Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FeMeReF

Revolta Com Os Novatos!

Recommended Posts

Postado em
nao ouço rock.

as guitarras me enervam.

ps. audio nao é a farofa é o tempero. Já provou comida sem tempero? Musica sem som é igual a sua feijoada sem feijão.

O sentido da pergunta foi outro... mas deixa quieto, não tinha muita esperança mesmo.

Quanto ao áudio... bem, áudio não é tempero, e nem pode ser confundido como.

[De audi(o)- (q. v.).]

S. m.

1. Eletrôn. O som audível, reproduzido eletronicamente.

2. Cin. A parte sonora de um filme.

3. Telev. A parte do sinal (19) que contém as informações de som.

Sem áudio, não existe música. É a ausência do feijão, da carne, do sal e até mesmo da água. Música sem áudio é mera poesia, apenas coisas escritas, não é música, então acho que o foco da discussão não é este. Estamos falando da farofa, aquilo que complementa a obra. Temperos existem muitos, e é o tempero que talvez indique o estilo. Mas a sonoridade final, esta é a última parte da obra... vem depois de todo o trabalho criativo, é o que sai da mão do arte-finalista, pra vc que conhece o metier... Apesar de ter objetivos em relação à sonoridade, esta é a última parte a ser pensada, tirando o Caetano, que fez todas as músicas de um álbum, pra depois pensar em letras.

Bom, acho que tudo o que seria necessário dizer foi dito... todos j´devem estar de saco cheio dessa discussão áudio-gastronômica. Ainda mais pensando em feijoada em plena segunda.

Postado em

Bom.. pelo que eu entendi o sentido do tópico é outro...

Falava sobre o desvirtuamento do termo SQ, embora eu pessoalmente acho que o termo é amplo o bastante para incluir várias coisas...

Falava sobre as "receitas de bolo" (vai de BP + audiobank que vale), algo que eu sou contra, principalmente pq as pessoas não sabem os referenciais uma das outras..

Opa, peraí... referencial.... ah.... acho que isso é uma coisa interessantíssima de ser levada em conta... Eu nunca ouvi um som no estilo que o Diana tinha no Vectra, que o Gio Palomba monta... então, PRO MEU REFERENCIAL, um kit duas vias com qualidade mediana é coisa muito boa...

Acho que no som automotivo tem muito mais coisa envolvida do que técnica, impedância, divisores passivos.. tem UMA PUTA PARCELA de PRAZER.....

Acho que isso tem muita gente esquecendo....

Se o cara acha que dois trocento-axial na tampa com 18 cornetas, é legal, tecnicamente pode até haver algo mais correto.. mas... e aí?

Agora, concordo com uma coisa: os novatos tem condições de DESTRUIR um fórum. O Moti, o Klebão, o Renato sabem do que estou falando... a lista Autosom do Yahoo teve grandes baixas de gente que conhece áudio (Milton Vieira, Hugo Alvin, entre outros), por causa do grande volume de mensagens contendo besteirinhas, receitas de bolo, repetição de dúvidas... O Admilson "salvou" a pátria e criou outra lista, pra onde muita gente migrou, e que hoje serve de base pra muitas opiniões minhas aqui no fórum....

Talvez criar um mecanismo para limitar as ações do novato por um certo tempo, até ele se 'educar' seria uma coisa interessante.

Postado em

Na minha opinião são muitos conceitos parecidos que, dependedo do ponto de vista, estão juntos ou separados, o que nos remete de volta a simples, porém dificílima de ser respondida questão:

O que é o SQ?

Neste tópico já foram apresentados conceitos de sistemas que buscam SQ, sistemas Hi-Fi (na minha opinião são coisas diferentes), sistemas para profissionais de PA e acreditem sistemas audio-gastronômicos (hahaha zueira).

Mas então a pergunta continua no ar e outras surgem, até onde um sistema é SQ e passa a ser um sistema Hi-Fi? Em um sistema SQ seria necessário uma gravação audiófila para que o mesmo fosse validado, ou será que isso já estaria em um sistema Hi-Fi?

Eu concordo com a opinião da evolução como foi dito neste mesmo tópico. Eu sou um novato no som automotivo mas eu acho que já entendi o que busco nele, e na minha opinião o meu som está em busca de um SQ apesar dos seus componentes.

p.s.: Eu concordo com o Fabio Arisa em relação a gravações ruins hehehe, isso era algo que eu nunca tinha percebido e hoje quando escuto alguma coisa que considero mal-gravada eu passo de música, obviamente nossos pontos de referências são bem distintos... quem sabe um dia eu chego lá :)

[]'s

Luís.

Postado em
Bom.. pelo que eu entendi o sentido do tópico é outro...

Falava sobre o desvirtuamento do termo SQ, embora eu pessoalmente acho que o termo é amplo o bastante para incluir várias coisas...

Falava sobre as "receitas de bolo" (vai de BP + audiobank que vale), algo que eu sou contra, principalmente pq as pessoas não sabem os referenciais uma das outras..

