Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BLauPunKT

Ajuste De Time Alignment Nos Alpine

Recommended Posts

Postado em

Pessoal,

 

Sei que é praticamente impossível que não haja um tópico descrevendo o procedimento para ajuste do delay nos Alpine, porém esse limite de 3 caracteres no search do forum me atrapalha à beça.

Alguém poderia me ajudar a setar corretamente o delay?

 

Se eu não me engano, a fórmula é a que segue:

 

 

Calcular o time correction (T) para o falante (F),

T = (distância para o falante mais longe - distância para F) / 343) * 1000.

 

 

Quer dizer que eu vou medir a distância do falante direito para o esquerdo, dividir por 343 e multiplicar por mil, setando esse valor para o falante direito?

E depois medir a distância do falante esquerdo para o direito, dividir por 343 e multiplicar por mil, setando esse valor para o falante esquerdo? :unsure:

 

 

Abraços!

Postado em

Bem, já deu polemica um tópico destes anteriormente, mas mantenho minha opinião e coloco aqui:

 

Para ajustar o alinhamento de tempo do Alpine eu não faço nenhum cálculo ou medição.

 

Sento no banco do motorista, coloco uma música com voz (de preferencia uma que a cantora está no meio do palco) e vou girando o botão que atrasa o canal esquerdo, até a mulher cantar no centro do carro.

 

Um daqueles cds de teste ajuda a ajustar o grosso, e o ajuste fino vai no cd mesmo, para tentar formar uma imagem dos instrumentos.

 

Para ajustar o tweeter e depois o mid é praticamente a mesma coisa, mas feita duas vezes. Eu acho mais difícil fazer deste jeito também

Postado em
Bem, já deu polemica um tópico destes anteriormente, mas mantenho minha opinião e coloco aqui:

 

Para ajustar o alinhamento de tempo do Alpine eu não faço nenhum cálculo ou medição.

 

Sento no banco do motorista, coloco uma música com voz (de preferencia uma que a cantora está no meio do palco) e vou girando o botão que atrasa o canal esquerdo, até a mulher cantar no centro do carro.

 

:+1

 

o melhor ajuste que ja consegui foi de ouvido mesmo! O importante é escutar um sistema bem regulado para servir de parametro...foi quando fui em um dos encontros em SP...ai tive a noçao do que é um TA bem ajustado....

 

 

abraço

Postado em

Eu concordo. Só não disse isso acima pois não queria fugir do assunto do tópico que é uma fórmula para ajustar o delay. Faria como o Fabio disse: não mexe no direito e vai ajustando o esquerdo de ouvido usando uma boa gravação como referência (a maioria das gravações tem a voz no centro, mesmo as mais comerciais). Se o tweeter for separado, o processo deverá ser feito duas vezes: só com o tweeter e depois só com o midbass.

Postado em

Lucas... vamos à teoria.

 

Vc vai atrasar apenas o canal que está mais próximo de você, e a medida é feita com base em você. Logo, vc tem que medir a distância da sua zoreba até cada falante. A diferença é a distância a atrasar. Aí vc aplica a fórmula ali em cima pra pegar o atraso em ms. O mesmo vale pro sub.

 

Se não me engano, nos alpines o atraso é em esquema inverso... gráficamente vc atrasa o falante direito pra na verdade atrasar o esquerdo, e atrasa o sub pra atrasar os canais dianteiros... é bom confirmar isto, mas de qq forma na hora do ajuste vc percebe.

 

Depois de setado, vc vai estar "quase" no ponto... aí é ir mexendo até achar o ponto exato, zoreialmente mesmo. É bom ter como referências músicas com vocal no centro do palco, pois nem todas são assim... cds de teste costumam ser bem exatos.

Postado em

Vcs atrasam o sub tambem?? Da alguma diferenca perceptivel?

 

eu só ajusto o stereo da frente.. pra ficar com o palco.. os ajustes do sub e falantes traseiros eu achava que fosse frescura..

Postado em
Vcs atrasam o sub tambem?? Da alguma diferenca perceptivel?

