Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarceloAbath

>>> Mdf & Fibra <<< Problemas & Soluções

Recommended Posts

Pronto, foi só falar bem de outra tico tico que a minha fica com frescura. Fui cortar uma pontinha que sobrou nas colunas com ela, só massa e fibra mesmo, e cadê a graduação de velocidade? Só o fim do gatilho tá funcionando, que é a última velocidade... :(

Segunda vou ter que levar pro conserto.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tadinha Kleber... ela ficou com ciumes! vc ficou sonhando com a DeWalt e ela naum gostou!!!

hehe

e qto aos produtos tóxicos... estamos TODOS ferrados... só na coca cola eu jah deveria ter morrido umas 15 vezes!!! hehehehhe

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post
mdf nao é uma materia prima nacional... ele foi inventado na frança... tem apenas 1 fabrica desse bagulho no brasil que de posse da faber!

4... Duas no Parana: a Masisa (Argentina) e a Tafisa (Portuguesa) e mais duas em SPO.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
Tem alguém lidando com a chapa inteira? Aqui na minha cidade me pediram R$100 pela chapa de 18mm com entrega em casa free.

Existe mais de um tipo de MDF? Pq eu fui perguntar o preço pelo tel e a atendente perguntou se era MDF cru que eu queria.

Existe o MDF Cru e o MDF Revestido que é, a grosso modo, um mdf com uma camada de fórmica em uma das extremidades.

[ ]

Melamina o nome...

Não chega a ser fórmica, pois fórmica é uma lâmina dura... o que vem no MDF é uma camada fina, tanto que arranha com alguma facilidade. E vem dos dois lados.

A Melamina é uma serigrafia com tinta especial no MDF, tem chapa melaminada de 1 lado só tambem. (alias tô olhando pra uma agora...)

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Ola Pessoal.

Minha contribuicao:

M D F

MDF (Medium Density Fiberboard - Fibra de Média Densidade) é um produto ideal para a indústria de móveis, decoração, construção, indústria gráfica, automotiva, caixas de som, publicidade, stands, maquetes, etc.

DEFINIÇÃO

CARACTERÍSTICAS

Sendo conhecido mundialmente e ecologicamente correto, o MDF é um painel de fibras de madeira sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior. Graças a sua resistência, estabilidade, é possível obter-se excelentes acabamentos em móveis, artesanatos,molduras, rodapés, colunas, balaústres, divisórias, forros. Destaca-se pela possibilidade de ser pintado ou laqueado, podendo ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado, encaixado, moldurado: proporcionando, sempre, excelente acabamento tanto com equipamentos industriais quanto com ferramentas convencionais para madeira.

PROPRIEDADES UNIDADES VALORES OBTIDOS COM O MDF

ESPESSURAS

(Tolerâncias) mm 3 - 6

+/- 0.2 9 - 18

+/- 0.2 20 - 25

+/- 0.2 30 - 35

+/- 0.3

Tolerância

Dimensional mm/m +/- 2mm/m máximo em comprimento e largura.

Esquadro mm/m +/- 1.5mm/m

Densidade Kg/m3 800 750 670 650

Inchamento (24h.) % 30 15 10 8

Flexão Estática Kgf/cm2 234 220 190 180

Tração Perpendicular Kgf/cm2 6,6 5,8 5,6 5,1

Tração Superficial Kgf/cm2 12,2

Arranque de Parafuso

- Face

- Topo Kg

Kg NE

NE 100

80 100

75 100

70

Módulo de Elasticidade Kgf/cm2 27600 23500 21500 20000

Dimensões m 2,75 x 1,83

Retiliniedade mm/m Máximo 1,5

Flexão Estática : É a resistência que um corpo, apoiado em suas extremidades, oferece quando sujeito a uma força de tração aplicada em seu centro, até a ruptura.

Tração Perpendicular : É a resistência que um corpo oferece quando submetido a forças de tração de sentido contrário, aplicadas perpendicularmente à sua superfície.

Tração Superficial : É a resistência que um corpo oferece quando submetido a uma força de tração aplicada perpendicularmente ao plano da face, para promover o arranque de uma determinada área da camada superficial.

Arranque de Parafuso : É a resistência que um corpo oferece ao arrancamento de um parafuso, colocado na superfície ou topo, quando submetido a uma força de tração.

Veja nas fotos abaixo alguns exemplos de trabalhos feitos com MDF.

Fonte= Duratex

VERDADES E MITOS SOBRE MDF E CHAPAS AGLOMERADAS

Saiba aqui algumas idéias equivocadas sobre chapas de MDF e aglomerado, que podem gerar problemas para fabricantes, revendedores, marceneiros e consumidores.

1º. Mito - MDF é resistente à água

Este é um dos maiores mitos sobre o MDF.

