Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RiQuati

Resgatei Um Endurance Roxinho 8"! Yes!

Recommended Posts

Postado em

YES!!!!!!!!!!!!!!! Acho que encontrei o caminho!!!!

Povo, no final do ano passado fui em uma loja daqui, onde, há muuuuuuuuitos anos atrás, fiz um negócio no mínimo "diferente": eu havia comprado dois roxinhos 8", o Endurance... não cheguei a usar, e na época, doido por bass, troquei os dois (novos na caixa) por um único EHSW12 nas mesmas condições; e comprei mais um EHSW12 tbem na mesma loja. Bão, isso foi em 97... usei os 12", vendi para um colega, que vendeu para outro (o dono do Celtinha prata que aparece com o MP3 Handheld lá no DIY), que está super-feliz com o EHSW12, etc... em 2000 voltei na mesma loja e comprei dois EHW8, montei nas portas de uma parati 93/4 (isso, portas moldadas em MDF, com woofers de 8"!!! Ok, eles não eram para free-air... :-); vendi os dois para um amigo em 2004 (que tem os dois na Saveirinho tbem, satisfeito, até hoje). O outro 12" tomou rumo incerto, não sabido e ignorado...

E eu fiquei sem nenhum Endurance. No final do ano passado voltei na loja, fui lá ver se tinha algum estoque velho (a mesma loja já rendeu o Kit Blaupunkt a 65 reais, diga-se de passagem)... tinham 2 roxinhos 8", sem caixa, manual, um deles já usado e outro zero. Pediram "só" 400 nos dois... deixei quieto. Caro demais... Hoje me deu uma vontade doida de ouvir o EHW8 de novo, voltei lá. Falei pro cara que lembrava dos falantes, perguntei qto ele fazia... 100 cada um... opa, melhorou.

Pedi pra ver. O novo está novo mesmo, empoeirado, e a etiqueta traseira toda riscada de ficar fora da caixa. Mas não tem nenhuma marca de montagem nas fixações. O outro, usado, foi recondicionado, não senti firmeza... mesmo a 50 reais, deixei lá. Comprei o novo; conferi bem e, fora a poeira e os riscos da etiqueta, realmente o falantezinho tá zero.

Agora tou pensando em um jeito de montá-lo no Civic (sim, vai ser meu próximo sub... quem ouviu nunca esquece!!!) de forma discreta e mais eficiente possível (afinal, é um único 8"). Já andei experimentando no tampão (não rola, as molas que mantém a tampa aberta batem nele)... não quero cortar o aço, não penso em montá-lo em caixa solta no porta-malas tbem. Me veio uma idéia realmente doida, mas que pode funcionar.... aí vai a viagem:

+---| 6x9 |----------------------------| 6x9 |-------+ <<- Tampão do Civic!

+--| saída |------------------------------------| |-----------+

| aqui vai o DUTO | <<- Caixa em MDF 10mm

+--=======-------------------------------------------------+

| SUB | <<-- este é o EHW8, com a bunda de fora.

=====

Muita doideira?? Sei que o ideal é o falante e o duto no mesmo plano, mas e se o falante estiver recuado na caixa??? O falante ficaria com a bunda exposta, abaixo do furo do 6x9... a caixa teria de um lado um furo de 6" ou 6x9" (lado do sub, esquerdo) e apenas o duto no outro lado (direito), saindo pelo espaço das 6x9. Desta forma livro o sub das amarrações da tampa/molas, consigo um bom volume útil, e fica uma instalação digamos "exótica"... :-)

Será que funciona??? Palpites, idéias, críticas e sugestões são bem vindas... eu nunca ví uma caixa assim, me veio a idéia e fiquei doido pra experimentar. O que me deixou entusiasmado é poder montá-lo em uma caixa dutada, "dentro" do carro praticamente, ocupando pouco espaço e sem precisar cortar nada. O sub encaixado abaixo da 6x9 é impossível praticamente; as molas impedem.

Quem quiser opinar, fique à vontade. Se alguém puder dar pitaco no volume e duto, melhor ainda...

um abraço a todos,

Postado em

Eu faria o seguinte:

Removeria o bagagito. Por baixo dele deve existir uma armação de metal, com vários lugares vazados, certo?

