Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marlonRuiz

[FOTOS] Passo-a-Passo Tampão

Recommended Posts

Postado em

Olá a todos! Como prometido postei !

Antes de tudo, não estou aqui para agradar ninguém venho mostrar algumas técnicas que usei para executar esse tipo de trabalho e ajudar aqueles que tem dúvida ou interesse em aprender, como um dia eu tive e ainda tenho!

Algumas dicas:

* Tenha muita, mas muita paciência caso contrario não começe!

* Mesmo que você ache que não precise, use luvas e equipamentos de segurança pois depois que você terminar vocî vai ver que realmente ajuda muito.

* Só isso e boa SORTE!

Período de execução do serviço: 24/12/05 até Dias atuais

Demorei esse período pois usei sabados e domingos o dia todo e dias de semana somente depois das 18:00 hrs, quando voltava ao trabalho. fora os dias de preguiça hehehe

Materiais Usados

- Resina

- Manta Acrílica

- Catalizador (usado na resina e massa plástica)

- Compensado x mm

- Massa plástica

- Massa Rápida

- Primer

- Tinta automotiva

- Verniz automotivo

- Lixas (Madeira 200 - Água 360)

- Pincel

- Cola de madeira

Mãos a obra....

:P No primeiro dia foi comprado um tampão genérico de madeira R$ 35,00 (Pois a chapa de madeira era bem mais caro e a tampa ja vinha do tamanho certo e só ia usar para isso mesmo). Tirei todas medidas deles para poder fazer o corte oval e posicionar os suportes do alto-falante simetricamente corretos. Após todos os cortes fixei-os com cola de madeira e pregos.

dsc037464mw.th.jpg dsc037485lq.th.jpg

:P Depois da estrutura em madeira pronta, fiz a estrutura em resina junto a mant acrílica. Depois de seco tirei todas partes pontigudas para deixar o max redondo/oval possível e tornei a passar resina nos buracos.

dsc037642tz.th.jpg dsc037669az.th.jpg

:P Depois de pronto a resina comecei a moldar com massa plástica, usei 4/5 potes de 400g, passei umas 5 mãos sempre passando, lixando e moldando (usando lixas e micro retifica). Passei a semana nisso. *** É essencial muita paciência nesse momento.

dsc037676cr.th.jpg dsc037850jd.th.jpg dsc037970yt.th.jpg

:P Após esse processo você terá de passa Massa Rápida para dar um acabamento melhor, mesma coisa que o de cima, mais lixas e lixas até ficar liso o bastante para você nao sentir ao passar o dedo (mesmo assim sempre sobra algum buraquinho). Depois você irá passar o Primer, (usei um compressor para isso), no depois de seco irão aparecer as falhas da massa no primer, novamente passe massa rápida e lixe até ficar a superfície lisa o bastante para aplicar a tinta. *** Massa rápida é aquela cinza escura no meio da foto acima (esqueci de tirar foto depois de passar).

dsc038006mj.th.jpg dsc038115og.th.jpg dsc038093em.th.jpg

Eu estou nessa parte só falta pintar e jogar verniz, estou esperando o sol e o calor pra fazer isso! Até mais pessoal... quando tiver mais fotos vou postando!

Em breve colorei tudo isso em um site com todas as fotos!

Me desculpem se fui infeliz em algum comentário.. valeu!

Dúvidas estamos ai para ajudar

Abraços

:legal:

Esse texto é exclusivo para o forum autosom.net, ficando proibido a publicação total ou parcial deste conteúdo sem autorização.

Postado em
Realmente foi a mais chata, massss lixar a resina dá uma coceira hahahaha

Opa... não teria sido mais rápido esticar um pano bem elástico sobre a estrutura, e depois resiná-lo? É que fazer direto na manta sempre fica com formato estranho... cheio de buracos a preencher com massa (o que é muito chato, pq uma lata não dá nem pra começar a encher o primeiro... hehehehe).

E sim, lixar a fibra é uma droga, dá altas coceiras. No meu caso, eu não lixei não, só que por baixo do carpete tem altas marcas de sangue.... cada pegada sem jeito era um rasgo na mão ou no braço.

Bom trabalho! Parabéns! Vai pintar da cor do carro?

