Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Reformando: Ht/stereo Dois Ambientes (25m² E 21m²)

Recommended Posts

Pessoal,

Antes de mais nada deixo claro que o título do tópico ficou um pouco estranho porque resumir nesses poucos caracteres fica complicado. Mas vamos lá, o que acontece é o seguinte: estou projetando (e já está em fase de execução) uma super reforma em meu apartamento, que contará com dois ambientes para serem sonorizados: SALA (25 m²) e QUARTO (21 m²).

Não estou em casa e, devido à execução do projeto que já está ocorrendo, estou com meu computador e grande maioria dos aparelhos elétricos fora de uso, visto que semana que vem estarei refazendo toda a fiação elétrica.

Deixem-me explicar:

Meu apartamento é antigo (o que é bom, pois, pelo menos aqui em Recife, os apartamentos antigos tinham quartos BEM maiores do que os atuais) e está com muita coisa precisando ser refeita. Citarei duas aqui:

1) Fiação de energia elétrica: por ter mais de 20 anos, a fiação utilizada é fina por demasia, pois é de uma época em que não havia ar condicionado em abundância, micro-ondas, máquinas de lavar pratos e roupas etc. Além disso, está extremamente mal distribuída em disjuntores que unem vários equipamentos que sujam a linha de força.

Por esse motivo, já estou projetando, junto com o pai de um amigo que é formado em engenharia elétrica, uma nova instalação elétrica em meu apartamento, onde puxaremos duas ou mais fases de 6 ou 9 mm² para o(s) quadro(s) de distribuição, e dividermos os disjuntores de forma correta para os TUG e TUE (tomadas para uso geral/tomadas para uso específico). As TUE terão disjuntor exclusivo (um disj. para receiver, um disj. para amplificador, um disj. para chuveiro elétrico, um disj. para ar condicionado etc) e, no caso dos equipamentos de som, fase dedicada vindo direto do relógio contador.

2) Reboco das paredes: esta parte é interessante! Pelo fato do meu apartamento ser bem antiguinho, o reboco das paredes está um lixo. Se batermos um prego na parede para pendurar um quadro, cai o quadro, o prego e metade da parede. Está praticamente areia solta pura... principalmente depois de eu ter tirado umas pranchas de madeira que estava presas à parede através de barras de ferro:

1002760b5vl.th.jpg 1002763b2qi.th.jpg

Aproveitando o ensejo de ter que quebrar todas as paredes "até o osso" (deixar aparecendo a viga de sustentação do prédio) pra ter que refazer o reboco, pretendo aproveitar e preencher todas as paredes com material fonoabsorvente (lã de vidro e afins). Creio que vá dar uma boa ajuda para que o som não vaze para os apartamentos vizinhos. Pretendo aplicar nas paredes, chão e teto... ou seja, em todos os locais.

Como já comecei a mudar as coisas de lugar para dar início ao quebra-quebra, estou sem o computador ligado à energia elétrica, por isso estou acessando mais raramente o forum.

Pois bem, mais para frente eu posto mais coisas conexas com o caso. Por hora, gostaria de idéias e sugestões para os que têm experiência no assunto, principalmente no ISOLAMENTO ACÚSTICO do apartamento. Gostaria de saber se essa minha idéia de preencher internamente o reboco das paredes com lã de vidro vai funcionar. Quero deixar a casa lacrada como um estúdio...

Infelizmente como nada se cria (tudo se copia ), levei um projeto de rack que vi na galeria de fotos do HTForum para meu marcineiro:

01b0hm.jpg

Pedi orçamento de um praticamente igual, utilizando madeira de espessura 5 cm. As únicas diferenças são na cor do acabamento (onde o meu vai ser marrom mais clarinho) e, em vez de 6 gavetas e o subwoofer, eu matei o espaço do subwoofer e mandei fazer com 8 gavetas.

Me cobrou módicos R$ 800 em 6 pagamentos sem juros. Esse é meu amigão...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escrevi tanto que acabei por esquecer o principal: serão DOIS ambientes sonorizados, sendo eles a SALA (25 m²) e o QUARTO (21 m²).

A priori, estou pensando em montar, na sala, um "stereo", utilizando pré, power e duas torres. O Home Theater ficará no quarto, visto que o gostoso é assistir filme agarrado à namorada no conforto de um belo colchão king size. Já depenei o quarto, posicionei a cama no centro, desenhei o local de cada item (frontais, central, surrounds, laterais), decidi o receiver (HK AVR-435) etc.