 

eu só ajusto o stereo da frente.. pra ficar com o palco.. os ajustes do sub e falantes traseiros eu achava que fosse frescura..

No meu 7894 não é possível mexer na posição do sub, só do estéreo, então o manual dá a dica de atrasar ambos os falantes frontais para passar a sensação de que o sub está na frente... minha opinião? Não mudou nada. Hoje eu não mexo mais nisso.

Postado em

Ja tentei esses metodos "matematicos", mas nunca deu certo... sempre acabo fazendo ajuste de ouvido mesmo. Mas ajuda identificar o falante mais distante e utilizar ele como referencia (deixar zerado).

 

Uma coisa importante eh usar faixas com posicionamento bem definido... de preferencia uma que tenha 1 instrumento posicionado em cada uma das posicoes esquerdo, centro-esquerda, centro, centro direita e direita.

 

Essas posicoes sao importantes pois dependendo do ajuste, voce pode acertar o centro, mas nao perceber por exemplo que o centro-esquerda/centro-direita estao "grudados" aos extremos do palco.

 

outra coisa importante eh perceber a variacao de fase. no começo eh muito comum alguem falar q conseguiu acertar o TA e ele deixou o palco muito animal, q o extremo esta no retrovisor do carro do outro lado da avenida... e qdo vc escuta percebe q a unica coisa q a pessoa conseguiu foi deixar o sistema totalmente fora de fase...

 

o sub deve ser ajustado tambem. mas recomendo deixar para acertar depois que ja tiver uma certa experiencia, pois eh bem mais dificil de acertar.

Postado em

Arisa: mid e tw juntos, visto que estou sem bi-ampli.

Várias respostas esclarecedoras, pessoal... obrigado. Mas vamos continuar a discussão:

 

No delay, leva-se em conta os subwoofers? Pergunto isso baseado no post de um foreign em forum norte-americano:

 

Time Correction in Alpine Head Units creates defined delays in specific audio channels so that sound from all speakers reaches the listener's ears at the same instant.

 

I have made some initial measurements and calculations for Time Correction in the S2000. Please feel free to post your own settings for comparison or so they may serve as a starting point for others who have an install similar to yours (Please post your speaker configuration).

 

I have the Alpine 9833, but this should work for most people who:

 

A) have speakers in these common locations, and

 

b) have an Alpine HU with Time Correction capability

 

S2000: USDM Left hand drive. All measurements to driver's head. (I am about 6' tall and drive with the seat pretty close to the back--maybe a couple of notches forward from the farthest back position)

 

Front Speakers: Components with woofers in stock door location and tweeters just in front of the door handle/door lock (distance to listener is the same for tweeter and woofer).

 

Rear Speakers: Components in rear panels ala Lucid

 

Subwoofer: None yet.

 

 

Anyway, I sat in the drivers seat with a tape measure and got the following measurements for each of the speaker distances (to the closest ear).

 

Front L = 85 cm

Front R = 122 cm

Rear L = 32 cm

Rear R = 75 cm

Sub L = N/A

Sub R = N/A

 

The manual says to calculate the time correction 'T' for a speaker 'S',

T = ((distance to farthest speaker - distance to S) / 343) * 1000.

 

In my case, the most distant speaker is the Front Right. Depending on your install, your farthest speaker may be the same, or it may be a subwoofer in the footwell or trunk.

 

***********************

 

Using this calculation I got the time correction for each speaker as follows:

 

Front L = 0.37 m = 1.1 ms correction

Front R = 0 = No correction (this is the farthest speaker)

Rear L = 0.90 m = 2.6 ms correction

Rear R = 0.47 m = 1.4 ms correction

 

***********************

 

 

Bass Focus:

As far as I can tell Bass Focus is just a way to further change speaker delays in pairs (BEYOND what you have set in Time Correction Mode). The manual doesn't make a lot of sense but if I understand this correctly, one application would be to add a delay to the rear speakers (an echo effect). For this you would just select Bass Focus mode, hit "Band" until the rear speakers are highlighted, then rotate the knob to add a few more ms delay to what is already there.

