Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

SÍNDROME DOs 2KHZ/3KHZ (tm)!! hehe

Recommended Posts

Postado em

Galera, como o Sepa me disse uma vez, que nas freq 2khz a 3khz são as que o ouvido humano mais consegue ouvir, por isso são as mais irritáveis.

Pois é, todo som que eu coloco eu fico com agonia com os 2khz, antes com o csp60b não gostava, agora com o cs60k estou odiando o 2khz dele, parece uma cornetinha, isso mesmo com rede zobel!!!

Vc tb tem esse problema? Ou é problema dos mids que já tive até hoje?

Mesmo qdo tive trio era horrível essa freq.

Qual mid não é assim, ou seja, que seja plano dos 50hz até os 3khz?

abraços

dj_vini

Postado em

Nossa, o kitzinho que tah no meu carro chega arde o 2kHz/3kHz. Tem umas musicas que gosto do Cranberries que eu quase abaixo o volume em algumas partes de algums músicas! aheuhuae

Um kit que não tem esse encômodo? O kit do carro do tiba eu sei que não tem... é impressionante. Aquele kit de mer** dele...

Postado em

Por isso que um eq cai bem nessas horas. Prefiro essas frequencias atenuadas do que ter uma resposta plana. Só quando ouço rock eu coloco 0db porque grande parte da música (guitarras) está alí.

Postado em
Por isso que um eq cai bem nessas horas. Prefiro essas frequencias atenuadas do que ter uma resposta plana. Só quando ouço rock eu coloco 0db porque grande parte da música (guitarras) está alí.

pois é aí que está, se eu ouço rock aí é que tem que deixar uns -6db atenuado, pq senão a guitarra vira um barulho irritante dos infernos...

ps: ALIÁS, ESSA SÍNDROME TEM CURA? HEHE

Postado em
O problema não são os seus ouvidos, é o seu sistema.

Eu sugiro que volte para o CS-60D com um bom cross passivo para o mid e tweeter, podendo tb usar uma zobel para os tweeters.

É facil desligar o cross do mid-bass.

Abraços.

Postado em

bem vindo ao mundo das transicoes entre mid e tweeter mal resolvidas. 90% dos bons sistemas ainda vc encontra esse tipo de problema...

solucao ? crossover artesanal acertado no rta, e bons falantes..... nao tem muito outro jeito...

Postado em
bem vindo ao mundo das transicoes entre mid e tweeter mal resolvidas. 90% dos bons sistemas ainda vc encontra esse tipo de problema...

solucao ? crossover artesanal acertado no rta, e bons falantes..... nao tem muito outro jeito...

AFfff :blink::( ..

V pasmafaute

Vcs têm alguma receita de sucesso barata aí? Parece ser o MBQUART NÉ?

Postado em
Exato vinicius, muda o capacitor da zobel... o meu eu consegui melhorar assim..

[]

Sandro

Sepa, qual vc usou?

Vc poderia fazer um review aí para nós sobre o mid do cs60k please.

valew

dj_vini

Postado em

[]

Sandro

Sepa, qual vc usou?

valew

dj_vini

To Usando de 110micro

Reviw do Mid ? gosto dos medios delae mas acho que deveria descer mais..

[]

Sandro

Postado em

[]

Sandro

Sepa, qual vc usou?

valew

dj_vini

To Usando de 110micro

[]

Sandro

É pq a rede zobel no xover original do cs60k é de 33 microfarad x100v

Então quer dizer que qdo vc colocou o de 110microfarad melhorou mais que o de 33 microfarad na faixa de 2khz?

Estou perguntando certinho, pq para tirar minha porta é um saco..hehe

valew

dj_vini

Postado em

[]

Sandro

Sepa, qual vc usou?

valew

dj_vini

To Usando de 110micro

[]

Sandro

É pq a rede zobel no xover original do cs60k é de 33 microfarad x100v

Então quer dizer que qdo vc colocou o de 110microfarad melhorou mais que o de 33 microfarad na faixa de 2khz?

Estou perguntando certinho, pq para tirar minha porta é um saco..hehe

valew

dj_vini

Opa tô usando 110 micro no Oz...

No CSK atras uso só o cross original... o segredo é não apontar o trabuco pra sua cara.. o CSK trabalha melhor em off axis (principalmente o tweeter.)

[]

Sandro

Postado em

No CSK atras uso só o cross original... o segredo é não apontar o trabuco pra sua cara.. o CSK trabalha melhor em off axis (principalmente o tweeter.)

[]

Sandro

Ixi e agora, já fiz o doorfodão com um pouco de direcionamento para mim...

Fudeu....por causa do doorfodão...ter que cortar vai ser difícil hein....

Aff tô vendo que vou ter que trocar de kit ou de mid, vou ver se compro uns baratinho como key bass para testar, se não der certo acho que vou ter que partir para algo mais top..!

ps: o twt estou usando o 1tw1

Postado em

[]

Sandro

Ixi e agora, já fiz o doorfodão com um pouco de direcionamento para mim...

