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BLauPunKT

Sonorização Hi-fi Em Peugeot 206 Feline

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Edições:

1) 04/Abril/2006 - Tópico atualizado com fotos e vídeos do IVA e DVA instalados nos alto-falantes originais frontais, através das saídas amplificadas do IVA.

 

 

Tópico original:

Turma,

 

Acabei ganhando um Peugeot 206 Feline, que chegará dia 25 (está em trânsito). Como está bem perto, eu já gostaria de ir definindo a instalação, principalmente a questão de estética da mala. O bom da mala do 206 é que pode ser usada por completo, sem pena, visto que o step fica por baixo do carro. Pelo menos aí tem um pontinho positivo para a Peugeot, né? [¨]

 

Pois bem, cá está meu sistema:

 

* Alpine IVA-C800

* Alpine DVA-5205E

* Alpine PXA-H600

* JVC KS-AX6700

* Wharf SPX666b

* Diamond HEX s500s (modelo antigo)

* 2 N.A.R.-1 10" 125Wrms

* RCA Stinger Bullet

* Cabo de áudio Santo Ângelo PSW-XP12

* Pirelli Pirastic Flex 50 mm² (cabo de força principal)

 

Estou querendo fazer uma instalação simples (ou seja, não quero nenhuma mala artística, arredondada com aplicações de fibra de vidro), direta, bonita e, acima de tudo, fácil de mexer.

 

Justamente por essa busca pela facilidade de manutenção do equipamento é que eu não vou nem sequer embutir os amplificadores nas laterais (com a intenção de esconder os bornes, deixando visível apenas o "meio" do amplificador). Faço questão de aparafusá-lo diretamente SOBRE a madeira, deixando-o todo à mostra e possível de ser mexido, melhorando também a ventilação.

 

Quero deixar os crossovers do HEX aparentes, e os possíveis divisores/distribuidores de cabos com o pedaço de cabo em questão.

 

Exemplo de uma hipotética lateral:

lateral7vl.jpg

Neste exemplo, pode-se perceber claramente o que eu quis dizer. Todo o cabeamento ficaria escondido por trás da lateral, mas seria visível a todos os pedaços em que os cabos se subdividem ou se ligam a algum equipamento (no caso em questão, PXA e Wharf).

 

 

Pois bem, gostaria que me ajudassem na decisão da mala. Não sei se coloco tudo nas laterais (jvc, wharf, pxa, bloco distribuidor de força, crossovers do hex...), deixando o assoalho livre para alguma eventualidade de uso, ou se coloco tudo no assoalho, deixando as laterais livres de qualquer coisa. Não sei se misturo lateral com assoalho. Não sei se coloco tudo retinho ou se coloco os amplificadores inclinados, para dar um ar de "modernidade". Só sei de uma coisa: quero uma instalação limpíssima e de extremo fácil acesso. Nunca se sabe quando se vai ter que mexer em algo!...

 

Fotos do cabo principal de força:

cimg32444sd.th.jpg cimg32453pz.th.jpg

 

cimg32466pd.th.jpg cimg32477jk.th.jpg

 

Como penso em realizar, pelo menos a princípio, a instalação em matéria de "força":

esquema015fk.jpg

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Antes de tudo.. há de se levar em consideração os 100L da caixa dos NAR.

 

Wharf, PXA, JVC, Divisores... Acho que vai er necessário usar as 2 laterais e assoalho.

 

Quem tem 206 aí, pode opinar melhor. Ou então só quando chegar, descemos os amps e temos uma idéia da arrumação da mala.

 

Outras questões... Passar cabos, por onde?! Levar em consideração passar ai-net, fibra ótica, e os dos falantes...

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Eu faria como o pug do AllanPK

 

subs atrás do banco e produtos no assoalho. Faça uma máscara para proteger os amps, que é bem fácil de retirar para fazer as manutenções etc.

 

Nas laterais pode fazer um acabamento para colocar o PXA e porta fuse etc.

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Certo... vou pegar umas fotos com o Allan.

Onde fica a bomba de gasolina do Peugeot? Quero saber direitinho os possíveis pontos de interferências, para não passar nem RCA nem áudio nem fibra otica por lá...

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Fibra optica não pega interferência meu caro.... vc pode enrolar ela no alternador se quiser que nada vai acontecer.

 

 

Qto ao setup não tem muito o que fugir... RCAs no meio do carro de preferência, fiação pelo lado direito, alimentação pelo esquerdo.

 

Uma coisa que vc terá que se preocupar. O bourne que vc vai prender o terminal +. Eu cortei o original fora e coloquei um de três vias da B52. Caiu como uma luva, depois vejo se coloco fotos.