Opa, peraí... referencial.... ah.... acho que isso é uma coisa interessantíssima de ser levada em conta... Eu nunca ouvi um som no estilo que o Diana tinha no Vectra, que o Gio Palomba monta... então, PRO MEU REFERENCIAL, um kit duas vias com qualidade mediana é coisa muito boa...

Acho que no som automotivo tem muito mais coisa envolvida do que técnica, impedância, divisores passivos.. tem UMA PUTA PARCELA de PRAZER.....

Acho que isso tem muita gente esquecendo....

Se o cara acha que dois trocento-axial na tampa com 18 cornetas, é legal, tecnicamente pode até haver algo mais correto.. mas... e aí?

Agora, concordo com uma coisa: os novatos tem condições de DESTRUIR um fórum. O Moti, o Klebão, o Renato sabem do que estou falando... a lista Autosom do Yahoo teve grandes baixas de gente que conhece áudio (Milton Vieira, Hugo Alvin, entre outros), por causa do grande volume de mensagens contendo besteirinhas, receitas de bolo, repetição de dúvidas... O Admilson "salvou" a pátria e criou outra lista, pra onde muita gente migrou, e que hoje serve de base pra muitas opiniões minhas aqui no fórum....

Talvez criar um mecanismo para limitar as ações do novato por um certo tempo, até ele se 'educar' seria uma coisa interessante.

Neste sentido, acha que falta uma FAQ, mas algo obrigatório... 20 ítens, sei lá, mas que fosse de leitura obrigatória ao entrar no SQ... sabe aqueles termos de contrato em softwares? hehehehehehe.

Nesta FAQ, seria algo mais elucidativo a respeito da sala. Aliás, anda faltando uma FAQ geral tb. Sempre rolam OS MESMOS tópicos... como ligar ipod, qual o tamanho da caixa, como instalar isto, aquilo ou aquilo outro...

Postado em
Mas a sonoridade final, esta é a última parte da obra... vem depois de todo o trabalho criativo, é o que sai da mão do arte-finalista, pra vc que conhece o metier... Apesar de ter objetivos em relação à sonoridade, esta é a última parte a ser pensada, tirando o Caetano, que fez todas as músicas de um álbum, pra depois pensar em letras.

Kleber,

Que pérola!

Nunca soube que tinha um processo criativo próprio para música, passo 1, 2 e 3.

Bem, a discussão sobre o que é SQ e o que é referencial realmente é mais interessante, concordo com o Cacius.

Normalmente o referencial para um sistema é o som ao vivo não amplificado. Pode ser desde um pandeiro até um sax, não importa.

É claro que o seu som do carro não vai ficar igual, NUNCA vai ficar. Mas se você gosta, presta atenção nos detalhes, vai perceber que a cada upgrade, algumas partes do som vão ficando parecidas, como impacto, dinâmica, alguns harmônicos, timbres etc.

É coisa de louco mesmo ficar se prendendo a isto e buscando algo que nunca vai ficar igual. Mas acredito que quem busca um sistema para fidelidade de audio é louco e está neste mesmo barco.

Então ouvir outros carros é muito importante para referência, mas não substitui a referência maior.

Postado em
Kleber,

Que pérola!

Nunca soube que tinha um processo criativo próprio para música, passo 1, 2 e 3.

Como em qq processo criativo, parte-se de um começo, chega-se a um final... achei q vc soubesse disso.

Postado em

Bem, como aqui é um fórum de discussão e o Fabio e Kleber estão se respeitando, acho que está dentro do propósito, se bem que acho que a discussão não tem fim e, pra falar a verdade, ambos entenderam o ponto de vista um do outro e só não estão querendo largar o osso.

Eu acredito que quando se fala em fidelidade do sistema, esta é em relação à gravação. O sistema no máximo, vai conseguir reproduzir fielmente o que foi gravado. Se a gravação (esta sim) não for fiel ao som original, não temos fidelidade. Os temas de jazz, clássicos etc. são escolhidos por poderem ser executados sem ou com poucos instrumentos amplificados, sendo que aí teríamos os timbres reais dos instrumentos mesmo. Um piano sem amplificação é uma coisa, amplificado ele passa pelo sistema do local do concerto que, via de regra, dependendo do número de pessoas para o qual foi projetado, não será fiel. Não tem como ser.

Finalizando, eu adoro Rhythm and Blues da década de 50. Gosto de Ray Charles e Frank Sinatra dos anos 60. Essas gravações, via de regra, deixam muito a desejar, não as usaria para demonstrar o meu sistema hi-fi, mas quando ouço, ouço com gosto.

Postado em
Me explica, tirando o SM do Metallica, qual é o cd de rock que tem uma faixa de orquestra, e vc mesmo responderá ao seu questionamento.

Quer que eu te passe as trocentas e uma faixas de metal melódico por ordem alfabética ou ordenadas com base em gosto pessoal?

ps. vcs falam demais...

ps2. eu montei meu som p/ escutar Roxette. O resto eu não sei de nada.