Fudeu....por causa do doorfodão...ter que cortar vai ser difícil hein....

Aff tô vendo que vou ter que trocar de kit ou de mid, vou ver se compro uns baratinho como key bass para testar, se não der certo acho que vou ter que partir para algo mais top..!

Capacitor é baratinho... como o resistor não troca, compra uma pa deles e testa o que te agrada mais...

[]

Sandro

Postado em
Será que se eu inverter a fase dos mids melhora?

Para inverter, eu devo inverter o da diretia ou da esquerda?

valew demais...

tem CD de teste ?

Se não olha a faixa ai gente !!

http://msmwebmind.com/autosom/mp3/mp3/inde...%20problems.mp3

Ouça com apenas com o lado do motorista e veja qual a polaridade que mais te agrada.

Acertado isso, coloque o balance no centro e ouça

A dica tá no que a mulher fala, se sentir aumento nas baixas frequencias na segunda frase (my voice is out of phase now...) inverta a polaridade do mid bass da porta do passageiro.

[]

Sandro

Postado em
Será que se eu inverter a fase dos mids melhora?

Para inverter, eu devo inverter o da diretia ou da esquerda?

valew demais...

tem CD de teste ?

Se não olha a faixa ai gente !!

http://msmwebmind.com/autosom/mp3/mp3/inde...%20problems.mp3

Ouça com apenas com o lado do motorista e veja qual a polaridade que mais te agrada.

Acertado isso, coloque o balance no centro e ouça

A dica tá no que a mulher fala, se sentir aumento nas baixas frequencias na segunda frase (my voice is out of phase now...) inverta a polaridade do mid bass da porta do passageiro.

[]

Sandro

Opa bom demais!!

Vamos ver no que dá esse esquema aí...

Só não entendi daqui para frente:"se sentir aumento nas baixas frequencias na segunda frase (my voice is out of phase now...) inverta a polaridade do mid bass da porta do passageiro."

Então quer dizer que pode ser que eu deva inverter a fase do lado esq e direito tb!

Vamos lá ver se eu entendi:

1º Ouça com apenas com o lado do motorista e veja qual a polaridade que mais te agrada.

2º Aí deixo no lado esq na polaridade que mais agradou e a que eu sentir aumento nas baixs freq.

3º Acertado isso, coloque o balance no centro e ouça.

4º Ouça com apenas com o lado direito e veja qual a polaridade que mais te agrada.

5º se sentir aumento nas baixas frequencias na segunda frase (my voice is out of phase now...) inverta a polaridade do mid bass da porta do passageiro TAMBÉM.

6º Acertado isso, coloque o balance no centro e ouça e seja feliz...

É isso mesmo?

VAlew de novo Sepa!!

Postado em

O meu 1tw1 veio de fabrica cortado em 2k Hz (to falando do cross original... duh). Junta o fato de que o mid do CSK eh uma cornetinha mesmo, ai meu amigo, jah imagino teu sofrimento....

No teu caso acho que um crossover novo eh meio caminho andado

Postado em

O meu 1tw1 veio de fabrica cortado em 2k Hz (to falando do cross original... duh). Junta o fato de que o mid do CSK eh uma cornetinha mesmo, ai meu amigo, jah imagino teu sofrimento....

Opa Mogar, eu não estou usando o xover original, estou usando xover ativo da mTX...

[]

Postado em

1º Ouça com apenas com o lado do motorista e veja qual a polaridade que mais te agrada.

Você está ouvindo apenas um falante agora, portanto é pouco provável que tenha cancelamentos, mas tem falantes que soam melhor na fase negativa que na positiva nos ouvidos e isso depende do carro. Portanto estamos acertando isso agora. é legal ouvir mais coisas pois a gama de timbre da faixa de teste é incompleta. Serve tambem para casar a polaridade do tweeter com a do mid bass (a polaridade do tweeter deve ser sempre a eletrica pra não danificar , ou seja + no + e - no -) Isso pode ser feito nos dois lados

2º Aí deixo no lado esq na polaridade que mais agradou e a que eu sentir aumento nas baixs freq.

Não vai sentir diferença significativas nas frequencias mais baixas e sim no timbre nessa etapa

Agora estamos fazendo os dois falantes tocarem juntos

4º Ouça com apenas com o lado direito e veja qual a polaridade que mais te agrada. Isso eu não disse rrsrsr não precisa fazer esse step

5º se sentir aumento nas baixas frequencias na segunda frase (my voice is out of phase now...) inverta a polaridade do mid bass da porta do passageiro TAMBÉM.

A faixa de teste tem uma diferença de 180 graus entre a a primeira e a segunda frase no canal direito. Como estamos ouvido os dois falantes, se eles tiverem em fase acustica coerente, irão tocar bem a primeira frase e com deficiencia em baixa frequencia a segunda frase. se estiverem defasados a coisa funciona ao contrario a primeira frase toca mal e a segunda bem, ai é inverter a fase eletrica do canal direito para que a fase acustica fique coerente.

