Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

[artigo] Associação de falantes

Recommended Posts

Marcelo, nesta parte do artigo:

 

Falantes em paralelo com filtros passivos

 

... Agora, e se você tiver dois midbass "pendurados" no crossover? - Primeiramente o falante deve obedecer a impedância de trabalho do filtro. (Ou o filtro deve ser construído para uma determinada impedância). Se o filtro foi desenvolvido para ter uma frequência de corte fc utilizando falante de 4 Ohms, a utilização de um falante de 8 ou 2 Ohms modificará a

frequência de corte do crossover!!! Para sabermos a impedância resultante de 2 falantes de 4 Ohms, utilizamos a fórmula genérica: Mas como sabemos que os 2 falantes são iguais, basta dividir a impedância por 2, isto é, 4/2 = 2 Ohms.

 

Nesse caso o amplificador estará "enxergando"

5K a 20KHz R1 = 4 Ohms

20 a 5KHz R2 = 2 Ohms

 

O ideal não seria retirar a faixa "5 a 20KHz R1= 4 Ohms" e colocar algo como:

80 a 800 Hz R1 e R2 = 2 Ohms . Já que esta é a resposta de frequência da figura. Valeu.

 

 

Excelente observação, obrigado!

 

já alterei, na verdade fiz uma revisão, tinha realmente algumas coisas confusas

 

até mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo, eu tenho uma dúvida que me persegue.

 

Suponhamos que tenho dois Subwoofers idênticos e queira ligá-los em um canal do amplificador.

 

Ao fazer uma ligação (série ou paralela), há alguma alteração nos parâmetros (fora a impedância resultante) dos alto-falantes? Como potência suportada, frequência de ressonância, sensibilidade, etc.

 

Edição: ... (fora a impedância resultante) ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Noite Pessoal,

 

Preciso da ajuda de vocês para montar associação com módulo.

 

Tenho 2 cenários;

 

 

Módulo 1:

 

- Kit 2 Vias Bravox CS60D (140W RMS) 8 ohms

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-904...pol-notagar-_JM

 

- Kit 2 Drivers Selenium D250x + 02 Cornetas (75W RMS) 8ohms

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-933...tas-02-caps-_JM

 

- 2 Super Tweeter 350 Selenium (100W RMS) 8 ohms

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-924...s-capacitor-_JM

 

 

Módulo 2:

 

- 1 Woofer Selenium TORNADO 18sw3a 18" (1.100 RMS) 4 ohms

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-869...ancado-trio-_JM

 

 

[Este par de Woofer não vou colocar agora, é pensando em já deixar preparado para suportar estes woofers]

- 2 Woofer Selenium PW3 10" (150W RMS) 8 ohms

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92652047-_JM

 

 

Não vim aqui pergunta para viver dependendo de vocês, quero entender qual devo usar..

 

Estou pensando da seguinte forma:

 

1° Modulo de 4 canais e 1200W RMS para suportar o TRIO. (MODULO DE 4 OHMS) CERTO?

* 2 CANAIS para ligar KIT 2 VIAS

* 1 CANAL para ligar 1 DRIVER + 1 ST

* 1 CANAL para ligar 1 DRIVER + 1 ST

 

Está certo? a divisão de WATTS por e TRIO por CANAL?

 

2° Modulo de 1 CANAL e 1200W RMS para suportar o TORNADO e o PAR de Woofers quando eu comprar.

 

 

e quando eu colocar o par de woofers tem que ser 2 CANAIS? e se for 2 canais teria que ser de no minimo 3200? para dividir 1600W por canal?

o TORNADO usaria os 1600 mais o par de Woofer somente 150W teria problemas?

 

Estou muito confuso gente, da uma clareada ai por favor !!

 

 

Quem preferir me add no MSN e me explica melhor, se quiser eu LIGO mesmo que seje interurbano, preciso muito da ajuda de vocês!!

valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, além de verificar potência, tem que informar a impedância que é fornecida a potência.

Pois potência sempre está ligada a impedância.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3o ) Ligando dois SubWoofers de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms de impedância equivalente e o amplificador irá gerar 200 W RMS que serão distribuídos para os Subs, portanto 100 W para cada Sub.