Precisarei de MUITA ajuda de vocês... e gostaria de poder contar com isso. Amanhã posto fotos, desenhos e projetos.

Por hora: TEREI que refazer o reboco das paredes. Aproveito o ensejo e comprimo lã de vidro ou afim no meio das paredes, para fazer o isolamento acústico primário?

Abraços! :rever1:

(O acabamento final será efetuado com troca do piso, que atualmente é cerâmica, por porcelanato. Terá condicionadores split em dois quartos e na sala. Construirei um escritório estilo "cubículo de estudo de biblioteca", silêncio total, para poder estudar mesmo sendo TDAH (Kleber... hehehe), porém com uma área BEM maior que os cubículos citados etc. Tem MUITA COISA a ser feita, mas logicamente só tratarei aqui da parte relacionada ao som!)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, vamos lá...

Primeiramente, se vc quer dar uma isolada nos ambientes, tem uma técnica interessante: Dry Wall.

Se eu fosse vc nem descascaria as paredes da sala e do quarto. Mandaria fazer uma parede de dry wall na frente das que vc já tem. O dry wall é constituído de gesso acartonado, montado sobre uma esquadria de alumínio. Essa esquadria tem cerca de 5cm. Então vc faria um "sanduíche": Gesso - areia - gesso. Sim, vc faria o dry wall e encheria de areia. Essa nova parede deve ficar um pouco separada da parede do apartamento, coisa mínima mesmo... 1cm, 2cm... ela só não pode tocar a parede pra não transmitir a vibração. É a solução mais adotada em estúdios, e a mais efetiva. Quando o pessoal for montar a esquadria, é legal isolar do piso com borracha. Pra completar, compre uma porta pesada e use borracha no batente.

Dar acabamento em tudo é muito simples, não precisa ficar com medo. Batentes de porta só vão precisar serem refeitos, mais largos. Nas janelas é só dar acabamento no dry wall pra ficar bonito.

O teto depende de cálculo. Pode ser que vc tenha que rebaixá-lo pra acertar as ressonâncias da sala. Aí vc pode aproveitar pra embutir luminárias.

Já na parte elétrica, se vc vai usar fiação independente pro som, talvez seja bem legal mandar enrolar um trafo isolador. Relação 1:1 mesmo, entra 110 (ou 220) e sai 110 (ou 220). Associado com um bom filtro de linha, vc não vai ter problemas com a rede.

Já quanto ao piso, não sei se vc vai mexer, mas um piso flutuante seria bem legal também. É simples de montar, mas esqueça cerâmica, por exemplo. Vc monta os quadros em madeira e os coloca por cima de EVA. E pode usar carpete em placas pequenas. Fica bem legal também.

Dá pra fazer muita coisa legal sem mudar tanto o valor da obra. E de quebra vc vai poder ouvir som numa boa sem vizinhos enchendo o saco.

Compartilhar este post

Link para o post

Kleber, eu TENHO que refazer o reboco das paredes. Está muito areia solta mesmo, impraticável. Por isso pensei em fazer o sanduíche de reboco - lã de vidro - reboco, por exemplo, 2.5 cm de reboco - lã de vidro comprimida - 2.5 cm de reboco restantes.

A idéia de refazer as portas já está consolidada. Depois de ler bastanta a Audiolist, vi que a boa é fazer duas chapas de 25 mm de espessura também recheadas de lã de vidro, e cobrir todo o perímetro da dita-cuja com borracha (bem como a moldura da porta), pra vedar legal.

Como a troca do piso também é necessária, quando quebrarmos o original passaremos a fiação elétrica por dentro dele, bem como a fiação UTP de rede, e também pretendo recheá-lo com lã de vidro pra isolar TAMBÉM o piso.

Amanhã eu meço direitinho e posto fotos/plantas. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não entendo tanto da Drywall mas sei de outras técnicas utilizadas pra isolamento! O pessoal costuma colocar ISOPOR (grosso, uns 20mm) entre uma parede e outra... pois o isopor não transmite a vibração! Quanto ao piso, o meu quarto é feito piso parecido com drywall! Sendo q foi projetado (não sei por quem..) pra não vazar mt som pra baixo! Em sua essencia, o piso é basicamente a laje + uma camada de alguma coisa vedante (não sei uq é ao certo.. mas é algo meio fofo!) + os pisos do chão mesmo! É engraçado pq qd vc bate o calcanhar no chão lembra um pouco um bumbo de bateria, pq o chão reflete o som ao invés de enviar pra baixo! Não é 100% perfeito mas reduziu bastante o ruído (pra baixo).. e as paredes do meu quarto são paredes comuns, com uma capa de isopor de +/- 20mm e uma "parede falsa" de madeira! Dá muito reverb quando o quarto tá sem moveis.. mas nada q uma cama, um tapete e algumas cadeiras acolchoadas não resolva! XD

