Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Carro Bomba

caixa triangular!!

Recommended Posts

ai galera vou fazer uma caixa pro meu woofer pw5 15" lendo artigos sobre caixas vi que quanto menos paredes paralelas melhor qual o problema de uma caixa triangular com apenas 5 paredes???

 

Mais ou menos assim:

 

|\

|--\ <= Sub

|---\

|-----\

|_____\ <= Dutos

 

:pirou::pirou::pirou:

Editado por Carro Bomba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que aquele bicão no alto da caixafica meio morto e estéticamente fica bem tosco neh?! sei lah... Alguém pode esclarecer essa súbita idéia escabrosa do nosso amigo??? :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q nao se fazem caixas triangulares pela estetica mesmo... ia ficar meio esquisita... vc podia fazer tb uma caixa em formato d tronco de piramide... ficaria tipo assim:

 

..._____

../........\

./..SUB..\

/_______\

 

mas olhando d todos os lados... ficaria num formato interessante, e eu nunca vi caixa nesse formato... ia ser original!! :)

 

(nao liguem pra tosquidao do desenho)...

Editado por GGG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

no corsinha de um amigo meu tem uma selada com 2 free sound viper de 12 e a caixa é triângular , e eu fico puto que ele manda apenas 90wrms para cada sub e os desgraçados tocam pra kct!!!!! e naum ficou feio naum , o acabamento do potamalas tá todo em corvim branco e tem uma luz negra de 40w dando show.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esse lance de menos lados paparelos, quando escreveram isso, pensaram numa caixa moldada de fibra, portanto nenhum lado é paralelo.... Como se fosse uma bolha gigante toda deformada, não existem lados paralelos em espécie alguma...... Certo ? Ou Nada AV ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Naum entendi direito o porquê de "lados paralelos" ser ruim.

Acho que ressonância ajuda mais ainda a ampliar o som grave.

 

Tipo, um equipamento de grave dentro de uma saveiro é uma coisa, e dentro de um parati é outra coisa.(porque o som conseguiu se ampliar pela ressonancia).

 

Olha o site da bravox por exemplo. Todos as caixas padronizadas deles seguem padroes cubicos ou retangulares.

 

Talvez posso ter dito a maior mer** ja postada aki no forum.

Mas esses conceitos sao usados nos ensaios em estudios de som.

Especialmente na gravação do bumbo e do surdo da batera.

:ol

 

 

Mas o tronco de piramide do GGG com quatro sub (lado/lado) iria ficar no minimo inovador. Talvez sem fundamento, nao sei, mas sem duvida, inovador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Naum entendi direito o porquê de "lados paralelos" ser ruim.

Acho que ressonância ajuda mais ainda a ampliar o som grave.

 

Tipo, um equipamento de grave dentro de uma saveiro é uma coisa, e dentro de um parati é outra coisa.(porque o som conseguiu se ampliar pela ressonancia).

 

Olha o site da bravox por exemplo. Todos as caixas padronizadas deles seguem padroes cubicos ou retangulares.

 

Talvez posso ter dito a maior mer** ja postada aki no forum.

Mas esses conceitos sao usados nos ensaios em estudios de som.

Especialmente na gravação do bumbo e do surdo da batera.

:ol

 

 

Mas o tronco de piramide do GGG com quatro sub (lado/lado) iria ficar no minimo inovador. Talvez sem fundamento, nao sei, mas sem duvida, inovador.

eles utlizam formatos padrões por ser mais facil de contruir..., mas quanto menos lados paralelos, e com medidas proporcionais, menos cancelamento de frequencia acontecera, o pq eu nuam to sabendo, so sei q isso acontece...

 

mas qnto ao q vc disse uma piramide com cada sub em um lado, ia ficar criativo, mas imagina o tamnho dessa caixinha... pra um sub de 10 a base teria q ter de lado 48cm e altura de uns 38, a isso pq eu nem levei em conta a litragem, isso foi so pra ver o tamanho da parede da piramide, para q um sub de 10 encaixe nela...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o problema de caixa com lados paralelos se chama ONDA ESTACIONÁRIA e não ressonância

ressonância toda caixa tem, onda estacionária não deveria ter

a ondinha sai do sub, encontra uma parede paralela, volta direto no cone do sub e cancela a próxima ondinha que o sub tá formando, e o som do sub vira o samba do chileno doido

em caixas com paredes não paralelas (trapezoidal é apenas um exemplo, aliás o projeto do GGG é uma variação da trapezoidal, além de ser uma boa idéia) a chance de isso ocorrer é diminuída

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo quanto às ondas estacionárias. acho q a triangular deve dar melhor resultado ainda q a trapezoidal. esta última tem dois lados paralelos. deve ser + difícil de construir uma triangular rígida, mas a idéia é boa.

qualquer erro a galera + experiente de uma mão.

[]´s

:ol :ol :ol :hug

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aliás 2 lados paralelos não : 4. o de cima com o de baixo e as 2 laterais. a triangular tb teria as 2 laterais. o ideal seria realmente uma pirâmide só q sem aquela "tampa" paralela. realmente difícil de construir algo sólido.

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a loja ridar, campeã de SPL utilizando corsa. acho que vcs conhecem, utiliza essas caixas segundo ele elas diminuem o cancelamento em 10% se comparado com a trapezional. Ele usa dois TOMAHAWK de 10 nessas caixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a loja ridar, campeã de SPL utilizando corsa. acho que vcs conhecem, utiliza essas caixas segundo ele elas diminuem o cancelamento em 10% se comparado com a trapezional. Ele usa dois TOMAHAWK de 10 nessas caixas.

sabe qual o formato?

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

agora acho q entendi. vc tá falando das triangulares?

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...