Se sim, já monta uma caixa de fibra em cima dessa armação, pegando esses vazados pra ganhar volume. Aí, por cima, vc faz em MDF, com o sub e até as 6x9, fora da caixa, claro... hehehehehe.

Se não tiver nenhum vazado ainda dá pra fazer, mas vc vai ter que ganhar em altura... aí pra caber o sub vc dá uma puxada pra cima... modado mesmo. Dá pra fazer coisas bem bonitas sem muito trabalho.

Postado em

dá pra fazer essa caixa no bagagito com o endurance 'de bunda pra cima'! Pelo menos ele num topa em nada e o volume tu ganha na caixa! =)

Postado em

Olha .. sub de 8" sozinho eu acho meio complicado, ainda mais sedan.

Tinha um cara com anúncios de woofers 8" da bravox no ML. No anúncio ele falava só de uns woofers pretos, mais perguntando ele dizia que tinha um par dos roxinhos novos que vendia pelo mesmo preço dos pretos (200,00 no par). Com frete sairia pouco mais que o valor que vc pagou nesse ai.

Postado em

Nas minhas idéias eu pensei em uma, que estou matutando a um bom tempo, para fazer no meu carango. Bem, será que vc teria disposição de coloca-lo na frente, isto mesmo, na frente em uma caixa dutada, moldada, nos pés do passageiro? [¨]

Acho que este sub requer pouca "litragem" e no Civic, pelo menos no do meu vizinho, caberia fácil-fácil uma caixa com uns 30 litros totais. Vantagem; muitas :legal:

Carlos Henrique

Postado em

Realmente um bom achado...

Tenho um destes praticamente zero em casa...

Comprei por 60,00 com caixa e manual... nunca tinha sido usado... nem marca de fixação tinha... realmente muito bom...

Na minha opinião a melhor séria de subs nacionais ja fabricados... porém, com um ponto negativo... baixo spl... são realmente subs duros e pesados...

Porém em qualidade... muito bom mesmo...

O de 8'' que também tenho um, usava uma caixinha dutada de se não me engano, 15 litros... resultado: bom.

Porém, não baixava muito a frequencia... o que acontece com todos os de 8'' praticamente...

Troquei ele por um JL 10w0... esse desceu no ponto que queria... mas com certeza o roxinho é um Sr. Sub... ainda tenho ele aguardando por algum projeto...

Faz um ano que está parado... mas zerado... de vez em quando penso em fazer alguma coisa com ele... um dia chego lá...

Valeu!

Postado em

Beleza Kleber!!!

>>>Removeria o bagagito. Por baixo dele deve existir uma armação de metal, com vários lugares vazados, certo?

Bão, o Civic é bem encrencado nesta área. O bagagito é em plástico moldado, com as saídas dos cintos traseiros laterais, o brake-light inteiro, chave central, etc... abaixo dele tem mesmo a chapa de metal, os únicos lugares vazados são as furações 6x9, que ficam na diagonal (esquisitice de carro japonês, imho). Pra baixo dela, no meio, a chave para abrir o banco por dentro, os mecanismos e varões que vão dalí até as travas do encosto (pra rebater o mesmo), e na parte "de trás" as molas da tampa. Entre tudo isso, os 6x9 vão encaixados, justinhos. Pra baixo, eu teria apenas a área deles, mais nada... o 8" não se encaixa sequer, abaixo do furo dos 6x9.

>>>Se sim, já monta uma caixa de fibra em cima dessa armação, pegando esses vazados pra ganhar volume. Aí, por cima, vc faz em MDF, com o sub e até as 6x9, fora da caixa, claro... hehehehehe.

Seria uma boa (diria ótima) saída em um carro com tampão menos complicado... Opala Sedan (4p), p.ex.

Se não tiver nenhum vazado ainda dá pra fazer, mas vc vai ter que ganhar em altura... aí pra caber o sub vc dá uma puxada pra cima... modado mesmo. Dá pra fazer coisas bem bonitas sem muito trabalho.

