Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Ajuste De Time Alignment Nos Alpine

Recommended Posts

Postado em

Eu acredito piamente (apesar de não ter testado) que quando se tem o controle sobre o subwoofer é notória a diferença. No caso do meu aparelho ele não tem esse controle específico, sendo preciso fazer o inverso: atrasar a frente. Não consegui notar diferença, a não ser aquela que eu me esforcei pra perceber e que considero psicológica, pois deixando de lado esse recurso, meu som toca exatamente igual ao que tocava com ele.

Quanto ao alinhamento do estéreo, para acertar o meu eu não medi nada não. Fui de ouvido mesmo. A princípio, quando estava o mid e tweeter em paralelo, parecia que nunca ficava perfeito. Quando eu liguei as vias separadamente, pude entender porquê: ao variar o controle de fader percebi que quando o tweeter estava centralizado, o mid estava bastante à esquerda. Agora, com controles independentes, não sinto mais aquela sensação.

Postado em

Miguel, então você faz bi-amplificação?

Então, eu acabei regulando de ouvido mesmo, porém fiz os cálculos pra ter mais ou menos uma direção a seguir, e vi (ouvi) que era por ali mesmo.

Não entendi o porquê de você querer atrasar o subwoofer! Ele não está tão ou mais longe do que o falante mais longe de você? Por que atrasar um sinal que já chega tarde? :huh:

Postado em

LUcas, o meu antigo clarion tinha 5 memorias para delay, e ajustava elas com poucas diferencas de delay, como exemplo, uma em 0,7ms, outra em 0,8 ms, outra em 0,9ms, e outra em 0,6ms

Postado em
Miguel, então você faz bi-amplificação?

Então, eu acabei regulando de ouvido mesmo, porém fiz os cálculos pra ter mais ou menos uma direção a seguir, e vi (ouvi) que era por ali mesmo.

Não entendi o porquê de você querer atrasar o subwoofer! Ele não está tão ou mais longe do que o falante mais longe de você? Por que atrasar um sinal que já chega tarde? :huh:

Não, não... segundo o manual do 7894, vc tem que atrasar a frente toda (usando o Bass Focus) e tentar casar com a posição do subwoofer (o meu não tem controle específico para o subwoofer). É sobre essa dica do manual que eu digo que não notei diferença. Inclusive agora há pouco fui ao carro e coloquei o CD do Ed Motta (Manual Prático...) que tem um grave bem presente. Fechei os olhos e mexi no TA. Novamente a mesma sensação.... quando acho que está acontecendo alguma coisa, repito a operação e me parece tudo psicológico. Não é como quando regulei o TA do estéreo que deu uma diferença brutal que até mesmo uma criança perceberia.

Quanto à biamplicação, eu deixei assim: como meu som não tem muito SPL (bem pouco pra falar a verdade) eu usei as saídas amplificadas do Alpine (que são bem fortes) para alimentar os tweeters e os midbasses e subwoofer sendo alimentados pelo 4.6x. Sendo assim, ao regular o Fader no F15 eu tenho só tweeter e no R15 eu tenho só midbass. Assim que fiz essa ligação, eu verifiquei o ajuste de TA que eu estava usando e levei um susto, pois os tweeter estavam mais ou menos na posição adequada, mas o midbass estava completamente fora, o que explicou minha insatisfação com regulagem que eu usava (dependendo da música eu achava que estava errado o alinhamento e, depois, descobri porquê.)

Postado em

Já estou achando que essa regulagem do sub eu fiz errado. Acho que não precisava pular pra 1.4 e 0.7... Se a distância do sub é aproximadamente a mesma do frontal direito, o unico que precisa ser atrasado é o frontal esquerdo, que está mais perto que os demais.

Postado em
Quanto à biamplicação, eu deixei assim: como meu som não tem muito SPL (bem pouco pra falar a verdade) eu usei as saídas amplificadas do Alpine (que são bem fortes) para alimentar os tweeters e os midbasses e subwoofer sendo alimentados pelo 4.6x. Sendo assim, ao regular o Fader no F15 eu tenho só tweeter e no R15 eu tenho só midbass. Assim que fiz essa ligação, eu verifiquei o ajuste de TA que eu estava usando e levei um susto, pois os tweeter estavam mais ou menos na posição adequada, mas o midbass estava completamente fora, o que explicou minha insatisfação com regulagem que eu usava (dependendo da música eu achava que estava errado o alinhamento e, depois, descobri porquê.)

Depois dessa, vou procurar outro JVC 6700 pra fazer biampli... [¨]

Postado em
Faz um testezinho com as amplificadas (só pra sentir qual é) e depois me fala.