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, eu TENHO que refazer o reboco das paredes. Está muito areia solta mesmo, impraticável. Por isso pensei em fazer o sanduíche de reboco - lã de vidro - reboco, por exemplo, 2.5 cm de reboco - lã de vidro comprimida - 2.5 cm de reboco restantes.

A idéia de refazer as portas já está consolidada. Depois de ler bastanta a Audiolist, vi que a boa é fazer duas chapas de 25 mm de espessura também recheadas de lã de vidro, e cobrir todo o perímetro da dita-cuja com borracha (bem como a moldura da porta), pra vedar legal.

Como a troca do piso também é necessária, quando quebrarmos o original passaremos a fiação elétrica por dentro dele, bem como a fiação UTP de rede, e também pretendo recheá-lo com lã de vidro pra isolar TAMBÉM o piso.

Amanhã eu meço direitinho e posto fotos/plantas. :legal:

Lucas, o esquema da parede é que é um pouco mais complicado. Colocar lã de vidro não ajuda... o que vc tem que fazer é adicionar muita massa. Se tiver 2 paredes sem contato então fica perfeito, pois aí não há nenhuma transmissão de vibrações. E botar lã de vidro entre o reboco não dá certo. A lã de vidro é "solta", e se o reboco não tiver realmente pregado na parede ele racha todinho com o tempo. Se bater algo então, ele até cai.

Monta o dry na frente da parede mesmo, só mexe no reboco daquelas que não vão precisar do dry wall.

Ah tá... um detalhe: Nas paredes com o dry wall cheio de areia vc não vai conseguir botar quadros, a não ser que já faça todos os furos necessários antes de encher com a areia.

No piso é o mesmo esquema... se vc botar lã de vidro, além de não ter o isolamento das vibrações, ainda por cima vai rachar toda a cerâmica. Se vc quiser mesmo usar cerâmica/porcelanato, aí o jeito é fazer um contra-piso repousado sobre camadas de borracha, por exemplo. Eu faria o esquema carpete mesmo, ou então usaria paviflex se quiser algo mais "natural" Aí é o esquema: EVA, por cima dele a armação de madeira, e sobre ela as placas de compensado que serão a base do piso.

Lembre-se que a lã de vidro é absorvente, e não isolante, e não existe absorvente ideal. O ideal mesmo é isolar as vibrações. pra isto, primeiro vc as amortece (com algo que seja pesado o suficiente pra Não vibrar). Depois com o espaço físico entre as paredes, pouquíssima coisa vai passar.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a coisa é BEM mais complicada do que eu pensei. Acredito até que vá rolar algumas boas ligações pra Brasília... (que digam o MDiana e o Laércio que não me agüentam mais ligando pra SP).

Amanhã, fotos, planta-baixa, idéias, sugestões. OK?

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, ñ seria mais negócio fazer um sanduiche parede/ar/parede?

Mas é este o esquema. Só que construir outra parede em alvenaria é fria... melhor fazer em dry cheio de areia. Além de mais fino, o dia que ele quiser é só desmontar tudo e voltar ao original.

Compartilhar este post

Link para o post
Realmente a coisa é BEM mais complicada do que eu pensei. Acredito até que vá rolar algumas boas ligações pra Brasília... (que digam o MDiana e o Laércio que não me agüentam mais ligando pra SP).

Amanhã, fotos, planta-baixa, idéias, sugestões. OK?

Sem problemas! Hehehehehe. Estamos aqui pra isto.

Ah, e se prepara. Lidar com pedreiro é o inferno... Primeiro eles vão querer discutir as suas idéias... depois vão, de fato, querer fazer a coisa do jeito deles. Tem que ser enérgico. Isso tudo sem falar naquelas compras de material que sempre falta. Como vc não vai pagar frete pra levar 3 sacos de contra piso ou de cimento, vc mesmo vai transportar... eu fiquei 4 dias tomando anti inflamatório pra parar a dor nas costas durante as obras do escritório. Pense em alguém abraçado com um saco de 30kg, subindo pelo elevador social em horário proibido pra transporte de material, e correndo dos seguranças do prédio? Pois é... depois de uns dias nessa rotina as costas reclamaram.

