Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

[artigo] Associação de falantes

Recommended Posts

Pessoal,

 

parece brincadeira, mas estou com dificuldades de ligar 2 kits 2 vias num banda 2.4.

Funciona bem até o volume 15, depois o ampli entra em proteção, revisei toda a instalação e tá ok com a ficação, os kits 2 vias são da falcon, mas o kit traseiro que estava sem os mid bass( ganhei os kits...), substitui por 2 mid bass da hiken com a mesma impedancia e tamanaho do kit original ( 4 ohm e 6" ), será que esse mid bass "estranho no ninho" é que está causando esse problema?

 

Valeu pela ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

 

Associação de falantes

resistência vs. impedância

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24

 

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

Olá.

 

Eu sou um grande apreciador de som e instalação de som.

Gostaria de entender a seguinte afirmação no artigo relacionado à bobinas duplas:

 

"Caso as duas bobinas estejam tocando músicas de canais diferentes (esquerdo e direito por exemplo), pode ocorrer que cada bobina "queira ir pra lados opostos" causando a ruptura da bobina"

 

Se não podem ser ligadas em canais diferentes (stéreo), qual a função do subwoofer de bobina-dupla? Para que servem as duas bobinas? O que isso melhora no subwoofer?

 

Agradeço antecipdamente,

JoãoS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

 

Associação de falantes

resistência vs. impedância

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24

 

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

Olá.

 

Eu sou um grande apreciador de som e instalação de som.

Gostaria de entender a seguinte afirmação no artigo relacionado à bobinas duplas:

 

"Caso as duas bobinas estejam tocando músicas de canais diferentes (esquerdo e direito por exemplo), pode ocorrer que cada bobina "queira ir pra lados opostos" causando a ruptura da bobina"

 

Se não podem ser ligadas em canais diferentes (stéreo), qual a função do subwoofer de bobina-dupla? Para que servem as duas bobinas? O que isso melhora no subwoofer?

 

Agradeço antecipdamente,

JoãoS.

Favor ler o artigo sobre associação de subwoofer ;)

 

desculpe não explicar, mas lá tem sua resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

 

Associação de falantes

resistência vs. impedância

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24

 

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

Olá.

 

Eu sou um grande apreciador de som e instalação de som.

Gostaria de entender a seguinte afirmação no artigo relacionado à bobinas duplas:

 

"Caso as duas bobinas estejam tocando músicas de canais diferentes (esquerdo e direito por exemplo), pode ocorrer que cada bobina "queira ir pra lados opostos" causando a ruptura da bobina"

 

Se não podem ser ligadas em canais diferentes (stéreo), qual a função do subwoofer de bobina-dupla? Para que servem as duas bobinas? O que isso melhora no subwoofer?

 

Agradeço antecipdamente,

JoãoS.

Olá Amigos, estou com uma dúvida cruel.Meu Sub é o pioneer TS w307d bobina dupla de 4 Ohms cada. Até onde eu li, uma ligação em série faz com que se somem as impedâncias, mas no próprio site do fabricante eles colocaram como "dica" uns exemplos onde uma certa ligação em série usando um Sub de bobina dupla 4 Ohms, resultou em 4 Ohms.... Poderiam olhar o link http://www.pioneer.com.br/v0207/dicas.asp pra me dizer se é algum ligação especial, se tá realmente certo ou se é um erro de informação do site?

 

 

Liguei pro 0800 da pioneer é uma atendente me falou q tá correto.Até falei pra ela sobre a ligação em série resultar em soma,mas ela falou uma farmácia e eu naum entendi um comprimido.

 

De já, Obrigado por qualquer ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

 

Associação de falantes

resistência vs. impedância

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24

 

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

Olá.

 

Eu sou um grande apreciador de som e instalação de som.

Gostaria de entender a seguinte afirmação no artigo relacionado à bobinas duplas:

 

"Caso as duas bobinas estejam tocando músicas de canais diferentes (esquerdo e direito por exemplo), pode ocorrer que cada bobina "queira ir pra lados opostos" causando a ruptura da bobina"

 

Se não podem ser ligadas em canais diferentes (stéreo), qual a função do subwoofer de bobina-dupla? Para que servem as duas bobinas? O que isso melhora no subwoofer?

 

Agradeço antecipdamente,

JoãoS.

Olá Amigos, estou com uma dúvida cruel.Meu Sub é o pioneer TS w307d bobina dupla de 4 Ohms cada. Até onde eu li, uma ligação em série faz com que se somem as impedâncias, mas no próprio site do fabricante eles colocaram como "dica" uns exemplos onde uma certa ligação em série usando um Sub de bobina dupla 4 Ohms, resultou em 4 Ohms.... Poderiam olhar o link http://www.pioneer.com.br/v0207/dicas.asp pra me dizer se é algum ligação especial, se tá realmente certo ou se é um erro de informação do site?

 

 

Liguei pro 0800 da pioneer é uma atendente me falou q tá correto.Até falei pra ela sobre a ligação em série resultar em soma,mas ela falou uma farmácia e eu naum entendi um comprimido.