Ixiii....saidas amplificadas, no more né Lucas!!!

Mas estou gostando muito deste topico, estou apredendo muito...

E me da uma vontade tão grande de ter um sistema com TA....hehehe...mas, bom, é sabe...pelas musicas que eu gosto de escutar, acho que ainda não é a hora.

Mas fiquei imaginando o Lucas dentro carro, fazendo uso dessa tecnologia....to rindo até agora!!!

To acompanhando viu...

Postado em

po*** Bilau.. você não imagina como estou ancioso pra ouvir o sistema! :(

Inclusive as diferenças pelo TA! :(

Shit.. Tô com 39°C =(

Postado em
Ixiii....saidas amplificadas, no more né Lucas!!!

A ênfase da frase era na palavra "teste" e não em "amplificadas". Para comprovar que o TA independente é superior um teste com as amplificadas é perfeitamente capaz de demonstrar isso.

Postado em

Eu realmente ainda não estou satisfeito com o alinhamento. Algo me diz que tem coisa errada. Não tenho certeza se eu trouxe o subwoofer pra frente OU se eu fiz ele sumir (é o que aparenta na grande maioria das vezes, que o sub desapareceu!).

Postado em
Eu realmente ainda não estou satisfeito com o alinhamento. Algo me diz que tem coisa errada. Não tenho certeza se eu trouxe o subwoofer pra frente OU se eu fiz ele sumir (é o que aparenta na grande maioria das vezes, que o sub desapareceu!).

Lucas, dependendo do acerto, o sub "desaparece" um pouco (não totalmente). Quer dizer, ele fica menos localizável (no meu caso, corte alto pra caramba, 80 hz). Quando eu consigo acertar o delay dos canais estéreo, vem a ilusão de que os midbass estão "descendo mais" (o que eu gosto). Na maioria das vezes a minha impressão é de que o sub "encolheu"... não sei se é o acerto correto (sou beeeeeeem novato nestas coisas de TA, primeiro head com isso), tbem queria saber se é por aí mesmo.

um abraço,

Ricardo.

Postado em
Pois é, eu pensava isso também. Mas é aquele negócio, eu pluguei o microfone, mandei ele auto-ajustar e o resultado foi um subwoofer tocando absurdamente forte, como se ele tivesse girado o botão de ganho do SPX666b umas 500 vezes até o máximo.

Eu acredito que isso ocorreu porque eu não estou usando falantes nos canais REAR e eu não sei como dizer para o PXA isso! Ele manda eu olhar no Owner's Manual, que eu tenho, mas não diz NADA lá! Ele manda eu procurar a seção "When rear speakers are not connected", mas não existe essa danada dessa seção nesse &$^*$&!()@ desse manual! Nem no manual do site da Alpine, que é igual ao meu, logicamente!

Arghhhhhhhhh :angry:

Dedé, to fazendo os ajustes pelo controle do PXA mesmo, aquele com fio. Esse FDS vou passar estudando pra provas de seg/ter.

Lucas, espero te ajudar, estava olhando o manual do PXa-H700, não sei se é o seu, e lá na página 4 diz, que vc deve configurar os auto-falantes, e aqueles que estão desconectados devem ser desligados no sistema, não sei se vc já verificou isso.

Espero ter ajudado.

Setting the speakers:

First make the speaker settings.

Turn off speaker channels that are not

connected.

1 Press the SETUP button.

The setup mode is set.

2 Turn the Rotary encoder to select the

“SPEAKER SELECT” mode, then press the

ENTER button.

3 Press the CHANNEL button to select the

speaker, then press the ENTER button.

4 Turn the Rotary encoder to set the speaker

type ON or OFF, then press the ENTER button.

Repeat steps 3 and 4 to set all unconnected

speaker channels to “OFF”.

F1 (Front 1) : Tw (Tweeter)/Full (Full Range)/OFF

F2 (Front 2): Full (Full Range)/OFF

R (Rear) : ON/OFF

Ct (Center) : Center/Sub.W (Subwoofer)/OFF

NOTE

Set to “Subwoofer” when a subwoofer is connected to

the center speaker output.

Sub.W (Subwoofer) : ON/OFF

* When Full (Full Range) is selected in F1

(Front 1), the confirmation message of

Tweeter presence will be displayed next.

Turn the Rotary encoder and select YES/

NO, then press the ENTER button. Please

set to protect the speakers.

5 Press the SETUP button repeatedly to quit the

setup mode.

Basic Operation

CHANNEL

ENTER

SETUP

Rotary encoder

Turning the power on and off

This unit does not have a power switch. The head

unit to which the unit is connected, controls its

power.

NOTE

When the power is turned ON for the first time, the

SETUP mode is automatically activated.

