Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
ptmr

Potência em relógio analógico.

Recommended Posts

Pessoal...

acabou de chegar aqui em casa hoje um sistema de som doméstico que o meu mano veiu comprou, e cara já dei um visu no bicho e pensei em colocar no som do carro.

Na frente do painel tem um relogin analógico com que mede a potência do som sendo enviada no momento, e será que rola de colocar no carro?!

Apesar de ser analógico gostei da aparencia do bichin... o que dizem? :legal:

 

 

mx5500d_l_us.jpg

 

Imagem em alta resolução - 448kb

post-5-1072457880.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pessoal...

acabou de chegar aqui em casa hoje um sistema de som doméstico que o meu mano veiu comprou, e cara já dei um visu no bicho e pensei em colocar no som do carro.

Na frente do painel tem um relogin analógico com que mede a potência do som sendo enviada no momento, e será que rola de colocar no carro?!

Apesar de ser analógico gostei da aparencia do bichin... o que dizem? :legal:

 

 

mx5500d_l_us.jpg

 

Imagem em alta resolução - 448kb

Eu já tinh visto isso tanto em aparelhos novos.. que estao saindo agora, como em aparelhos muuuuuito antigos...

 

Eu acho legal.... colocaria um desses no porta malas junto do powerblock

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é cara... estou pensando em fazer algo do tipo.

só quero saber como?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O nome disso é VU, olha meu avatar. Só que o meu é de um equalizador que eu tirei a foto.

 

Pra fazer é barbada, é só pegar um VU, ligar em série um potenciometro e um diodo em qualquer um dos pólos, e colocar de preferencia em uma saida RCA, dá direitinho!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O nome disso é VU, olha meu avatar. Só que o meu é de um equalizador que eu tirei a foto.

 

Pra fazer é barbada, é só pegar um VU, ligar em série um potenciometro e um diodo em qualquer um dos pólos, e colocar de preferencia em uma saida RCA, dá direitinho!

E aonde acha o tal VU?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aonde acha o tal VU?

basicamente em lojas de material eletrônico... não?!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O nome disso é VU, olha meu avatar. Só que o meu é de um equalizador que eu tirei a foto.

 

Pra fazer é barbada, é só pegar um VU, ligar em série um potenciometro e um diodo em qualquer um dos pólos, e colocar de preferencia em uma saida RCA, dá direitinho!

esse equalizador do seu avatar eu já vi em som antigo...

mas tipo, quais as especificações do potenciometro e do diodo que devo usar?

e um VU desse utilizado pela philips com luz azul de fundo e tudo mais... eu devo achar com só com algum técnico que pede peça de reposição direto da fábrica? e provavelmente de ter a sua diferença de $$$ para um mais simples tipo o do seu avatar né...

 

PS. vc tem o esquema de ligação?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O nome disso é VU, olha meu avatar. Só que o meu é de um equalizador que eu tirei a foto.

 

Pra fazer é barbada, é só pegar um VU, ligar em série um potenciometro e um diodo em qualquer um dos pólos, e colocar de preferencia em uma saida RCA, dá direitinho!

esse equalizador do seu avatar eu já vi em som antigo...

mas tipo, quais as especificações do potenciometro e do diodo que devo usar?

e um VU desse utilizado pela philips com luz azul de fundo e tudo mais... eu devo achar com só com algum técnico que pede peça de reposição direto da fábrica? e provavelmente de ter a sua diferença de $$$ para um mais simples tipo o do seu avatar né...

 

PS. vc tem o esquema de ligação?

Bota um led de alto brilho azul atras dele =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses VU's tu encontra em qualquer loja de eletronicos, só escolhe o modelo que te agrade, acho que todos eles são iguais.

 

o esquema de ligação tá aí, onde:

 

C1: um capacitor ligado em paralelo pra manter o ponteiro mais firme. Dá pra variar, eu achei melhor usar o de 100micro farad 16v, mas dá pra usar qualquer um.

 

P1: o Potenciometro, um de 50kohms já serve.

 

Diodo: qualquer um serve. se tu for comprar, pede o mais usado pra eletronicos.

 

Claro, dá pra colocar uma lizinha atras pra fazer um grau. Alimentação pro VU não precisa, só pra iluminação.

post-5-1072471438.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse é o que eu fiz, com caixinha e tudo.

 

tem botão pra ligar e desligar as luzes, o potenciometro no meio e o seletor de canal na direita.

post-5-1072472404.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse equalizador do seu avatar eu já vi em som antigo...

o equalizador é esse..

Um gianini de 19elavaipredada.. assim como o amp, um kenwood tão velho quanto.

post-5-1072472540.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal Denis!

Valeu pela atenção. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Denis... vc conhece algum site BOM que fale sobre eletronica com dicas deste tipo de circuitos e talz? coisas desse tipo que da pra gente 'brincar'... hehehe

ou então um fórum? :huh:

 

valeu! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, sei não. Mas uns tempos atras eu andei procurando e não foi difícil achar.