É o causo, com o agravante do Civic ser um carro baixinho (em todos os sentidos), logo o espaço acima do tampão é mínimo. Se eu fosse pessimista diria que o carro é "chato" pra som, mas eu encaro como "desafiador"... questão de perspectivas... :-)

Pensei em montar uns 3 baffles de MDF 15mm empilhados abaixo dos furos 6x9 de cada lado, no formato deles. Daria pra livrar as molas e as tralhas dos mecanismos, e a partir daí montar a caixa, fininha e comprida, de ponta a ponta do tampão. Esta caixa seria unida ao tampão pelos baffles Falante saindo em um lado, duto saindo em outro (furos 6x9). Vou medir o espaço disponível, e postar por aqui... fica + fácil entender.

Outra idéia, bem mais simples, seria fazer algo parecido, mas com o falante "pendurado" pra fora da caixa, com a bunda pra baixo, do lado esquerdo; e o duto do lado direito, mas voltado pra cima e pro furo 6x9. Usaria alguns espaçadores para "livrar" os mecanismos, deixaria os furos livres (não fecharia a comunicação). O sub tocaria dentro do porta-malas, mas a caixa estaria pertinho da chapa do tampão, suspensa nela... e o duto voltado pra dentro do carro (fiz umas experiências em outros sedans que tive, e dá diferença. Não devia, mas dá... :unsure: ). Seria uma dutada comum, com o falante "pra fora" para ganhar espaço e atrapalhar menos, e "pendurada" no tampão. De acordo com a Bravox, preciso de 18 litros na dutada... acredito que renda. A dúvida é se o som irá "entrar" pra dentro do carro, ou ficar novamente preso no porta-malas; como o sub é pequeno, tenho de aproveitá-lo muito bem.

Kleber, vou ver se consigo fotografar o espaço disponível por lá, e medir certinho. Eu sinceramente nunca ví um sedan tão esquisito de tampão, aliás, o carrinho inteiro é um desafio: porta é desafio, fiação pra ela idem, tampão... diversão pra mais de ano!!!! []-[]

um abração, e valeu pela ajuda!

Ricardo.

editado: esqueci de explicar... meu carro não tem falantes no tampão, só os furos 6x9 abertos. Os únicos falantes hj são os midbass 6.5" nas portas e os tweeters nas colunas. Por isso penso em usar os furos para "passar" o grave (nem falo subgrave pq. pra mim, de 35hz pra cima já resolve... quero é um grave bonito).

Postado em

Opa, beleza Carlos!!

>>>Nas minhas idéias eu pensei em uma, que estou matutando a um bom tempo, para fazer no meu carango. Bem, será que vc teria disposição de coloca-lo na frente, isto mesmo, na frente em uma caixa dutada, moldada, nos pés do passageiro? [¨]

É uma opção que eu não descarto. Tenho lá algumas ressalvas qto à segurança (ok, paranóia braba minha, mas escapei de ter um tampão/caixa de uns 20 quilos voando na cabeça uma vez, aí fico beeemligado nisso), mas indiscutivelmente daria um dos sonhos de meio mundo: "bass up front". Da melhor forma possível!!! Se eu conseguisse uma forma discreta e segura, principalmente segura, poderia encarar sim... e acho este sub ideal para estas brincadeiras, ótimo timbre e pouco volume exigido. Tia Bravox recomenda 10l selado e 18 dutado... não desce muito, mas com o reforço de cabine, e vindo lá da frente, puuuuutz... :rever1: sonho!!!

>>>Acho que este sub requer pouca "litragem" e no Civic, pelo menos no do meu vizinho, caberia fácil-fácil uma caixa com uns 30 litros totais. Vantagem; muitas :legal:

Bão, meu Civic é 98, sexta geração (o primeiro produzido aqui, mais japonês que outra coisa - aquele modelo beem baixinho). O painel é baixo tbem (todos mundo que anda no carro estranha, eu curto!), mas o espaço é bom - não sei se chega nos 18 litros da dutada, mas os 10 da selada eu garanto que rola sem incomodar o passageiro.

Vou pegar a trena e medir melhor, pode ser uma saída.

um abraço, e valeu pela idéia!

Ricardo.

