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-_nando-_

Análise Do Audiobank 4060

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Uma pena eu não ter câmera digital, mas aqui vai a minha análise, do ponto de vista audiófilo deste amplificador!

 

Começando...

 

CONSTRUÇÃO:

 

Amplificador muito bem construído, bem planejado e organizado. É fácil identificar cada bloco dele, ou seja, fonte, amplificador e crossover.

 

A FONTE:

 

Fonte chaveada baseada no antigo controlador de PWM TL494. Sim, é antigo mas é competente, e serve muito bem para isso. Com ótima filtragem e Snubbers (atenuações), é estável e entrega energia suficiente sem interferencias ou muito ripple para os aplificadores. Poderia ser baseada em um SG3525 por exemplo, mas está muito bem projetada e funciona ao contento. Sua saída é de 25 + 25 Volts.

 

O Amplificador:

 

O amplificador é dotado de transistores lentos (TIP35 / 36), não é vantajoso para um bom detalhamento sonoro e fidelidade musical. Os transistores tem SOA (Safe Operating Area) suficiente para garantir uma operação segura e estável em 2Ohms. Do ponto de vista musical, não é um amplificador fiel.

Bem construído para entregar potência.

 

O Crossover / Pré Amplificador:

 

Como tudo no módulo, é bem construído. Mas este crossover é um FIASCO em termos musicais. Dotado de amplificadores operacionais RC4558, não tem fidelidade musical alguma, tem um timbre horrível e este amplificador operacional é antigo e de baixíssimo custo. Não é necessário um BURR BROWN para uma fidelidade sonora boa, um TL072 melhoraria muito o som, muito mesmo, O NE5532 também é uma boa pedida. Repare que o som do amplificador é meio "enlatado", parece que o cantor está cantando num balde, ou megafone. Quem tiver curiosidade e paciência de substituir estes amplificadores operacionais por outros, verá que é gritante a diferença na qualidade. PÉSSIMA escolha dos opamps...

 

O QUE FAREI NO MEU:

 

Deixarei os 4 amplificadores originais dedicados ao Subwoofer. Utilizarei 2 pares de amplificador em Bridge alimentando paralelamente o Sub, utilizando o LowPass. Com isso será possível operar com sub de 2Ohms no Bridge, aumentando (quase dobrando) a potencia do amplificador para o sub. Como meu Sub é um NAR 125W, não será necessário alterar a fonte para aguentar drenar mais potência, apenas terei mais potencia disponível (de PICO somente) para evitar distorções.

 

Para os Kits 2 vias frontais (cs60D, não considero realmente BOM em termos de qualidade, é satsfatório), utilizarei dois amplificadores baseados no LM3886, que fornecem 50W em 4Ohms, e tem uma ÓTIMA qualidade sonora.

 

Depois disso, irei verificar se o dissipador continua suficiente para tudo isso, caso não, tenho um dissipador enorme de um Pyramid velhão aqui, e montarei o amp nele.

 

No Crossover, utilizarei BurrBrown para os 3886, e TL072 para o Sub !

 

Ficará infinitamente melhor, eu garanto !

 

 

 

Abraços !

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Outra, de nada adianta tentar melhorar a qualidade de som do módulo, se continuar a utilizar aquelas equalizações e efeitos do player.

 

Comprei um Pioneer DEH 3800MP e estou abismado com a quantidade de efeitos horríveis dele.

 

Um som FIEL é um som com a resposta mais plana possível. Esse player é nojento nestes termos... BMX, COMP, 3 níveis de Loudness, trocentas equalizações, deus me livre... [o_] Era feliz com meu panasonic CQ-DPX172U e não sabia...

 

Tosco mesmo... !

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bom saber... ainda mais pelo que estou querendo fazer.. voce acha que trocando algumas coisitas teria uma melhora significativa ? nao que viraria um amp TOP mas se pudesse me dar ate uma base de comparaçao ia ser legal

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o que eu acho é que o seu nivel de exgiencia pede equipamentos mais caros e sofisticados....a sua satisfaçao nao vai ta num AudioBank e no CS-D <_<

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o que eu acho é que o seu nivel de exgiencia pede equipamentos mais caros e sofisticados....a sua satisfaçao nao vai ta num AudioBank e no CS-D <_<

:+1

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Com sinceridade?

Muito trabalho para um CSD, um NAR e um Audiobank.

 

 

Uma boa parte do seu ''plano de ataque'' é muitissimo bem fundamentada, isso não tem como negar.

 

Mas como disse, na minha opnião é trampo d+ para som de de menos.

E também não é muito prático...

 

Existem maneiras melhores de proceder em busca da tal fidelidade sonora.

Só para dar um exemplo, eu logo de cara já faria esse AudioBank virar dinheiro...