 

Bom fiquei encabulado pq eu vi em uma outra materia que o som se soma não divide, em paralelo, ou seja 200w rms em 2 sub 200 pra cada total 400w!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3o ) Ligando dois SubWoofers de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms de impedância equivalente e o amplificador irá gerar 200 W RMS que serão distribuídos para os Subs, portanto 100 W para cada Sub.

 

Bom fiquei encabulado pq eu vi em uma outra materia que o som se soma não divide, em paralelo, ou seja 200w rms em 2 sub 200 pra cada total 400w!?

 

Você está equivocado

 

tendo um conjunto de falantes iguais que resulta 2 Ohms, e um amplificador que manda 200W RMS elétricos nessa impedância , a potência se divide entre eles.

 

independente da associação dos falantes, desde que o resultante seja a mesma impedância, eles receberão a mesma potência

 

isso é associação de resistores

 

se pegar dois falantes de 1 Ohm em série

 

é a mesma coisa que dois falantes de 4 Ohms em paralelo

 

isto é, ambos os conjuntos resultam em 2 Ohms

 

e ambos receberão a mesma potência elétrica

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Marcelo, eu tenho uma dúvida que me persegue.

 

Suponhamos que tenho dois Subwoofers idênticos e queira ligá-los em um canal do amplificador.

 

Ao fazer uma ligação (série ou paralela), há alguma alteração nos parâmetros (fora a impedância resultante) dos alto-falantes? Como potência suportada, frequência de ressonância, sensibilidade, etc.

 

Edição: ... (fora a impedância resultante) ...

 

não há alteração nos parâmetros thielle small dos falantes

 

agora se for subwoofer bobina dupla, aí sim tem diferença

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
3o ) Ligando dois SubWoofers de 8 Ohms em paralelo teremos 4 Ohms de impedância equivalente e o amplificador irá gerar 200 W RMS que serão distribuídos para os Subs, portanto 100 W para cada Sub.

 

Bom fiquei encabulado pq eu vi em uma outra materia que o som se soma não divide, em paralelo, ou seja 200w rms em 2 sub 200 pra cada total 400w!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você está equivocado

 

tendo um conjunto de falantes iguais que resulta 2 Ohms, e um amplificador que manda 200W RMS elétricos nessa impedância , a potência se divide entre eles.

 

independente da associação dos falantes, desde que o resultante seja a mesma impedância, eles receberão a mesma potência

 

isso é associação de resistores

 

se pegar dois falantes de 1 Ohm em série

 

é a mesma coisa que dois falantes de 4 Ohms em paralelo

 

isto é, ambos os conjuntos resultam em 2 Ohms

 

e ambos receberão a mesma potência elétrica

 

 

 

então se eu ligar dois sub com potencia de 240wrms e impedancia 8oh cada em paralelo o que resulta numa impedancia de 4oh em uma saida de 240 wrms com impedancia de 4oh terei 240 dividido por 2 ou seja 120 em cada sub? vlw obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

só corrigindo alguns termos

seu amplificador fornece O MÁXIMO de 240W

 

correto na sua afirmação, que cada sub receberá o máximo de 120W

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal

 

Modulo - SD 1800.1D ( este o vendedor me disse que funciona a 1800W em 2 OHMS e 4OHMS )

Mas eu vi no site assim:

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

· 1800WRMS @ 12,6V

· 1400WRMS com o dobro da impedância nominal

 

SubWoofer - 2 Bravox UXP D2 ou D4 ( vendedor disse que tem os dois, mais irá me vender de acordo com o modulo que eu comprar )

Agora estou na duvida... comrpo modulo a 2OHMS e os 2 SUB d2 ou o modulo a 4OHMS e os 2 SUB D4

 

existe alguma vantagem de qual escolher? durabilidade? qualidade? algo do genero?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
só corrigindo alguns termos

seu amplificador fornece O MÁXIMO de 240W

 

correto na sua afirmação, que cada sub receberá o máximo de 120W

 

 

E se fosse em serie? 4+4=8oh Pigual a 120wrms, dividindo por dois sub 60wrms pra cada!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então pessoal