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal,

Não estou em casa e, devido à execução do projeto que já está ocorrendo, estou com meu computador e grande maioria dos aparelhos elétricos fora de uso, visto que semana que vem estarei refazendo toda a fiação elétrica.

Isso é sempre bom :D

1) ... onde puxaremos duas ou mais fases de 6 ou 9 mm² para o(s) quadro(s) de distribuição....

Acho que duas fases são o suficiente.... liga parte da casa em uma e parte em outra... com relação à bitola do fio.... acho que não precisa tanto... afinal, só mesmo um chuveiro para consumir o suficiente para esquentar um 6mm...

O que é bem importante é o tal do terra, certifique-se de que cada tomada tem o seu e que o terra do seu prédio está funcionando....

Pois bem, mais para frente eu posto mais coisas conexas com o caso. Por hora, gostaria de idéias e sugestões para os que têm experiência no assunto, principalmente no ISOLAMENTO ACÚSTICO do apartamento. Gostaria de saber se essa minha idéia de preencher internamente o reboco das paredes com lã de vidro vai funcionar. Quero deixar a casa lacrada como um estúdio...

Pesquise outros tipos de isolamento acustico, dae você pode comparar um e outro. Só gostaria de saber como você vai "assentar" qualquer coisa em cima da lã....

Não se esqueça das janelas também.... para isso acho que usam um tal de vidro duplo, diz que isola todo o ruido externo.

Pedi orçamento de um praticamente igual, utilizando madeira de espessura 5 cm. As únicas diferenças são na cor do acabamento (onde o meu vai ser marrom mais clarinho) e, em vez de 6 gavetas e o subwoofer, eu matei o espaço do subwoofer e mandei fazer com 8 gavetas.

Me cobrou módicos R$ 800 em 6 pagamentos sem juros. Esse é meu amigão...

Curiosidade: Qual madeira ?

Sugestão: Dê uma olhada no site: http://www.leomadeiras.com.br

Vá em Construção, Revestimentos Acusticos.... eles têm algumas coisas prontas para assentar diretamente na parede...

Espero ter Ajudado !

:legal:

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,

Justamente pelo fato de estar, de efetivo, reformando o apartamento, meu computador está desligado da rede elétrica. Assim como fiz com todo projeto de som automotivo, com este residencial eu também estou fotografando o passo-a-passo (já estou com mais de 200 fotos) e fazendo as coisas eu mesmo, by myself, junto aos trabalhadores da obra. Estou digitando com 6 calos na mão direita e com a esquerda completamente machucada de tanto errar marretada no escopo e acertar na mão...

Iniciamos quebrando toda a parte hidráulica da casa para trocá-la por completo (pois todos os joelhos do encanamento são ainda de ferro e estão completamente oxidados), quebrando a parede que dividia meu quarto e o da empregada para uní-los formando um só para mim e refazendo todo o "revestimento" dos banheiros (da suíte e da empregada) e da área de serviço.

Inicialmente meu quarto se reduzia a este espaço:

cimg41413nr.th.jpg

Iniciamos a reforma para ampliá-lo e, no novo espaço, fazer um escritório (o que o povo lá de cima chama de home office) e um banheiro, transformando meu quarto em suíte:

cimg41482gd.th.jpg

Vista do novo cômodo para o meu quarto original:

cimg41514pf.th.jpg

Vista do meu quarto para o cômodo:

cimg41526on.th.jpg

Eu fazendo escavação DIY na parede do antigo banheiro...

cimg41906cq.th.jpg

Toda a metralha retidada da parede que foi derrubada:

cimg42136xo.th.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Aproximando a câmera, este é o novo ambiente que expande meu quarto (abaixo). Neste local, ali ao fundo onde está um colchão na vertical será um banheiro para mim (até que enfim, uma suíte!), de, se olharmos de frente como está a foto, aproximados 1.2 metro de comprimento X 2.2 metros de largura.

Os dois buracos de porta na porção direita serão fechados, pois este é o banheiro da empregada, que também vai ser reformado. Percebam que ele adentra ao meu quarto.

