Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Eddie

Me Corrijam Se Eu Estiver Errado

Recommended Posts

Postado em

eh mais ou menos o seguinte....

lembrando de algumas coisas da faculdade... :vts

numa linha de transmissao... RF

a impedancia eh dada pela equaçao..

Z=sqrt(L/C)

sqrt = raiz quadrada pra quem naum sabe... :blink:

entaum... teoricamente pra se ter um "bom" fio... para transmissao deveriamos ou diminuir a indutancia ou aumentar a capacitancia....

como jah sabemos q fio mto capacitivos.. provocam oscilação no sistema em geral...

sera q resolveria se colocarmos um ferrite nos cabos RCAs para diminurmos a indutancia e consequentemente ter um fio tanto RCA quanto para os falantes com maior rendimento??? :pirou:

tenhu uns ferrites aki em ksa vou fazer uns testes direitinho... pra ver se essa teoria eh valida....

vlw

e espero opinioes.... :legal:

Postado em
eh mais ou menos o seguinte....

lembrando de algumas coisas da faculdade... :vts

numa linha de transmissao... RF

a impedancia eh dada pela equaçao..

Z=sqrt(L/C)

sqrt = raiz quadrada pra quem naum sabe... :blink:

entaum... teoricamente pra se ter um "bom" fio... para transmissao deveriamos ou diminuir a indutancia ou aumentar a capacitancia....

como jah sabemos q fio mto capacitivos.. provocam oscilação no sistema em geral...

sera q resolveria se colocarmos um ferrite nos cabos RCAs para diminurmos a indutancia e consequentemente ter um fio tanto RCA quanto para os falantes com maior rendimento??? :pirou:

tenhu uns ferrites aki em ksa vou fazer uns testes direitinho... pra ver se essa teoria eh valida....

vlw

e espero opinioes.... :legal:

Aí é que o bicho pega.

Bem, quando vc fala em indutância, vc leva em consideração a permeabilidade magnética do meio. No ferrite essa permeabilidade é muito (centenas de vezes) maior que o ar. Por isto que as bobinas com núleo de ferrite ficam menores que as com núcleo de ar. Se vc utilizasse este ferrite em alguma parte do cabo, vc poderia criar uma perturbação no campo magnético do cabo, criando um ponto de maior indutância no cabo. Isto afeta a impedância dele por tabela.

Nos cabos, a solução mais simples pra abaixar a indutância, é reduzir o espaço entre os condutores positivo e negativo. Se vc utilizar mais de um condutor em configuração cruzada, vc reduz ainda mais. Mas ganha em capacitância. No áudio, indutância é mais prejudicial que capacitância, mas há um ponto de equilíbrio.

Aí entra a importância dos materiais. Pra reduzir a capacitância, vc utiliza um material (chamado de dielétrico) que tenha valores menores, entre os dois condutores. O PVC (usado em muitos fios) é péssimo, tem valores altos. O ar, também. Já o poliuretano tem valores mais baixos. O Teflon então, é quase perfeito para a aplicação em condutores. Mas o custo é bem mais alto. Muito mesmo.

Utilizando dielétricos ideais, vc pode reduzir muito a indutância do cabo por aumentar a proximidade entre as vias, e, de quebra, manter a capacitância em níveis baixos... este é o básico dos cabos de bos qualidade.

EDIT: Estive repensando conceitos. No caso, o ferrite realmente REDUZIRIA a indutância naquele ponto, e não causaria o aumento. Mas a perturbação na impedância do cabo, apenas naquele ponto, poderia ser muito prejudicial também, por induzir a formação de ondas estacionárias.

Postado em

O certo seria aumentar o fator de potência do cabo, balanceando capacitância e indutância, agora o quantitativo só Deus sabe... é testando mesmo.

Cadê o crasher, gio e cia? Eles devem ter feito testes com isto.

Postado em
O certo seria aumentar o fator de potência do cabo, balanceando capacitância e indutância, agora o quantitativo só Deus sabe... é testando mesmo.

Ixi... quando tu fala isso eu só lembro de Xuxa - A Rainha dos Baixinhos (minha professora de Circuitos 1) dizendo: "Agora vamos aumentar o fator de potência pelo método da conservação da Potência Complexa."

<_<

Postado em

Ixi... quando tu fala isso eu só lembro de Xuxa - A Rainha dos Baixinhos (minha professora de Circuitos 1) dizendo: "Agora vamos aumentar o fator de potência pelo método da conservação da Potência Complexa."

<_<

Falou grego pra mim... criei uns bloqueios mentais da época que fazia engenharia... hauhauhauhauhauhau.

