Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

-removido-

Amp Diy...

Recommended Posts

Edit: Q legal, vc vê uma pessoa como a criadora fora do tópico e outra quando esta dentro. :pirou:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

oq aconteceu foi o seguinte, eu redigi o tópico etc etc etc, dai qdo eu cliquei para postar... ficou meia hora e apareceu uma msg de erro! e eu naum consegui mais acessar o forum!

:legal:

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

tah... naum há necessidade de criar outro topico, este é o post original!

por sorte eu salvei ele em um txt enqto o forum demorava pra postar!

bem pessoal,

estou criando esse topico para tentar sanar uma duvida, estou com um projeto de amp DIY para montar no sistema aki em casa! o projeto eh bem interessante e tem bons paramentros e será um ótimo quebra-galho até eu ter tempo e conhecimento para fazer algo realmente HI-FI...

o virus do DIY me pegou e jah toh até com devaneios de montagem de um leitor de CD!

o projeto eh bem simples, jah destrinchei ele e naum teria dificuldades em montar, a naum ser por UM probleminha... NÃO POSSUO OS LAYOUTS DA PCB!!!

eu tenho intenção de montar uma PCB integrada dos dois canais, uma vez q teria uma unica fonte alimentando os dois (talvez, isso tah por ser definido ainda)!!

eu baixei um programa bem básico, gratis e q consigo usar bem! o 123PCB... naum eh um Eagle, mas naum tenho q pagar nada por ele!

o problema naum eh fazer o layout final e sim o rascunho! eu naum sei como organizar os componentes na placa... tenho medo de fazer cagada e colocar coisa q naum deve mto perto etc...

farei a PCB pelo metodo de transferencia termica (ferro de passar) então o layout naum pode ser mto intrincado... a vantagem é q eu vi uma foto em baixa definição da PCB q é vendida junto com esse projeto (eles naum passam o layout sem comprar a pcb), naum da pra ver oq fica onde na foto, mas da pra ver q eh td mto simples!!!

o projeto (um deles... mas se eu aprender com esse me viro com os crossovers ativos q saum bem mais simples!) é esse:

p3a-f1.gif

Agradeço MUITO quem puder ajudar e a todos q se ocuparem em ler esse tópico!

naum toh nem pedindo pra me fazerem um layout, dicas e algum site ou coisa assim q tenha alguma dica jah tah bom!

respect... :rever1:

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Rapaz, layout de placa é experiência... primeiro pq os componentes não tem uma posição específica, vc tem que colocá-los onde cabe e onde é mais conveniente, e ainda tem que se preocupar com o tamanho da placa. Ou seja, é questão de já ter o feeling, e também de desenhar e apagar várias vezes até achar um jeito eficiente. Nada de encher de jumpers... o esquema é ter um layout organizado.

Se vc quer começar um layout, é melhor começar de projetos pequenos, pq esse aí é um tanto mais complicado... eu levaria uma hora ou mais até concluir uma placa decente pra esse projeto.

O processo com ferro de passar dá uma precisão incrível... nunca tive que fazer retoque em placa, mesmo com trilhas muito finas. Pode ficar despreocupado, basta saber o "ponto" do ferro... depois da segunda tentativa vc acerta de cara.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Kleber!

a PCB q o cara vende para a montagem desse amp eh ridicula! tem 6" de comprimento e é para 2 amps!!!! custa 18 dolares australianos!!!

se eu morasse na australia jah teria comprado ela! hehehehe

acho q vou começar com 2 crossovers q eu toh com o esquema aki... naum tem mais de 5 componentes nesses cross e seria um bom começo!!!

eu tenho o layout de outros projetos, voh da uma estudada e tentar entender bem como eh o processo! o duro eh a ansiedade de fazer logo isso!!!! acho q vou montar o amp de 50W q jah tenho layout pronto aki soh pra matar a vontade de botar a mão na massa e ver um amp sair das minhas mãos!!!!! depois uso ele em SUPER PC Speakers hehehehe

fazer um amp eh um desejo antigo!

vou criar uns layouts aki dos crossoveres e posto pra o pessoal opinar aki!

o duro eh q naum tenho tempo nenhum! soh lah pela semana q vem q vou ter tempo pra isso!