 

 

Qto a arrumãção dos amps... acho que o wharf + o pxa não caberão em uma lateral.

 

Vc vai ter que montar um quebra cabeça no final, pois a mala do pug eh pequena... O ponto positivo é que ela é um paralelepípedo, e é fácil fazer o acabamento.

 

 

Outro ponto positivo do pug é que é relativamente fácil passar os cabos, já que as calhas são encaixadas e não parafusadas. Poupa bastante tempo...

 

 

Qq coisa estamos ae.

 

MEX

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Certo... vou pegar umas fotos com o Allan.

Onde fica a bomba de gasolina do Peugeot? Quero saber direitinho os possíveis pontos de interferências, para não passar nem RCA nem áudio nem fibra otica por lá...

Faz um esquema de rack como o do allan. É bom que quando vc puxar os cabos por baixo do carro, eles podem sair até no meio da mala q não tem erro.

 

O resto é o trivial.

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Pronto, Dedé... façamos a mala assim mesmo. O PXA vai ter que ficar numa das laterais, pelo visto.

 

O Kleber falou para passar os cabos de força POR BAIXO do carro, porque 2 cabos 50 mm² não entram sem meter a broca na lata. Vamos ver como a gente faz isso, acho que Alexandre dá uma mão.

 

MEX, eu tenho uns 4 terminais desses... par de 3 vias e par de 4 vias. Vou procurar e jajá posto foto, para ver se estamos falando do mesmo.

 

5 minutinhos!...

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Achei o par de 3 vias, uma peça do 4 vias e um divisor de cabos 1-2:

 

terminais018yk.th.jpg terminais025zv.th.jpg terminais034aw.th.jpg

 

São esses que você fala? Nossa, os meus estão todos enferrujados e perdendo a cor amarelada...

O local da bateria do peugeot, o Kleber ja me adiantou ser minúsculo. Mas tem uma Moura Inteligente com prata 75A/h que tem tamanho bem reduzido. Deve caber... vou la no site checar.

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Comprasse qnts metros do cabo geral de 50mm² ?

 

Em que loja foi ? Ferreira costa ? Pagasse qnt no metro dele ?

 

Valeu

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Olha .. pelo que me recordo das dimensões da mala do pug e pelas fotos da caixa, essa caixa deve dar no máximo uns 80L. Talvez a caixa tenha que passar um pouco sobre o rack dos amps.

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Comprasse qnts metros do cabo geral de 50mm² ?

 

Em que loja foi ? Ferreira costa ? Pagasse qnt no metro dele ?

 

Valeu

Xingó Materiais Elétricos

 

13m

 

R$12/m

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Uma coisa que vc terá que se preocupar. O bourne que vc vai prender o terminal +. Eu cortei o original fora e coloquei um de três vias da B52. Caiu como uma luva, depois vejo se coloco fotos.

Ah, o meu tah no terminal da central eletrônica, ali do lado da bateria. Tem um fiozinho que vai do + até a central, sendo que na central é de boa de botar os terminais convencionais. Porém esse cabinho aí de 50mm² já é outro esquema, né... hehe

 

 

deed, fibra não pega interferência mesmo não. Afinal, são sinais de luz ^^

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O que me preocupa não é nem a questão dos bornes da bateria, mas sim a BATERIA em si. Alguém sabe se cabe Moura Inteligente com Prata 75 A/h ou outra maior (e melhor)?

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deed, fibra não pega interferência mesmo não. Afinal, são sinais de luz  ^^

Bem, aí depende da sua interpretação... Seria luz composta por partículas, ou seria luz uma onda eletromagnética? Ou melhor... poderia ela ser os dois?!

 

Corrigindo, sim, luz, que é uma onda eletromagnética, "pega" interferência, você pode muito bem observar nas figuras de interferência e figuras de difração. Alias, você enchergar qualquer combinação de cores já é um fenômeno de interferência. Essa interferência pode ser construtiva ou destrutiva. No caso, estamos falando de uma onda imersa em um campo eletro-magnético, o que também pode causar interferências.

 

Inclusive, um amigo meu está fazendo IC no dep. de Fotônica do meu curso sobre Sensores ópticos a fibra para medição de corrente e voltagem elétrica para subestações e linhas de transmissão. Basicamente é uma fibra ótica enrrolada nos condutores das linhas de transmissão, de acordo com a interferência, a empresa poderá saber em que ponto está tendo uma queda de tensão, ou uma fuga de corrente. Não precisando assim fazer inspeções periodicamente.

