Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FeMeReF

Revolta Com Os Novatos!

Recommended Posts

Postado em

Como bem explicado pelo nosso amigo Sepacheco na sua coluna na Som & Carro, fidelidade é uma coisa que não existe. Peça para um músico tocar duas vezes a mesma música em seu intrumento e as duas execuções serão diferentes.

Receitas de bolo sempre existiram e sempre existirão, porque é difícil indicar algo a alguém que você tenha 100% de certeza que irá agradá-lo, daí indicar um setup conhecido, testado, aprovado e que provavelmente irá agradar à maioria. Não ficou bom? Pelo menos serviu de referencial para um upgrade buscando equipamentos com outras características.

A galera está acostumada com Systems Gradiente, Philips, Sony, Lg em casa. Vc acha que para um usuário acostumado com essa referência sonora eu indicaria um kit Focal Utopia, amplificadores MB Art e cabos Van Den Hul? Nunca...

Comece pelo básico: Alto-falantes Bravox ou NAR, amplificadores Fosgate ou Audiobank e cabeamento nacional... para começar!!!

E deixar que as coisas sigam seu caminho natural: evolução! Ou o cara descobre que aquele tipo de som 'magro' não serve pra ele, partindo para um SQPL; ou o cara descobre que a paixão da vida dele são subgraves, e parte para o SPL; ou o cara quer ser ouvido tocando o som do carro num posto de gasolina, e parte pro trio.

Bem, essa é a minha opinião.

Abraços

Eduardo Nicácio

São Paulo - SP

Postado em

como +1 novato..

estou só ouvindo, ou melhor lendo (ta ta, agora escrevendo :P)

comecei montando o sonzinho que está na minha assinatura, buscando um pouco mais de equilibrio no som, diminuir os vales que tinha antes, principalmente em médio graves..

mas tb detenho uma certa tara por um som forte, não alto, mas sim encorpado, com bastante presença e detalhamento, perceber detalhes antes imperceptiveis etc..

pronto tracei a minha meta..

SQPL..

eu sei que meus equipamentos estão longe do que estou buscando, se tratando de sub então, é completamente o oposto..

mas até que eu consegui uma boa performance do sub, não ficou aquele sub binário monofrequencia, mas paguei com bastante delay por isso :P e tome duto :D

agora to numa fase que vou entrar pra produtos mais recomendaveis, com a cara e a coragem, pois nunca escutei um som SQ de verdade..

meu primeiro som montei a vulto, não conhecia o forum ainda, e se conhecesse, certamente pelas indicaçoes teria pego outros componentes..

o sub eu ja tinha a tempos guardado, sem uso..

mas teria partido pra outro ampl (um ab4100)

e outro kit (cs-60d)

o ampl eu realmente me arrependi demais, não julgando a qualidade, não posso comparar pq não escutei coisas realmente boas ainda, mas achei o custo beneficio mto ruim..

já o kit, eu gostei, e não me arrependo não..

to vendendo e não cheguei a ve-los tocando em pezinho, o que eu gostaria muito..

certamente, tirando alguns detalhes (achei o cross muito ruim e fragil) que me deixaram desanimado demais com ele, faria a mesma escolha novamente na faixa de preço..

Postado em
Como bem explicado pelo nosso amigo Sepacheco na sua coluna na Som & Carro, fidelidade é uma coisa que não existe. Peça para um músico tocar duas vezes a mesma música em seu intrumento e as duas execuções serão diferentes.

Bem, essa é a minha opinião.

Abraços

Eduardo Nicácio

São Paulo - SP

Eduardo, permita-me discordar.

Som de alta fidelidade não tem, como muitos pensam, o objetivo de mostrar os detalhes da música, o milésimo de segundo onde um som é propagado e a perfeição de execução.

O objetivo é dar prazer por ouvir justamente o que está lá, presente e pronto para ser ouvido. A macrodinâmica no meu ponto de vista é praticamente tudo.

O cara que gosta de SQ quer ouvir uma bateria rápida, com dinâmica. Uma bateria ao vivo é um absurdo de veloz e impactante. É isto que buscamos.

Um contrabaixo é pesado, gordo e o timbre é único. Não precisa ser perfeito, mas que se identifique ser um contrabaixo e não batidas de uma nota só.

Instrumentos metálicos têm que soar metálicos e pronto. E por aí vai.

Existe sim fidelidade sonora e até mesmo em som automotivo. Porém, é mais próximo de uma arte do que de uma engenharia perfeccionista.