:legal:

[]

Sandro

Postado em

Opa Mogar, eu não estou usando o xover original, estou usando xover ativo da mTX...

[]

Pro mid tb ? se for, use o cross do mid que dah uma segurada nas cornetadas do csk...

A bravox copiou o kevlar, soh esqueceu de copiar o som

Postado em

Você está ouvindo apenas um falante agora, portanto é pouco provável que tenha cancelamentos, mas tem falantes que soam melhor na fase negativa que na positiva nos ouvidos e isso depende do carro. Portanto estamos acertando isso agora. é legal ouvir mais coisas pois a gama de timbre da faixa de teste é incompleta. Serve tambem para casar a polaridade do tweeter com a do mid bass (a polaridade do tweeter deve ser sempre a eletrica pra não danificar , ou seja  + no + e - no -) Isso pode ser feito nos dois lados

Não vai sentir diferença significativas nas frequencias mais baixas e sim no timbre nessa etapa

Agora estamos fazendo os dois falantes tocarem juntos

4º Ouça com apenas com o lado direito e veja qual a polaridade que mais te agrada. Isso eu não disse rrsrsr não precisa fazer esse step

A faixa de teste tem uma diferença de 180 graus entre a a primeira e a segunda frase no canal direito. Como estamos ouvido os dois falantes, se eles tiverem em fase acustica coerente, irão tocar bem a primeira frase e com deficiencia em baixa frequencia a segunda frase. se estiverem defasados a coisa funciona ao contrario a primeira frase toca mal e a segunda bem, ai é inverter a fase eletrica do canal direito para que a fase acustica fique coerente.

:legal:

[]

Sandro

opa agora sim!!! Perfect!! :+1

Só mais uma coisa, um AF mesmo ligado corretamente, ou seja + no + e - no -, pode estar fora de fase?

Qto ao item 6, tive que ler 3 vezes para entender!! hauiahiuiau

Olha só, então temos 3 opções:

-------------------------------------------------------------------------

Opção 1:

Aqui a fase está em 0º em ambos:

esq: + no + , - no -

dir: + no +, - no -

Opção 2:

Aqui a fase está em 180º no esq e 0º no direito:

esq: + no - , - no +

Opção 3:

Aqui a fase está em 0º no esq e 180º no direito:

dir: + no - , - no +

Opção 4:

Aqui a fase está em 180º no esq e 180º no direito

Então vou ter que praticamente testar as 4 opções até que no final a, se " eles tiverem em fase acustica coerente, irão tocar bem a primeira frase e com deficiencia em baixa frequencia a segunda frase"

Bom demais....

Pela primeira vez estou aprendi esse trem corretamente!! hehe

abraços

dj_vini

Postado em

opa agora sim!!! Perfect!! :+1

Só mais uma coisa, um AF mesmo ligado corretamente, ou seja + no + e - no -, pode estar fora de fase?

Qto ao item 6, tive que ler 3 vezes para entender!! hauiahiuiau

Olha só, então temos 3 opções:

Opção 1:

Aqui a fase está em 0º em ambos:

Opção 2:

Aqui a fase está em 180º no esq e 0º no direito:

Opção 3:

Aqui a fase está em 0º no esq e 180º no direito:

Opção 4:

Aqui a fase está em 180º no esq e 180º no direito

Então vou ter que praticamente testar as 4 opções até que no final a, se " eles tiverem em fase acustica coerente, irão tocar bem a primeira frase e com deficiencia em baixa frequencia a segunda frase"

Bom demais....

Pela primeira vez estou aprendi esse trem corretamente!! hehe

abraços

dj_vini

Lembre--se que existe fase elétrica e fase acustica que não são exatamente a mesma coisa e uma interfere na outra.

Na maioria das vezes os falantes tocam melhor na fase elétrica coerente (+ com + , - com -) mas as vezes por questão de posicionamento (ai entra a marvada da fase acustica) podem soar melhor no ponto de audição com fase eletrica invertida.

Ainda não estamos falando de interação, mas de um unico falante...

Quando temos duas fontes a fase acustica passa a ser importantíssima pois lembre-se que dois sinais iguais com fase diferente se cancelam.

A coisa seria interressante se tivéssemos apenas 1 senoide com um comprimento de onda, pois seria BEM mais facil de acertar. Como temos uma composição grande de comprimentos de onda em audio, dificilmente tera as fases de TODAS as frequencias coerentes entre si. tanto que na verdade as fases de medio grave tendem estar 240 graus+- defasadas entre o direito e esquerdo em carros grandes

(omega, Marea, Vectra) então quando invertemos a fase eletrica em 180, tambem invertemos a fase acustica, mas ainda não casamos a fase certinho, apenas reduzimos a incoerencia.. :( mas já dá uma boa melhora.

ou seja apesar de um dos falantes estar com fase eletrica rotacionada em 180 graus em relação ao outro, a fase acustica tem uma defasagem de 240(posicionameno)-180(inversão de fase elétrica) = 60 graus

[]

Sandro

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...