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Duke

Boxer 1.6 :fusca,kombi,brasilia

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Sempre ouvi falar para colocar em fusca,puma e carros fora de série motor de Brasilia.

 

Minha pergunta é:

Porque se tem essa preferência pelo motor de Brasilia?

 

 

Tem diferenças entre os 1.600 de Kombi,Brasilia e Fusca?

 

 

 

Obrigado :)

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Peguei em um fórum de Fusca que eu frequento:

 

Motores 1600, de 01/69 até...

Prefixo dos motores: BA; BB; BD; BG; BN; BV; BZ; UA; UF; UFA; UG; (gas); BP; BX; UJ; UJA; UK (alc).

Cilindrada:1584cm3

Diâmetro do pistão: 85,5mm

Curso do Virabrequim: 69mm

Potência:

58cv@4400RPM (SAE) / 48cv@4000RPM (DIN) – BA; BZ

60cv@4600RPM (SAE) / 50cv@4200RPM (DIN) – BB

65cv@4600RPM (SAE) / 54cv@4200RPM (DIN) – BD; BG; BN; BV

67cv@4600RPM (SAE) / 56cv@4200RPM (DIN) – BV (só p/ Variant II)

66cv@5000RPM (SAE) / 55cv@4600RPM (DIN) – UA (taxa 7,2:1)

78cv@6100RPM (SAE) / 65cv@5600RPM (DIN) – UA (taxa 8,5:1 até 81)

45cv@4000RPM (DIN) - UF

53cv@4200RPM (DIN) – UFA

56cv@4500RPM (DIN) – UG

62cv@4800RPM (SAE) / 52cv@4400RPM (DIN) – BP

68cv@4800RPM (SAE) / 57cv@4400RPM (DIN) – BX

57cv@4200RPM (DIN) – UJ

58,7cv@4300RPM (DIN) – UJA

62cv@4500RPM (DIN) – UK

 

Agora qual que é de Brasilia,Kombi e o escambau aí ceis me pegaram...mas vc pode perceber que existe diferença de potência entre eles de até mais de 10cv.

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Até onde eu conheço, Brazuca e Variola sempre usaram dupla carburação, enquanto os demais, nem sempre...

 

Tem um mito de comando de Kombi a cana...

 

Se é verdade, já não sei...

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o puma gte ele é 1900 se ne me engano..seria o motor 1600 de 78cv para um de 1900

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Pra falar a vedade nunca ví um motor de brasilia de pertinho.

Mas pelo que me parece então a vantagem é que o de brasa usa 2 carburação e o painel traseiro é menor tb né?

 

 

 

Puma saiu tudo 1.600 pelo que me lembre.Deve ter confundido com SP2 que saiu 1.700 :)

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Pra falar a vedade nunca ví um motor de brasilia de pertinho.

Mas pelo que me parece então a vantagem é que o de brasa usa 2 carburação e o painel traseiro é menor tb né?

 

 

 

Puma saiu tudo 1.600 pelo que me lembre.Deve ter confundido com SP2 que saiu 1.700 :)

o duke tava vendo numa revista hoje acho que é old cars o puma tmb saiu 1,7l.

O que eu nao me conformo é como as kombis da feira anda com 1 tonelada com 1 bura só.

E outra kombi 95 que anda com 1 ton de peixe que dá 140km/h na dutra sem dó.

pra prova que motor a ar ainda é um baita motorzao...

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Opa, então equivoquei-me, foi mal eheheh

Qual modelo saiu 1.7?

 

Eu gosto do motor boxer, preparadinho fica muito bacana.

Kombi 95 já são injetadas?Mono e multponto?

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vi numa materia da 4rodas na epoca

o melhor motor . ja iventado foi o a ar

deserto

agua

morro

quanto +acelera +refrigera :mac1

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Eu gosto do motor boxer, preparadinho fica muito bacana.

Kombi 95 já são injetadas?Mono e multponto?

As injetadas sairam em 97

Todas eram multiponto

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nao tem um esquema da ventoinha ser alta ou baixa?

aí que tá eu acho a origem da minha dúvida se eu saber eheheh

 

A ventoinha sendo mais baixa caso do motor da brasa por o painel traseiro ser baixo tb , certo?

 

Será que tem vantagem prática, tirando o menor tamanho do painel?

 

 

Rafael:os Fuca Itamar não são injetados?Sairam em 94 os primeiros pelo que me lembre.

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aí que tá eu acho a origem da minha dúvida se eu saber eheheh

 

A ventoinha sendo mais baixa caso do motor da brasa por o painel traseiro ser baixo tb , certo?

 

Será que tem vantagem prática, tirando o menor tamanho do painel?

 

 

Rafael:os Fuca Itamar não são injetados?Sairam em 94 os primeiros pelo que me lembre.

acho q eles deixaram a ventoinha "deitada" pra dar lugar para meia-duzia-de-sacolas-de-super sobre o motor.