Postado em

Jóia Bloom!!

>>dá pra fazer essa caixa no bagagito com o endurance 'de bunda pra cima'! Pelo menos ele num topa em nada e o volume tu ganha na caixa! =)

É uma idéia, só que no Civic especificamente complica bastante (vide a resposta pro Kleber). Eu tou imaginando algo que não chame a atenção (o mais original possível), e que não precise de fibra (difícil fazer em casa onde moro, e não há mão-de-obra qualificada na cidade). Por isso pensei na caixa abaixo do tampão, a idéia do CCunha (sub na frente) tbem dá pra executar em MDF apenas. Se o Civic tivesse um tampão mais baixo e "liso", sem tta coisa (cinto, brake-light, trava, acabamento, etc) seria uma saída finíssima!!!!

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Faz uma caixa de fibra no lugar do tampão.... ai vc deixa o espaço pros 6x9" e pronto...

Blz Marco, eu num tenho 6x9 no tampão não... deixei só o "buraco" para passar o grave, no Civic é bem isolado entre portamalas e interior do carro. Eu tou evitando mexer no tampão "de cima", o plástico de acabamento, pq. tem muita coisa lá - luzes, chave, cintos, etc. Abaixo dele vem a chapa de metal que é onde pretendo montar a caixa, pra baixo. O "como" montar a caixa, jogando os graves pra dentro do carro, é que pega... :legal:

Valeu!!!

Ricardo.

Postado em

Pessoal, resolvi fotografar o "espaço disponível" pra brincadeira...

Tampão inteiro visto de frente (olhando o porta-malas):

aatampaointeiro14ie.th.jpg e aatampaovisaogeralfrente9tv.th.jpg

Olhando por baixo, lado direito - "deitado" no porta-malas...:-)

aatampaoladodireitovistoporbai.th.jpg

Do outro lado (esquerdo), mesma posição ingrata pra fotografar:

aatampaoladoesquerdovistoporba.th.jpg

Do mesmo lado esquerdo, mas visto de frente (perspectiva):

aatampaoladoesquerdovistodefre.th.jpg

Amanhã vou tentar fotografar o woofer nesta estrutura, fica + fácil comparar o tamanho (adianto que ele sequer cabe abaixo dos furos dos 6x9, aquelas molas transversais "topam" nele).

Bom, acho que fica + fácil pra explicar assim. Eu pensei em usar o espaço abaixo desta chapa de aço, de ponta a ponta, e dar um jeito de jogar o grave pra dentro do carro... o "pobrema" (mas a diversão tbem, né... :rolleyes: ) é o "como" fazer isso sem acabar nem com o porta-malas, nem com a discrição (carro de velhinho rlz!!!).

Novamente, agradeço as sugestões que postaram por aqui, novas idéias são sempre bem-vindas!!!

Postado em

então a caixa entre os pés dos passageiros de traz seria uma opção viavel! Procura ver si vale a pena!

ou então faz uma Band Pass com uma saída pra mala outra pra dentro do carro, soprando o grave lá pra dentro! =)

Postado em
então a caixa entre os pés dos passageiros de traz seria uma opção viavel! Procura ver si vale a pena!

ou então faz uma Band Pass com uma saída pra mala outra pra dentro do carro, soprando o grave lá pra dentro! =)

É uma boa idéia, Bloom! Band pass... construir uma caixa comprida, montar o sub invertido (bunda pra cima), e dividí-la em duas câmaras... bom é que a Band pass para ele requer 9 e 7 litros só... :-) posso fechar uma saída, e mandar o duto da BP pela outra.

Eu tinha imaginado a princípio uma dutada (bass-reflex) mesmo, com o duto virado pra cima (lado direito) e o sub virado pra outra saída, mas com um baffle na frente (uma espécie de "duto" 6x9), já que o falante não "chega" na lata por conta das molas em volta dos furos 6x9 no tampão. Ou mesmo montar o falante com a bunda pra baixo, mas aí eu estaria com o "cone" voltado pro porta-malas, não pra dentro do carro... como (ao menos eu entendi assim) o duto serve para sintonia na bass-reflex, e não para transmissão também como no caso da BP, não sei se com a bass-reflex eu teria o grave desejado. Neste ponto a BP seria mais "garantida"... :-)

um abraço,

Ricardo.