 

Esse circuito por exemplo eu mesmo inventei.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse circuito por exemplo eu mesmo inventei.

Legal cara!

Gostei da iniciativa. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O VU nao suportaria se ligado direto na saida do ampl? Nessa hora também nao seria colocar uns cap de 25v...?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O VU nao suportaria se ligado direto na saida do ampl? Nessa hora também nao seria colocar uns cap de 25v...?

eu acho que na saída do ampli vai ter muita diferença de potência entre a hora em que estiver com volume baixo e no talo , assim vc terá que ficar ajustando o potênciometro toda vez que aumentar ou abaixar o volume, eu moro em Mococa interior de SP , fui na RadioLar em Ribeirão Preto para comprar um par de vu , mas eles naum tinhão nenhum , alguém consegue cotar para mim na st.efigenia?

e me passar por mp ou e-mail o preço?se alguem puder me ajudar eu quero algum que naum seja muito pequeno porque quero por no meu triuzinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu acho que na saída do ampli vai ter muita diferença de potência entre a hora em que estiver com volume baixo e no talo , assim vc terá que ficar ajustando o potênciometro toda vez que aumentar ou abaixar o volume, eu moro em Mococa interior de SP , fui na RadioLar em Ribeirão Preto para comprar um par de vu , mas eles naum tinhão nenhum , alguém consegue cotar para mim na st.efigenia?

e me passar por mp ou e-mail o preço?se alguem puder me ajudar eu quero algum que naum seja muito pequeno porque quero por no meu triuzinho.

esses VU medem a potencia em pmpo na hora da batida???

posso ligar ele direto na saida do amplificador junto com o falante q esta no canal???

obs.

:ph34r:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu acho que na saída do ampli vai ter muita diferença de potência entre a hora em que estiver com volume baixo e no talo , assim vc terá que ficar ajustando o potênciometro toda vez que aumentar ou abaixar o volume, eu moro em Mococa interior de SP , fui na RadioLar em Ribeirão Preto para comprar um par de vu , mas eles naum tinhão nenhum , alguém consegue cotar para mim na st.efigenia?

e me passar por mp ou e-mail o preço?se alguem puder me ajudar eu quero algum que naum seja muito pequeno porque quero por no meu triuzinho.

esses VU medem a potencia em pmpo na hora da batida???

posso ligar ele direto na saida do amplificador junto com o falante q esta no canal???

obs.

:ph34r:

ele mede a potência real no mesmo tempo com a escala que vc colocar , ligar na saída pode sim , mas o problema é que quando vc aumentar o volume vai ter que aumentar a resistencia do potênciometro se naum ele vai colar no talo e queimar , e quando a baixar terá que diminuir a resit6encia no potênciometro senão ele naum vai mecher , fora esse detalhe pode sim,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu acho que na saída do ampli vai ter muita diferença de potência entre a hora em que estiver com volume baixo e no talo , assim vc terá que ficar ajustando o potênciometro toda vez que aumentar ou abaixar o volume, eu moro em Mococa interior de SP , fui na RadioLar em Ribeirão Preto para comprar um par de vu , mas eles naum tinhão nenhum , alguém consegue cotar para mim na st.efigenia?

e me passar por mp ou e-mail o preço?se alguem puder me ajudar eu quero algum que naum seja muito pequeno porque quero por no meu triuzinho.

esses VU medem a potencia em pmpo na hora da batida???

posso ligar ele direto na saida do amplificador junto com o falante q esta no canal???

obs.

:ph34r:

ele mede a potência real no mesmo tempo com a escala que vc colocar , ligar na saída pode sim , mas o problema é que quando vc aumentar o volume vai ter que aumentar a resistencia do potênciometro se naum ele vai colar no talo e queimar , e quando a baixar terá que diminuir a resit6encia no potênciometro senão ele naum vai mecher , fora esse detalhe pode sim,

blz.. entauns posso fazer o circuito simples. sem placa. ligar o capacitor e o potenciometro. e pra cada knal colocar um VU.

e o potenciometro de 50koms é o suficiente?? pra marcar... e como regulo a resistencia dele pra marcar correto??? devo fazer o circuito hj ainda se puder postar agradeceria...

 

:ph34r:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procurei por aqui e também nao achei, alguém poderia indicar um lugar na internet onde vendam esses mostradores?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olhae galera...

Não entendo N.A.D.A de eletrônica e não sei se vai servir, mais pra quem entende... Achei um esqueminha aqui agora quando tava procurando...

 

vu-meter.gif

 

Galera curtindo o vizu...

VU-Meter-Ani.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse v.u. seria um do tipo aonde vc teria leds em diferentes cores para reprensentar o gráfico; não estou certo?!

dá um trabalhin bom pra fazer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
esse v.u. seria um do tipo aonde vc teria leds em diferentes cores para reprensentar o gráfico; não estou certo?!

dá um trabalhin bom pra fazer...

Estou procurando os VU aqui em Recife, segundo uma loja que liguei é facil achar por aqui.

alguem pode responder sobre a menssgem anterior q postei..

:ph34r:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...