 

De já, Obrigado por qualquer ajuda.

O subwoofer em questão possui bobina dupla de 2 Ohms

 

portanto, a soma das bobinas resulta em 4 Ohms

 

portanto, correta o desenho no site da Pioneer

 

ate mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei se vc esta confundindo resistencia com capacitancia.

 

Capacitor em serie divide e em paralelo soma.

Resistencia em serie soma e em paralelo divide.

 

nao notei nada errado no site na pioneer nao.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TEM COMO FAZER A SEGUINTE LIGAÇÃO

SUB DE BOBINA DUPLA 4+4OHM, E QUERO QUE ELE SAIA A 4OHM., PQ MEU MODULO EH 4OHM.. TEM COMO?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
TEM COMO FAZER A SEGUINTE LIGAÇÃO

SUB DE BOBINA DUPLA 4+4OHM, E QUERO QUE ELE SAIA A 4OHM., PQ MEU MODULO EH 4OHM.. TEM COMO?

hmmm.

Com a leitura do artigo, não deveria ocorrer esse tipo de dúvida.

 

tem alguma coisa que posso fazer pra deixar o artigo mais claro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
TEM COMO FAZER A SEGUINTE LIGAÇÃO

SUB DE BOBINA DUPLA 4+4OHM, E QUERO QUE ELE SAIA A 4OHM., PQ MEU MODULO EH 4OHM.. TEM COMO?

naum pq 4 + 4 em paralelo daria 2 ohms.... dai seu modulo eh 4 ohms.... vc precisaria um modulo com saida a 2 ohms, ou q seu modulo tenha outra saida de 4 ohms....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que artigo bom!!!!

A equipe tá de parabéns.

E eu que pensava que bastava só a resistencia do alto-falante......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
TEM COMO FAZER A SEGUINTE LIGAÇÃO

SUB DE BOBINA DUPLA 4+4OHM, E QUERO QUE ELE SAIA A 4OHM., PQ MEU MODULO EH 4OHM.. TEM COMO?

hmmm.

Com a leitura do artigo, não deveria ocorrer esse tipo de dúvida.

 

tem alguma coisa que posso fazer pra deixar o artigo mais claro?

Acho que não tem o que deixar mais claro Motti

 

mas sabe como que é esse povo, a esperança é a ultima que morre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera to meio confuso para trabalhar com drivers.... To com um modulo booster 1804.4 1000wrms 4x125 4ohms, 4x250 2ohms e 2x500 bridge. Queria saber a melhor ligação para eu ligar os drivers de forma que renda melhor e utilize menos canal. pq dependendo da ligação e da quantidade de espaço (no modulo) que sobrar vou colocando mais drivers... Já que eu n sei se faz bridge em stereo...

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho ligado num canal de 55W(4ohms) ou 75W(2ohms) a seguinte associação em paralelo:

 

2 x Selenium 6TR4 4ohms(cada) Quadraxial 6" (60W)

1 Driver TRIO DRV100 8ohms (com capacitor 47uF em série)

1 Super Tweeter Selenium ST200 8ohms (com capacitor 22uF em série)

 

 

Está correto esta ligação? Alguma orientação/sugestão ?

 

Já olhei o artigo mas não encontrei algo próximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tenho ligado num canal de 55W(4ohms) ou 75W(2ohms) a seguinte associação em paralelo:

 

2 x Selenium 6TR4 4ohms(cada) Quadraxial 6" (60W)

1 Driver TRIO DRV100 8ohms (com capacitor 47uF em série)

1 Super Tweeter Selenium ST200 8ohms (com capacitor 22uF em série)

 

 

Está correto esta ligação? Alguma orientação/sugestão ?

 

Já olhei o artigo mas não encontrei algo próximo.

Olá

 

se for sua intenção trabalhar com graves/médios a 2 Ohms

médios a 8 Ohms e agudos a 8 Ohms

 

está correto

 

Não vejo nada de grave ligar desse jeito

 

dá pra melhorar se voce estiver achando que está muito agudo, atenuando o super tweeter

 

ate mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa tarde pessoal, tenho um modulo q tem bridge de 4ohms , queria saber se posso ligar um sub d 6ohms nele ou no caso ligar 2 subs de 6ohms ein paralelo resultando 3ohms.

 

Agradeço desde já!

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
boa tarde pessoal, tenho um modulo q tem bridge de 4ohms , queria saber se posso ligar um sub d 6ohms nele ou no caso ligar 2 subs de 6ohms ein paralelo resultando 3ohms.

 

Agradeço desde já!

Abraço.

 

pode ser utilizado 3 Ohms em amplificadores que suportam 4 Ohms, mas com cuidado.

