaria. Vou começar a montá-la! :)

09-10-2006, 15:51

Vou contar, viu... o trabalho que dá, melhor mesmo mandar fazer... estou morto de cansado aqui. E continuando a caixa...!

Depois de terminar essa e a outra BAF para fazer as duas torres DIY, minha próxima aquisição será um par de KEF iQ9. Mexer com madeira quando se mora em apartamento não é das tarefas mais fáceis!

10-10-2006, 22:21

Amigos,

É com muita dor no ombro direito, no quadríceps e demais locais que venho postar aqui: a caixa está pronta! Sem arte-final e ajustes (rebaixamento de parafusos, aplainamento regular, aplicação de feltro etc), mas pronta para ser testada!

Tenho algumas fotos do passo-a-passo, desde quando as chapas estavam apenas cortadas, mas vou postar apenas a etapa final a fim de sintetizar:

001xc5.th.jpg 002sd4.th.jpg 003gd2.th.jpg

004iu8.th.jpg 005ic5.th.jpg 006sh9.th.jpg

007ha7.th.jpg 008ze7.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

009xf7.th.jpg 010qf7.th.jpg

011xp1.th.jpg 012mw7.th.jpg

Se o cansaço permitir e eu ainda tiver Santo Ângelo PSW-XP12 sobrando, ainda hoje coloco os N.A.R. para tocar e ver como ficou. Semana que vem pegarei dois Phoenix 10", Renato, e ouvirei a diferença. Lembrando que a caixa está nua, sem preenchimento.

Das observações a fazer em relação à construção... preciso de uma plaina elétrica! Essa é a maior das observações... :lol:

Assim que minha internet voltar ao normal, postarei as demais fotos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

show hein lucas!!

hj em dia não curto mto, mas a uns anos atrás deixava o som da caranga de lado pra fazer umas loucuras de PA em casa, e deixava na sala principal ainda ( minha mãe ficava loca!!)..

é difícil ter ânimo pra fazer um projeto cara, eu sei bem como é isso:

estou com uma placa de mdf de 15mm aqui em casa, 2 latas com mistura e catalisador pra massa plástica, serra tico-tico e circular, compressorzinho e tinta automotiva da cor do Fuka e verniz de primeira, 4 médios de 10'' de kraft e 4 twiters da pyramid, isso faz umas 2 semanas q já tá tudo certinho aqui pra pegar e fazer, qdo tem tempo, num tem vontade e qdo tem vontade, num tem tempo, acho q até o fim do ano eu consigo fazer ele pra curtir a virada...

abraço cara, e boa sorte com o projeto ai...

Compartilhar este post

Link para o post

Show hein lucas!

Se for pintar a peça, é um pouco trabalhoso, mas fica legal: Lixa BEM, corrige com massa o que precisar (parafusos e cantos), acerta os cantos da caixa com lixa (pra ficar sem ponta, levemente arredondados)... depois que estiver tudo liso (não precisa meter massa na caixa toda, viu) vc aplica umas 4 camadas de primer, com pistola, com bom espaço entre elas. A camada de primer tem que ser um pouco grossa pra não denunciar os pontos de emenda e etc. Depois vem com tinta e verniz.

Compartilhar este post

Link para o post

Woow! Estão prontas!

Devem estar uma rocha mesmo! hehehe

Ei.. que onda é essa que vc está demolindo sua sala para adequar ao HT???

Compartilhar este post

Link para o post

cimg4972me8.jpg

Pois é, Dedé. Eu demoli os dois pilares que separavam a sala da varanda e uni tudo. Ficou um ambiente de 4.8 x 4.8 x 2.6 (CxLxA). Amanhã construiremos uma parede de gesso limitando a largura para 3.7 metros, para ficar uma proporção acusticamente funcional (o mais próximo possível da Golden Ratio), jutamente com o rebaixamento do teto para 2.30 metros.

Planta baixa:

plantaou4.jpg

Fim-de-semana que vem vocês vêm aqui pra gente brincar de ver filme e ver como ficou. A sala vai ser específica para áudio/vídeo, com todo o tratamento que me for po$$ível fazer.

:)

Compartilhar este post

Link para o post

nessa caixa eh um volume 'unico' pros dois subs?!

Compartilhar este post

Link para o post

Esse mulek deve estar possuído, só pode!!! Li os tópicos, quase todos, mas depois de ver a demolição, tive que deixar meu depoimento!

INSANO!!! :vts

Tá ficando maneiro!!!

Abração Lucas!!! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eh um maniaco hehehehe

Mas eu trocava tudo esses akron.......... <_<

E colocava o que no lugar?

Compartilhar este post

Link para o post