Se alguem tiver algum comentario ou instrução genérica, ou algo a acrescentar ao q o kleber falou agradeço MTO...

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

tbm tive essa ideia.. ainda mais pelo acesso a corrosão, furadeira de bancada, placa virgem, etc..

o problema desses amps é a fonte chaveada.. que a construção eh complicada.. ainda mais calculos para os trafos...... pois sem uma fonte boa você não irá conseguir 35v e -35v apartir de 12v ;)

Tbm pensei no crossover, pelo que andei lendo se ele tiver duas bobinas uma tem que ser na horizontal e outra na vertical, alguém sabe o porque disso?

Compartilhar este post

Link para o post

intão....

o meu projeto eh para uso residencial... e a fonte encontrei varios projetos q servem bem! para uso em carros com bateria 12V a coisa realmente eh dificil, para os crossovers pode ateh ser, uma vez q alguns usam fonte de 15 volts!

essa kestão dos indutores eh para q não haja uma interação entre os campos magnéticos das duas bobinas! não sei se pode haver uma interação destrutiva ou construtiva, mas em ambos os casos vc teria um valor REAL de indutancia diferente do valor de cada uma das bobinas separadamente, o posicionamento perpendicular delas evita isso!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

já q vc tah tão empolgado tenho a versão 8 (penúltima) do EWB com vários softwares (desenho de circuitos, layout de placa, visão 3D), o resultado é extremamente profissional, mas é um pouco complexo tb e é +/- pesado ... se quiser gravo em CD e mando pelo correio (só o valor do CDR e da carta) ... falow :legal:

http://www.electronicsworkbench.com/

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae Gabriel...blzinha!!

Entaum...num saco muito de eletronica naum...minha área é mais voltado pro lado de elétrica mesmo...postes, subestações e afins...

Tipo..lógico que tive aulas e entendo muita coisa...mas afirmo pra vc que naum vai adiantar..hehe meu conhecimento é bem basico... :banghead

Mas me interessei e vou rever minhas anotações aki...e o que eu descobrir de novo posto pra vc :legal:

Valeu fera!!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... vlw mesmo cara! Toda ajuda é bem vinda... e como vc disse vc sabe bstte (bem mais q eu pelo menos)! valeu pela prestatividade (essa palavra existe??

estou coletando informações, pois montar um amp eh mais q soldar meia duzia de componentes! e eu kero saber pelo menos o minimo do q estou fazendo!

Eu toh super sem tempo por causa do serviço q tah acumulado... mas se td der certo semana q vem eu toh de ferias... eu tava conversando com um tecnico e builder de amps para uma empresa daki da cidade... a gente tah combinando de eu ir lah na oficina e ele me dar uma aula do básico a respeito de amps!

Logo estarei postando a evolução de minhas experiencias com detalhes, e layouts provisórios pra galera opinar!

Compartilhar este post

Link para o post

SubSonic, você já montou algum amp?

Não é tão simples assim. depois de pronto você tem que fixar tudo na gabinete, além de fazer um PCB que não gere ground loops e tomar muita atenção no aterramento, sempre aparece um humm pra incomodar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale lembrar tb do problema térmico! Usar carcaça como dissipador (como nos amps automotivos) ou usar dissipadores ativos (com cooler) são boas opções mas precisam ser estudadas as posições antes!

Devo admitir q não tenho mta experiencia prática no assunto.. mas vc devia começar pensando nos componentes que PRECISAM de posição especifica, tipo indutores, mosfets, trimpots, transformadores e quaisquer componentes que exigam cuidado com temperatura/interferencia! Depois disso tu vai arrumando o resto.. tipo resistores, diodos.. etc!

