Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

Matei Meus Woofers!

Recommended Posts

Postado em

Usando a minha "teoria do dobro da potencia" pensei:

Meus woofers tem 300w RMS cada, logo, aguentam 600w RMS cada, como são 2, 1200w RMS...

Como minha Kicker tem 850w RMS, tá dentro do limite, VOU LIGAR!

Resultado: Menos de 1 minuto de woofer tocando e morreram. Derreteram, travou tudo, o carro tá PODRE a queimado, etc etc etc... Ah, os 2...

Conclusão: Teoria do dobro da potencia e woofer não combina, ou então, nunca acredite que seu amp Kicker tem só 850w RMS.

Como eu já havia dito, o "dito cujo" (Kicker KX850.2) é mais forque que uma Banda ICE com seus "1500w RMS".

Logo, meu proximos woofers serão: ______________________________?

Qual um woofer de 15" que bata IMORALMENTE forte?

Eros SDS ou Oversound?

Abraços.

Postado em

Vai de Tomahawk de 1000rms numa cx de 50Litros? kkkk...

Brincadeiras a parte,

Abreu, acho que vc vai ter muitas opiniões dos dois lados, tanto dos Over, quanto dos Eros. Mas eu iria de EROS, pq pelo menos em termos de aparência, demonstra ser um pouco mais resistente que os Oversound. E parece q no seu caso, resistência aliado com potência é fundamental!

Abraço

ARTHUR

Postado em
Usando a minha "teoria do dobro da potencia" pensei:

Meus woofers tem 300w RMS cada, logo, aguentam 600w RMS cada, como são 2, 1200w RMS...

Como minha Kicker tem 850w RMS, tá dentro do limite, VOU LIGAR!

Resultado: Menos de 1 minuto de woofer tocando e morreram. Derreteram, travou tudo, o carro tá PODRE a queimado, etc etc etc... Ah, os 2...

Conclusão: Teoria do dobro da potencia e woofer não combina, ou então, nunca acredite que seu amp Kicker tem só 850w RMS.

Como eu já havia dito, o "dito cujo" (Kicker KX850.2) é mais forque que uma Banda ICE com seus "1500w RMS".

Logo, meu proximos woofers serão: ______________________________?

Qual um woofer de 15" que bata IMORALMENTE forte?

Eros SDS ou Oversound?

Abraços.

edit ja respondido

Postado em

É Abreu, ao usar sua teoria de dobro da potência (que na verdade pertence ao Yamane, já que foi ele que disseminou essa teoria no fórum), lembra que o sinal não pode ter distorção? Lembra o que aconteceu com o CSD? Isso é o que dá pegar Tati Quebra-Barraco em MP3 da net. Imagina só como o sinal já não vem amplificado, e a quantidade de distorção que esta mascarado ai no meio. Por isso a próxima vez que for fazer isso, passa a musica no Sound Forge pra ter certeza que fica no limite dos -3dB.

Sobre o ICE vs. KX, a impressão é que toca mais forte só que se vc botar os dois em uma fonte de 300A e ver qual tem maior amplitude na saida, seu KX ficar pra tras. É o bom e velho DF (covardia comparar um D com um AB), e ainda dizem que comparar outras coisas que não seja potência é besteira. Só pra que fique para resgistros, eu tb odeio o ICE.

Postado em

eh kra qual falante vc usou? produtos nacionais qse sempre mentem a potencia pra cima (overrated), enqto produtos gringos mentem a potencia pra baixo (underrated)... n vamos entrar em discussao qto aos produtos..

mas d acordo com sua assinatura vc usou 2 subs da kicker.. entao com ctz vc fez mer** (zuera :P )

q preju em broder :(

e agora?

Postado em
desculpa, mas qual é "a teoria do dobro de potência"?

eu acho q isso tudo eh pra evitar o efeito clipping, evitando a queima do falante... mas falante tb pode queimar por excesso de potencia mesmo com sinal nao ceifado... mas acho q mandar dobro de potencia dificilmente aconteceria isso.. Ou nao?