Postado em
É uma boa idéia, Bloom!  Band pass... construir uma caixa comprida, montar o sub invertido (bunda pra cima), e dividí-la em duas câmaras... bom é que a Band pass para ele requer 9 e 7 litros só... :-) posso fechar uma saída, e mandar o duto da BP pela outra.

Eu tinha imaginado a princípio uma dutada (bass-reflex) mesmo, com o duto virado pra cima (lado direito) e o sub virado pra outra saída, mas com um baffle na frente (uma espécie de "duto" 6x9), já que o falante não "chega" na lata por conta das molas em volta dos furos 6x9 no tampão. Ou mesmo montar o falante com a bunda pra baixo, mas aí eu estaria com o "cone" voltado pro porta-malas, não pra dentro do carro... como (ao menos eu entendi assim) o duto serve para sintonia na bass-reflex, e não para transmissão também como no caso da BP, não sei se com a bass-reflex eu teria o grave desejado. Neste ponto a BP seria mais "garantida"... :-)

um abraço,

Ricardo.

Eu te desencorajo a usar esse tipo de caixa como o Giovanni me desencorajou. Ele fez isso com um simples comentário, "mata o timbre do falante". Pra mim já foi o suficiente, tanto que nem acabei construindo uma apenas pra matar a curiosidade.

Se eu fosse vc eu faria uma caixa por debaixo do tampão (dentro do pm mesmo) de fibra, utizando esse pequenos buracos como suporte para colocar estacas de MDF e utilizando como estrutura para prender a fibra. O sub posicionado no centro do lugar do falantes 6x9 com uma distância de 2cm ou mais apenas para o cone do falante excursionar sem problemas. Como uma imagem vale mais do que mil palavras:

O buraco (utilizar mais de um, claro) que eu citei aonde seriam colocados pedaços de MDF formando um H para servir de estrutura para a caixa:

spt6dj.jpg

O "geral" de como seria o esquema:

ida16zk.jpg

Outro cuidado que vc tem que ter já deve saber, de maneira alguma travar essas barras pretas que ficam embaixo do tampão, precisa até deixar até um espaço pra elas pois se mexem quando o carro esta na curva/freiando/acelerando.

Ps. No esquema eu escrevi "9x9" mas é "6x9" mesmo, estou apenas com preguiça de fazer upload outra vez.

Postado em

Beleza Hell!!!

Acho que consegui explicar então, a idéia é exatamente esta, sem por nem tirar!!! Montar a caixa um pouco abaixo das "interferências" - aquelas molas pretas, a fechadura, os varões, etc... - e passar o grave pelos furos dos 6x9. As molas se mexem um pouco qdo a tampa traseira (porta-malas) se abre ou fecha, são elas que sustentam a tampa aberta - manja aquelas suspensões com barras de torção, estilo Dodge?? É quase isso, mas menos "brutas"...:-)

O falante chegar a 2cm do furo é impossível, alí é bem estreito - nas primeiras fotos dá pra ter uma idéia do "aperto" do local, as molas esbarram no falante fácil. O que eu posso fazer é um baffle 6x9, e uma espécie de duto um pouco menor para "livrar" as barras, até coisa de uns 5cm abaixo da chapa de aço, e aí sim começar de fato minha caixa. Estes "dutos" transmitiriam tanto o som do falante (lado esquerdo) como o duto (lado direito), de forma que ambos, falante e duto, teoricamente estariam no mesmo plano e ambiente (dentro do carro, que coisa linda!!! :-)

Aí entra outra questão: não sei se compensa colocar alguma forma de direcionamento abaixo dos furos - os tais baffles juntando a caixa aos furos, p.ex.; ou deixar apenas o falante e o duto alinhados com os furos. Se for direcionar ("vedar o caminho do som"), vale a pena montar como no desenho (falante embaixo do duto). Caso contrário, tem a alternativa de montar a caixa apenas com o duto apontado pro furo 6x9, e o falante aparafusado "por baixo" da caixa, com a bunda de fora - duto de um lado, falante ao contrário do outro. Neste caso, ganho um litrinho ou dois na caixa, por conta do volume do falante, mas perco um pouco do direcionamento - comparativamente, o falante estaria virado para o "chão" do porta-malas. Não sei se esta última alternativa compensaria (em resultado, digo), mas que seria algo bem exótico pra se ver, seria... :-)

