Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

muriloalvares

[fotos] Taramps

Recommended Posts

Quanto ao Fator de amortecimento, estava lendo o manual do Taramps Stronger 2500, tanto de 2 Ohms quanto de 1 Ohm, e que o FA é > 45 @ 50hz. Maior quanto?

Mas parece ser o modelo antigo, houve alguma melhora no golden series?

Sendo que o FA do SD é 100 @ 2 Ohms e 200 @ 4 Ohms.

Pois é Ernany, é isso que o povo do Fórum todo está aguardando.

O Damping/FA.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto ao Fator de amortecimento, estava lendo o manual do Taramps Stronger 2500, tanto de 2 Ohms quanto de 1 Ohm, e que o FA é > 45 @ 50hz. Maior quanto?

O Damping/FA.

Calma ai pessoal pode deixar que vou responder a todos é que ak na empresa ta uma correria esses dias. + o Fator de amortecimento é de 250. já já posto o manual dele para vcs.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom pessoal , sou novo aki novo aki no forum , tenho o costume mais de ficar lendo , do q postando , eu soh gostaria de dizer q sou o felizardo proprietario de um T-6000 , e nao tenho nada a reclamar , somente a elogiar esse amplificador , utilizo ele pra tocar 6 KSPA de 18 de 800w (keybass) , e ele toca os meninos muito bem ... vou estar tirando umas fotos do meu som , pra esta mostrando pra vcs o amplificador, se possivel quero estar fazendo um video deles tocando, quem veio na festa do Peão de Barretos, viram eles funcionando na av43 :rolleyes:

Se vc postar vai me ajudar bastante ak no forum inclusive eu estou curioso para ver essas fotos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

O Damping/FA.

Calma ai pessoal pode deixar que vou responder a todos é que ak na empresa ta uma correria esses dias. + o Fator de amortecimento é de 250. já já posto o manual dele para vcs.

Putzzzzz, não sou grandes coisas em entender de som automotivo, mas acho que tá num valor muito bom esse FA, correto?

Aguardo o pessoal mais especializado aí pra comentar o valor.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post
Vai sim cara....o Fabio me mandará um 2500, pra testar, no lugar que estava o SD que o Juliano me enviou tambem para testar...

Daqui uns dias devo estar enviando o SD pro Juliano, e ai só aguardar o Fabio mandar...

seria legal se o Taramps chegasse logo, pra tirar fotos deles lado a lado! hehehe...mas acho que não dará tempo

Olá vou ver semana que vem a gente já manda para vc senão o pessoal vai ficar bravo comigo hehehehehe. :legal: Acho que o que vai virar é os testes mesmo .

Compartilhar este post

Link para o post

Esse Taramps 1000 manda quantos wrms (na pratica, @12,6vcc)... e o Taramps 1600?? Ja foi feito algum teste, pra saber quantos rms ele manda na pratica???

Compartilhar este post

Link para o post
Bom Fabio, o pessoal aqui gosta de bastante coisa técnica, por isso vamos falar um pouco mais sobre isso.

Você disse que usa o simples PIC10F200 para controle da fonte. Esse pic não tem nenhum modulo de controle PWM, por isso você fez tudo por software. Com um clock de apenas 4 Mhz e sem nenhuma facilidade de um modulo de controle PWM o ajuste da largura de pulso da fonte deve ter ficado excessivamente lenta, ainda mais por ser uma fonte push-pull, o tempo cairia pela metade porque são duas saidas diferentes para se controlar. Seria esse o motivo do banco de capacitores na saida da fonte ?

Lembrando que usamos os PIC16F876A de 20Mhz que possui duplo controlador PWM e como os modulos são automáticos, não se perde tempo para fazer a correção da largura de pulso e o ajuste é instatâneo. Todo processamento do PIC fica vltado ao controle. Com isso se ganha muito mais potencia e eficiência na fonte.

Abs !

Juliano.

Perfeito, sim um dos motivos seria isso o (banco de capacitor) + fazemos um sistema de realimentação na fonte (fets). que conpensa isso e bem . + volto a lembrar que gostamos de trabalhar com um pouco de folga nesse sentido. Sobre os pics já usamos tambem o PIC16F84 + tambem não gostei esse 10F200 é bem simples + supri legal. quer uma dica compre um e faça um teste. R$ 1,85. Acho que vc vai gostar :legal:

Blz !