Postado em
eh kra qual falante vc usou? produtos nacionais qse sempre mentem a potencia pra cima (overrated), enqto produtos gringos mentem a potencia pra baixo (underrated)... n vamos entrar em discussao qto aos produtos..

mas d acordo com sua assinatura vc usou 2 subs da kicker.. entao com ctz vc fez mer** (zuera :P )

q preju em broder :(

e agora?

hahaha Slauguei... pegou o bonde andando e quer sentar na janelinha? :)

ele esta usando woofers da arlen... se nào me falhe a memoria é de 300w rms cada, olha só: http://stforum.com.br/index.php?showtopic=62294

são de uma serie antiga, agora... se a arlen era confiavel em som profissional na epoca, nào sei.... mas voto que sim.

provavelmente uma bela distorção...

Postado em

Se voce estiver ouvindo musica, onde o fator de crista é menor que -6dB essa regra é valida. Mas se voce for escutar hip-hop ou bass music, onde o fator de crista é em média de -3dB frita tudo mesmo.

Tem a sacada do ganho também.

Postado em
eu acho q isso tudo eh pra evitar o efeito clipping, evitando a queima do falante... mas falante tb pode queimar por excesso de potencia mesmo com sinal nao ceifado... mas acho q mandar dobro de potencia dificilmente aconteceria isso.. Ou nao?

Muita hora nessa calma islaugui! :lol:

A teoria (que na verdade é fato, pois pode ser comprovado) diz que vc pode ligar um falante que suporta 100W em um amplificador que fornece 400W, ou seja, 4x mais potência.

Mais detalhes.

Postado em
Muita hora nessa calma islaugui! :lol:

A teoria (que na verdade é fato, pois pode ser comprovado) diz que vc pode ligar um falante que suporta 100W em um amplificador que fornece 400W, ou seja, 4x mais potência.

Mais detalhes.

n sabia disso, alias nem li o topico ainda (tenho q sair agora)... mas sempre soube d gente q mandava 2x a potencia rms declarda do sub e dizia q era melhor... sempre achei q era pra evitar clipping... bom sei la dps eu volto e verifico oq vcs dizem ae.. hehe falo

Postado em

eram qua marca os woofer? se nao me engano era um mais ou menos...entao nao aguenta isso tudo mesmo nao...

a bobina qdo atinge alta temperatura vai aguentar menos da metade da potencia jah..entao ja era

Postado em
É Abreu, ao usar sua teoria de dobro da potência (que na verdade pertence ao Yamane, já que foi ele que disseminou essa teoria no fórum), lembra que o sinal não pode ter distorção? Lembra o que aconteceu com o CSD? Isso é o que dá pegar Tati Quebra-Barraco em MP3 da net. Imagina só como o sinal já não vem amplificado, e a quantidade de distorção que esta mascarado ai no meio. Por isso a próxima vez que for fazer isso, passa a musica no Sound Forge pra ter certeza que fica no limite dos -3dB.

Sobre o ICE vs. KX, a impressão é que toca mais forte só que se vc botar os dois em uma fonte de 300A e ver qual tem maior amplitude na saida, seu KX ficar pra tras. É o bom e velho DF (covardia comparar um D com um AB), e ainda dizem que comparar outras coisas que não seja potência é besteira. Só pra que fique para resgistros, eu tb odeio o ICE.

Non senhore hell...

Erastes em tudo...

O CD era o de Sensations, ORIGINAL, gravado na alemanha. CD perfeito, sem distorções. O ganho estava regulado abaixo do normal.

Quanto ao ICE vs. Kicker, meu carro tem 290A disponiveis para os amplificadores. São 150A/h de 2 baterias moura com prata de 75Ah e 140A de alternador. O teste foi feito com o carro ligado acima de 2mil RPM, rotação em que a voltagem estabiliza a 14,4v.