 

I haven't messed with Bass Focus yet. I can't even figure out why they call it Bass Focus. All I know is that my HU kicks A$$ over HU's that don't have Bass Focus...

 

Oh yeah, whatever you do, DO NOT set a negative value for time delay. This may cause the sound to get to your ear before it leaves the speaker, thereby causing a ripple in the space-time continuum and reducing engine torque...

 

Cá está a frase: "Depending on your install, your farthest speaker may be the same, or it may be a subwoofer in the footwell or trunk.". Certo... e pra fazer o alinhamento levando os subwoofers em consideração, como proceder?!

 

 

 

E vamos lá, outra dúvida bem cabulosa que os Alpiners de plantão deverão poder me ajudar: o Alpine PXA-H600 conta com um microfonezinho que você coloca na posição de audição, liga o ajuste automático (que regula ganho, cancelamento de reflexões, time alignment etc), sai do carro e, 5 minutos depois dele mandar os falantes emitirem ruído branco, está ajustado.

Porém, o manual diz o seguinte (que é o meu caso): "When rear speakers are not connected to the system, you make connections as described in the section "When rear speakers are not connected" on the Owner's Manual."

Só que eu tenho essa $*!%^$*(!@$!@*^#$*@ desse owner's manual, e não tem essa danada dessa seção nele não. E eu já cansei de procurar google afora e também não achei nada relacionado a isso.

Preciso fazer o PXA entender que não existe nada conectado nos canais REAR pra poder fazer o auto-ajuste, senão sempre que eu mando ele auto-ajustar, aparece no monitor dele que está jogando sinal branco nos falantes traseiros (sem falantes) e a coisa fica errada no final da calibragem.

 

E aí... alguém?!

Postado em

Cá está a frase: "Depending on your install, your farthest speaker may be the same, or it may be a subwoofer in the footwell or trunk.". Certo... e pra fazer o alinhamento levando os subwoofers em consideração, como proceder?!

Tem que considerar que o subwoofer é o falante mais distante e não vai ter correção. Os demais falantes que serão atrasados.

Postado em
Vcs atrasam o sub tambem??  Da alguma diferenca perceptivel?

 

eu só ajusto o stereo da frente.. pra ficar com o palco..  os ajustes do sub e falantes traseiros eu achava que fosse frescura..

No meu 7894 não é possível mexer na posição do sub, só do estéreo, então o manual dá a dica de atrasar ambos os falantes frontais para passar a sensação de que o sub está na frente... minha opinião? Não mudou nada. Hoje eu não mexo mais nisso.

Muda sim... já testei no 92/94. Só que vc tem que atrasar bastante os canais. Um atraso absurdo realmente desfoca o sub... é bem interessante, mas tem efeitos colaterais também.

Postado em
Vcs atrasam o sub tambem??  Da alguma diferenca perceptivel?

 

eu só ajusto o stereo da frente.. pra ficar com o palco..  os ajustes do sub e falantes traseiros eu achava que fosse frescura..

No meu 7894 não é possível mexer na posição do sub, só do estéreo, então o manual dá a dica de atrasar ambos os falantes frontais para passar a sensação de que o sub está na frente... minha opinião? Não mudou nada. Hoje eu não mexo mais nisso.

Muda sim... já testei no 92/94. Só que vc tem que atrasar bastante os canais. Um atraso absurdo realmente desfoca o sub... é bem interessante, mas tem efeitos colaterais também.

Atrasei 9.9... no começo eu fiquei me convencendo de que fazia diferença... depois larguei mão. Pode ser que em meu sistema, por tão simples que é, a diferença fiquei abaixo do mínimo razoável... não sei.

Postado em

Lucas,

 

no meu 206 ajustei primeiro a diferença do canal esquerdo com o direito, e acabou ficando 1.5ms a diferença, então setei o atraso do alto falante esquedo em 1.5ms. o Atraso do direito ficou em 0.

 

Depois regulei com o sub, e vi que em torno de 7.0ms me deu a melhor resposta (no meu caso, da pra perceber bem a melhora do sub quando ele está com timing alinhado).

