Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

[artigo] Associação de falantes

Recommended Posts

Ex: caso em tenha um woolfer 4ohm 80 Rms + driver 8ohm 80Rms + tw 8ohm 80 Rms. eles não tocam a mesma freqüência correto ?

Pelo que entendi o woffer citado é de 4ohms e apenas 1 driver + 1 tweeter, então nesse caso, o woffer receberia 100W, o driver 50W, e o tweeter 50W.

Casa em 200 pois a resultante da associação fecha em 2ohm. Se o woffer fosse de 8ohms, fecharia 2.6ohms e a soma das postências não daria 200W.

 

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que entendi o woffer citado é de 4ohms e apenas 1 driver + 1 tweeter, então nesse caso, o woffer receberia 100W, o driver 50W, e o tweeter 50W.

Casa em 200 pois a resultante da associação fecha em 2ohm. Se o woffer fosse de 8ohms, fecharia 2.6ohms e a soma das postências não daria 200W.

 

 

Abraço

nao eh bom calcular paralelo de falantes que tocam sinal diferente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nao eh bom calcular paralelo de falantes que tocam sinal diferente.

 

Não entendi..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não entendi..

 

 

voce calculou a resistencia paralela de um woofer, driver e tweeter

mas a impedância não é a mesma que a resistência

por isso a potência nâo pode ser calculada pela resistência neste caso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
voce calculou a resistencia paralela de um woofer, driver e tweeter

mas a impedância não é a mesma que a resistência

por isso a potência nâo pode ser calculada pela resistência neste caso

 

 

Por causa da variação de impedância de acordo com a frequencia reproduzida por cada falante né?

 

Mas no seu exemplo tava tudo junto tb.. AUHUAhuAH

No caso da utilização de X-overs p/ cada falante independente (dps da junção) a impedância deve se aproximas da nominal na faixa de reprodução de cada falante certo? então nesse caso essa variação deve ser levada em consideração?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Por causa da variação de impedância de acordo com a frequencia reproduzida por cada falante né?

 

Mas no seu exemplo tava tudo junto tb.. AUHUAhuAH

No caso da utilização de X-overs p/ cada falante independente (dps da junção) a impedância deve se aproximas da nominal na faixa de reprodução de cada falante certo? então nesse caso essa variação deve ser levada em consideração?

 

Olá

qual exemplo?

 

correto, com a utilização de crossover para cada falante, a impedância para cada faixa de frequencia se aproxima da nominal de cada falante. A variação é considerada além do corte do crossover.

 

Por isso que não se calcula o paralelo dos falantes.

 

Por exemplo

um kit componente com um tweeter de 4 Ohms e um midbass de 4 Ohms é enxergado como um falante de 4 Ohms pelo amplificador

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal, recentemente comprei um somzinho semi novo com um colega meu, nada de mais: um bomber dub 200w bobina simples + modulo stetson cl450 + caixa dutada de 41 lts. Bem pesquisando na internet vi que esse modulo so toca a metade da potencia do sub, cerca de 90w em 2Ohm. como o sub e bobina unica de 4Ohm ta tocando menos ainda, cerca de 65watts. bem queria saber se tem como eu ligar esse sub em 2Ohm, tava pensando em colocar um pequeno falantezinho que tenho aqui de 2 polegadas e 5w de potencia bobina de 4ohm em paralelo com o sub pra fechar em 2ohm, mais tenho uma duvida. se eu fizer isso a potencia vai ser dividida pros dois altofalantes cerca de 45w cada um ou cada falante vai puxar sua potencia (5watts pro de 2" e o resto pro bomber) fazendo o sub tocar cerca de 85watts. Daria certo isso ? Por favor alguem me ajude. VLW !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é parecida. Tenho uma super tweeter Selenium ST-350 e um driver Premium RD350, ambos de 8 Ohms. Meu módulo é um ST-2360 que trabalha a 50W(4 ohms), 75W(2 ohms) e 90W(1 ohm) por canal. Minha dúvida é a seguinte: como faço a ligação da tweeter e do driver para eles ficarem em 1 ou 2 ohms, obtendo assim uma maior potência ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é parecida. Tenho uma super tweeter Selenium ST-350 e um driver Premium RD350, ambos de 8 Ohms. Meu módulo é um ST-2360 que trabalha a 50W(4 ohms), 75W(2 ohms) e 90W(1 ohm) por canal. Minha dúvida é a seguinte: como faço a ligação da tweeter e do driver para eles ficarem em 1 ou 2 ohms, obtendo assim uma maior potência ???