Compartilhar este post

Link para o post

sim.. esteéo maior problema... e mesmo usando uma placa dual layer se vc tem que fazer direito pq encher de jumper não da.....

por isso que não é facil fazer um circuito, pois você tem que conhecelo bem parta posicionar corretamente os compoentes que exigem refrigeração..

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Gabriel, tudo bem?

Bom eu nao manjo nada disso..hehe....so um monte de teoria adquirida nas leituras pela net.

Tenho tb como sonho montar um amp...e vou acompanhar seu topico e seu entusiasmo, que ja me contagiou e estou lendo tudo de novo para ver se me animo...

Vai enchendo isso aqui de informacao, que estaremos todos acompanhando.

Abracos.

Heber :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ué... cade meu post de ontem a noite... SUMIU!!! :(

Bem,

MUITO OBRIGADO a todos q deram suas opiniões e contribuições!!!

eu li tudo e darei respostas só daki uma semana mais ou menos, quando terei tempo de ir atraz de tudo e OBJETIVAMENTE começar a desenvolver o projeto!

Por hora adianto q o projeto usado será o P3A... custe o trabalho q custar!

a dissipação de calor será passiva... naum kero ruido de ventoinha atrapalhando a audição, a final a coisa eh entrar no hi-end!!... achei dissipadores de aluminio interessantes! é soh alinhar os componentes q precisam dele perto das bordas (se possivel uma só) e vou usar o dissipador até como parte da estética do amp! Vi alguns projetos concluidos de gainclones e mosfets residenciais com essa configuração e da pra fazer coisa bem bonita com eles!

A coisa tah bem na onda do entusiasmo! mas afinal Hi-Fi eh paixão.. e eh assim q tem q ser!!!

Semana q vem consegui um "estágio" em uma empresa de amps aki da cidade... eh pequena soh tem um tecnico e ele eh mto camarada e se dispos a sentar e discutir o meu projeto de forma bem didática! além de me oferecer pra eu ficar um dia lah com ele montando uns amps pra ele me ensinar o básico!

AGORA esse negocio sai gente!! hehehe, mas antes eu tenho q cumprir os deadlines dos serviços aki... cliente eh cliente e tem q ser bem servido!

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Porque você não compra uma PLACA UNIVERSAL e faz o amplificador nela?

Desde os meus 12 anos de idade monto amplificadores assim.

Bons transistores de saida: 2sc5200 e 2sa1943. Eles podem substituir esse MJL ai.

Você deve casar os dois transistores da entrada diferencial. Tanto em ganho como em temperatura. O corpo deles devem estar encostados para menor DC-OFFSET por diferença.

Você pode aumentar a voltagem desse amp ai. Coloca 40v, com 35v quando você puxar o gravãoOOO nele vai abaixar a voltagem para 30v e pode oscilar. Já com 40v pode descer para 35v e não oscilar.

Abração,

Felipe Navarro. Qualquer duvida estamos ae.

Compartilhar este post

Link para o post

placa universal??? num tem isso aki na minha cidade naum!!!!! deu upa pra eu achar placa virgem! (DIY no interior eh um caso a parte... <_< )

Fase 1 do post

Quanto aos transistores de saida... eu naum encontrei os mjl do artigo...

Quais as caracteristicas dos 2sc5200 e 2sa1943??? eles seriam melhores q os mjl?

eu encontrei por ótimo preço os seguintes transistores q são recomendados pela anidian audio q trata a respeito deste projeto AQUI e diz q em geral estes são considerados muito melhores que os originais, inclusive suportando cargas de 4 ohms!!!