Entendi o desenho, e a idéia de usar estes locais (furos) na chapa é boa - o Civic tem outras furações como estas que podem ser aproveitadas... eu havia pensado em fazer 4 furos, e montar com parafusos passantes envoltos em "tacos" de MDF para fixar a caixa "mais pra baixo", como vc. desenhou. Mas não tinha pensado em aproveitar estas furações; evito 4 furos e mantenho o carro original. Boa idéia!!! Vou olhar melhor lá na garagem, se consigo 4 furos destes para prender a caixa.

Sobre as Band-Pass, faz muito, mas muito tempo mesmo que não ouço uma. E se ela mata o timbre do falante, realmente complica - timbre bonito é o melhor que o EHW8 tem pra oferecer; tou trocando pressão sonora por timbre. A que eu ouvi (BP), tinha um JL 12", na época achei bom - mas faz tanto, tanto tempo que ouvi que seria covardia me basear em uma memória auditiva de exatos 9 anos atrás (um dia Cuiabá teve JL, carro com som de qualidade, e tudo o mais... bãos tempos em que eu podia ouvir isso tudo na minha própria cidade!! :-). E eu devo ter evoluído "um pouco" nos meus parâmetros de fidelidade, equilíbrio e tudo o +... felizmente, né???

um abraço, e valeu pela colaboração (e pelo desenho, justamente o que eu queria descrever e não conseguia)!!!

Postado em

1 pedaço de MDF não vai segurar a caixa no tampão, o que vc pode fazer pra fixar ela bem e colocar alguns varões nas laterais da caixa e parafusar no tampão

Postado em

Cara, é meio trabalhoso, mas não é nada difícil.

Primeiro vc faz um baffle pra ficar por cima do sub. Esse baffle é pra "converter" o 8" pra 6x9". Seriam 3 chapas de MDF. Seria algo assim:

baffle2fk.gif

Bem, aí é fazer uma caixa estreita, que não atrapalhe nenhum dos dispositivos áí do porta-malas. Esta caixa vai de um lado, onde tem o sub, até o outro, onde sai o duto. Pra sair o duto vc faz outro baffle. O objetivo é poder parafusar os dois lados da caixa pelo buraco dos parafusos dos 6x9, sem deixar vazar pro porta-malas também. De quebra vc ainda vai poder manter as telas originais. Olha um desenho tosco...

caixa7if.gif

Bom... taí um projetinho gostoso de executar... acho qeu se eu pegar mesmo um sedã vou fazer algo do tipo.

Postado em
Cara, é meio trabalhoso, mas não é nada difícil.

Primeiro vc faz um baffle pra ficar por cima do sub. Esse baffle é pra "converter" o 8" pra 6x9". Seriam 3 chapas de MDF. Seria algo assim:

baffle2fk.gif

Bem, aí é fazer uma caixa estreita, que não atrapalhe nenhum dos dispositivos áí do porta-malas. Esta caixa vai de um lado, onde tem o sub, até o outro, onde sai o duto. Pra sair o duto vc faz outro baffle. O objetivo é poder parafusar os dois lados da caixa pelo buraco dos parafusos dos 6x9, sem deixar vazar pro porta-malas também. De quebra vc ainda vai poder manter as telas originais. Olha um desenho tosco...

caixa7if.gif

Bom... taí um projetinho gostoso de executar... acho qeu se eu pegar mesmo um sedã vou fazer algo do tipo.

Isso mesmo, Kleber!!! Exatamente isso!!! 2 ou 3 baffles, partindo do 6x9 e chegando no 8"... o primeiro pode ser 6x9, o segundo pouca coisa menor para "livrar" as barras de torção (aquelas pretas, as molas que sustentam a tampa) e a terceira já no formato 8". Aí pra baixo vai a caixa... tou pensando em MDF 10mm para a caixa, o falante é leve e pequeno, e posso usar mais alguns pontos de fixação para ela (além dos baffles). Bacana!!! A caixa está ganhando forma... :-)

um abraço,

Ricardo.