 

vamos fazer um calculo a grosso modo, uma vez que o driver e tweeter trabalham em frequencias quase similares

 

vamos assumir que a associação de um driver com um super tweeter resulte em 4 Ohms

se colocar mais um driver e um tweeter, o resultante vai pra 2 Ohms (2 driver 2 tweeters)

e se adicionar mais 2 drivers e 2 tweeters, vai pra 1 Ohm ( 4 driver 4 tweeter )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá pessoal, recentemente comprei um somzinho semi novo com um colega meu, nada de mais: um bomber dub 200w bobina simples + modulo stetson cl450 + caixa dutada de 41 lts. Bem pesquisando na internet vi que esse modulo so toca a metade da potencia do sub, cerca de 90w em 2Ohm. como o sub e bobina unica de 4Ohm ta tocando menos ainda, cerca de 65watts. bem queria saber se tem como eu ligar esse sub em 2Ohm, tava pensando em colocar um pequeno falantezinho que tenho aqui de 2 polegadas e 5w de potencia bobina de 4ohm em paralelo com o sub pra fechar em 2ohm, mais tenho uma duvida. se eu fizer isso a potencia vai ser dividida pros dois altofalantes cerca de 45w cada um ou cada falante vai puxar sua potencia (5watts pro de 2" e o resto pro bomber) fazendo o sub tocar cerca de 85watts. Daria certo isso ? Por favor alguem me ajude. VLW !!!

 

5W é a potência SUPORTADA pelo falante.

 

como se fosse a velocidade suportada por um pneu, se o pneu suportasse 20Km/h e você colocasse na sua ferrari

se andar sempre a 20Km/h não teria problemas

mas se ultrapassar isso, ele estoura

 

na sua ligação o falante vai dividir potencia com outro falante de igual impedância

o que vai dividir a potência, portanto, receber a mesma potencia de outro falante

 

e a potencia depende do volume

 

tire suas conclusões

 

Ate´mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, vou aproveitar pra tirar minha dúvida....

No meu caso, tenho a intenção de ligar:

 

* 2 woofers protech de 350 watts 4ohm cada

* 2 driver d250x 100 watts 8ohm cada

* 2 ST t200 de 80 watts 8 ohm cada

 

Eu penso em usar somente um módulo para tudo... provavelmente um SD de 1100 watts 2ohm.

 

Queria saber como pode ser feita essa ligação... se tem como casar as impedâncias pra chegar a 2 ohm... e como ficaria distribuida a potência, se os altofalantes receberiam os 350watts cada um e os drivers e ST receberiam suas respectivas potências...

Eu sei que tem que fazer o corte de frequencia, mas como isso seria feito?

ajuda ai galera... vlw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola como vão. A minha dúvida é a seguinte, após ler o texto verifiquei que a minhas ligações estão erradas e gostaria de uma ajuda.

Eu tenho duas caixas de som tipo trio eletrico, e em cada uma, dois alto falantes de 12 polegadas de 250 rms "tipo seco" e mais uma cormeta e um twiter todos de 8ohms. O que está empurrando tudo isso é um amplificador de 200W que me dá a possibilidade de fazer as ligações de 4 8 16 ohms e 70v, e a minha dúvida está em como fazer as ligações de cada componetes de cada caixa para que elas trabalhem junto neste aparelho. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

estou com uma duvida grande, estou querendo ligar num SD 2000D 2 ohms com resposta de 20hz a 15khz algusn drives e tw.