PRO LOGIC II indicator

Dolby Digital indicator

DTS indicator

Ct

(Center)

Sub. W

(Subwoofer)

F1

(Front 1)

F2

(Front 2)

R

(Rear)

Em breve estarei neste meio!!! [¨]

Postado em
A ênfase da frase era na palavra "teste" e não em "amplificadas". Para comprovar que o TA independente é superior um teste com as amplificadas é perfeitamente capaz de demonstrar isso.

Tranquilo man....e eu quis dizer que o Lucas nao tem mais as amplificadas, pois ele arrancou as ditas do chicotinho do Alpine...soh isso...

Valeu!!!

Postado em
Pois é, eu pensava isso também. Mas é aquele negócio, eu pluguei o microfone, mandei ele auto-ajustar e o resultado foi um subwoofer tocando absurdamente forte, como se ele tivesse girado o botão de ganho do SPX666b umas 500 vezes até o máximo.

Eu acredito que isso ocorreu porque eu não estou usando falantes nos canais REAR e eu não sei como dizer para o PXA isso! Ele manda eu olhar no Owner's Manual, que eu tenho, mas não diz NADA lá! Ele manda eu procurar a seção "When rear speakers are not connected", mas não existe essa danada dessa seção nesse &$^*$&!()@ desse manual! Nem no manual do site da Alpine, que é igual ao meu, logicamente!

Arghhhhhhhhh :angry:

Dedé, to fazendo os ajustes pelo controle do PXA mesmo, aquele com fio. Esse FDS vou passar estudando pra provas de seg/ter.

Lucas, espero te ajudar, estava olhando o manual do PXa-H700, não sei se é o seu, e lá na página 4 diz, que vc deve configurar os auto-falantes, e aqueles que estão desconectados devem ser desligados no sistema, não sei se vc já verificou isso.

Espero ter ajudado.

Setting the speakers:

First make the speaker settings.

Turn off speaker channels that are not

connected.

1 Press the SETUP button.

The setup mode is set.

2 Turn the Rotary encoder to select the

“SPEAKER SELECT” mode, then press the

ENTER button.

3 Press the CHANNEL button to select the

speaker, then press the ENTER button.

4 Turn the Rotary encoder to set the speaker

type ON or OFF, then press the ENTER button.

Repeat steps 3 and 4 to set all unconnected

speaker channels to “OFF”.

F1 (Front 1) : Tw (Tweeter)/Full (Full Range)/OFF

F2 (Front 2): Full (Full Range)/OFF

R (Rear) : ON/OFF

Ct (Center) : Center/Sub.W (Subwoofer)/OFF

NOTE

Set to “Subwoofer” when a subwoofer is connected to

the center speaker output.

Sub.W (Subwoofer) : ON/OFF

* When Full (Full Range) is selected in F1

(Front 1), the confirmation message of

Tweeter presence will be displayed next.

Turn the Rotary encoder and select YES/

NO, then press the ENTER button. Please

set to protect the speakers.

5 Press the SETUP button repeatedly to quit the

setup mode.

Basic Operation

CHANNEL

ENTER

SETUP

Rotary encoder

Turning the power on and off

This unit does not have a power switch. The head

unit to which the unit is connected, controls its

power.

NOTE

When the power is turned ON for the first time, the

SETUP mode is automatically activated.

PRO LOGIC II indicator

Dolby Digital indicator

DTS indicator

Ct

(Center)

Sub. W

(Subwoofer)

F1

(Front 1)

F2

(Front 2)

R

(Rear)

Em breve estarei neste meio!!! [¨]

No caso do H600, a resposta está no manual de ligação. Vc deve usar um cabo Y ligando os canais frontal/esquerdo + Traseiro/Esquerdo = Canal Esquerdo e os canais frontal/direito + Traseiro/Direito = Canal Direito para o amplificador.

Espero ter ajudado.

Postado em

Ahm... entendi.

Coloca o cabo Y unindo o Rear L + Front L > para o canal L do amp.

Outro cabo Y unindo o Rear R + Front R > para o canal R do amp.

APENAS quando estiver fazendo o ajuste automático do PXA.

Quando estiver terminado, retira os cabos Y, e VOLTA às conexões normais. Ou seja, os traseiros desconectados!

Bilau, tenho 2 cabos Y aqui se quiser emprestado! ;):legal:

Postado em

Escutei hj e ta MTO bom! Eu por mim não fazia era mais nada! ehhehe

Mas se regular dá pra tirar mais!

Algo como fase e delay do sub. E aquele Hiss que tá fazendo ao tocar no IVA e a interferência de vídeo! :legal:

Parabéns Bilau! :D

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...