Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Caixa Para Guitarra / Violão. Quais Falantes?

Recommended Posts

Amigos,

Paralelamente e concomitantemente à construção do stereo do meu outro tópico, estarei construindo caixa(s) para uso com meus instrumentos musicais: violão e guitarra elétrica. O violão, por utilizar cordas de nylon, possui um som mais agradável e aveludado, enquanto a guitarra na grande maioria das vezes é utilizada com distorção.

Falando sobre a caixa para GUITARRA:

A Selenium disponibiliza um projeto (antigo, diga-se de passagem!) open baffle para utilização de dois 12CV3 (que, por sinal, saiu de linha) ou 12PW3, cujas respectivas respostas de freqüência são:

12cv3hp2.jpg

12pw3mi1.jpg

Pesquisando, vi que muito não recomendam o PW3 para guitarra, visto que são bastante "duros" e reforçam muito os médios. Me recomendaram CELESTION, mas pagar R$ 500 por alto-falante está fora de cogitação.

A Bravox tem alto-falantes linha "instrumentos musicais", e até que parecem interessantes. DIYzeiros de plantão, o que acham do que segue:

bfw124iv1.jpg

Será que seria interessante?

Pois bem, amigos... estou à procura de uma solução DIY e pretendo fazer caixa para guitarra e para violão. A priori seria para uso interno/treino, porém ninguém está livre de uma boa jam com os amigos ao ar livre de uma casa de campo...

Como cabeçotes (powers), possuo um Cygnus PA-400 (4 x 90Wrms @ 8 ou 4 x 135Wrms @ 4) e um Cygnus PP-800 (2 canais, porém não faço idéia da potência).

Um grande abraço,

Lucas Mazer

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando tiro pra tudo q eh lado ein Lucas???

eaheuahaeuheauhae

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
Dando tiro pra tudo q eh lado ein Lucas???

eaheuahaeuheauhae

Gabriel

Me chame de Doom! o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo, my hero. Tudo certo?

Mas olha... de tanto ler foruns afora que o PW3 não era bom para guitarra, fiquei com um pé atrás. Ouvi falar que 2 x 10" PW3 são razoavelmente aceitável e os 12PW3 são negação. Me vens agora com os 15PW3... este se destaca dos demais irmãos?

Em relação à criatividade, te confesso que eu não gostaria de usar a minha e preferiria uma receita funcional... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Olha só.. as caixas para guitarra são completamente diferentes das caixas pra violão! A caixa para violão nada mais é do que um mini-P.A. ... já as caixas para guitarra são conjuntos de amplificadores (pré+potencia) que combinados geram distorção!

O timbre de um amp de violão é o mais 'flat' possível! Já o timbre do amp de guitarra, pra ter 'peso' tem q ter pico nos 60~120hz.. pra ter 'brilho' tem q ter pico nos 4khz.. e por aí vai! A diferença entre os cubos Fender, Marshall, Ibanez, Mesa-boogie.. além do fato de serem valvulados ou não.. é o timbre q cada um tem! Os marshal tem picos mais nos graves, na faixa dos 120hz.. já os mesa-boogie tem pico nos medio graves, graves e um ligeiro pico nos medio-agudos.. os Ibanez tem um pico (chato, diga-se de passagem) nos medio agudos e agudos (considere 4khz como sendo o "agudo" da guitarra).. e por aí vai!

Então, vc poderia construir simplismente um mini-P.A. para violão e voz.. e quando for usar a guitarra, procura colocar um pedal com "simulador de amplificador" entre a guitarra e o Mini-P.A. (ex: Sansamp GT2) :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo.. só acrescentando: Esse exemplo que vc citou, onde a resposta começa em 196hz, esta falando à respeito de uma guitarra comum na afinação padrão!