 

olhando o artigo cheguei a conclusão q seria possivel sim ligar nele 16 drives fzd serie paralelo finalizando a 2 ohms e ligar + 6 tw usando capacitor 2,2mf 250v neles. os drives terão o corte hp vindo do xover em 1200hz.

 

 

estou correto??

 

como seria melhor ligar esses tw, serie ou tudo em paralelo com a associação dos drives??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom pessoal,

 

preciso de uma ajuda estou com duvidas de como devo fazer pra ligar 4 cornetas selenium de 8ohms e 2 tweeter selenium 8ohms em uma saida bridget do amplificador 4ohms.

 

como devo fazer?

 

vlw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

 

Associação de falantes

resistência vs. impedância

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=24

 

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

 

 

Li o artigo e ainda estou com uma duvida... desculpe a ignorancia

Meu som tem 4 woofer de 4 ohms duas caixas separadas.

o Modulo é de 2 ohms

Na ligação ta ligado em paralelo dentro das duas caixas.

No midulo ele ligou um positivo de uma caixa e o negativo da outra... Os dois que sobraram ele ligou juntos Positivo com negativo.

 

Um amigo aqui do forum disse q esta em 4 ohms...confirma isso pra mim

Pq os 4 estao em um stetsom 4k2 e a soma dos falantes da 5400 rms e ainda parece q vai estorar os falantes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

parece brincadeira, mas estou com dificuldades de ligar 2 kits 2 vias num banda 2.4.

Funciona bem até o volume 15, depois o ampli entra em proteção, revisei toda a instalação e tá ok com a ficação, os kits 2 vias são da falcon, mas o kit traseiro que estava sem os mid bass( ganhei os kits...), substitui por 2 mid bass da hiken com a mesma impedancia e tamanaho do kit original ( 4 ohm e 6" ), será que esse mid bass "estranho no ninho" é que está causando esse problema?

 

Valeu pela ajuda!

existem alguns países no mundo onde eu sei, a maioria. As regras de trânsito você não passar a música durante a condução. especialmente quando o encontro com a polícia de trânsito. e você terá problemas. esta é uma boa informação sobre as leis dos países no mundo. friv jogos friv friv y8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sei se vc esta confundindo resistencia com capacitancia.

 

Capacitor em serie divide e em paralelo soma.

Resistencia em serie soma e em paralelo divide.

 

nao notei nada errado no site na pioneer nao.

 

 

 

 

 

 

cara trocando de mala pra saco, alguem pode me dizer onde encontro o que cada "sigla" nos manuais de alto-falantes por ex "BRAVOX", tipo o que quer dizer "XMAX" "rms" tudo......

gostaria de saber tudo isso.....

um site... ou uma dica alguma coisa

 

 

 

Brigado valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara trocando de mala pra saco, alguem pode me dizer onde encontro o que cada "sigla" nos manuais de alto-falantes por ex "BRAVOX", tipo o que quer dizer "XMAX" "rms" tudo......

gostaria de saber tudo isso.....

um site... ou uma dica alguma coisa

 

 

 

Brigado valeu

 

Confira:

 

http://autosom.net/artigos/carparam.htm

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=92

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai galera to meio perdido nesta historia de casamento de impedancia minha duvida e a seguinte tenho 4 pioneer 308 4+4 e tenho 4 pioneer 309s4 com bobina simples de 4 hons fiz meus calculos entre series e paralelos e vou tocar com impedancia de 1.33 hons meu modulo toca em 1,2,ou 4 hons eu tocando com essa impedancia pode dar algum problema. [""]

aguardo uma luz hihihihih :legal:

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nem os tópicos de artigos dá mais pra responder... Este tópico é para discussão dos artigos, não para satisfazer dúvidas pessoais.

Vocês encontram todas as respostas para estas perguntas que estão fazendo aqui:

 

http://autosom.net/artigos.asp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...