Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

f_righetti

Tranformar Em Vtec

Recommended Posts

Tenho um Civic 01 LX 1.7 16v e queria saber o que faço pra transforma-lo em VTEC. Quais peças e onde encontra-las pra comprar.

 

Sou completamente leigo no assunto... Se algem puder me ajudar...

 

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rapai, acho que o buraco é mais embaixo viu... creio que vc nao simplesmente compra o VTEC e instala no carro.

Vai em um desmanche e procura um motor de um VTi antigao à venda e coloca na barca aí! hahaha iria ficar canhão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest Blackout
Tenho um Civic 01 LX 1.7 16v e queria saber o que faço pra transforma-lo em VTEC. Quais peças e onde encontra-las pra comprar.

 

Sou completamente leigo no assunto... Se algem puder me ajudar...

 

 

Obrigado

acredito eu que tenha que trocar o cabeçote, modulo de injeçao e chicote , vai uma nota nessa brincadeira heim, mas o Seal ou o Mario podem te ajudar melhor, teoricamente eh isso, se o modulo e chicote forem iguais o que eu duvido muito ai soh tem que trocar o cabeçote

 

 

Acho que vale mais a pena intalar um kit nitro, ou um kit turbo com baixa pressao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o que seria a tecnologia VTEC?

 

obrigado

 

sao carros da honda certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que seria a tecnologia VTEC?

 

obrigado

 

sao carros da honda certo?

basicamente é um sistema de comandos de valvulas com abertura variavel...

VTEC é o nome do sistema da Honda... mas tem o VVTi da Toyota... e outros mais....

 

daqui a pouco alguem q entenda mais explica melhor...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o que seria a tecnologia VTEC?

 

obrigado

 

sao carros da honda certo?

basicamente é um sistema de comandos de valvulas com abertura variavel...

VTEC é o nome do sistema da Honda... mas tem o VVTi da Toyota... e outros mais....

 

daqui a pouco alguem q entenda mais explica melhor...

Na verdade o VVTI é diferente do VTEC, procurando aqui achei umas definições simples no BCWS:

 

http://www2.uol.com.br/bestcars/glo/glo.htm#vari (VVTI) Variador de fase

 

http://www2.uol.com.br/bestcars/glo/glo.htm#coma

 

Ambos são Comandos de valvulas variavel, cada um da sua maneira.

No caso do rapaz ai, pode ter CERTEZA, que não compensa "transformar" o motor, ficaria mais caro que comprar o motor parcial e se brincar até completo.

Modificações em motores honda sao caros em especial no VTEC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia explicar qual a diferença entre o VTEC o iVTEC e o VTEC-E ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

procura no hondaclub, tava lendo algo sobre um swap de comando ou cabeçote nao lembro direito...

VTEC é bem diferente do vvti ou vvt do gol turbo ou corolla, o VTEC muda completamente o comando de valvulas, duraçao, overlap, lift...

VVT nada mais é que uma polia regulavel controlada pela central...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VTEC é um sistema da Honda que funciona como se o carro tivesse dois comandos...

Não achei nenhuma foto agora do esquema mas assim que achar em algum manual por aqui eu posto...

 

Funciona assim! O comando tem 3 levantes em cima de cada tucho da válvula.

Os dois da ponta são menores(p/baixa rotação) e ficam "grudados" no eixo do comando. O do meio, que é maior, fica parado e conforme a rotação do motor, um sistema eletrônico, por meio de solenóides, libera um pressão de óleo dentro do comando fazendo com que uma "trava" pegue no levante maior e faça ele girar junto com o comando.

É com que por exemplo vc mudasse o comando de 256 p/272 conforme a rotação.

Daí a diferença bem perceptível do barulho do carro quando o VTEC abre.

 

O VVTi é algo que tentou fazer mais ou menos a mesma coisa mas como a Honda patenteou a invenção a Toyota fez com se fosse uma polia regulável que muda o ponto conforme a rotação.

