Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

victorjh

tw bravox ou selenium?

Recommended Posts

Postado em
Olha que le-son bem montado pode espancar mto tweeter... Começa pelo 1TW1... ao menos o Le-son consegue subir... :P

tira o polyswitch e faca um crossover em 3kHz 12dB/8a (com capacitor eletrolitico mesmo e bobina enrolada marromeno) e ouca o 1tw1 subir.

mas estou brincando com um vifa D26nc55-06 (que finalmente consegui buscar com o Giovanni), e o negocio sobe bastante. graficamente vai ateh 30kHz em -3dB (o que eh otimo pra um tw de domo de seda de 1" ), e ele apesar de ser grande para os padroes automotivos, continua sendo um tweeter facilmente adaptavel em coluna. O antecessor dele ouvi bastante na casa do Sakata, e apesar de comecar a cair em 19kHz, ainda sim era um tweeter mais extenso que a media em termos de timbre, e em geral um tweeter muito gostoso de se ouvir

a unica coisa eh que trazer um par deles sai por uns 300 reais (mesmo subfaturando nota) e ainda tem que montar cross, mas acho que nao tem tweeter automotivo (mesmo considerando kits mais caros) que vai ralar esse tweeter nao.

Postado em
tira o polyswitch e faca um crossover em 3kHz 12dB/8a (com capacitor eletrolitico mesmo e bobina enrolada marromeno) e ouca o 1tw1 subir.

Bem que eu queria... mas tem tempo que não vejo mais nenhum 1TW1 (o último q eu botei a mão perdeu o lugar pro tweeter do CSD em questão de dias)... não sei quem tenha nas imediações. O do vini eu não ouvi depois do cross, e agora com o rapaz morando no tocantins, vai ficar difícil...

Quanto ao quesito "automotivo", residencial rala muito no desempenho, mas na durabilidade perde feio... infelizmente, ganho em durabilidade não vem de graça. Pra quem topa tomar mais cuidado com os tweeters, vale a pena... Mas pra quem precisa de algo "pau-pra-toda-obra", é igual botar ferrari na lama... a fuquetinha 1300 77 com assoalho esburacado vai deixar o cavalinho pra trás.

Postado em

galera:

tô zoando quando falei do le-som, porém tenho um 860MP e regulo o cross para um le-som pelo pleyer, é claro que corto lá em cima e com um ganho bem baixo, e não é que dá um som razoavelmente bom?

com esse pleyer, imagino colocar um tw melhorzinho, o upgrade que dá no resultado final...

Postado em

de todos nacionais.. tirando o neo 25 que é bem dificil de encontrar.. a um tempo atraz eu tava com um par deles e cheguei a por aqui por 60 ou 70,00 se nao me engano...enfim... tirando esse hoje eu compraria o TW da NAR titanio.. sem duvidas..

Postado em
Vou jogar aqui se quiserem favor entrar em contato via mail...

Tenho um brother ai de sampa que consegue tweeter morel na faixa de 350,00 a 400,00 se tiver alquém interessado entrar em contato.....

MarcusFT :legal:

O.O choperiachopphaus@uol.com.br O.O

Morel não vale nada.

Melhor que os nacionais até tem uns que são, mas por esse preço virou piada...

Pode até ser o que custa, mas nem de perto é o que vale.

Engraçado alguem q diz q respeita o gosto particular de cada um taxar um ou outro produto de naum valer nada...

So por curiosidade, quantos tweetersMorel vc ja ouvi? Q modelos??

T +

Postado em

mas estou brincando com um vifa D26nc55-06 (que finalmente consegui buscar com o Giovanni), e o negocio sobe bastante. graficamente vai ateh 30kHz em -3dB (o que eh otimo pra um tw de domo de seda de 1" ), e ele apesar de ser grande para os padroes automotivos, continua sendo um tweeter facilmente adaptavel em coluna. O antecessor dele ouvi bastante na casa do Sakata, e apesar de comecar a cair em 19kHz, ainda sim era um tweeter mais extenso que a media em termos de timbre, e em geral um tweeter muito gostoso de se ouvir

a unica coisa eh que trazer um par deles sai por uns 300 reais (mesmo subfaturando nota) e ainda tem que montar cross, mas acho que nao tem tweeter automotivo (mesmo considerando kits mais caros) que vai ralar esse tweeter nao.

Fala Mogar,

Eu ouvi esses tweeters num carro do Caio, antigo proprietario da Reference; mas como faz varios anos, ja perdi a referencia; mas com certezaruins nao sao, senao nem me lembraria deles... rs... Por outro lado, tenho no meu carro (totalmente provisorio e jogado sobre o painel) o modelo D25AC05 ligado nas saidas originais de 1 player Denon DCT-950R (fabricado em 1995). Certamente naum eh o melhor tweeter do mundo, mas dos nacionais q ouvi, naum achei nenhum melhor q esse e está na mesma faixa de custo do modelo q vc falow, embora pelas especificaçoes, o q vc indicou parece superior; so naum oferece a mesma praticidade de instalaçao.