 

qto aos fusca itamar,eles eram carburados sim. injeçao, so na kombi de 97

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Isso isso isso

Que eu saiba, as kombis foram os primeiros e unicos a ar injetados... isso em 97

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Isso isso isso

Que eu saiba, as kombis foram os primeiros e unicos a ar injetados... isso em 97

Só se for no Brasil...

 

O fusca Mexicano já tinha injetado antes de 97...

 

fora q tinha ar, vidro eletrico.. e outras baboseiras...

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A ventoinha era "baixa" nas Variant´s... ;)

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vi numa materia da 4rodas na epoca

o melhor motor . ja iventado foi o a ar

deserto

agua

morro

quanto +acelera +refrigera :mac1

De quebra, vc pode tocar uma bomba de água de grande vazão (caminhão pipa costuma ter), gerar energia e empurrar um ultra-leve.

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Bom, ...

 

Pra mim, motor de fusca e derivados são todos iquais no entanto existem(ram) variações no sistema de refrigeração (capelinha), cabeçotes com 6 ou 8 aletas de refrigeração, carburação, comando de vávulas, diâmetro de válvulas e taxas de compressão resultando em variações de potência, rpm, torque, ... blá, blá, blá ...

 

Motor de Brasilia não é o dito motor "baixo", o "plano", a diferença entre ele e o do fusca fica somente por conta da vareta de verificação do nível de óleo do carter, ok.

 

Também "basicamente", existiram 3 tipos de refrigeração, a do motor plano, utilizado por exemplo na Variant, os com capelinha alta, utilizados no Fusca, Brasilia e Kombi e o terceiro tipo a utilizada no Gol a ar.

 

:legal:

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Rafael:os Fuca Itamar não são injetados?Sairam em 94 os primeiros pelo que me lembre.

Os Fuscas Itamar eram carburados, dupla carburação. Minha avó teve um ano 96. O bicho dava 140 fácil na BR040 .. difícil era parar depois, pois os freios eram tristes. Dava pra sair fritando pneu também ! Barulheira boa.

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o duke nao lembro o modelo do puma nao...(depois de muito tempo a resposta...entao mais o mais triste desses motores é o consumo com certeza, o bixinho pra beber.

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Também "basicamente", existiram 3 tipos de refrigeração, a do motor plano, utilizado por exemplo na Variant, os com capelinha alta, utilizados no Fusca, Brasilia e Kombi e o terceiro tipo a utilizada no Gol a ar.

 

:legal:

a do Gol a ar é aquela "turbina" que lembra um pouco os motores da Porsche?

 

vipinguin:Vou dar uma pesquisada... fiquei curioso pra saber agora qual Puma saiu 1700.Sei de um modelo que saiu com AP 1.8/S do gol GTS.

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vipinguin:Vou dar uma pesquisada... fiquei curioso pra saber agora qual Puma saiu 1700.Sei de um modelo que saiu com AP 1.8/S do gol GTS.

Puma que saiu original 1700, foi a P-018... um dos últimos modelos feitos pela Puma ainda em São Paulo, com cerca de 50 unidades fabricadas, tinha um motor um pouco mais forte, 1.7 com comando bravo e carburação dupla de série... só foram feitas 50 e sua carroceria foi utilizada depois nas Pumas feitas no Paraná nas séries AM-1 e AM-2 (fechada e conversível, esta última foi desenvolvida depois) e mais tarde sofreu algumas alterações para uso do motor AP (séries AM-3 e AM-4)

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Tem alguma foto?

 

Essas AM-3 e AM-4 são esse modelo que mencionei que sairam com lanterna traseira de Monza Classic?

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Tem alguma foto?

 

Essas AM-3 e AM-4 são esse modelo que mencionei que sairam com lanterna traseira de Monza Classic?

Essa é a P-018:

 

27.jpg

 

As AM-3 e AM-4 são essas mesmas, lanternas de Monza Classic e um monte de entrada de ar enxertada...

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Também "basicamente", existiram 3 tipos de refrigeração, a do motor plano, utilizado por exemplo na Variant, os com capelinha alta, utilizados no Fusca, Brasilia e Kombi e o terceiro tipo a utilizada no Gol a ar.

 

:legal:

a do Gol a ar é aquela "turbina" que lembra um pouco os motores da Porsche?

 

vipinguin:Vou dar uma pesquisada... fiquei curioso pra saber agora qual Puma saiu 1700.Sei de um modelo que saiu com AP 1.8/S do gol GTS.

Outro carro que saiu com o motor 1700 foi o SP2

 

Vulgarmente conhecido como Sonho de Puta 2

 

 

Porém tomava sarrafo dos opalão 6cc do mesmo jeito... []

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