MJ15003/MJ15004 TO-3 package; newer version; 20A - 140V - 250W

2SC3281/2SA1302 TOP-3 plastic package; Japanese BJT

os MJ21193/MJ21194 tambem encontrei... por 10 veses o preço dos outro supra-citados! ele fica de fora deste primeiro projeto... se eu achar justificavel em uma nova montagem penso em usá-los

gostaria de saber dos senhores qual destes transistores seria a melhor opção, e pq o par MJ21193/MJ21194 é tão mais caro e se seria justificado o uso dos mesmos em um futuro upgrade!

quanto aos transistores do "driver" (como diabos se chama este transistor em portugues???), no link acima se ve o seguinte:

"Driver choices are less critical; whatever is easiest to acquire is probably sufficient. The BD parts may have a slight edge. Again, do not mix units from different pairs."

e as seguintes opções:

BD139/BD140 1.5A - 80V - 10W

MJE340/MJE350 0.5A - 300V - 20W

apesar de ter ficado confusa a construção da frase "The BD parts may have a slight edge" parece q eles seriam melhores... e eles são mais baratos... essa potencia e voltagem maiores do MJ naum seriam desejáveis??? se sim ou não porque??? (ajudem o idiota q se mete a fazer coisas mais complexas q seu QI aguenta [^] )

Fase 2 do post:

Bem... como minhas tão desejadas e esperadas férias DIY serão prematuramente terminadas (oq ia durar até 3ª q vem vai acabar na 5ª :( ) não tive tempo de aprender a usar o Eagle... pesquisando em listas estrangeiras encontrei o seguinte projeto de PCB:

p3a8tvmw6.gif

gostaria q os entendidos do assunto "julgassem" esta PCB e se possivel, alguma alma boa a qual serei extremamente grato pudesse transformar isto em um ".pcb" pro eagle, para q eu possa espelhar e criar o layout para impressão!!!

eu gostaria MUITO de ter 100% definido este projeto até o fds para q eu pudesse encomendar todos os componentes! com sorte eu poderia tê-los aki comigo no fds seguinte qdo pretendo estar livre para fazer a montagem do amp... finalmente!

MUITO OBRIGADO A TODOS Q TEM ME AJUDADO NESTE PROJETO!!! :legal::rever1:

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Quer bons lugares para comprar componentes que tu não acha? www.farnell.com.br www.multcomercial.com.br

Para o DRIVER, eu usaria os BD, sempre usei eles aqui e sempre ficou bom.

QI? Cara, eu tenho 15 anos. Qualquer um pode aprender eletronica. Só ser curioso.

Essa pcb tá super bem desenhada! Só colocar no Photoshop para espelhar e enquadrar o tamanho. Não precisa de Eagle para isso não cara!

Por favor! Faz essa pcb em Fibra de Vidro hein... Fenolite é muito ruim cara. Empena a toa! E aquela PCB escura. Nojo puro!

Outra coisa. FONTE SUPER-HIPER-MEGA DIMENSIONADA. Tá a fim de gastar né? www.ifg.com.br Nessa empresa ai eles vendem capacitor EPCOS 10.000uf 50 ou 63v por R$10. Tá de graça quase. Se fosse tu eu colocava uns 4 desse no AMP. Em paralelo, com capacitores de 4.7uf, 3.3uf, 47uf, 100uf, 220uf, 0.22uf, 0.1uf em paralelo. Fonte com baixa impedância, para carregar e descarregar rápido. Graves mais rápidos. Para quem curte musica eletronica, drum'n'bass isso faz uma puta diferença. Vai numa lojinha de eletronica ai. Fala pro cara. ELETROLITICO de baixo valor ( como os que citei ) eles dimensionados para 50v são super baratos, estilo R$0.30 cada. Compra logo uns 10 ou 20 desses pequenininhos e põe tudo ai em paralelo.

( Eu sou ignorante com capacitor na fonte mesmo. Já explodi várias bridges por baixa impedancia. )

STAR GROUND! - Sim! Todos os terras devem estar conectados em um mesmo ponto no chassis. E COM O FIO MAIS GROSSO POSSIVEL! LOOPS de terra são indesejáveis.

Cara, você nunca montou um amp antes na vida né? Vai tirar money do bolso com coisa cara? Transistor de saida toda hora queima com os erros de iniciante. Coloca 2n3055 e 2n2955 ai na saida. Eu prefiro os TIP3055 e TIP2955 porque são mais fáceis de por no dissipador, mas ai vai por você.