Postado em

Eu não montaria esta caixa.

Não vai conseguir rigidez suficiente na caixa(mais precisamente no conjunto caixa/tampão), o ganho por ter a caixa rente ao tampão não vai ser tão grande quanto você imagina(talvez até nem tenha ganho) e se vc tiver um pouco de azar, ainda dá para esse espaço entre o sub e o tampão dar uma sufocada no falante, e ai vc certamente não vai gostar do som.

Eu faria uma simples dutada no fundo da mala, com a face do sub e o duto virados pro tampão(com os buracos dos 6x9 livres).

Postado em

A questão da rigidez é questão construtiva. Como a caixa fica presa direto aos ferros do bagagito, é só fixar corretamente. Rigidez ali é até uma obrigação estrutural do carro.

Já o sufocamento... bem, um buraco de 6x9 tem praticamente a mesma área de um buraco de 8"...

Postado em
A questão da rigidez é questão construtiva. Como a caixa fica presa direto aos ferros do bagagito, é só fixar corretamente. Rigidez ali é até uma obrigação estrutural do carro.

Já o sufocamento... bem, um buraco de 6x9 tem praticamente a mesma área de um buraco de 8"...

Como já disse, eu ñ duvido da rigidez dos ferros e nem da caixa. Apenas a do conjunto.

Pq em relação a dutada convencional, você tem que compensar toda a área de contato que não está mais disponivel. Ou seja, antes a caixa ficava apoiada no chão da mala, agora ela está suspensa.

Quanto ao ''sufocamento'', não me referia ao espaço do buraco em si, e sim a área entre o sub e o buraco.

Tomando como base este desenho:

http://img141.imageshack.us/img141/1046/ida16zk.jpg

No segundo esquema, com os aros de MDF, a coisa também não me parece muito animadora.

Talvez se a distancia a ser preenchida com os aros for pequena, ainda tudo bem.

Se a associação dos diversos aros começar a tomar um aspecto de ''tubo'', eu já descartaria.

Enfim, como já disse, acredito bem mais no desempenho da dutada no fundo da mala.

Postado em

Como já disse, eu ñ duvido da rigidez dos ferros e nem da caixa. Apenas a do conjunto.

Pq em relação a dutada convencional, você tem que compensar toda a área de contato que não está mais disponivel. Ou seja, antes a caixa ficava apoiada no chão da mala, agora ela está suspensa.

Quanto ao ''sufocamento'', não me referia ao espaço do buraco em si, e sim a área entre o sub e o buraco.

Tomando como base este desenho:

http://img141.imageshack.us/img141/1046/ida16zk.jpg

No segundo esquema, com os aros de MDF, a coisa também não me parece muito animadora.

Talvez se a distancia a ser preenchida com os aros for pequena, ainda tudo bem.

Se a associação dos diversos aros começar a tomar um aspecto de ''tubo'', eu já descartaria.

Enfim, como já disse, acredito bem mais no desempenho da dutada no fundo da mala.

Basicamente o quesito reforços podem se concentrar em uma travessa, por fora da caixa, indo de um extremo ao outro. E por dentro da caixa alguns sarrafos amarrando a parte superior à inferior, que já está travada. Só isto já garante rigidez mais que suficiente. Se ela estiver bem travada nos ferros, o risco dela decepcionar no quesito estrutura cai muito.

Eu, particularmente, não faria caixa diferente. Iria de subzinho de 8" ali no alto mesmo. Já ouvi até NAR nessa posição, e não decepcionou nem um pouco.

Mas tá... digamos que eu seja suficientemente destemido pra arriscar um bolo diferente.

Postado em

Ah, eu já sou mais conservador...

Ajudo a inventar as receitas e me atenho a elas.

Afinal, a receita só entra pro livro de culinária dps de mto experimentar.

Talvez ''conservador'' Ñ seja a palavras mais apropriada...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...