 

Modulo - SD 1800.1D ( este o vendedor me disse que funciona a 1800W em 2 OHMS e 4OHMS )

Mas eu vi no site assim:

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

· 1800WRMS @ 12,6V

· 1400WRMS com o dobro da impedância nominal

 

SubWoofer - 2 Bravox UXP D2 ou D4 ( vendedor disse que tem os dois, mais irá me vender de acordo com o modulo que eu comprar )

Agora estou na duvida... comrpo modulo a 2OHMS e os 2 SUB d2 ou o modulo a 4OHMS e os 2 SUB D4

 

existe alguma vantagem de qual escolher? durabilidade? qualidade? algo do genero?

 

 

pelo que eu vi tu quer mesmo faser barulho, vai competi? eu usaria um sub que trabalhe com 2oh pra tirar o maximo do modulo (de preferencia um sub de 15 polegada) ou dois com 4oh cada, em paralelo, eu uso apenas um que tira o maximo do meu, pra ganhar mais espaço na mala...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então pessoal

 

Modulo - SD 1800.1D ( este o vendedor me disse que funciona a 1800W em 2 OHMS e 4OHMS )

Mas eu vi no site assim:

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:

· 1800WRMS @ 12,6V

· 1400WRMS com o dobro da impedância nominal

 

SubWoofer - 2 Bravox UXP D2 ou D4 ( vendedor disse que tem os dois, mais irá me vender de acordo com o modulo que eu comprar )

Agora estou na duvida... comrpo modulo a 2OHMS e os 2 SUB d2 ou o modulo a 4OHMS e os 2 SUB D4

 

existe alguma vantagem de qual escolher? durabilidade? qualidade? algo do genero?

 

 

Pega o módulo a 2OHM e os sub D2, liga as bobinas em série e os subs em paralelo p/ casar direitinho. A vantagem é que se um dia quiser (ou tiver) que mudar de sub por exemplo, o módulo a 2OHM aceita um sub de impedância resultante 4OHM, enquanto um módulo a 4OHM não pode JAMAIS ser utilizado com uma impedância total de 2OHM. Ganha versatilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
só corrigindo alguns termos

seu amplificador fornece O MÁXIMO de 240W

 

correto na sua afirmação, que cada sub receberá o máximo de 120W

 

E se fosse em serie? 4+4=8oh Pigual a 120wrms, dividindo por dois sub 60wrms pra cada!?

 

Desde que as impedâncias induviduais dos auto-falantes sejam iguais a divisão será "meio-a-meio". Contudo geralmente os módulos são "forçados" p/ n perderem tanta potência a impedâncias maiores, ou seja, se o AMP. fornecia 240W a 4OHM, provavelmente fornecerá algo em torno de 200W a 8OHM.

200/2=100Wrms p/ cada Sub/Bobina. (Detalhe, se a impedância original era de 8OHM p/ cada sub, em série vai ficar 16OHM Totais e aí a potência vai pro espaço.. pasmafaute )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hmmm.

Com a leitura do artigo, não deveria ocorrer esse tipo de dúvida.

 

tem alguma coisa que posso fazer pra deixar o artigo mais claro?

 

Bom dia Marcelo, sem querer ser repetitivo no caso em questão acima, mas... lendo este tópico me surgiu uma dúvida na instalação, possuo um amp PB670gx (http://www.tuningmania.com.br/autosom/manuais/pyramid/index.htm) , só para bater um E2k 4 + 4 12' , é possivel 2 bridge... 1 para cada bobina ? Te pergunto isso, pois meu instalador me fez trocar o reparo do e2k de 2+2 para 4+4 para efetuar a ligação... e o sub falha muito.. as vezes funciona, as vezes não.. ele fica oscilando.

 

Abraço

 

Léo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não aconselho a ligação das bobinas em canais diferentes

Pois pode ocorrer de receberem sinais diferentes, o que pode caixar diferença de campo magnético, consequentemente, força magnética diferente entre as bobinas

 

Se seu subwoofer falha, provavelmente é o amplificador, está na hora de trocar de amplificador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá gostaria de tirar uma duvida sobre associação de falantes com impedancia diferente..