O Kicker é BEM mais forte que o ICE. Isso sem falar em qualidade e controle de cone, pois a "pancada" do Kicker é muito mais controlada do que a embolada do ICE.

Ps. Nenhum dos 2 amplificadores precisam de 300A para serem bem alimentados. 150A já é mais do que suficiente para os 2.

Abraços.

Postado em

Eu estou pensando em trocar o Kicker pelo Soundigital...

Mas queria mto ouvir o Soundigital primeiro, quem tem ele aqui perto?

A Kicker é IGNORANTEMENTE forte, mas não casa muito bem com woofer...

Primeiro pelo fato do seu altissimo fator que amortecimento, fazendo com que um woofer que toque "extendido" em um ICE, toque completamente seco nele.

Segundo por ela ser feita para sub-woofer, não possuindo filtro sub-sonico...

Eu vou decidir primeiro o carro que vou pegar...

Provavelmente vai ser uma Pajero 2 portas, ai vamos ver o que cabe na mala dela...

Ps. Se couber, já deixo avisado que virão 2 Oversound de 18".

Abraços.

Postado em

Como estava sintonizada essa caixa aí? Woofer com caixa em sintonia alta e sem filtro subsonico, é complicado. Um woofer forçado a responder nas profundezas geralmente não aguenta mesmo.

Para woofer, o ICE tem a vantagem de responder a partir 30 Hz, reduzindo um pouco o risdo de sobre-excursão.

Postado em

Para o falante ter "aguentado" tão pouco tempo, só com distorção, ou caixa mal sintonizada.

Não acho q o Kicker em questão seja tão forte assim, a ponto de queimar esses falantes tão rapidamente com pontencia sem distorção ou sem problemas mecânicos que fizessem com que ele tivesse excursionando demais.

Abraços

Rafael

Postado em
Para o falante ter "aguentado" tão pouco tempo, só com distorção, ou caixa mal sintonizada.

Não acho q o Kicker em questão seja tão forte assim, a ponto de queimar esses falantes tão rapidamente com pontencia sem distorção ou sem problemas mecânicos que fizessem com que ele tivesse excursionando demais.

Abraços

Rafael

Tô contigo!

Postado em

Abraços

Rafael

Nenhuma das 2 opções...

A caixa estava sintonizada em 45Hz com 70L livres para cada woofer.

Excursionamento dentro do limite.

O CD, como já expliquei acima (leia anter de postar), era o original da Sensations gravado na inglaterra.

Os woofers queimaram apenas por excesso de potencia. Só.

Queimaram mesmo, esquentou, a bobina "pegou fogo", derreteu tudo.

Quanto a Kicker não ser tão forte, teste uma. KX850.2.

É uma pequena, tem apenas 66cm de comprimento.

Um foto dela ao lado da KX350.2:

Famosa foto com o Zé segurando os amps:

somn7.jpg

Postado em

Nenhuma das 2 opções...

Tinha filtro Hp em 45hz?

Como é q vc sabe q o falante estava dentro do limite de Xmax, sendo q esse falante tem apenas 2 mm de X-max, no olho?

O CD, como já expliquei acima (leia anter de postar), era o original da Sensations gravado na inglaterra.

Eu em momento algum questionei a qualidade da midia q vc estava ouvindo, sequer mencionei o volume em q o som estava, falei apenas em distorção, q pode ter vindo simplesmente do ganho do amp, regulagem do player, ou em função da caixa. Eu vi bem o tópico antes de postar!

Isto tudo em apenas "um minuto" conforme citado acima, e sem nenhum tipo de "problema", por pura e simples "potência" do amplificador????

Nem se os subs fossem Dalvox não queimariam por exesso de potencia num Kicker de 850Wrms, sendo os falantes de 8 ohms, com esse tipo de cd q vc estava ouvindo q deve ter um fator de crista de no minimo -8 dbs. Com Cd de Bass, poderia até ser, mas com som de uma banda e ao vivo ainda, sem chance!