Funciona também por meio de soleóides. Um duto por dentro do cabeçote manda pressão de óleo que fica preso na solenóide e conforme a rotação, a solenóide libera o óleo p/polia que tem um sistema de "engrenagem" heliodical que muda o angulo comando. É como se vc tivesse uma polia regulável que mudasse do ponto zero p/por exemplo 20 graus de avanço ou atrazo conforme a rotação.

 

Tem também o NVCS da Nissan que é preticamenta a mesma coisa co VVTi da Toyota.

 

Tem também se não me engano a Sauber fez um sistema de Taxa de Compresssão variável!

 

Mas de todos os sistemas de comandos e polias variáveis... Sem dúvida o melhor mesmo é o VTEC. Tanto que a maior potencia específica em motores 4 tempos gasolina do mundo é o do Honda S2000. com 2 litros e 240cv. Ou seja 120cv por litro.. :mac1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só complementando o resposta do antonto.

O sistema VTEC não é o responsável pela maior potência específica dos motores da Honda, pois bastaria usar um comando fixo (sem variador) na regulagem mais brava para obter tal potência.

O que o sistema VTEC faz, é deixar o carro mais econônico e mais gostoso de dirigir e baixas rotações, e faz com que o motor tenha um desempenho mais esportivo em altas rotações.

 

Um exemplo da eficiência do variador de fase, é o motor 1.0 16v Turbo da VW.

Que segundo a fábrica, se fosse usado um comando sem variação para otimizar o desempenho em altas rotações, iria sacrificar o torque em baixa. E se tratanto de um motor de baixa cilindrada (e pouco torque) é um ponto critico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Só complementando o resposta do antonto.

O sistema VTEC não é o responsável pela maior potência específica dos motores da Honda, pois bastaria usar um comando fixo (sem variador) na regulagem mais brava para obter tal potência.

O que o sistema VTEC faz, é deixar o carro mais econônico e mais gostoso de dirigir e baixas rotações, e faz com que o motor tenha um desempenho mais esportivo em altas rotações.

 

Um exemplo da eficiência do variador de fase, é o motor 1.0 16v Turbo da VW.

Que segundo a fábrica, se fosse usado um comando sem variação para otimizar o desempenho em altas rotações, iria sacrificar o torque em baixa. E se tratanto de um motor de baixa cilindrada (e pouco torque) é um ponto critico.

Foi maulz!!! hehehe

 

Potencia que eu quis dizer era como a gente chama aqui de "power band"

Que é a faixa de potencia do motor em relação ao RPM.

 

Seria por exemplo um carro que a turbina não precisa ser o pico, mas onde ela começa a dar a pegada, ou onde o motor começa a ter vazão suficiente p/encher, ou em aspro, o ponto onde o carro libera um bom torque até à rotação que o motor rende potência.

 

Tem uns motores montados aqui p/Drift que são usados em circuitos travados, de baixa velo. ou em algumas montanhas. daí esses motores tem uma preparação vizando a potência em baixa rotação. E consequentemente, perde-se um pouco em alta.

 

Tem motores que p/dar potência em alta vc perde muito da alta. Tem um motor que eu montei que p/tar bom rendimento em baixa, tive que sacrificar significativamente a alta, por exemplo, ele renda de 4500rpm à 7500rmp. Eu baixei a faixa de potência dele p/faixa de 2500rpm à 6000rpm... (gosto do cliente...)

 

Já o VTEC é o melhor sistema de comando variável e é o que permite uma faixa de potência mais ampla, mesmo em motores preparados, reajustados, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alguém poderia explicar qual a diferença entre o VTEC o iVTEC e o VTEC-E ?

:+1

Cadê os "professores" de Honda do forum?

Não vi nenhum contribuindo no tópico.

Na hora H os cara somem ... <_<

Ahuhauahaauahauaah

 

Retomando o tópico...