 

 

Em todo caso, é apenas a minha opnião.

Te desejo boa sorte no projeto!

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Vai dar um talento na saída tb? 2SA1943 e 2SC5200, uns R$13 cada na Farnell. Tem tb os 2SK1058 e 2SJ162 que são específicos para áudio, só que fico na dúvida se precisa alterar algo no projeto do amplificador e o par deve estar R$60.

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Sim, é um amplificador de Baixo custo eu sei !

 

Mas o que eu critico, é principalmente a parte do CROSSOVER. O RC4558, TL072, e o NE5532 são praticamente o mesmo preço! O.O Dá uma checada na Farnell !

 

Só de alterar o tal do RC4558 por um NE5532 a melhora é GRITANTE, ou melhor não gritante, porque quem grita é o 4558 uahauha... ;)

 

bom saber... ainda mais pelo que estou querendo fazer.. voce acha que trocando algumas coisitas teria uma melhora significativa ? nao que viraria um amp TOP mas se pudesse me dar ate uma base de comparaçao ia ser legal

 

COM CERTEZA. O principal é que é um amplificador MUITO BEM CONSTRUÍDO ! :rever1:

 

Como disse, substituindo os maledetos 4558 por um TL072 ou de preferencia o NE5532, a melhora é ENORME. Custo? Vai gastar uns 10 reais na brincadeira...

 

Se você fizer como eu, e colocar dois LM3886 para tocar os component sets, SERÁ UM TOP DE LINHA ! O.O Não há problemas em utilizar o amplificador original baseado nos TIPs para o SUB ;)

 

Em Suma:

 

Para MELHORAR bastante sem gastar dinheiro:

 

Troque os RC4558 pelos NE5532 ou TL072. NE5532 são melhores ao meu ver, e custam o mesmo... 1,50...

 

Para transformar em um TOP de linha:

 

Substitua os malditos RC4558 pelos BURR BROWN OPA2604

 

Utilize sua criatividade e integre mais 2 amplificadores LM 3886 nele.

 

Se for abusar do SUB, redimencione a fonte para tal !

 

Outra coisa interessante, seria substituir o sistema de Zener + Resistor para regulação da voltagem do Crossover, por reguladores, 7815 e 7915. Dará mais estabilidade ao sistema, e nunca se esqueça de atenuar bem a fonte, usando um resistor 2R7 + Poliéster 100nF (em série estes 2) em ByPass !

 

 

Em relação ao projeto original, o que posso dizer é que ele é EXTREMAMENTE bem construído. Gostei mesmo !

 

 

 

Abraços !

 

 

edit: Galera, muito cuidado com o PLAYER. Reverberações e equalizações não são bem vindas !

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Tira umas fotos mostrando oq trocar por oq e tem tudo pra virar Hot-Topic!!! :rever1:

 

Edit: faz algo assim por 4100 também!

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aposto muito mais no opa2134.

 

 

pelo menos no meu dac, o opa2604 nao ficou bom. esta bem que a alimentacao do dac eh +5/-5 volts, e isso esta abaixo da voltagem minima especificada para o 2604, mas no meu dac, o 2134 se saiu muito melhor do que o 2604.

 

e mesmo nas comunidades de diy por ai, a maioria que colocou o 2134 versus o 2604 pra ouvir, achou o 2134 melhor apesar do 2604 ser melhor em medicao sob alguns aspectos.

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Mogar, pois é ! Opamps é uma coisa muito pessoal não ? [¨]

 

Nunca ouvi o 2134 !

 

Mas se você alimentava ele com 5+5 volts, não é um teste válido. ;)

 

Bom é que o 2134 ta metade do preço quase na Farnell ! Vou comprar uns ! :legal:

 

 

Pessoal, to sem camera digitaaaaaalll... :pirou:

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no caso nao foi uma simples questao de gosto pessoal.... o som deu uma acordada mesmo, mesmo usando apenas 1 canal (meu dac usa 2 amp-ops, e eu soh tinha um pra testar, vou em breve comprar um parzinho)

 

a diferenca veio em tudo, agudo mais limpo, medios com mais forca, graves mais extensos e com mais pegada. e isso que foi testando um canal soh, o que geralmente, diminui os gaps (mas por outro lado o teste foi em sistema residencial).

 

 

claro que boa parte da diferenca se deveu ao fato do 2134 ser desenhado pra trabalhar a partir de +/- 2.5v , enquanto o 2604, soh atinge suas especificacoes em +10 / -10, mas pelo que eu li por ai, uma parte dessa diferenca eh diferenca do som entre eles mesmo.

 

no meu caso, vou pro 2134, o duro estah arranjar saco, tempo e coragem pra voltar a gastar com som, jah que o salario nao eh grande, e eu tenho que me bancar (exceto moradia e gastos com saude, o resto estou pagando todas as minhas despesas).