Encontramos o Tomahawk dos amplificadores!!!!!!

Se tamanho fosse documento o Pyramid 1800 estaria "pau a pau" com o Hifonics Goliath_GX5000D

Não dizendo que é fraco, entenda direito, estou querendo dizer q não é tão forte ao ponto de queimar um par de woofers Arlen de 15" (300Wrms cada) em apenas 1 min, e por pura potencia!!!!!

Abraços

Rafael

Postado em

Abraços

Rafael

Tô contigo!

:+1:+1

mas o vitu abre nunca está errado :banghead:banghead

Postado em

Nenhuma das 2 opções...

Tinha filtro Hp em 45hz?

Como é q vc sabe q o falante estava dentro do limite de Xmax, sendo q esse falante tem apenas 2 mm de X-max, no olho?

Eu em momento algum questionei a qualidade da midia q vc estava ouvindo, sequer mencionei o volume em q o som estava, falei apenas em distorção, q pode ter vindo simplesmente do ganho do amp, regulagem do player, ou em função da caixa. Eu vi bem o tópico antes de postar!

Isto tudo em apenas "um minuto" conforme citado acima, e sem nenhum tipo de "problema", por pura e simples "potência" do amplificador????

Nem se os subs fossem Dalvox não queimariam por exesso de potencia num Kicker de 850Wrms, sendo os falantes de 8 ohms, com esse tipo de cd q vc estava ouvindo q deve ter um fator de crista de no minimo -8 dbs. Com Cd de Bass, poderia até ser, mas com som de uma banda e ao vivo ainda, sem chance!

Encontramos o Tomahawk dos amplificadores!!!!!!

Se tamanho fosse documento o Pyramid 1800 estaria "pau a pau" com o Hifonics Goliath_GX5000D

Não dizendo que é fraco, entenda direito, estou querendo dizer q não é tão forte ao ponto de queimar um par de woofers Arlen de 15" (300Wrms cada) em apenas 1 min, e por pura potencia!!!!!

Abraços

Rafael

Vamos lá Rafael:

Você ainda não deve me conheçer, pois pelo que me parece não frequenta muito o forum. Olha, eu não sou nenhum leigo em som automotivo. Pesquise ou mesmo pergunte com quem você está falando.

Filtro HP em 45Hz!? Amigo isto não é um mid-bass. É um woofer.

Não se usa filtro HP em 45Hz em um woofer, a não ser que você queria um trio apenas com voz, o que é na minha opnião, um nojo.

A caixa está sintonizada em 45Hz, em cima da FS do woofer, isso para conseguir um pico de 3.86dB uma 8ª acima de sua FS, ou seja, em 90Hz.

Amigo, o limite de excursionamento de um alto falante não é o seu Xmax, mas sim seu Xlimite.

Para saber se seu alto-falante está dentro do especificado pelo fabricante, basta usar um software de boa qualidade. EU USO. Mas com o tempo, você tambem consegue ver isto no olho, basta, "treinar" seus olhos.

Se você não tem os dados do Xlimite, use a conta genérica:

2 x Xmax -10% = Xlimite

Sim. Queiraram por excesso de potencia. Esse woofers possuiam bobinas de 2,5" com ventilação trazeira. Por ter uma bobina um tanto pequena, ela esquentou demais, a ventilação trazeira não foi suficiente para resfria-la e ela queimou.

Quanto ao amplificador, não adianta falar.

Como eu ja disse, você NÃO ME CONHEÇE, e não sabe o que eu já tive antes dele. Mas não duvide do potencial do amplificador, pois como eu disse, você não o conheçe! Ah, tamanho realmente não é documento, mas área de discipação de calor em amplificadores AB é sim. E esse Kicker não tem 66cm a toa.

Procure primeiro se informar se a pessoa com quem você está falando é tão leiga quanto você imagina.

Abraços.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...