Sabendo sentir a música e o prazer de ouvir boa música, você estará no caminho certo para chegar em um som de alta fidelidade

Postado em

Excelente tópico para o pessoal novato.

Mas q me deixa fudido da vida não é propriamente um novato, e sim os que simplesmente entram aki em hi-fi sem saber o que é. Simplesmente postam por preguiça de pesquisar antes no forum. :banghead

De forma simples e resumida, qualidadade é o que todos nessa seção procuram, de acordo com suas condições e visando o melhor custo x benefício...

Já o que pode ser considerado como alta fidelidade, "Hi-Fi", é mais do que isso... é o máximo em qualidade e precisão, independente da potencia e marca.

abraços

Postado em

que tal então criar um forum dentro do sub forum alta fidelidade??

apenas como "SOM DE QUALIDADE" pro pessoal que vem aqui em busca de ajuda pra começar usar um kitzinho 2 vias etc e um som melhorzinho..

ou seja, pra quem está buscando sair do "1 painizinho quarqué, ródistar 840, 2 di 6" pur 9", 2 millionaxial di 6" i na porta, i 2 paini di 12" na mala.."

Postado em

Eu posto pouco aki, leio mais que comento, já li vários posts, som de qualidade pra mim é aquele que agrada seus próprios ouvidos, não os do outros, claro que com uma certa técnica, o equipamento não precisa custar milhares de dolares. Porque quanto mais caro o equipamento for, mais conhecimento técnico vc terá que ter para explorar aquele equipamento no seu máximo potencial para valer os dolares que vc desembolsou. Para os veteranos perguntar nunca é demais. Você aprende muito mais ensinando os outros que não sabe. Para os novatos pergunte sempre, sempre terá alguém aki no fórum que responderá com boa vontade. Ninguém nasce sabendo! ;)

Postado em

Povo, acho que não adianta ficar bravo com quem posta aqui (seja por preguiça ou desconhecimento mesmo, que penso ser o caso da maioria dos casos) tópicos que não são pertinentes. Muito mais produtivo é orientar o cara, explicar a divisão do Forum, etc. E para isto não precisa ser moderador, qualquer um de nós, com educação e bom-senso, pode explicar para o outro... se o "perguntante" for razoável, ele mesmo pedirá (como já ví acontecer várias vezes) para mover o tópico para o sub-fórum adequado. Sem crise, sem problemas... todo dia tem gente nova conhecendo o Stforum, nem todos vão entender as divisões assim de cara (e isso os que lerem as orientações!). Eu mesmo às vezes fico na dúvida, "posto isto no Hi-Fi ou no Geral?"...

Paciência, bom-senso, todo mundo um dia já usou booster com triaxial prego, já construiu caixa com compensado de 8mm, já ligou amp com fiação de falante. Enfim... ninguém nasce sabendo, como o colega disse acima. Forum é pra isto mesmo, tirar dúvidas, orientar os outros, difundir o conhecimento. Seja ele em que subforum for.

um abração a toda família STForum, veteranos e novatos, e espero que entendam este meu post como uma sugestão, lembrando que as pessoas evoluem, e nem todo mundo está no mesmo estágio, dentro de qualquer divisão.

edit: quando digo "posta aqui", quero dizer, posta tópicos que pertencem a uma divisão em outra. Não tou querendo dizer que esta, aquela ou outra seção é melhor, OK? Antes que me entendam mal, deixa eu explicar... :-)

Postado em

João Gilberto, Tom jobim, bossa nova... isso é a cara de um SQ...

hehehehe

Eu odeio tudo isso, menos um SQ no carro...

Na época que eu lia a revista AUDIO, MUSICA E TECNOLOGIA o João Gilberto era o sinômino de SQ... e pense num carinha mau visto pelos PAzeiros

Já ouvi falar que uma vez que ele veio tocar aqui no recife. mandou desligar o AR CONDICIONADO do teatro da UFPE pois a umidade/frio estava alterando o timbre da cordas do seu violão... o pessoal ficou P da vida!

Será que ele tem som no carro ? onde instalou ? hehehe

Abraços,

Marcelo Abath

Pra que curte viajar no papo de SQ era bom dar umas lidas nas revistas que mencionei acima... pra vcs verem como o buraco é mais embaixo.

Postado em

o-o-

SQTrio:

GRAVE:Dois papao de 15" 800w em caixa dutada muito bem projetada. pra alimentar um SD2300

MEDIO-GRAVE:nas portas dianteira um "door port" com mid bass de 12" over sound. pra alimentar um banda 4.8

MEDIO: dois drivers de 2" instalados num pezinho, feito com alinhamento a laser.