 

Para o pessoal que contribuiu no tópico,alguém tem idéia das diferenças que mencionei?

 

Pelo que andei pesquisando o iVtec é acionado somente em uma valvula,mas queria confirmação ou correção da informação.

O VTEC-E ví na internet que saiu nos VTIs antigos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duke, Pelo que eu li o motor com o I-VTEC tem uma polia variavel(VVT) no eixo do comando de admissão, assim qdo o carro está em baixas rotaçoes a polia avança mudando o overlap e dando + torque em baixa, conforme ganha rotaçao ela avança.

VTEC-E nao tenho certeza mas esse E é de economia. me parece que o comando trabalha com 2 lifts de admissao diferentes ... tipo uma valvula de admissao abre mais que a outra ou uma deixa de abrir... nao entendi direito pq o texto ta em ingles...

VTEC-E

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, pra passar teu carro pra VTEC tem que trocar o cabeçote TODO a central pra pegar uma de D17Z6 (do Civic EX e LXL) e consequentemente o chicote, ou então adaptar os fios da solenoide do VTEC e a própria solenoide...

O bloco e a parte de baixo do motor é exatamente igual... MAS eu acho que vale mais a pena comprar um motor novo fechado... OU comprar um B16A2 (de VTi) e colocar no lugar, o custo é praticamente o mesmo...

Eu ja tenho um B16A2 e estou feliz e contente....

hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest SeaL

Se for pra manter o 1.7, originalmente sem VTEC, vc vai ter que trocar cabeçote, comandos, coletor de admissão, central de injeção, juntas superiores, tudo do 1.7 16v VTEC...

 

Colocar o B16A2 ou o A3 é sonho de consumo de qq moleke.... o problema é... onnnde conseguir tal motor...

é que nem virgem em puteiro... mal chegou e neguinho jah pagou o preço...

 

Compensa vc comprar outro motor completo, com o "hardware" todo, e mandar instalar em um BOM mecânico que ENTENDA de honda...

 

o pessoal citou outro forum aki, mas eu num quero causar... qq coisa, manda MP... =p

Conheço um puto que instalou o D17 VTEC no próprio carro... sozinho..

hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se for pra manter o 1.7, originalmente sem VTEC, vc vai ter que trocar cabeçote, comandos, coletor de admissão, central de injeção, juntas superiores, tudo do 1.7 16v VTEC...

 

Colocar o B16A2 ou o A3 é sonho de consumo de qq moleke.... o problema é... onnnde conseguir tal motor...

é que nem virgem em puteiro... mal chegou e neguinho jah pagou o preço...

 

Compensa vc comprar outro motor completo, com o "hardware" todo, e mandar instalar em um BOM mecânico que ENTENDA de honda...

 

o pessoal citou outro forum aki, mas eu num quero causar... qq coisa, manda MP... =p

Conheço um puto que instalou o D17 VTEC no próprio carro... sozinho..

hahahaha

kkkk Marcão é fo**. Quando eu crescer quero ser igual ele. Ainda bem que eu ja parei de crescer...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

i-VTEC = inteligent valve control system (neste sistema a abertura de válvula não depende somente da rotação que pressurizava o óleo acionando a solenóide)

 

estão lançando o Continuous Valve Coltrol, que é um comando variável contínuo, como os valvetronic da BMW, no entanto com um motor muito mais barato.

 

Atualmente o S2000 tem motor 2.2 240cv a 7.800RPM se levar mos em consideração 1000giros para entrar em "red line" ele chega fácil aos 8.800 RPM.

 

é para isso que o VTEC serve, quando o motor atinge a faixa de torque máximo ele ganha um fôlego extra possibilitando subir o giro sem extrangular a potência.

nos D16Y8 por exemplo, o torque máximo está em 5.500 giros, onde entra em funcionamento o VTEC, possibilitando a potência máxima em 6.600giros, em compensação em baixa rotação ele tem comportamento normal, digo até manso, priorizando a economia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...