Pelo menos agora fazendo publicidade, dá pra ganhar uns cafunés durante a aula, das coleguinhas gostosas. Adeus salas cheias de homens... hauhauhauhau.

Postado em

eh verdade...

o curso.... q num tem muie.... eh fodz.... msm

entaum...

segui essa teoria de colocar um ferrite...

pq a maioria dos cabos de hj em dia pricipalmente de cameras digitais... mp3 players entre outros tem um ferrite acoplado ao fio... inclusive minha disqueteira do carro... por isso achei q a teoria eh valida....

Postado em

Entaum... naum quero dar minha opiniao ainda naum... sobre os ferrites nos fio...

eh o seguinte por cima...

coloquei ferrite nos RCAs e nos fios q vao para os falantes... e por cima digo q senti uma diferença significativa no som....

deixemos essas impressoes pra outro dia...

domingo... sabe neh... dia da preguiça e talz... naum quero criar lendas sem ter certeza durante a semana vou vendo no q dah e comento....

flw

Postado em

hmmm

tomara que de tudo certo..

seria uma ótima opção, simples e funcional..

eu tb ia citar que esse ferrite é bem utilizado atualmente..

cabos de maquinas digitais, cabos de audio e video de videogames e cvd's, controle de videogame, pra quem não se lembra tem tb nos cabos de computador,, do monitor, alguns de rede entre outros..

deve fazer algum efeito bom sim..

sobre curso de engenharia, a minha que é mecanica, numa sala de 80 pessoas tem 4 do sexo feminino..

se juntar as 4 forma um homem

uheuhueahuehuea...

seguindo a linha de pensamento do kleber, devia ter feito fisioterapia..

aff.. aquilo sim bomba de mulher..

e tudo gostosa ainda..

Postado em
cabos de maquinas digitais, cabos de audio e video de videogames e cvd's, controle de videogame, pra quem não se lembra tem tb nos cabos de computador,, do monitor, alguns de rede entre outros.

Isto não é por efeito benéfico não... é atendendo à lei de emissão eletromagnética, da FCC. O ferrite está lá apenas para reduzir esta emissão, orientando o campo magnético no cabo.

Postado em
hmmm

tomara que de tudo certo..

seria uma ótima opção, simples e funcional..

eu tb ia citar que esse ferrite é bem utilizado atualmente..

cabos de maquinas digitais, cabos de audio e video de videogames e cvd's, controle de videogame, pra quem não se lembra tem tb nos cabos de computador,, do monitor, alguns de rede entre outros..

deve fazer algum efeito bom sim..

sobre curso de engenharia, a minha que é mecanica, numa sala de 80 pessoas tem 4 do sexo feminino..

se juntar as 4 forma um homem

uheuhueahuehuea...

seguindo a linha de pensamento do kleber, devia ter feito fisioterapia..

aff.. aquilo sim bomba de mulher..

e tudo gostosa ainda..

Em uma formatura do curso de nutrição, chegeui a uma conclusão empírica: Nutrição... nutrição é o canal. SÓ tem mulher, e muito bem nutridas... cada coxa vitaminada, peitões cheios de proteína... OpO

Postado em

Quanto ao anel de ferrite concordo com a opinião do amigo acima que diz serem beneficas ......

porque se naum para que franco colocaria uma ferrite daquele tamanho dentro do flat que ele monta com um padrtão superior ???????

Cada macaco no seu galho , mexo com choperia sou empresario do ramo noturno mais esta conclusão é facil de se tirar hehehehheheheheheh

o meu sistema já está com os ferrites empregados ....agora tem de saber onde se por.......

Ruidos tchau tchau....hehehehehehehe pois este procedimento serve mais é parea se cancelar roidos do que outra coisa

MarcusFT

Postado em

Indutancia, capacitancia, geometria e materiais são importantes mas não bases para tirar qq conclusão.

Li um teste com 23 cabos com varios sistemas e não chegaram a conclusao nenhuma q relacionasse esses fatores com relacão à qualidade de audio.

Um cabo com baixa indutancia e/ou capacitancia pode não tocar melhor q outro q apresente valores maiores, o mesmo se aplica a materiais, a prata seria o melhor cabo devido sua maior condução, mas isso não é verdade, pois ela apresenta alta corrosão, um fator determinante no audio, já o cobre sofre menos com isso, mas ele tem menor condução, ouro praticamente 0 de corrosão mas o mais devagar de todos. Litz manjava muito desse assunto, só ele pra explicar tantas coisas hehe

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...