E na parte anterior ao meu banheiro, será um escritório.

cimg42150ma.th.jpg cimg42161wp.th.jpg

Esta é a cerâmica do banheiro da suíte, que imita pastilhas brancas. Eu gostei bastante dela...

cimg42406kx.th.jpg cimg42411fq.th.jpg

Cá está a cerâmica que será utilizada no banheiro da empregada e em toda a área de serviço:

cimg42426zg.th.jpg

É muita foto, muito vídeo e pouco tempo... infelizmente não vou poder postar mais agora. E eu imagino estar fugindo ao tema, visto que eu deveria estar mostrando fotos de acústica, e não de reforma geral, hehehe.

Sobre isso, peguei a lista telefônica por curiosidade e tive uma ótima surpresa: existe a subseção ACÚSTICA, e muitos dos anúncios exibem venda de lã de rocha, paredes de gesso acartonado, drywall, produtos KNAUF etc.

Liguei para uma das lojas e o cidadão me indicou fazer paredes secas mesmo, à frente das paredes originais de alvenaria, preenchidas de lã de rocha (por sinal, o metro quadrado da lã de rocha está custando aproximados R$ 15).

O vendedor disse que uma parede dessas fica com aproximados 7.5 cm de espessura total. Até que não come muito o espaço do ambiente...! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Meeeeo! A parada tá saindo!!!

Por isso que tá tão sumido!

Já quebrou o quarto foi?

Lucas, puxa 2 fases só não... senão fica desequilibrado... tenta equilibrar as cargas nas 3 fases!

A idéia de Kleber do transformador 1:1 + filtro de linha é muito boa!

E uma das coisas principais... o Terra. Verifique ele. Tente colocá-lo no vergalhão interno da viga. Meça! Meu prof já encontrou ddp entre terra e neutro de 100V! Lá no meu laboratório ficava em torno de 7V... agora baixou pra 3V... e é quase suicídio colocar algo direto na tomada sem estabilizador de tensão...

Mas, tenho certeza que o pai de Xande se garante pra ca*****! huuhhu

Show d+!!! =D

Sei lá, depois me chama um dia pra mostrar como tá ficando!

E mostra ae a planta, que tou entendendo muito não!

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Deus... tão botando a casa abaixo... hauhauhauhau.

Aqui em casa tem que fazer tudo isto tb... a tubulação da cozinha é toda de ferro ainda, e já teve que passar por pelo menos 2 desentupimentos com ar comprimido. Mas como esse AP aqui é alugado, eu é q não vou tocar obra nenhuma... tenho trauma dessas coisas... hauhauhauhau. Nego "reformou" os banheiros (diminuiu um deles pra aumentar o escritório, que virou um quarto extra) e sequer tocou na cozinha. E olha que o apartamento é dos primeiros de Brasília, segundo a placa lá embaixo foi concluído em 1960. O elevador tem porta pantográfica... hauhauhauhauhauhau.

Compartilhar este post

Link para o post

porta pantografica hahahaha!

meu to impressionado, o cara resolveu mudar a vida e mudou mesmo... ki reforma, parabens, eu iria tá espirrando bastante a essa altura (rinite alergica)...

tomara que seu drywall fique perfeito e que voce tenha uma sala de cinema em casa... com essa dedicação tem que ficar excelente... ah e fuja do mico! hehe

Compartilhar este post

Link para o post
E eu imagino estar fugindo ao tema, visto que eu deveria estar mostrando fotos de acústica, e não de reforma...

eh uma reforma mais se voce vai fazer o som continua postando as fotos sim!

ta legal!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas,

eu tava lendo um artigo sobre amps e na msm pagina achei este artigo q me lembrou a sua reforma!

AC Power explained

contem bstte informação sobre alimentação AC direcionada justamente para uso para PA!!! creio q será de valia! a linguagem é SUPER simples, e todos os termos são mto mastigados! é para o leitor totalmente leigo, tem coisa q eh ateh besta, mas eh td mto bem explicado, e no fim tem um nivel bem legal e informações mto interessantes!!!

espero ter contribuido :legal:

Gabriel

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,

Dei início à reforma no dia primeiro deste mês de julho logo pelo quarto em vez da sala. Optei por refazer a estrutura antes, e só depois analisar se realmente terá necessidade de isolar acusticamente.

Antes do início do mês, o cômodo era de 4.5 m X 3 m (13.5 m²). Não satisfeito, derrubei a parede que o separava do cômodo ao lado (utilizado como depósito de entulhos/quarto da empregada) e fi-los um único cômodo: minha suíte. O cômodo da empregada era de 3.2 m X 2.2 m, então meu quarto finaliza-se assim:

plantaescritafinaljs1.jpg

Como de costume, estou tirando fotos do passo-a-passo, mas a preguiça de postar está grande...

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...