 

 

modulo em 2 Ohms 2000 RMS

 

Ex: paralelo 8 Ohms+4ohms+6ohms = 2 Ohm como a amplificador vai distribui ????

como o aplificador vai distribuir divide a potência em 3 partes, no caso 2000RMS /3 = 666 RMS para cada associação??

 

 

ou paralelo/serie bobina dupla (2+2=4)+(8//8=4)(4+4=8) // como o aplificador vai distribuir divide a potência em 3 partes, no caso 2000RMS /3 666 = RMS para cada associação??

 

e se for 4+4+8 ele divide em 3 partes ? ou metade para os falantes de 4 e metade p/ falantes de 8ohm?

 

minha ultima duvida, O amplificador distribui sempre por final da associação tanto faz sendo ela paralelo ou serie?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá gostaria de tirar uma duvida sobre associação de falantes com impedancia diferente..

 

 

modulo em 2 Ohms 2000 RMS

 

Ex: paralelo 8 Ohms+4ohms+6ohms = 2 Ohm como a amplificador vai distribui ????

É igual a 1,84 se forem falantes que tocam a mesma frequência

 

como o aplificador vai distribuir divide a potência em 3 partes, no caso 2000RMS /3 = 666 RMS para cada associação??

Ele divide em 3 partes sim, mas os falantes, caso toquem a mesma frequência, que têm menor resistência receberao mais potência, e os de maiores resistência receberao menos, a distribuicao nao será 666 pra cada nao! Por isso esse tipo de ligacao em 99% dos casos nao deve ser realizada

 

ou paralelo/serie bobina dupla (2+2=4)+(8//8=4)(4+4=8) // como o aplificador vai distribuir divide a potência em 3 partes, no caso 2000RMS /3 666 = RMS para cada associação??

Também nao, os dois falantes que estao fechando 4 OHM receberao duas vezes mais potencia que o que está fechando 8OHM caso eles toquem a mesma frequência. Ficarao teóricos 800W + 800W + 400W.

 

e se for 4+4+8 ele divide em 3 partes ? ou metade para os falantes de 4 e metade p/ falantes de 8ohm?

Isso, em teoria é assim que funciona caso eles toquem na mesma frequência. 800W + 800W + 400

 

minha ultima duvida, O amplificador distribui sempre por final da associação tanto faz sendo ela paralelo ou serie?

No sistema elétrico que se forma cada sub funcionaria como uma resistência, entao se você por exemplo fizer (2+2=4)+(8//8=4) por teoria cada um receberá a mesma potência, caso eles toquem a mesma frequência. Vale lembrar que pequenos detalhes podem mudar entao o mais interessante sempre é usar falantes iguais, de mesmo lote de fabricacao e por ai vai....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo Bem contigo Fernando!!

 

Então isso que me confundiu tudo olha ai o que o marcelo disse nessa resposta!!!!!!!!!!!

 

Olá pessoal

 

Minha duvida é a seguinte: o que acontece se eu ligar três subs em paralelo num módulo mono de 2000 watts rms/2 ohms, sendo que dois desses subs tem impedância de 8 ohms (bobina dupla de 4 ohms ligada em série) e um tem impedância de 4 ohms (bobina dupla de 2 ohms ligada em série), mas todos com potência de 700 watts rms? Sei que a impedância resultante dessa ligação seria 2 ohms, casando com a saída do módulo, mas como ficaria a distribuição de potência entre os subs nesta ligação? O de menor impedância corre o risco de queimar?

 

Desde já, muito obrigado

 

marcelo:

 

A potencia sera distribuida inversamente proporcional entre 8 8 4

1/4 1/4 2/4

 

isto é, os falantes de 8 Ohms recebem 1000Wattss e o falante de 4 Ohms recebem 1000Watts

 

ate mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fernando,

Falhou um pouco a interpretacao ali e um portugus mais fácil só, mas ele tentou dizer é o correto sim

 

A potencia sera distribuida inversamente proporcional entre 8 8 4

1/4 1/4 2/4 é o mesmo que 1/R = 1/8 + 1/8 + 1/4. Esse sim fecha 2 OHM

 

isto é, os falantes de 8 Ohms recebem 1000Wattss, ou seja 500W cada, e o falante de 4 Ohms recebem 1000Watts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal

vi que o fernandosomzao já respondeu tudo

 

qualquer duvida mais, estou a disposição

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Legal

vi que o fernandosomzao já respondeu tudo

 

qualquer duvida mais, estou a disposição

 

Tudo Bem marcelo ??