Não será bom exigir muita potência do amplificador correndo o risco de sobreaquecimento e som distorcido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

 

Minha duvida é a seguinte: o que acontece se eu ligar três subs em paralelo num módulo mono de 2000 watts rms/2 ohms, sendo que dois desses subs tem impedância de 8 ohms (bobina dupla de 4 ohms ligada em série) e um tem impedância de 4 ohms (bobina dupla de 2 ohms ligada em série), mas todos com potência de 700 watts rms? Sei que a impedância resultante dessa ligação seria 2 ohms, casando com a saída do módulo, mas como ficaria a distribuição de potência entre os subs nesta ligação? O de menor impedância corre o risco de queimar?

 

Desde já, muito obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal

 

Minha duvida é a seguinte: o que acontece se eu ligar três subs em paralelo num módulo mono de 2000 watts rms/2 ohms, sendo que dois desses subs tem impedância de 8 ohms (bobina dupla de 4 ohms ligada em série) e um tem impedância de 4 ohms (bobina dupla de 2 ohms ligada em série), mas todos com potência de 700 watts rms? Sei que a impedância resultante dessa ligação seria 2 ohms, casando com a saída do módulo, mas como ficaria a distribuição de potência entre os subs nesta ligação? O de menor impedância corre o risco de queimar?

 

Desde já, muito obrigado

 

A potencia sera distribuida inversamente proporcional entre 8 8 4

1/4 1/4 2/4

 

isto é, os falantes de 8 Ohms recebem 1000Wattss e o falante de 4 Ohms recebem 1000Watts

 

ate mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A potencia sera distribuida inversamente proporcional entre 8 8 4

1/4 1/4 2/4

 

isto é, os falantes de 8 Ohms recebem 1000Wattss e o falante de 4 Ohms recebem 1000Watts

 

ate mais!

 

Olá marcelomoti

 

Deixa eu ver se entendi: os de 8 ohms recebem 1000 watts mas distribuídos entre os dois (500 watts pra cada) é isso? Sendo assim não haveria problema pois cada um suporta 700 watts. Mas o de 4 ohms recebe 1000 watts sozinho. Então esta ligação não daria certo, pois o sub de 4 ohms queimaria porque suporta apenas 700 watts. É isso mesmo?

Muito obrigado pela ajuda e desculpa a insistencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá marcelomoti

 

Deixa eu ver se entendi: os de 8 ohms recebem 1000 watts mas distribuídos entre os dois (500 watts pra cada) é isso? Sendo assim não haveria problema pois cada um suporta 700 watts. Mas o de 4 ohms recebe 1000 watts sozinho. Então esta ligação não daria certo, pois o sub de 4 ohms queimaria porque suporta apenas 700 watts. É isso mesmo?

Muito obrigado pela ajuda e desculpa a insistencia.

 

 

correto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
correto!

 

Entendi. Mas e se no lugar do sub de menor impedância eu instalasse um de 1000 watts em vez de um de 700 (mantendo a mesma impedancia é claro), daria certo então?

Eu poderia ligar dois subs de 1000, mas três de 700 saem mais barato (todos do mesmo modelo), sem contar que a pressão sonora fica maior com três subs do que com apenas dois; e mesmo se eu colocar dois de 700 watts e um de 1000, ainda sim ficaria mais barato do que os dois de 1000, por isso da minha insistencia nessa ligação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigos do fórum! Tenho uma dúvida que pode parecer simples mas provavelmente é a dúvida de muita gente!

 

Vamos a ela:

 

Quando compramos um crossover de três, duas ou uma via, e tivermos outros crossovers com outros auto-falantes devemos casar a impedância pela entrada dos mesmos? Por exemplo:

 

Tenho um crossover de duas vias para dos auto falantes de 4 ohms. O amplificador enxergará 4Ohms mesmo eu tendo 2 auto-falantes de 4 Ohms ligados a ele. Certo?

 

E se eu tiver o mesmo equipamento a cima duplicado e queira que meu amplificador enxergue 2 Ohms? Seria somente ligar as entradas dos crossovers em paralelo?

 

Por favor me corrijam se eu estiver falando muita bobagem

 

 

Desde já Obrigado

 

se alguem quiser enviar uma msg: rm_fortal@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo, nesta parte do artigo:

 

Falantes em paralelo com filtros passivos

 

... Agora, e se você tiver dois midbass "pendurados" no crossover? - Primeiramente o falante deve obedecer a impedância de trabalho do filtro. (Ou o filtro deve ser construído para uma determinada impedância). Se o filtro foi desenvolvido para ter uma frequência de corte fc utilizando falante de 4 Ohms, a utilização de um falante de 8 ou 2 Ohms modificará a

frequência de corte do crossover!!! Para sabermos a impedância resultante de 2 falantes de 4 Ohms, utilizamos a fórmula genérica: Mas como sabemos que os 2 falantes são iguais, basta dividir a impedância por 2, isto é, 4/2 = 2 Ohms.

 

Nesse caso o amplificador estará "enxergando"

5K a 20KHz R1 = 4 Ohms

20 a 5KHz R2 = 2 Ohms

 

O ideal não seria retirar a faixa "5 a 20KHz R1= 4 Ohms" e colocar algo como:

80 a 800 Hz R1 e R2 = 2 Ohms . Já que esta é a resposta de frequência da figura. Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...