 

Eita que Física IV serviu pra algo! kkkkkkkkkkkk :pirou: :lol: (cadÊ o :lol: ?!?! :angry: )

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Bem, aí depende da sua interpretação... Seria luz composta por partículas, ou seria luz uma onda eletromagnética? Ou melhor... poderia ela ser os dois?!

 

Corrigindo, sim, luz, que é uma onda eletromagnética, "pega" interferência, você pode muito bem observar nas figuras de interferência e figuras de difração. Alias, você enchergar qualquer combinação de cores já é um fenômeno de interferência. Essa interferência pode ser construtiva ou destrutiva. No caso, estamos falando de uma onda imersa em um campo eletro-magnético, o que também pode causar interferências.

 

Inclusive, um amigo meu está fazendo IC no dep. de Fotônica do meu curso sobre Sensores ópticos a fibra para medição de corrente e voltagem elétrica para subestações e linhas de transmissão. Basicamente é uma fibra ótica enrrolada nos condutores das linhas de transmissão, de acordo com a interferência, a empresa poderá saber em que ponto está tendo uma queda de tensão, ou uma fuga de corrente. Não precisando assim fazer inspeções periodicamente.

 

Eita que Física IV serviu pra algo! kkkkkkkkkkkk :pirou: :lol: (cadÊ o :lol: ?!?! :angry: )

Calma deed, não é pra tanto... utiliza-se um comprimento de onda muito específico pra comunicação...

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O que me preocupa não é nem a questão dos bornes da bateria, mas sim a BATERIA em si. Alguém sabe se cabe Moura Inteligente com Prata 75 A/h ou outra maior (e melhor)?

A 75 coube na minha Parati sem adaptações.

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Calma deed, não é pra tanto... utiliza-se um comprimento de onda muito específico pra comunicação...

hehehehe :P

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A 75 coube na minha Parati sem adaptações.

Como disse o Fábio - o qual, por coincidência, consultei por MP sobre a bateria - é bem provável que ela caiba no pegeout.

Pelo menos aqui no Espírito Santo todas as lojas que consultei me disseram que esta Moura de 75amp. é a mais potente da marca e que não precisa de qualquer adaptação, ou seja, acima desta amperagem, o tamanho aumenta.

Teve um até que me disse que, ultrapassada a casa dos 80amp. seria preciso fazer algum tipo de up grade no alternador (dependendo da "potência" do mesmo).

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Micuim, essa parte do alternador é outra coisa... à priori não necessitaria nunca fazer upgrade no dito-cujo. Mas, se for o caso do cidadão ter 400 A/h (quatro baterias de cem) e um alternador de 90 A, certamente iria demorar horrores para carregar as quatro, sendo, portanto, até viável adaptação de mais um ou alguns alternadores.

 

Bom, estou optando por utilizar a Moura 75 A/h. Ela cabe numa boa no gol, parati etc., portanto espero que caiba também no Peugeot. Meu sistema é bem simplório e não é dos mais "chupadores de bateria", portanto quero evitar ao máximo utilizar outra em paralelo.

 

No máximo, um megacapacitor para segurar o pico. Se bem que eu acho desnecessário...

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Corrigindo, sim, luz, que é uma onda eletromagnética, "pega" interferência, você pode muito bem observar nas figuras de interferência e figuras de difração. Alias, você enchergar qualquer combinação de cores já é um fenômeno de interferência. Essa interferência pode ser construtiva ou destrutiva. No caso, estamos falando de uma onda imersa em um campo eletro-magnético, o que também pode causar interferências.

Calma sô! Pegou pesado! hauehuae não entendo disso aí (deveria, hehe)

 

A fibra ótica aí transfere sinais digitais a uma frequência bem alta, então mesmo se pegar interferência, não tem problema. A não ser que seja MUITA interferência hehe mas nesse caso eu creio que não tenha assim não.

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Lucas, tenho uma Moura Inteligente 75Ah num pug. Única coisa que tem que fazer é cortar a beradinha de cima da bandeja, tranquilo.

 

Acho que não dá pra botar nenhuma mais forte no local original, só se arrumar um jeito de tirar a bandeja, mas daí dá trabalho.

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Caramba passar 50mm, é fo.da, se 21mm já é fo.da imagina 50mm!! Eu já acho exagero, mas se quiser tentar..... o problema que esse fio não é tão flexivel como os automotivos!! Pode tentar passar pelo para-lama, e entrando pela borracha dos fios da porta, mas acho impossível, outra por baixo do carro, mas é bom meter conduite corrugado, e deixar ele bem protegido, se não, imagina pega no asfalto, já era!!!

Boa sorte para ti!!!

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