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Nando, parabéns pela iniciativa!

 

Belo tópico! Aposto que vai incentivar muita gente a fazer uns tweaks nos seus amps.

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Não, porque as saidas originais vão tocar o SUB apenas...

 

Para os Kits, vou usar amplificadores LM3886...

 

Também num muda muito em qualidade mudar a saída... O amplificador é cheio de capacitores eletrolíticos que deterioram o som, teria que mudar o projeto dele, e não é viável. Deixo eles pro sub e faço outro pro meu KIT... Aliás... KIT... Eca... Preciso comprar algo melhor... <_<

 

pasmafaute

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Nando... vamos ver se entendi...

 

Vc vai usar 2 amps em paralelo pra alimentar os subs?

 

Olha, assim, diretamente, eu não arriscaria não. Melhor vc mexer em um deles, usando fets e bipolares mais fortes, e mudando a tensão da fonte. DO jeio q vc quer, um deles vai torrar logo logo por sobrecarga.

 

Quanto ao crossover... bem, assumindo que o ganho de tensão é baixo em um crossover (deveria ser nulo, mas na prática a teoria é outra), investir pesado num op-amp é complicado... ainda mais considerando que o resto não acompanha.

 

Modifique o que estiver mais fácil... eletrolíticos, por exemplo, por tântalo, onde eles atravessam o sinal. Substitua o operacional pelo NE3552, mas não espere tanto desta troca. Na saída, os velhos transístires toshiba... mas fique esperto... confira os datasheets pra ver a questão do ganho. Dependendo do ganho, vc vai ter que repensar a polarização, inclusive olhando se o driver vai suportar o trabalho extra.

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O que vc faria com os eletrolíticos então?

Eu? Eu não faria nada.

Nem nesse amp eu estaria futricando... o-o-

 

Mas o que eu quero dizer é que se for para tirar os eletroliticos e colocar tantalo, melhor deixas os eletroliticos.

Tantalo no caminho do áudio é tragédia.

 

Aliás, até na parte de alimentação o tantalo foi um fiasco em alguns testes realizados por aki...

Quase inacreditável, mas real...

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Eu? Eu não faria nada.

Nem nesse amp eu estaria futricando... o-o-

 

Mas o que eu quero dizer é que se for para tirar os eletroliticos e colocar tantalo, melhor deixas os eletroliticos.

Tantalo no caminho do áudio é tragédia.

 

Aliás, até na parte de alimentação o tantalo foi um fiasco em alguns testes realizados por aki...

Quase inacreditável, mas real...

Entre eletrolíticos e tântalo vc... hmmmmm... ok.

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Entre eletrolíticos e tântalo vc... hmmmmm... ok.

Entre uma batata e um tantalo, eu coloco uma batata.

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Entre uma batata e um tantalo, eu coloco uma batata.

hahahahahahahahahahahahaha

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UAhiuhauiahuiaaAhuia [-]

 

Tântalo? Nem FUUUUU....

 

Pro sub, 2 amplificadores em bridge alimentando ele paralelamente... Ou seja, OS QUATRO. (1+1) + (1+1) sacou? [¨] Vou ter que ver se eles suportam operar dessa maneira.

 

Então deixa os eletroliticos lá e tal... BURR BROWN para o amplificador LM3886 que EU vou fazer, e agregar ao módulo ! Deixa os 4558 podre pro sub...

 

 

Beijundas :blink:

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UAhiuhauiahuiaaAhuia [-]

 

Tântalo? Nem FUUUUU....

 

Pro sub, 2 amplificadores em bridge alimentando ele paralelamente... Ou seja, OS QUATRO. (1+1) + (1+1) sacou? [¨] Vou ter que ver se eles suportam operar dessa maneira.

 

Então deixa os eletroliticos lá e tal... BURR BROWN para o amplificador LM3886 que EU vou fazer, e agregar ao módulo ! Deixa os 4558 podre pro sub...

 

 

Beijundas :blink:

A não ser que vc tenha um sub com 4 bobinas, vc vai ter que ligar as bridges em paralelo... isto não vai ser nada legal pro amp...

 

Suportar, ele vai suportar, mas o risco de queima é iminente, já que vai haver sobrecarga em uma das bridges. Se vc vai mexer nele, então pelo menos identifique os drivers dos transístores de saída, ligando-os aos prés dos outros 2 canais... seria uma forma de transformar 4 canais em 2 canais. Aí vc pode ligar em paralelo mais tranquilamente...

 

Se vc vai usar a mesma fonte pra alimentar os ICs pro estéreo, então dá uma reforçada na fonte... coloca mais fets no primário.

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