Achei estranho criticarem o preço do Morel na faixa de 300 ou 400 reais, sendo q o mais simples q ja ouvi toca incomparavelmente melhor do q o Vifa q tenho; melhor q Diamond e melhor q muitos MB Quart. Por sinal, este modelo mais simple o Edson instalou na Blazer do Ibri e adorou!

Outra coisa, 1 cliente da Audio Design tinha o tweeter Dual Concentric XT25SC30-04 instalado no carro e qdo ouviu o Morel o cara pirou!!! Saiu da loja com ele instalado no carro!!! Entaum, e claro q vai exister quem nao goste, mas dizer q naum vale nada, como disseram; eh por pura falta de conhecimento...

Abraço!!!!

Postado em

Ja comparei Morel com vifa dual concentric (q alias nao fui só eu q achou, o cara ficou com meu morel pq nao deixou tirar do carro dele), md100, esotech, (esotar é outro patamar, pode ser até melhor q morel pq nao fiz comparação direta, mas custa mais q o dobro), scan speak modelo neodímio de US$160 cada e morel toca pra ca*****, posso tá ficando surdo mas é o q eu vou usar no meu sistema e nao troco, nao troco nao troco.

Postado em
Aproveitem e indiquem uns tweeters gringos que toquem muito mais que os automotivos de kits e não custem tanto assim lá fora.

Compra Tang Band q custa US$21,00 ou o morel mdt20 q custa US$26,00. Ao meu ver sao imbativeis em custo beneficio e tocam muuuito. Morel eu assino embaixo e todos meus amigos q ouviram querem trocar de tweeter. Tang Band eu nunca ouvi, mas esse tem fs600hz e é bem feito, como pôde comprovar o Giio e O Sakata.

Postado em
Outra coisa, 1 cliente da Audio Design tinha o tweeter Dual Concentric XT25SC30-04 instalado no carro e qdo ouviu o Morel o cara pirou!!!

Esse Vifa XT25 andou apanhando de muito tweeter mais barato que ele nos comparativos que os gringos fazem. Eh um tweeter longe de ser uma unanimidade (alias, a unanimidade entre os que botaram ele frente a frente com outros tweeters eh de que ele nao eh mto bom nao).

Um tweeter que dizem tocar mais e ser mais barato eh o Seas 27TDFC, que eh um belo tweeter (pelo menos quando eu ouvi, nao era o melhor tweeter do mundo, mas na faixa de preco, o melhor que jah ouvi), soh que meio inviavel para carro pelo seu plate de 4".

E esse tweeter vifa que eu comprei pelo que falam esta entre os melhores tweeters de plate pequeno que existem.

Postado em
É só mandar trazer, com envio deve sair US$80,00 máximo hehe, barato para um tuita decente

Agora, sim está um preço mais condizente... Mas eu diria que para um par sai um pouco mais que isto ainda.

Nao digo que é um mau negócio, mas tb nao é como pedir o nº1 no McDonalds

Postado em
Agora, sim está um preço mais condizente... Mas eu diria que para um par sai um pouco mais que isto ainda.

Nao digo que é um mau negócio, mas tb nao é como pedir o nº1 no McDonalds

Jogando pra cima, o preço dele chega a uns R$ 250; em media R$ 70 a 80 mais caro q o 1TW1 da Selenium; sera q comparando a diferença do resultado naum eh 1 excelente custo tbm??? Acho q vale muito a pena pela pequena diferença de preço.

Postado em

Não pode esquecer que não é um capacitorzinho que vai tocar um tweeter residencial.

O 1TW1 vc coloca em qualquer cross ou usa um capacitor que ja fica mediano ou até bom para alguns

Postado em
Não pode esquecer que não é um capacitorzinho que vai tocar um tweeter residencial.

O 1TW1 vc coloca em qualquer cross ou usa um capacitor que ja fica mediano ou até bom para alguns

1 par de capacitores Solen custa uns R$ 50 na Santa Ifigenia!!! E com certeza, Solen eh melhor q qqr capacitor q vem em crossover de kit automotivo.

Postado em

é bom esclarecer pois o pessoal que lê aqui acha que está fazendo um grande negócio:

"Puxa, então é só eu mandar descer um tweeter qualquer da TB, gastar uns 100 reais e ser feliz"

Agora fica mais claro que ele vai gastar:

uns 250 (ou mais se tiver imposto de importação)

um acabamento na coluna (pois nao é o tipo de tweeter que vc posiciona com massa de calafetar em baixo e gruda com fita isolante) que sai aí seus 250 reais se bem feito (ou pode fazer vc mesmo, mas vai gastar seus 50 reais em material mais um tempo pra fazer, refazer etc.)

Um par de capacitores (ou mais) que podem ser desde 20 reais a 150, 200 reais se comprar na Sta.

E um tempinho (que é até legal) para acertar um corte bacana (o que pode vir a ter mais gasto com capacitor), uma solda aqui, outra acolá, errar da primeira vez não é luxo etc.

Acho que assim fica melhor explicado para quem quiser experimentar.

Boa sorte!

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...