AGUDOS: dois tweeters profissionais intalados no "peitinho" ou seja nas colunas.

medios e agudos alimentados por um banda 4.8

Atras pode se usar pra melhorar o efeito soundrround dois coaxiais de 12" da selenium.

Pra gerar o som, pode-se usar um toca-fitas JECKOR com aquela entrada auxiliar P2 na frente e ligar um disc man COBY mp3...

:pirou: Deve ser algo proximo disso. :pirou:

Postado em
João Gilberto, Tom jobim, bossa nova... isso é a cara de um SQ...

hehehehe

Eu odeio tudo isso, menos um SQ no carro...

Na época que eu lia a revista AUDIO, MUSICA E TECNOLOGIA o João Gilberto era o sinômino de SQ... e pense num carinha mau visto pelos PAzeiros

Já ouvi falar que uma vez que ele veio tocar aqui no recife. mandou desligar o AR CONDICIONADO do teatro da UFPE pois a umidade/frio estava alterando o timbre da cordas do seu violão... o pessoal ficou P da vida!

Será que ele tem som no carro ? onde instalou ? hehehe

Abraços,

Marcelo Abath

Pra que curte viajar no papo de SQ era bom dar umas lidas nas revistas que mencionei acima... pra vcs verem como o buraco é mais embaixo.

SQ automotivo difere totalmente de PA... começa pelas proporções envolvidas. As revistas citadas são direcionadas aos profissionais de PA... em que elas ajudariam no "SQ"?

Quanto ao gosto musical... não vejo muito como bossa nova sendo a cara do SQ... eu gosto de algumas coisas, muitas não... Mas não quer dizer que SQ te induza a estilos musicais. São os estilos que te induzem ao SQ, afinal, se vc gosta de Jazz/Blues/Rock, por exemplo, vai odiar vendo seus grupos favoritos tocando mal por conta de equipamento. Vê se quem gosta de rock usa corneta no carro (a não ser q já tenha ficado surdo, pq encarar uma pá de guitarras com a orelha pregada numa corneta é dano cerebral certeiro).

É claro, tem gente que depois que parte pro SQ, deixa de ouvir um monte de coisas por conta de más gravações, ou um estilo que não combina.. já vi gente falando q tinha q ouvir música clássica e Jazz... o resto é resto.

SQ pra mim é apenas um cuidado extra com a reprodução... Hi-Fi já é outra história. SQ não precisa seguir conceitos do Hi-Fi.

Postado em

Pow, tá que o cara é chato... mas ele tem direito, afinal, o show é dele, a responsabilidade de acontecer é dele... se sai errado, a culpa no final é dele...

Mas o cara chega ao extremo mesmo... :vts

Postado em
o-o-

SQTrio:

GRAVE:Dois papao de 15" 800w em caixa dutada muito bem projetada. pra alimentar um SD2300

MEDIO-GRAVE:nas portas dianteira um "door port" com mid bass de 12" over sound. pra alimentar um banda 4.8

MEDIO: dois drivers de 2" instalados num pezinho, feito com alinhamento a laser.

AGUDOS: dois tweeters profissionais intalados no "peitinho" ou seja nas colunas.

Atras pode se usar pra melhorar o efeito soundrround dois coaxiais de 12" da selenium.

Pra gerar o som, pode-se usar um toca-fitas JECKOR com aquela entrada auxiliar P2 na frente e ligar um disc man COBY mp3...

:pirou:  Deve ser algo proximo disso.  :pirou:

Po Marcelo, não precisava desta...

pasmafaute

Postado em

É claro, tem gente que depois que parte pro SQ, deixa de ouvir um monte de coisas por conta de más gravações, ou um estilo que não combina.. já vi gente falando q tinha q ouvir música clássica e Jazz... o resto é resto.

Isto mesmo.

Depois que você começa a engatinhar com um sistema mais elaborado, vem uma parte chata. Aquele seu cd do Coldplay vai passar de legal para entediantemente mal gravado, outros de MPB tipo coletânea vão te dar nauseas pois a voz é totalmente apagada, outros vão dar um grave tão absurdo que você se espanta e outros não terão mais grave, absolutamente.

A sua coleçaõ de cds vai diminuir, porém os bons cds estarão totalmente renovados e muito melhores, o que é a parte mais legal. A cada acerto ou upgrade, sua pasta de CDs se renova!

E infelizmente apenas alguns cds de jazz, música clássica e alguns MPB (bossa) ficam legais. A maioria dos outros têm gravação ruim.