Postado em
Opa... não teria sido mais rápido esticar um pano bem elástico sobre a estrutura, e depois resiná-lo? É que fazer direto na manta sempre fica com formato estranho... cheio de buracos a preencher com massa (o que é muito chato, pq uma lata não dá nem pra começar a encher o primeiro... hehehehe).

E sim, lixar a fibra é uma droga, dá altas coceiras. No meu caso, eu não lixei não, só que por baixo do carpete tem altas marcas de sangue.... cada pegada sem jeito era um rasgo na mão ou no braço.

Bom trabalho! Parabéns! Vai pintar da cor do carro?

É seria melhor....eu ia usar um pano, na verdade tecido resinado que comprei junto com a resina é como um pano mas é especifico pra isso. Mas acabei nao usando não sei porque...

Vou pintar da cor do carro sim... azul esmeralda

Postado em

Parabéns cara, tá ficando alto nível. Agora capricha na pintura, que vai ficar nota 10.

E, como o Kleberito falou, usa um tecido tipo camisa de malha velha esticada pra resinar por cima. Fica muito mais fácil.

Fiz uma espécie de peitinho sobre o painel para suporte dos tweeters e ficou mto legal.

Postado em
Mais afinal..

o que vc fai fazer, tem ai um esboço???

Com relação ao trabalho.. ta filé...!!!

Não entendi ...

mas vou fazer o tampão, pintar da cor do carro.... e depois mais pra frente quando compra um sub eu faço a parte de baixo...

só Tampão agora mesmo!

Postado em

Qual sera o seu proposito??

colocar dois de 6" ou de 8" ali??

Embaixo??

Pq do corte oval..?? pretende complementar com um acabamento no estilo??

Enfim, queria saber qual o seu projeto sonoro.. o que pretende botar pra "rodar"

Postado em
Qual sera o seu proposito??

colocar dois de 6" ou de 8" ali??

Embaixo??

Pq do corte oval..?? pretende complementar com um acabamento no estilo??

Enfim, queria saber qual o seu projeto sonoro.. o que pretende botar pra "rodar"

Ah sim, color dois de 6" um kit ... embaixo vou colocar dois de 12" estou em duvida ainda no sub .. mas acredito que seja 2 e2k. Mas como estou totalmente endividado estou montando aos pouco

O corte em cima é mais em questão de designe acheoi legal assim talvez acabe ali com acrilico nao sei, quando ficar pronto vou dar uma olhada, foi para fugir do normal ;D

Postado em

Po...

Altas materia... mt massa!!! Tah ficando mt show a parada! =o)))

Mas alguem tem um passo a passo de como fazer aqueles tampões que esconde os falantes??? Vai aquela telinha bem fininha. Queria fazer para meu corsinha!! =o)

Valeu

[]

Postado em

Fala pessoal, hoje consegui pintar e jogar o verniz... agora so esperar até amanhã pra colocar no carro e ver como fica. Foi pintado em casa isso sem estufa sem nada então não da pra ficar 100% perfeito

dsc038173gz.th.jpg dsc038208qt.th.jpg

Estou querendo fazer algum trabalho junto com acrilico nesse tampão

estou aberto a idéias e sugestões... talvez faça uma tela em acrilico não sei mesmo!!

Postado em
Fala pessoal, hoje consegui pintar e jogar o verniz... agora so esperar até amanhã pra colocar no carro e ver como fica. Foi pintado em casa isso sem estufa sem nada então não da pra ficar 100% perfeito

dsc038173gz.th.jpg dsc038208qt.th.jpg

Estou querendo fazer algum trabalho junto com acrilico nesse tampão

estou aberto a idéias e sugestões... talvez faça uma tela em acrilico não sei mesmo!!

po***... loco hein! Umas telas em acrílico ficariam bem legais... agora, vc não vai completá-lo não, fechando toda a tampa?

Postado em

ficou show esse tampão []

e parabens pela ideia no corte dele pra fugir da rotina, o acrilico vai ficar massa.

como o Kleberlpa falou ficaria blz se vc compretar o tampão com acrilico no formato de um original

Postado em
ficou show esse tampão []

e parabens pela ideia no corte dele pra fugir da rotina, o acrilico vai ficar massa.

como o Kleberlpa falou ficaria blz se vc compretar o tampão com acrilico no formato de um original

É eu pensei nisso.. completar com acrilico e tambem fazer umas telas em acrilico... vamos ver...

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...