Não estendi de que maneira você faz essa realimentação se o sinal de realimentação é analogico e o controle dos mosfets é digital. Poderia explicar melhor essa realimentação ?

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom Fabio, o pessoal aqui gosta de bastante coisa técnica, por isso vamos falar um pouco mais sobre isso.

Você disse que usa o simples PIC10F200 para controle da fonte. Esse pic não tem nenhum modulo de controle PWM, por isso você fez tudo por software. Com um clock de apenas 4 Mhz e sem nenhuma facilidade de um modulo de controle PWM o ajuste da largura de pulso da fonte deve ter ficado excessivamente lenta, ainda mais por ser uma fonte push-pull, o tempo cairia pela metade porque são duas saidas diferentes para se controlar. Seria esse o motivo do banco de capacitores na saida da fonte ?

Lembrando que usamos os PIC16F876A de 20Mhz que possui duplo controlador PWM e como os modulos são automáticos, não se perde tempo para fazer a correção da largura de pulso e o ajuste é instatâneo. Todo processamento do PIC fica vltado ao controle. Com isso se ganha muito mais potencia e eficiência na fonte.

Abs !

Juliano.

Perfeito, sim um dos motivos seria isso o (banco de capacitor) + fazemos um sistema de realimentação na fonte (fets). que conpensa isso e bem . + volto a lembrar que gostamos de trabalhar com um pouco de folga nesse sentido. Sobre os pics já usamos tambem o PIC16F84 + tambem não gostei esse 10F200 é bem simples + supri legal. quer uma dica compre um e faça um teste. R$ 1,85. Acho que vc vai gostar :legal:

Blz !

Não estendi de que maneira você faz essa realimentação se o sinal de realimentação é analogico e o controle dos mosfets é digital. Poderia explicar melhor essa realimentação ?

Abs !

Juliano.

Sinto muito juliano + isso não posso te responder e um fabricante de amplificador sabe o quanto é dificil desenvolver algo diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Ihhh, e agora?

Confiar???

Putz, com isso fica meio difícil fechar a compra.

Estou muito interessado, tanto que deixei em stand by a encomenda do RS1200D, mas agora, é esperar os testes para ver.

Desculpem

Compartilhar este post

Link para o post

Veja bem Fabio, não pergunto isso por quero copiar, como ja te falei uso um microcontrolador com conversor AD que faz essa realimentação.

Pergunto para esclarecimento do pessoal do forum que não tem o conhecimento tecnico para fezar este tipo de questionamento. Se você quiser a confiança de todos vai ter que expor muito mais que isso, foi assim que a SounDigital conquistou a confinça de todos, o nosso projeto não tem nenhum mistério, se procurar no forum vai encontrar muita coisa tecnica a respeito dos nosso amplificadores.

Se não quiser responder é um direito seu, mas o pessoal ja vai começar a desconfiar.

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Veja bem Fabio, não pergunto isso por quero copiar, como ja te falei uso um microcontrolador com conversor AD que faz essa realimentação.

Pergunto para esclarecimento do pessoal do forum que não tem o conhecimento tecnico para fezar este tipo de questionamento. Se você quiser a confiança de todos vai ter que expor muito mais que isso, foi assim que a SounDigital conquistou a confinça de todos, o nosso projeto não tem nenhum mistério, se procurar no forum vai encontrar muita coisa tecnica a respeito dos nosso amplificadores.

Se não quiser responder é um direito seu, mas o pessoal ja vai começar a desconfiar.

Abs !

Juliano.

Certo Juliano, fazemos uma realimentação nos gates dos fets, como vc sabe um fet quanto + excitado + ele conduz, não utilizamos estabilização de tensão por PWM ;para evitar a geração de frequências de batimento na qual apareceria

ruídos no som;já foram feitos testes para tal coisa;então foi adotado o controle

da tensão de excitação dos gates dos fet´s da fonte,por motivos óbvios...

Espero ter esclarecido suas duvidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Então os mosfets têm uma largura de pulso fixo no máximo, somente descontando o death-time e o que varia é a amplitude do pulso nos gates ?

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pela iniativa Fábio,

muito legal vc vim falar sobre seus produtos!!

apesar de nao entender muito dos termos tecnicos

nunca tinha pensado em pegar um TARAMP`s Vamos ver com o resultado dos testes, quem sabe eu nao pegue um =)

flwsss

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Agora sim Fábio, não entendo muito de termos técnicos, mas algumas pessoas aqui entendem, e você responde, lhe dará credibilidade.