 

no final ficou assim:

delay frontal esquerdo: -8.5

delay frontal direito: -7.0

 

pra mim ficou show!

 

testa uma similar, como é o mesmo carro! a diferença é que meus mids estão na porta e os teus nos pezões... meus mids estão na mesma posição que os teus.

 

[]´s

Postado em

Lucas, baixa de novo o manuel no site da alpino..

 

Vai ver tu encontra nesse manual o caso sem rear speakers...

 

Tas fazendo pelo IVA? Vais sair esse fds?

Postado em
Ow para de fazer contas, o H600 faz tudo sozinho veio

Pois é, eu pensava isso também. Mas é aquele negócio, eu pluguei o microfone, mandei ele auto-ajustar e o resultado foi um subwoofer tocando absurdamente forte, como se ele tivesse girado o botão de ganho do SPX666b umas 500 vezes até o máximo.

Eu acredito que isso ocorreu porque eu não estou usando falantes nos canais REAR e eu não sei como dizer para o PXA isso! Ele manda eu olhar no Owner's Manual, que eu tenho, mas não diz NADA lá! Ele manda eu procurar a seção "When rear speakers are not connected", mas não existe essa danada dessa seção nesse &$^*$&!()@ desse manual! Nem no manual do site da Alpine, que é igual ao meu, logicamente!

 

Arghhhhhhhhh :angry:

 

Dedé, to fazendo os ajustes pelo controle do PXA mesmo, aquele com fio. Esse FDS vou passar estudando pra provas de seg/ter.

Postado em
Vcs atrasam o sub tambem??  Da alguma diferenca perceptivel?

 

eu só ajusto o stereo da frente.. pra ficar com o palco..  os ajustes do sub e falantes traseiros eu achava que fosse frescura..

No meu 7894 não é possível mexer na posição do sub, só do estéreo, então o manual dá a dica de atrasar ambos os falantes frontais para passar a sensação de que o sub está na frente... minha opinião? Não mudou nada. Hoje eu não mexo mais nisso.

Dependendo de como for ajustado vc cancela algumas frequencias proximas da transição... a grosso modo é isso... colocando frequencia pura em 70-80-90 hz (meu sub tá cortado alto)...´conforme vai se atrasando os falantes da frente dá pra perceber onde cancela e onde se "somam"... é bem percepitível sim...

Postado em

Decidi deixar de preguiça e regular o alinhamento temporal pelo PXA. Acabei de passar exatas DUAS HORAS com o carro ligado, ar condicionado em 21 graus e muita audição.

 

Os CDs que eu utilizei foram os seguintes:

1) Genuinamente Brasileiro - Sound Stage;

2) Maria Teresa - Lusofonia;

3) Djavan - Ao Vivo (o baixo é bastante presente);

4) Toco Dance Hits vol. 6 (logicamente não serviu pra nada);

5) Emmerson Nogueira - Vol 2.

 

Bom, no início é complicado, bate a tristeza, você fica dizendo para si próprio "desiste, teus ouvidos são uma porcaria", mas depois, com bastante paciência, repeats de faixa, forwards, backwards, olhos fechados e sensibilidade, você finalmente consegue captar a coisa.

Depois da minha fase surda (porque eu estupidamente não sabia que ia até 20 milissegundos, então eu tenho razão em não sentir muita diferença de 0.5 para 0.6 ms!), realmente comecei a sentir a diferença do Time Alignment.

 

Inicialmente zerei tudo e parti para a medição. O falante esquerdo se encontra a 1.17 metro da minha orelha esquerda, e o falante direito, a 1.43 da minha orelha direita. Fazendo a continha...

 

1.43 - 1.17 = 0.26

0.26 * 1000 = 260

260 ÷ 343 = 0.75 milissegundos

 

Ao sair do zero e ir subindo para 0.7 ms, é totalmente notável e sensível a diferença! Utilizando o cd Maria Teresa, dava pra notar tranqüilamente que, em ZERO, a cantora estava um pouco abaixo do painel, mais ou menos no retrovisor esquerdo. Ao aumentar o atraso em direção a 0.7 ms, eu pude sentir a cantora subindo para o painel, que é onde ela deveria estar, e vindo para o centro, para a minha frente.