Já ouviu falar em System Of A Down, Slipknot? Afinação é 2 tons abaixo do normal (na 1ª corda).. e KoRN.. conheces? A 7ª corda da guitarra fica praticamente 3 tons abaixo do normal (mi).. fora os captadores ativos EMG.. que aumentam não só o ganho final da guitarra... mas também dá mais 'corpo' ao som! Ah, sem esquecer de um pequeno detalhe chamado "pedal".. que, dependendo da sua função, pode fazer a guitarra descer mais ainda! (Já ouviu falar em Bass Simulator?) lol

Eh por isso q digo.. q caixa pra guitarra é totalmente diferente de caixa pra violão! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Poxa Paulo.. sinceramente.. não entendo o motivo dessa tua empatia comigo! Desde que me cadastrei no fórum, com o intuito de ajudar os 'novatos' no mundo automotivo, fui severamente hostilizado, não só de sua parte, mas de muitos outros daqui. Até minha quantidade de posts foi motivo de 'bate-boca'... Não tenho culpa se pessoas tão importantes como vc e mtos outros não tem tempo de responder 'dúvidas bestas'! Eu simplismente respondo, independente do cara ser 'novato' ou um user tradicional! Tem algo de errado nisso?

Outra coisa... essa sua tentativa frustrada de me ofender apenas me deixa chateado, por saber que.. pessoas que possuem um bom nível e conhecimento tecnico, ao invés de simplismente ajudar os que estão tentando subir na escada do conhecimento, ficam tentando derrubar os que já conseguiram alguma coisa! Tenho certeza que, se um dia eu precisar do google para pesquisas e seja mais uq for, não pensarei duas vezes antes de usa-lo, afinal ele tá aí pra isso! :legal:

PS.: Ah, acho que entendi sua tentativa de ofensa frustrada (snif!)... acho que vc quis dizer que.. eu consegui esse link pesquisando no google! Não cara.. eu já tinha esse link aqui.. que tinha guardado a algum tempo atrás, pq pretendo fazer uma caixa dessa pra mim! Daí vc pode ver pq ela ainda cita os pw2! Moh tempo esse link tá guardado aqui! :legal: Mas qualquer coisa, coloca um pw3 no lugar dele! Vão mudar alguns detalhes no projeto.. mas nada que prejudique radicalmente!

EDIT: Só não entendi, nesse seu comentário, onde o ampli soundreams q estou vendendo entrou no caso.. e o porque desse "Wattis"! Tu tem família? És casado? Cara.. arruma uma mulher/namorada.. pq essa arrogância desnecessária eh papo de homem carente! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post

Discussões com nível técnico são muito boas!... :)

Pois bem, Paulo e Bloom... um ou dois drivers, e o gabinete? Deixemos minha imaginação de lado neste ponto... :P

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca viu uma caixa dessas? Bom, se não me falha a memoria, creio que a Staner resolveu industrializar um modelo similar, porém com 1x10' e 1x15' ao invés de 2x15'! Talvez por motivos de patente, não sei!

Quanto ao gabinete ter 415, considerando que não é algo para ser usado dentro de um carro ou algo parecido, fica tudo certo! Creio que nesse caso, além do espaço, uma coisa que pouco importou ao 'autor' foi sua potência final. Então, com pouco mais de 100wrms já teria som suficiente para satisfazer todas as necessidades... Porém concordo que pra potencias maiores, essa caixa seria meio inadequada. Enfim.. sei que esse projeto não é um hi-end.. mas tenho certeza que a intenção do Lucas tb não é algo Hi-end! Senão, ele compraria falantes Celestion, faria no mínimo o pré valvulado e etc :legal:

Quanto ao meu modo de digitar, digito da forma q achar mais conveniente.. e, no caso, é da forma q falo! De vez em quando meus teclados dá uns bugs loucos.. e preciso usar mto "Eh, peh.. jah" por falta de acento (ou mal funcionamento dos mesmos). Mas creio que.. basta a palavra ser entendida pra ser útil! Afinal, não estou aqui pra mostrar o quanto entendo em determinado assunto! (seria bom se todos fossem assim!)

Lucas: procure ver a sensibilidade do drive e do falante q vai usar! Sei que não é 100% exato.. mas dá pra ter uma noção da necessidade de um ou mais drives! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

hehehehe

mas o bilau vai comprar uma kombi pra levar o som, dá até pra simular um béfou infinito!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...