COMPRA UMA BENDITA LAMPADA DE 100W! Sabe aquelas lampadas comuns? Elas podem te salvar um belo $$$. Compra uma e coloca em série com o primário do transformador de força. Se der problema ela acende e não deixa o amp queimar nada.

Depois digito mais tá?

Abração,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

Ae Felipão, beleza?

SubSonic, o Felipe te ensinou quase tudo. Como eletrônica tem um pouco de subjetividade ou seja cada um tem uma visão, você pode seguir vários caminhos para chegar no mesmo lugar.

Se for seguir o linha de pensamento do mod_evil, prepare-se para fazer uma ponte retificadora bem potente.

Eu prefiro investir em capacitância, mas acho que 20.000uF em cada linha da fonte é suficiente (20.000uF para o positivo e 20.000uF para o negatico).

A placa apresentada no tópico aparenta ser excelente. Eu fui infeliz de nunca ter achado essa placa, pois procurei por um tempão, até desistir de montar esse amplificador.

Fuja dos 2SC3281/2SA1302, eles não são fabricados a mais de 5 anos e todos que circulam por aí são falsificados. Uma alternativa são os 2SC5200/2SA1943 como o Felipe falou. Fique atento pois esses últimos também são muito falsificados. Na www.milcomp.com.br eles declaram que só vendem os originais. Para verificar a autenticidade do transistor basta medir a capacitância entre a base e o emissor, se estiver muito baixa é falsificado.

Novamente, começe com transistores de saída baratos, se tudo funcionar direito, coloque os definitivos.

Se for optar pelos MJE como drivers, compre-os casados, pois estes tem diferenças de ganho muito grandes, e isso faz diferença.

Não se esqueça de ajustar o bias corretamente antes de colocar carga no amplificador e verifique se tem DC na saída.

Essa última etapa citada no parágrafo acima é importante e deve ser feita com cuidado. Se não souber como proceder recorra ao fórum que o pessoal te ajuda.

Acho que minhas colocações são só essas.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Diego,

Mas os capacitores pequenos são em paralelo aos 20.000uf de capacitância que eu recomendei para ele. Eles abaixam a impedância da fonte, ajudando esses capacitores de 20.000uf carregarem mais rapidamnete. Ajudando nas batidas graves.

=]

Tem que esperar 15min a cada modificada no BIAS para o amplificador estabilizar. Desligue, mova o potênciometro. Ligue e espere 15min.

Na página do P3A tem quase tudo. Lá é leitura obrigatória para quem quer montar ele.

Abração,

Felipe

Compartilhar este post

Link para o post

[-] [-]

Pessoal, muito obrigado pelas explicações... O tópico está apresentando um excelente nivel técnico e linhas diferentes de pensamento, isto eh engrandecedor a todos!!

toh lendo tudo com atenção... toh mto sem tempo pór isso posso naum estar respondendo tão frequentemente (toh terminando outro projeto aki, em breve ele aparece aki no DIY completo com fotos e tals)

A noite com tempo eu posto os comentarios e outras duvidas!

:rever1:

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Se tu usar o Circuit Maker pra simular... Ele já vem com um programa pra design de PCB... Traxmaker.

É o que eu tou usando. O bom é que vc monta no circuit maker com os componentes EXATOS que você vai usar e pode mandar exportar pro traxmaker... ele já identifica o package na biblioteca e coloca o simbolo exato para o design na PCB.

Dá uma olhadinha no manual, que já ajuda.

Esse pdf aqui dá umas dicas:

http://www.pcb123.com/tutorials/PDF%20Docu...utorialRevA.pdf

Aqui tem um bocadinho de link:

http://paginas.terra.com.br/educacao/audio.../eletronica.htm

Evita ao máximo fazer quinas nas trilhas. Coloca as trilhas de alta amperagem distante das outras apenas de sinal. Coloca os transistores nas bordas da PCB... e por aí vai.

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...