Se eu passo de 0.7 ms, ela vai seguindo para a direita, como se estivesse indo para o passageiro, e pelo que eu pude sentir, é como se fosse um movimento RADIAL. Ela não vai linearmente para a direita, é como se ela desse uma leve caída à medida que vai se deslocando lateralmente, como se fosse o fim do movimento de uma bolinha quicando e chegando a tocar no solo.

 

Coisa engraçada é que, se coloco lá pra casa dos 20 milissegundos, dá pra sentir BEM a cantora absurdamente fora de fase, ficando completamente incapaz de localizá-la. Fica realmente DIFUSA. Voltando pro 0 ms, ela volta pra esquerda. É muito legal você "ver" a música... recomendo mesmo! A sensação de um som com Time Alignment é indescritível.

 

Deixei, então, o FRONT LEFT com 0.7 milissegundos de atraso em relação ao RIGHT, que ficou em 0 ms.

 

 

 

Passei em seguida a tentar colocar o subwoofer para frente. Coloquei Djavan ao vivo, pois logo na primeira faixa o baixo é bem presente, e novamente ZEREI o Alignment apenas para testar. Fui aumentando e aumentando o atraso, e realmente dá pra sentir que o subwoofer começa a vir da frente! Eu confesso que nessa hora eu dei uma risada sozinho dentro do carro. Dedé faz muita falta, eu tô sem ninguém pra compartilhar minhas interjeições de surpresa... fiquei sozinho feito um mané rindo no carro, doido pra dizer "olha que do caráleo" pra alguém.

 

Bom, apesar de dar para sentir o subwoofer vir da frente, o problema era colocá-lo para frente em concordância com o alinhamento que eu tinha feito anteriormente. Daí eu recorri à medição, da seguinte forma: medi a distância da posição de audição até a mala, achando também 1.43 aproximadamente, portanto 0.7 ms. O que fiz foi adicionar esse valor aos FL e FR anteriormente configurados, ficando assim:

 

* Antes: FL = 0.7 ms / FR = 0.0 ms

* Depois: FL = 1.4 ms / FR = 0.7 ms

 

Não tenho tanta certeza se ficou certo, mas matematicamente pelo menos é isso aí... creio que meu raciocínio esteja certo. Confesso que não senti categoricamente a diferença, se o subwoofer está realmente na frente.

 

 

Alguma dica?

Postado em
Pois é, eu pensava isso também. Mas é aquele negócio, eu pluguei o microfone, mandei ele auto-ajustar e o resultado foi um subwoofer tocando absurdamente forte, como se ele tivesse girado o botão de ganho do SPX666b umas 500 vezes até o máximo.

Eu acredito que isso ocorreu porque eu não estou usando falantes nos canais REAR e eu não sei como dizer para o PXA isso! Ele manda eu olhar no Owner's Manual, que eu tenho, mas não diz NADA lá! Ele manda eu procurar a seção "When rear speakers are not connected", mas não existe essa danada dessa seção nesse &$^*$&!()@ desse manual! Nem no manual do site da Alpine, que é igual ao meu, logicamente!

 

Arghhhhhhhhh :angry:

 

Dedé, to fazendo os ajustes pelo controle do PXA mesmo, aquele com fio. Esse FDS vou passar estudando pra provas de seg/ter.

so pq não esta conectado nao muda muita coisa no TA, o H600 vai pensar que tem ligado , tanto que o disply muda pra 20ms direto e no sub , deixa ele desligao o RCa e regula a frente

Postado em

* OBS: O PXA tem 6 posições de memória, portanto eu setei as configurações para o motorista na MEMO 1, para o passageiro na MEMO 2 e deixei a MEMO 3 zerada, para sentir as diferenças.

Assim que a namorada entrar no carro, vou colocar nas configurações pra ela e perguntar: "e aí? notou diferença?!". Provavelmente vou ouvir um não, mas... não custa tentar.

 

:vts



AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...