O MDF possui certa resistência à água, mas ele não é imune à sua ação. É preciso saber que existe uma diferença entre uma chapa que é molhada uma vez, mesmo que por um período longo, e outra que sofra molhamentos constantes ao longo do tempo. A explicação sobre a ação da água na chapa é que as fibras da madeira, ao absorver umidade, irão inchar. Isso acontece em qualquer tipo de chapa - seja MDF, aglomerado ou compensado. A umidade também favorece o aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel.

Os móveis que estão sujeitos a molhamentos eventuais, como é o caso de móveis de cozinha e banheiro, devem ser revestidos adequadamente todas as faces e bordas dos componentes do móvel. Com esta proteção, executada da forma correta, a água não irá penetrar na peça, e ela ficará intacta por muitos anos. O revestimento, tanto das faces quanto das bordas, pode ser feito de diversas maneiras, desde que realizado de forma adequada e com cuidado.

2º. Mito - Chapas são imunes a cupins

Esta é outra idéia equivocada bastante difundida - a de que os painéis de madeira reconstituída são resistentes ao ataque de cupins. Saiba que nenhum tratamento é dado ao MDF, à madeira aglomerada ou à chapa de fibra para proteção contra cupins. Acontece que estes painéis são prensados em alta temperatura, cerca de 200ºC, o que extermina todos os insetos existentes no processo produtivo, inclusive o cupim. Isto é garantia de que as chapas chegam nas revendas livres de cupins, mas não assegura que não possa acontecer uma contaminação a partir daí. Mas como normalmente as chapas ficam pouco tempo armazenadas em revendas e marcenarias, é difícil ocorrer o ataque de cupins nestes locais.

Entretanto, se o móvel for instalado em local contaminado por cupins, ele poderá ser atacado. Sabendo disso, é recomendável uma dedetização local para evitar que o móvel seja infestado.

3º. Mito - MDF é mais resistente que aglomerado

Muitas pessoas acham que o MDF é mais resistente que outros tipos de painéis e que, quanto maior sua espessura, maior sua resistência. Talvez este conceito errado tenha surgido devido ao fato do MDF ser mais compactado que o aglomerado. Uma das afirmações ouvidas neste sentido é que o MDF "segura" mais os parafusos, o que não é verdade. A resistência de uma peça depende, além do material usado, de outros fatores importantes como: projeto do móvel; execução e ferragens utilizadas. Os projetos e a execução dos móveis são muito mais importantes na definição de sua resistência que o próprio painel utilizado.

Fonte: Boletim do Marceneiro - Duratex - Edição: Rita Curci

Compartilhar este post

Link para o post

Fui as compras...

serra1.jpg

serra2.jpg

Comprei:

- furadeira black & decker 450w 2 velocidades -------------------- R$ 70,00

- Serra tico-tico Black & decker 380w 1 velocidade --------------- R$ 120,00

- Esmerilhadeira black & decker 750w disco 4,5" --------------- R$ 155,00

Tudo isso em 10x

Falta agora umas brocas de aço rápido, laminas pra tico-tico e um disco de lixa com lixas 36 pra esmerilhadeira...

O Preço foi bom ?

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
a aparafusadeira tramontina é velha de guerra!

[-] pelos equipos .... vou começar a juntar grana para não ficar emprestando sempre...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Depois que eu pagar as 10 letras vou comprar uma serra circular...

Compartilhar este post

Link para o post
detail_DW331K.jpg

Shot01_DW331K_detail.jpg

Shot02_DW331K_detail.jpg

Características:

Suporte com rolete guia para a lâmina

Cortes precisos

Velocidade Variável

Melhor controle em todas as situações

Sapata ajustável sem chave

Ajustes rápidos e fáceis

Caixa de engrenagens em alumínio

Durabilidade para aplicações profissionais

Ação pendular em 4 níveis

Rapidez e cortes agressivos

Sistema inovador de encaixe de lâmina

Permite um corte sem solavancos

Sistema de regulagem na base Para cortes precisos em ângulo 0, 15, 30 e 45

Sistema de contra-peso

Reduz vibração e fadiga ao usuário

Soprador de pó

Para melhor visualização da linha de corte

Sapata revestida

Protege o material que está sendo trabalhado contra arranhões

ESPECIFICAÇÕES

Potência 700 Watts

Velocidade 500 a 3.100 gpm

Velocidade variável Sim

Capacidade de corte Aço: 10mm

Capacidade de corte Madeira: 110mm

Capacidade de corte Alumínio: 20mm

Peso 3,0 kg

A mãe de todas as tico-ticos... hehehe Essa é ROX mesmo!

:blink::blink::blink:

isso aí não é tico-tico, é um URUBU REI!!!!!

:rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

De MDF não entendo nada, absolutamente nada.

Mas como tenho dúvidas, não custa perguntar.

No caso que pretendo montar o som na carroceria da montana, a resistência da MDF à umidade é boa?

Será que não fica podre muito rápido não?

Já ouvi falar sobre o uso de compensado naval tb, não sei se foi o sandro que comentou comigo (Sandrp Café), será que compensa?