Por isto quem costuma ouvir sistemas com alta fidelidade prefere estes estilos musicais, que na minha opinião são muito bons e agradam completamente pois há grande variedade no mercado.

Postado em
o-o-

SQTrio:

:pirou: Deve ser algo proximo disso. :pirou:

inteligentíssimo comentário parabens!

especialmente pra quem tem tudo isso no carro: 400rms

continue assim :pirou:

Postado em
Aquele seu cd do Coldplay vai passar de legal para entediantemente mal gravado,

[o_]

Coldplay???? Tá doido... nem pra pegar mulher eu ouço isto...

- "Ai, vc tem aquele cd do coldplay aí... eu gosto tanto".

- "Minha filha, eu odeio coldplay, por favor não repita isto de novo"

- "E o Jack Johnson?"

- "Por favor, desça do carro"

:vts

outros de MPB tipo coletânea vão te dar nauseas pois a voz é totalmente apagada, outros vão dar um grave tão absurdo que você se espanta e outros não terão mais grave, absolutamente.

Particularmente, eu não mudo o estilo não. Sempre gostei de Jazz, Rock e Blues, além de boa MPB... Não vejo problema em ouvir num bom sistema, afinal, vc está ouvindo algo como foi gravado... um sistema ruim só iria piorar... portanto, vc está um passo à frente.

Quer gravação pior que Janis Joplin? Pelo menos 1 ves por mês passa algum cd das coletâneas dela... e posso te dizer, algumas músicas tem um baixo bem interessante, especialmente qdo vc tem uma LT... não é um baixo presente, apenas coisas que aparecem lá em baixo... pouca coisa, mas que não deixa de soar interessante.

Sei lá... meu conceito é ter um SQ que toque bem o que eu ouço... e não um SQ pra tocar aquilo tudo que eu não ouço o tempo todo. Tem dias que a única coisa que me permite me mover é um hardcore bem alto... e tem dias que é um chico buarque. Dias de Chico science e nação zumbi, e dias de Arnaldo antunes. Se fosse pra me prender a gravações e selos, meu som ficaria desligado boa parte do tempo...

Postado em
o-o-

SQTrio:

:pirou:  Deve ser algo proximo disso.  :pirou:

Po Marcelo, não precisava desta...

pasmafaute

Eu achei q não tinha entendido alguma mensagem implícita... agora tenho certeza q foi apelação mesmo...

Postado em
[o_]

- "E o Jack Johnson?"

ta com sorte que ainda não colocaram no seu cd player tchutchucão, kelly key etc..[o_]

o pior que nem tinha como jogar as mina pra fora.. :banghead

Postado em
[o_]

- "E o Jack Johnson?"

ta com sorte que ainda não colocaram no seu cd player tchutchucão, kelly key etc..[o_]

o pior que nem tinha como jogar as mina pra fora.. :banghead

Já botaram Xuxa... ano passado, qdo eu tava indo pra Ribeirão preto. Pior foi parar no posto, e ver o frentista te olhando estranho...

Postado em
[o_]

- "E o Jack Johnson?"

Particularmente, eu não mudo o estilo não. Sempre gostei de Jazz, Rock e Blues, além de boa MPB... Não vejo problema em ouvir num bom sistema, afinal, vc está ouvindo algo como foi gravado... um sistema ruim só iria piorar... portanto, vc está um passo à frente.

Quer gravação pior que Janis Joplin? Pelo menos 1 ves por mês passa algum cd das coletâneas dela... e posso te dizer, algumas músicas tem um baixo bem interessante, especialmente qdo vc tem uma LT... não é um baixo presente, apenas coisas que aparecem lá em baixo... pouca coisa, mas que não deixa de soar interessante.

Sei lá... meu conceito é ter um SQ que toque bem o que eu ouço... e não um SQ pra tocar aquilo tudo que eu não ouço o tempo todo. Tem dias que a única coisa que me permite me mover é um hardcore bem alto... e tem dias que é um chico buarque. Dias de Chico science e nação zumbi, e dias de Arnaldo antunes. Se fosse pra me prender a gravações e selos, meu som ficaria desligado boa parte do tempo...

Invariavelmente a maioria das coisas que voce ouve tem 90% de chances de não tocar bem. Ou convive com isto ou vai atrás de coisas mais “interessantes”. Não é muito difícil até para surdos como eu perceber que um som mais refinado revela imperfeições que são difíceis de aturar. Inclusive do seu “Arnaldo Antunes” que tem a voz pesada, e em um sistema abafado a voz até vai sair legalzinha, mas em um sistema aberto e com corpo, vai piorar bastante.