Parabéns e até breve.

Compartilhar este post

Link para o post

hehehe....ainda bem que eu tinha dito pro fabio não assustar! hauhauahuah...

mas é isso ai, acho q assim, todos nós ganhamos né! logo logo os testes! :D

Compartilhar este post

Link para o post
Então os mosfets têm uma largura de pulso fixo no máximo, somente descontando o death-time e o que varia é a amplitude do pulso nos gates ?

Abs !

Juliano.

Mantemos o duty cycle em 50% fixo o tempo todo e variamos a amplitude do

pulso de excitação do gate sim,principalmente mantendo em grandes amplitudes

quando são exigidas potências mais altas.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs !

Juliano.

intaum a fonte é PHM ? isso naum causa uma baixa eficiencia? quase sendo comparada a um estágio de amplificação AB ?

SDS.....Gustavo Carmona.

Compartilhar este post

Link para o post

Abs !

Juliano.

intaum a fonte é PHM ? isso naum causa uma baixa eficiencia? quase sendo comparada a um estágio de amplificação AB ?

SDS.....Gustavo Carmona.

Não...!Em baixas potências,o gate fica excitado com a tensão necessária;já

quando a demanda aumenta,para o pulso no gate não desabar,o circuito levanta

a tensão de gate e estabiliza a tensão da fonte...É ''mais ou menos'' uma fonte

''PHM'' como vc disse,mas se não fizessemos isso,a fonte não renderia e ,

consequentemente o amp teria uma performance ruim...pois não pudemos

adotar a modulação em PWM na fonte por motivos mais indesejáveis,blz :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Blz !

Bom, então sua fonte não é chaveada e sim analógica, ja que os mosfets não trabalham em regime de corte e saturação, a fonte não é chaveda e os mosfets trabalham em região linear, isso deve gerar muito calor e fazer a eficiencia cair bastante.

Na verdade o seu amplificador esta o inverso de um classe AB, esta analógico na entrada e chaveado na saida enquanto que o classe AB é chaveado na entrada e analógico na saida, mas tem a grande vantagem de ter mais qualidade. A eficiencia deve ser muito baixa.

Acho que agora entendi o porque do T2500 ser bem maior que o SD2300.1D e ainda precisar de 2 coolers, certo ?

Abs !

Juliano.

Compartilhar este post

Link para o post
Blz !

Bom, então sua fonte não é chaveada e sim analógica, ja que os mosfets não trabalham em regime de corte e saturação, a fonte não é chaveda e os mosfets trabalham em região linear, isso deve gerar muito calor e fazer a eficiencia cair bastante.

Na verdade o seu amplificador esta o inverso de um classe AB, esta analógico na entrada e chaveado na saida enquanto que o classe AB é chaveado na entrada e analógico na saida, mas tem a grande vantagem de ter mais qualidade. A eficiencia deve ser muito baixa.

Acho que agora entendi o porque do T2500 ser bem maior que o SD2300.1D e ainda precisar de 2 coolers, certo ?

Abs !

Juliano.

Acho que vc ainda não entendeu como funciona nossa fonte chaveada. Os coolers são para refrigerar as bobinas de saida porque mossos amps responde até 5Khz isso gera um pouco + de calor.Só por isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Blz !

Abs !

Juliano.

Acho que vc ainda não entendeu como funciona nossa fonte chaveada. Os coolers são para refrigerar as bobinas de saida porque mossos amps responde até 5Khz isso gera um pouco + de calor.Só por isso.

Há me esqueci sobre o tamanho não era possivel diminuir o comprimento do perfil porque o banco de capacitores ocupa um espaço razoavel.

Compartilhar este post

Link para o post

dá para fazer controle de corrente no gate do mosfet?

um mosfet não trabalha como uma chave, quando vc dá um pulso no gate ele entra em condução saturação, quando vc tira o pulso ele entra em corte, não é assim que funciona?

alguem pode explicar isso melhor

abraços....

Compartilhar este post

Link para o post
o Fator de amortecimento é de 250. já já posto o manual dele para vcs.

O Fator de amortecimento vale tanto pra versão de 2 Ohms quanto pra de 1 Ohms?

Como se calcula isso? Tenho visto que em amps com impedânica de trabalho mais alta o FA é melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...