Aguardo dicas dos entendidos.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso que pretendo montar o som na carroceria da montana, a resistência da MDF à umidade é boa?

Já ouvi falar sobre o uso de compensado naval tb, não sei se foi o sandro que comentou comigo (Sandrp Café), será que compensa?

Eu faria de MDF mesmo. sendo que daria um tratamento pra umidade e água.

Eu faira a caixa depois levava numa oficina e mandava aplicar uma batida de pedra... (tipo de pixe) aposto que ela aguentaria tocar até debaixo de água.

Nenhuma madeira é resistente a água.

Compartilhar este post

Link para o post

Não... é horrível... ele incha se pegar água

Fica...

Esse eu não sei... rs rs nao conheco não...

Danilete... se vc quiser fazer uma "capota" de madeira... faz sim de MDF... só que COBRE isso... faz um tratamento de impermeabilizar e pinta... só assim... se deixar exposto... já era... incha no segundo dia depois da água... :(

abçs,

Rapha

Compartilhar este post

Link para o post
Alguém poderia me dizer q tipo de parafuso eu uso pra fixar(travar) tanto no caso de MDF como em compensados?

existem aparfusos especificos pra isso. vc compra na mesma loja que vende o MDF.

eu sei que tem ele de 10mm, 20mm, 25mm e 30mm. todos sao estrela.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer parafuso com rosca soberba e bitola e comprimeno adequado a espessura de chapa que vc vai usar!

Compartilhar este post

Link para o post

Não... é horrível... ele incha se pegar água

Fica...

Esse eu não sei... rs rs nao conheco não...

Danilete... se vc quiser fazer uma "capota" de madeira... faz sim de MDF... só que COBRE isso... faz um tratamento de impermeabilizar e pinta... só assim... se deixar exposto... já era... incha no segundo dia depois da água... :(

abçs,

Rapha

Rafa, então o recurso é aplicar que tipo de tinta, resina ou revestimento?

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo, eu acho que um verniz marítimo resolve. Em todo caso, vai em algum marceneiro experiente e peça algumas dicas. Mas tenha muito cuidado e atenção ao fazer o revestimento, cuide para que sejam seladas todas as juntas, e que seja passado em tudo, tudo mesmo, por dentro e por fora (afinal, a umidade/água pode entrar pelo duto e aí vc já viu né). Faça uma vez só e bem feito..

Uma vez eu fui numa instaladora e chegou uma Fiorino que fazia propaganda volante com caixa de MDF.. o cara até tinha revestido a caixa, mas com o tempo foi raspando, ficando no MDF direto, e aí pegando umidade e chuva, cara, o MDF inchou umas 3 vezes seu tamanho, ficou parecendo aquelas espumas amarelas de preenchimento (poli alguma coisa), ou seja, o cara perdeu a caixa.

Compartilhar este post

Link para o post

Danilo, MDF é cerca de 30% mais pesado que compensado naval de mesma espessura. Como talvez suas caixas fiquem muito grandes, eu nem pensaria em MDF. Faria com compensado, e pra compensar a pouca perda de rigidez eu travaria a caixa internamente. O resultado final é muito superior.

Quanto ao tratamento de umidade, uma solução é aplicar resina de poliéster ( pra fibra de vidro) com pistola. Umas 2 ou 3 mãos já são mais que suficientes. Nego faz assim em tanques de combustível de MDF (carros de arrancada, por exemplo), só que usando outra rresina, que é resistente à gasolina.

Outra opção é aplicar um revestimento muito usado em caixas d'agua, Cukin, se não me engano. Mas eu faria com resina mesmo! Só dar uma diluída nela e mandar bala.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo!

Boa idéia usar a resina.

Se quiser vc pode até usar uma camada de manta.

Compartilhar este post

Link para o post

Lá fora (USA e CE) eles usam o mesmo MDF que nós ?

Existe lá fora o nosso compensado ? tava olhando uns sons gringos e só vi MDF.

Alguem sabe dizer algo ?

Compartilhar este post

Link para o post
Lá fora (USA e CE) eles usam o mesmo MDF que nós ?

Existe lá fora o nosso compensado ? tava olhando uns sons gringos e só vi MDF.

Alguem sabe dizer algo ?

Alguem sabe dizer algo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Existe sim... é o chamado Plywood!

se eu for olhar som aki na minha cidade tbem naum vou achar compensado (só uma loja usa compensado)!!!

como o MDF eh produzido lá fora há mais tempo q no nosso Brasil varonil eh de se esperar q naum se encontre mtos projetos com compensado! até pq o MDF deve ser mais barato por lá, em comparação com a plywood!

Q eu saiba MDF eh igual em qqr lugar!

Na minha opinião o MDF eh o melhor material pra confecção de caixas, ele é prático, densidade alta, rigidez alta, custo bem razoavel... Acho q os gringos tbem pensam assim :P

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...