Mas aí vai do objetivo de cada um, se é montar um som para tocar bem o que é bom, ou se é para tocar mais ou menos o que é mais ou menos, para ficar agradável ao seu gosto. Em termos de gravação, estilos musicais à parte, claro.

Postado em
[o_]

- "E o Jack Johnson?"

Invariavelmente a maioria das coisas que voce ouve tem 90% de chances de não tocar bem. Ou convive com isto ou vai atrás de coisas mais “interessantes”. Não é muito difícil até para surdos como eu perceber que um som mais refinado revela imperfeições que são difíceis de aturar. Inclusive do seu “Arnaldo Antunes” que tem a voz pesada, e em um sistema abafado a voz até vai sair legalzinha, mas em um sistema aberto e com corpo, vai piorar bastante.

Mas aí vai do objetivo de cada um, se é montar um som para tocar bem o que é bom, ou se é para tocar mais ou menos o que é mais ou menos, para ficar agradável ao seu gosto. Em termos de gravação, estilos musicais à parte, claro.

Querer que um sistema toque bem aquilo que ouvimos não invalida que ele possa tocar bem qq outro tipo de gravação audiófila ou não. Arnaldo antunes soa bem em sistema aberto sim... eu já ouvi em vários... vai soar como um cantor lírico? Vai explorar toda a capacidade do meu sistema? Não.

Um bom sistema vai mostrar os defeitos mais que um ruim? Vai... mas aí entra uma coisa chamada "senso"... vc sabe que aquilo é uma gravação comercial, padrão... e na verdade, há muitas outras coisas que lhe atraem numa música, e que vão muito além da correta reprodução do dó menor e da sua 3a harmônica. Música pra mim inclui letra, ristmo, e tudo aquilo que também ensinam nos cursinhos de música. Por isto, mesmo soando "não tão bem", pra mim continua excelente, estou lá pra ouvir a obra do artista, como um todo, não apenas o resumindo como uma boa gravação e nada mais. Logo, a estatística dos 90% pode ter um peso completamente diferente.

Pergunta para um bom cinéfilo (entrenda-se alguém que não apenas se resume a ir 7 vezes na semana ao cinema) se, mesmo assistindo e gostando de excelentes produções, ele não mantém um gosto especial por filmes de 16mm. Ou se um bom gourmet se ele não gosta de comer uma boa feijoada no boteco pé sujo da esquina...

É nessa que percebemos que não existe apenas uma coisa boa na vida, e que o mundo não precisa cair para nascer um novo, toda vez que se descobre algo bom.

Postado em

Mas esta parte não se discute em um sub fórum tão específico como alta fidelidade e hi-fi

música existe para todos os fins e definitivamente a sonoridade é apenas uma delas. Mas acredito que aqui é o que mais importa...

Pois ouvir boas letras, por exemplo, eu posso fazer em um ipod ou walkman, nao preciso montar um som de alta fidelidade para isto.

E você mesmo sabe que uma obra do tipo masterpiece, com perfeição em letra ritmo composição tonalidades texturas etc. só a banda Calypso consegue ter. Fique a vontade para citar outras, e diga se estas são gravadas em cds audiófilos.

Postado em
música existe para todos os fins e definitivamente a sonoridade é apenas uma delas. Mas acredito que aqui é o que mais importa...

Pois ouvir boas letras, por exemplo, eu posso fazer em um ipod ou walkman, nao preciso montar um som de alta fidelidade para isto.

É o complemento. Não é o principal. O conceito Hi-fi, como quiser, existe para aprimorar a idéia de audição... não para substituir o principal... a sonoridade não vem antes da obra, a sonoridade é parte dela, assim como uma boa farofa nunca vai ser a parte principal de uma feijoada, mesmo que ela seja melhor que o todo. Ela é apenas o complemento, a parte que, misturada com o feijão e a carne, vai te dar todo o prazer associável a uma boa feijoada. Não vamos querer aqui passar a carroça à frente dos bois.

E você mesmo sabe que uma obra do tipo masterpiece, com perfeição em letra ritmo composição tonalidades texturas etc. só a banda Calypso consegue ter. Fique a vontade para citar outras, e diga se estas são gravadas em cds audiófilos.

Me explica, tirando o SM do Metallica, qual é o cd de rock que tem uma faixa de orquestra, e vc mesmo responderá ao seu questionamento.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...