:vts

Postado em
Orquestras tocam metal melódico?  :vts

A coisa não tá boa p/ ng...

Pagando, neguinho toca até Tiririca p/ vc.

Mas se isso for mto p/ vc, tenho aki um "Royal Philharmonic Orchestra Plays Pink Floyd" tb...

Radical o cd. 1a faixa tem um 20/25hz @ trocentos dB que eu nem faço idéia da onde venha...

Postado em
A coisa não tá boa p/ ng...

Pagando, neguinho toca até Tiririca p/ vc.

Mas se isso for mto p/ vc, tenho aki um "Royal Philharmonic Orchestra Plays Pink Floyd" tb...

Radical o cd. 1a faixa tem um 20/25hz @ trocentos dB que eu nem faço idéia da onde venha...

Bom... esquece a pergunta... eu tb não tinha esperanças q vc fosse compreender corretamente...

Postado em

acho que vcs estao procurando pelo em ovo, pra quem nao percebeu esse sub forum nao deixa de ser uma panelinha, onde só são bem vindos os que concordam com os ALL, poucos que realmente tem conhecimento suficiente e sao humildes como a exemplo o Gio Palomba, Kleber entre alguns poucos. Mas nao quero causar confusao nem discordia, pois devido a essa panela já fui punido injustamente. Isso nao vem ao caso

Fiquem de O.O O.O O.O O.O

Postado em
Não... do primário mesmo.

Hmmm...

Na prox eu vou pedir ajuda dos universitários...

... de psicologia...

ps. não posto mais. senão dps neguinho vai botar a culpa em mim por destruir o topic ao ficar respondendo aos seus postzinho de 3a serie primaria.

Postado em

Kleber & Crasher!

2ª Feira... devagar.. vamos tomar bira e falar de mulher.... []-[]

Eu, pelo visto, tbém não entendi qdo o meu amigo Klebão falou em metal+orquestra.. mas.. sussegamos todos, ok?

O tópico tem outro enfoque...

e sintam-se 'mijados'! o-o-

Postado em

ai..

eu tava quelendo colocar uns kit 2 vias pra dar qualidade no meu som, tenho 98246308cornetas no porta malss e dois papaum di 15.. cumas banda pra tocá..

o que ceis axam? qual kir eu devi usá? uns 4 kiti ta bom ou precisa di mais?

o-o-o-o-

só pra descontrair ]u[

Postado em

Favor não confundir Fidelidade sonora com equipamentos caros...

EU acredito que a ideia de sound quality, é conseguir a mior fidelidade possivel, dentro de um orçamento e limitações.

Trio SQ ?, neologismo né ? mas porque não ? mas só colocar um monte de equipamento caro não vai virar SQ certo ? Tem equilibrio espectral, posicionamento, dinamica e imagem ?

O erro está em relacionar diretamente SQ com equipamentos caros.. vocÊ pode usar um CS50B de Bravox para um projeto SQ (Quem lembra do apolonio, quem ouviu o que achou?) Um Kit componente Diamond audio HEX vai ser mais fiel ? provavelmente, mas não tira a condição de sond quality de um projeto montado para se conseguir os melhores equilibrio espectral, posicionamento, dinamica e imagem possiveis dentro das limitações.

Mas que tem muito achismo tem... SQ com BP é complicado, mas se pode instalar um BP da forma que ele melhor atente para equilibrio espectral, posicionamento, dinamica e imagem, vai dizer que não tá usando o BP pra SQ ? mas é meio que burrice pois o NAR e o UXP custam +- a mesma coisa e são mais faceis de trabalhar visando equilibrio espectral, posicionamento, dinamica e imagem

[]

Sandro

Postado em
esse pessoal de brasilia sao unidos.. bonito isso.. o outro entra no meio da discussao que nem é dele.. haha.. sera que se um for corno por solidariedade o outro vai fazer questao de ser ? hummmmmm nao duvido pasmafaute

shark, não entedi sua atitude.

A idéia do fórum é de amizade, descontração.

Tá rolando um atrito... a galera tentando botar água pro troço não descambar pra agressão e vc vem jogando gasolina no fogo? <_<

Vai entender... :pirou:

Postado em
shark, não entedi sua atitude.

A idéia do fórum é de amizade, descontração.

Tá rolando um atrito... a galera tentando botar água pro troço não descambar pra agressão e vc vem jogando gasolina no fogo? <_<

Vai entender... :pirou:

pois é cacius.... estou vendo no minimo 1 atrito formado e 2 a se formar...

e o papo estava tão legal até a terceira pagina né, tirando algumas piadinhas <_<

vamos manter o nivel da discussão né pessoal?

mesmo porque ja tivermos varias e varias discussões a respeito do "o que é realmente SQ? " varias vezes, e muitas rolavam brigas.

edit.: terceira pagina e nào segunda como postei :) e acrescentando algumas coisinhas

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...