 

como o aplificador vai distribuir divide a potência em 3 partes, no caso 2000RMS /3 = 666 RMS para cada associação??

 

R: Ele divide em 3 partes sim, mas os falantes, caso toquem a mesma frequência, que têm menor resistência receberao mais potência, e os de maiores resistência receberao menos, a distribuicao nao será 666 pra cada nao! Por isso esse tipo de ligacao em 99% dos casos nao deve ser realizada

 

só pra complementar minha duvida,

 

amplificador 200 rms 2Ohm.

 

Ex: caso em tenha um woolfer 4ohm 80 Rms + driver 8ohm 80Rms + tw 8ohm 80 Rms. eles não tocam a mesma freqüência correto ?

 

 

associando driver+driver e drivers//woofer (8//8)=4//4= 2ohms

 

ele vai distribuir 100RMS(50+50) + 100 RMS, mesmo não tocando a mesma frequência ??

 

portanto eu posso ou não realizar essa ligação ?

 

ABRAÇO.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tudo Bem marcelo ??

 

como o aplificador vai distribuir divide a potência em 3 partes, no caso 2000RMS /3 = 666 RMS para cada associação??

 

R: Ele divide em 3 partes sim, mas os falantes, caso toquem a mesma frequência, que têm menor resistência receberao mais potência, e os de maiores resistência receberao menos, a distribuicao nao será 666 pra cada nao! Por isso esse tipo de ligacao em 99% dos casos nao deve ser realizada

 

só pra complementar minha duvida,

 

amplificador 200 rms 2Ohm.

 

Ex: caso em tenha um woolfer 4ohm 80 Rms + driver 8ohm 80Rms + tw 8ohm 80 Rms. eles não tocam a mesma freqüência correto ?

 

 

associando driver+driver e drivers//woofer (8//8)=4//4= 2ohms

 

ele vai distribuir 100RMS(50+50) + 100 RMS, mesmo não tocando a mesma frequência ??

 

portanto eu posso ou não realizar essa ligação ?

 

ABRAÇO.

 

 

supondo 3 tipos de falantes diferentes (woofer, driver e tweeter) e injetando uma só frequência

você terá que considerar a impedância de cada falante.

Impedância varia com a frequência portanto não será tão simples como uma associação de resistores.

Pesquise pela curva de impedância do falante

Por exemplo a curva de um driver

selenium_driver_d250-x(1).jpg

 

e também teremos que envolver pressão sonora e sensibilidade, que é o que interessa, o nível de som que um falante reproduz

 

e tudo isso é diferente de quando tocamos uma música que tem várias frequencias!

 

Portanto, se tiver 3 falantes, coloque divisor de frequencia para que cada falante toque frequencias separadas

e considere a potência independente para cada falante, isto é, se o amp fornece 200W a 2 Ohms, fornecerá 100W a 4 Ohms e 50W a 8 Ohms

 

portanto, 50W para woofer de 8Ohm, 50W para driver de 8 Ohms e 50W para super tweeter de 8 Ohms

 

se injetar um sinal grave, o woofer terá aproximadamente a impedância nominal

 

 

Na associação que você descreveu

driver+driver e drivers//woofer (8//8)=4//4= 2ohms

acho que o que você quis dizer é

(8//8) // (8//8) (todos os falantes em paralelo)

= 4 // 4

= 2 ???

Não

 

pois você colocará crossover pros drivers

o woofer receberá 50W, pois é a potência que o amp fornece a 8 Ohms

 

os 3 drivers em paralelo resultam em 2,66 Ohms

e o amplificador fornece 150W nessa impedância

o que resulta em 50W pra cada driver

 

coincidentemente a soma deu 200, mas isso não é regra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...